Início

Questões de Concursos Professor

Resolva questões de Professor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q474564 | Educação Física, Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Ao abordar o tema aptidão física, saúde e qualidade de vida em uma aula, o professor de Educação Física está correto quando afirma que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

82Q323775 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETRO

Brincar é uma atividade essencialmente humana, principal modo de expressão da infância. O brincar é a ferramenta, por excelência, para a criança aprender a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q484988 | Geografia, Brasil, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Para Boligian e Alves (2011), o capitalismo evoluiu como sistema econômico, mudando a organização da economia e da sociedade e interferindo na Divisão Internacional do Trabalho - DIT de acordo com as particularidades de cada momento histórico. Alguns aspectos fundamentais caracterizam o sistema capitalista desde suas etapas iniciais. A relação correta entre a etapa do capitalismo, uma importante característica e seu período histórico está corretamente expressa em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q374899 | Português, Literatura, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

A distinção entre o Realismo e o Naturalismo nem sempre é muito nítida, exceto nos textos em que se exagera a segunda tendência. Sobre isso, escreva V para o que for verdadeiro e F para o que for falso.

( ) Os naturalistas enfatizam o fato de a hereditariedade física e psicológica determinar o comportamento das personagens.

( ) A personagem naturalista é reduzida a quase nada; seu comportamento aproximase do comportamento animal.

( ) Uma característica frequente nas personagens realistas é a ênfase na satisfação de necessidades instintivas.

( ) O desequilíbrio das personagens realistas permanece latente até que o ambiente físico e social favoreça sua manifestação, portanto, juntando-se os fatores herança biológica e ambiente, criam-se condições para que se manifeste o conflito dramático da personagem realista.

A sequência correta, de cima para baixo, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

85Q38631 | Pedagogia, Professor, IFSP

Sobre a pedagogia tecnicista, na visão de Dermeval Saviani, considere as afirmativas:

I. Advoga a reordenação do processo educativo de maneira a torná-lo objetivo e operacional.
II. O elemento principal é a organização racional dos meios e o professor e o aluno ocupam posição secundária no processo.
III. Os professores e os alunos decidem se utilizam ou não determinados meios.
IV. Ao transpor para a escola a forma de funcionamento do sistema fabril, a pedagogia tecnicista não perde de vista a especificidade da educação, sem ignorar que a articulação entre escola e processo produtivo se dá de modo indireto.

Estão corretas somente as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q384530 | Biologia, Ecologia de populações, Professor, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Segundo reportagem da revista FAPESP (edição 62), denominada Sem bichos, a floresta morre, o desaparecimento de animais que dispersam sementes põe em risco a sobrevivência de remanescentes da Mata Atlântica. Um exemplo é a dispersão de sementes do jatobá pela cutia. A cutia come algumas sementes e enterra as restantes, para ter alimento em outra estação. Quando ela muda de território, esquece alguma semente ou é predada por onças, a semente abandonada germina e dá origem a nova planta. Este fragmento de texto apresenta um exemplo do conceito ecológico de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q472586 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Garanhuns PE, UPE UPENET IAUPE

No atletismo, existem quatro tipos de salto. Faça as relações com os exercícios de corrida, abaixo descritos, utilizando: SD para saldo em distância, SA para salto em altura, ST para salto triplo, SV para salto com vara e SS para todos os saltos.

( ) Corrida em curva.

( ) Corrida com vara, incluindo o skipping baixo, o calcanhar atrás e o skipping alto.

( ) Corridas de aceleração.

( ) Corrida em "J" com 1ª. para a direita e a 2ª. para a direita ou esquerda.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q322726 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Muitas são as concepções do processo educacional presentes na Educação Infantil. Há desde práticas assistencialistas até as que buscam antecipar para o pré%u2013escolar conteúdos e metodologias do Ensino Fundamental. Dentre tantas possibilidades encontram-se a concepção que percebe o pré-escolar como momento específico para estimulação do desenvolvimento cognitivo, o que leva a um conjunto de práticas que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q324506 | Pedagogia, Professor, SESI SP, FCC

Segundo Isabel Solé, Eulalia Bassedas e Teresa Huquet, autoras do livro Aprender e ensinar na Educação Infantil, uma perspectiva que vise a uma educação de qualidade define o planejamento pedagógico como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q794813 | Filosofia, Filosofia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Sobre a licitude ou ilicitude de matar qualquer ser vivente, conforme o entendimento de Santo Tomás de Aquino na obra Tratado da Justiça, assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) A vida e a morte de plantas e animais não está subordinada ao homem.

( ) Poderia por vezes ser bom matar um pecador quando se tenha degradado até o nível do animal.

( ) Quem por ordem divina mata um inocente não peca, como também não peca Deus.

( ) Para o homem é lícito tirar a vida dos animais somente para fins de legítima defesa.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

91Q383622 | Biologia, Biologia Celular, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Um professor queria explicar a estrutura de células procarióticas e eucarióticas animal e vegetal, mas não dispunha de microscópio. Como alternativa, confeccionou, juntamente com seus alunos, modelos didáticos representativos desses três tipos celulares. O modelo que representa uma célula animal é aquele que possui as seguintes estruturas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

92Q320811 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Qual das alternativas abaixo não corresponde, segundo Paulo Freire a uma das exigências necessárias à prática educativa?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

93Q319712 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

O nível de escrita em que a criança representa fielmente o som oral, por meio de um grafema para cada um dos fonemas da língua, é denominado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

94Q374969 | Português, Literatura, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Sabendo que se denomina de Pré-Modernismo tudo que aconteceu no âmbito artístico-cultural no Brasil, no século XX, antes da Semana da Arte Moderna, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

95Q388689 | História, Professor, Prefeitura de Lages SC, ESAG

Há controvérsias entre historiadores sobre o caráter das duas grandes revoluções do mundo contemporâneo, a Francesa de 1789 e a Russa de 1917; no entanto, existe consenso sobre o fato de que ambas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

96Q10119 | Matemática, Professor, SEE AC, FUNCAB

BRIGADEIRO DE PANELA

Ingredientes:
200g de manteiga;
Uma lata de leite condensado;
140g de chocolate em pó.

Modo de fazer:
Misture tudo numa panela e leve ao fogo até engrossar, mexendo bem. Coloque em um prato, espere esfriar e coma com colher.

A receita acima foi utilizada por uma professora para resolver problemas envolvendo as quatro operações básicas – adição, subtração, multiplicação e divisão. Ela distribuiu cópias dessa receita para os alunos como objetivo de preparar o doce com eles em sala.
Na despensa da escola, ela encontrou apenas 6 latas de leite condensado, 2 pacotes de 500g de manteiga e uma embalagemde 500g de chocolate em pó.O maior número inteiro de receitas, iguais à proposta acima, que a professora conseguiu fazer, somente com esses ingredientes da despensa, foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q336422 | Matemática, Geometria Analítica, Professor, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Um avião levanta vôo sob um ângulo constante de 30 graus. Após percorrer 1000 m em linha reta, a altura atingida pelo avião será de, aproximadamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q389068 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC PE, IPAD

A sociedade patriarcal organizou-se de forma hierarquizada e autoritária nos engenhos produtores de açúcar no Brasil. Os escravos, na sociedade patriarcal:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q12180 | Matemática, Professor, Prefeitura de Maria Helena PR, FAFIPA

De acordo com a sequência (3, 7, 12, 18, 25, 33, ...), o próximo número será:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

100Q351701 | Artes, Professor, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

A "Land Art" é uma manifestação artística que tem como procedimentos, intervenções na paisagem, ou seja, o trabalho artístico acontece fora do espaço fechado e oficial da arte. Entre os artistas abaixo relacionados, quais pertencem a essa abordagem?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.