Início

Questões de Concursos Professor

Resolva questões de Professor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


841Q387572 | Educação Artística, Professor, SME RJ, FJG

O teatro clássico francês legou à humanidade a dramaturgia de Corneille, Racine e Molière. Orientado pela rigidez das regras impostas ao drama pelos críticos e eruditos, em nome de Aristóteles, Corneille escreve a peça El Cid. Pode-se considerála como uma obra de transição, porque, na estrutura e no estilo, não apresenta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

842Q324362 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Faxinal dos Guedes SC, RG Assessoria

o interesse e a curiosidade das crianças pela linguagem escrita, despertados pelo seu convívio com os símbolos gráficos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

843Q325649 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

A criança com deficiência física tem vivências mais limitadas com poucas oportunidades de explorar livremente os ambientes fora de casa como o jardim ou o parque. Neste âmbito, o que o professor pode fazer para intervir e enriquecer a sua experiência em primeira mão?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

844Q222028 | Pedagogia, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Uma das questões formativas fundamentais da vida humana, incorporadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, é a orientação sexual. Segundo os PCNs, as questões relativas à orientação sexual devem constituir:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

845Q327548 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Ao analisar as causas do fracasso escolar, Perrenoud (2001) identifica o currículo como um mecanismo que fabrica o insucesso quando o(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

846Q323901 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

A classificação de "pervasivo", para apoio, corresponde à classificação de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

848Q387669 | Educação Artística, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

O Impressionismo foi um movimento que revolucionou a pintura. Os artistas dessa época buscavam observar os efeitos da luz solar sobre os objetos ao longo do dia e registrar na tela essas variações. Acerca das características desse movimento, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

849Q332889 | Matemática, Geometria Analítica, Professor, SEDUC PA, FADESP

Para resolver as questões 48, 49 e 50, considere os seguintes dados: Um estudante fixa um prego bem no centro de uma tábua quadrada de 40 cm de lado e coloca um barbante com duas argolas nas extremidades.

O conjunto argolas e barbante mede 15 cm. Uma extremidade gira em torno do prego e a outra contém um lápis que, ao girar 360º, desenha uma circunferência. Considere a tábua como o primeiro quadrante do plano cartesiano e as dimensões do prego, das argolas e do lápis desprezíveis.

As coordenadas do centro da tábua e a medida do raio da circunferência são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

850Q320886 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

Se aceitarmos que tudo que é suscetível de ser aprendido pode ser considerado conteúdo de aprendizagem, podemos concluir que as intenções ou propósitos educativos manifestam-se na importância atribuída a cada um dos possíveis conteúdos educativos.

(Antoni Zabala, 1997)

A concepção tradicional de aprendizagem concebe o "conteúdo de aprendizagem", na maior parte das vezes, como informações que o estudante deve aprender. Considerando um enfoque construtivista de ensino-aprendizagem (expresso no trecho acima), podemos afirmar que esses conteúdos devem abranger aspectos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

851Q384463 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor, SEE SP, VUNESP

A medicina define droga como qualquer substância capaz de modificar a função dos organismos vivos, resultando em mudanças fisiológicas ou de comportamento. Em especial, as drogas psicotrópicas são aquelas que atuam como depressores, estimulantes ou perturbadores do sistema nervoso central.

Sobre as drogas psicotrópicas, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

852Q474334 | Educação Física, Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

O livro Metodologia do Ensino da Educação Física, do Coletivo de Autores, defende que a avaliação deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

853Q387866 | História, História Geral, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Com relação a aspectos conceituais e metodológicos da ciência histórica, bem como a elementos significativos acerca dos primórdios da humanidade e das primeiras civilizações, julgue os itens a seguir.

A agricultura transformou a existência humana e foi decisiva para a sedentarização das sociedades, com o surgimento de cidades e da civilização.
  1. ✂️
  2. ✂️

854Q387523 | Educação Artística, Professor, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Na arte egípcia a pintura obedecia a padrões rígidos de representação da figura humana. Esta é representada em visão frontal do olho e dos ombros, e em perfil de cabeça, braços e pernas. A lei que regia essa representação denominava-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

855Q338407 | Matemática, Geometria Analítica, Professor, SEE SP, FCC

Dois barcos A e B saem de um ponto comum O de tal forma que seus rumos formam entre si um ângulo de 30°. As velocidades dos barcos são constantes e iguais a vA = 80 km/h e vB = 100 km/h. Qual é a distância entre os barcos após 5 horas de movimento exatamente quando o ângulo ° = 60 O B ˆ A ?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

856Q374654 | Português, Interpretação de Texto, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Levando-se em conta o fato de que se deve oferecer um ensino culturalmente sensível, tendo em vista a pluralidade cultural, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

857Q382609 | Biologia, Evolução, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

No que diz respeito aos níveis de diversidade, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo.

( ) A diversidade filogenética considera que a diversidade é maior em uma comunidade na qual as espécies são filogeneticamente mais distintas.

( ) A diversidade funcional é a maneira com que a variação dos ecossistemas e das características das espécies influenciam no funcionamento das comunidades.

( ) Segundo a diversidade orgânica, possuir a mesma história evolutiva faz com que cada espécie apresente características únicas, não compartilhadas com outros seres.

( ) A diversidade genética é gerada, principalmente, pela seleção natural, recombinação e mutações genéticas.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

858Q386819 | Biologia, Evolução, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

No que se refere às adaptações evolutivas, julgue os próximos itens. O ovo amniótico surgiu, primeiramente, nos anfíbios, sendo uma adaptação que favoreceu a conquista do ambiente terrestre.
  1. ✂️
  2. ✂️

859Q383273 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor, SEE SP, VUNESP

O tecido hemocitopoético é constituído de dois fluidos corpóreos importantes, que são o sangue e a linfa. O sangue, apesar de ser um fluido de aspecto homogêneo, apresenta uma parte líquida, o plasma, e outra com os elementos figurados.

Em relação ao sangue humano, pode-se afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

860Q325967 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Segundo Jobim e Souza in Kramer e Leite (1996), as teorias do desenvolvimento sempre estiveram mais preocupadas em equacionar as questões do desenvolvimento com as experiências racionais ou lógicas da criança do que propriamente com suas experiências estéticas.

Na prática cotidiana da Educação Infantil encontram-se esses dois tipos de experiências e a ênfase em uma ou outra vai marcar a diferença entre a valorização ou não da cultura da infância nas ações pedagógicas. Assinale a opção que apresenta corretamente a diferença entre a experiência estética e a racional.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.