Início

Questões de Concursos Professor

Resolva questões de Professor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


901Q374713 | Português, Interpretação de Texto, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Relacione corretamente as competências com as respectivas habilidades, numerando os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:

1. Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.

2. Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.

3. Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.

( ) Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de interlocução.

( ) Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras.

( ) Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro.

( ) Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação.

( ) Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.

A sequência correta, de cima para baixo, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

902Q38590 | Pedagogia, Professor, IFSP

No livro “Educação: do senso comum a consciência filosófica” de Saviani é apresentando um conjunto de reflexões que visam definir o que é Pedagogia. Marque V (Verdadeiro) ou F (Falso) para as afirmativas a seguir.

( ) A pedagogia pode ser considerada como uma teoria geral da educação.
( ) A pedagogia pode ser considerada como uma teoria derivada da Psicologia, da Sociologia, da Filosofia, da Economia.
( ) A pedagogia é uma teoria construída a partir e em função das exigências da realidade educacional.
( ) A função do curso de Pedagogia é a formação do educador.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

903Q472561 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Palmeira SC, CEC Concurso

Assinale a alternativa que completa corretamente o texto aseguir

A ginástica artística, também conhecida no Brasil por ginástica olímpica, é uma modalidade de ginástica na qual os atletas realizam um conjunto de exercícios em aparelhos oficiais. Movimentos estes que revelam força, agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e controle do corpo. Os aparelhos da ginástica artística masculina diferenciam-se dos aparelhos disputados na ginástica artística feminina no seguinte aspecto: enquanto os aparelhos masculinos procuram demonstrar a força e domínio do ginasta, os aparelhos femininos dão um destaque maior à vertente artística e à agilidade. Os aparelhos exclusivos da categoria feminina, são _________________________.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

904Q38646 | Português, Professor, IFSP

Observe as frases a seguir extraídas do conto O peru de Natal, de Mário de Andrade.

“Está claro que omiti onde aprendera a receita, mas todos desconfiaram."
“E depois de uma Missa do Galo bem mal rezada, se deu o nosso maravilhoso Natal.

Os termos sublinhados apresentam, respectivamente, a função sintática de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

905Q319230 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

Segundo Lerner e Sadovsky, in Parra e Saiz (1996), as atividades com calendários e álbuns de figurinhas visam a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

906Q325670 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

A socialização é fator indispensável no processo de desenvolvimento do ser humano, pois é através dela que o indivíduo apropria-se dos comportamentos produzidos pela sociedade. A escola também é um espaço privilegiado para a socialização da criança. Pensando na socialização do aluno surdo, a escola poderá optar uma proposta de educação que valorize a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

907Q328495 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, SEE SP, FCC

O conceito de educação ao longo da vida ultrapassa a distinção bem conhecida entre educação inicial e educação permanente e, segundo Delors, aproxima-se de outro conceito frequentemente proposto, que é o da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

908Q324941 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Faxinal dos Guedes SC, RG Assessoria

Analise as seguintes afirmações.

I – A Didática contribui para transformar a prática pedagógica da escola, ao desenvolver a compreensão articulada entre os conteúdos a serem ensinados e as práticas sociais.

II – A Didática se realiza por meio de ação consciente, intencional e planejada, no processo de formação humana, estabelecendo-se objetivos e critérios socialmente determinados.

III – Não compete à Didática refletir acerca dos objetivos sociopolíticos e pedagógicos, ao selecionar os conteúdos e métodos de ensino.

Assinale a opção correta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

909Q474220 | Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

De acordo com Gallahue, há uma variedade de esquemas para se classificar as habilidades de movimento. Com base em seus aspectos temporais, o movimento também pode ser classificado como discreto, em série ou contínuo. Considerando essa proposição, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

910Q10109 | Geografia, Professor, SEE AC, FUNCAB

Um dos objetivos do ensino de Ciências, apresentado no Caderno 1, do 3º ano do Ensino Fundamental é “Caracterizar diferentes seres vivos conforme seus aspectos externos, sua alimentação e características dos ciclos de vida, considerando possíveis usos pelo ser humano.” Para atingir tal objetivo, o mesmo Caderno propõe algumas atividades. Entre as atividades citadas abaixo, uma está encaminhando o aluno para alcançar o objetivo proposto. Depois da análise feita, assinale a alternativa que contém tal atividade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

911Q817611 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor, Prefeitura de Varginha MG, Reis amp Reis Auditores Associados

A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

912Q331218 | Matemática, Expressões, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

A circunferência não é a única curva plana localizada na superfície de um cone. Há outras três que foram apresentadas no primeiro trabalho significativo produzido por Apolônio (262-192 a.C.), as quais ele denominou de parábola, hipérbole e elipse (curvas ou seções cônicas). Muitos séculos após, com o surgimento da Geometria Analítica, foi estabelecida toda a base para a representação das curvas cônicas por equações quadráticas. Verificando as equações seguintes:

x2 – 4x + 2y = 0; x2 + y2 - x – y + 1 = 0;

16x2 + 9y2 – 144 = 0; 4x2 + y2 - 8x - 2y + 1 = 0;

4x2 – y2 – 8x + 2y + 7 =0 e x2 + xy + y – 1 = 0.

Identificando as curvas por elas representadas verifica-se que temos n curvas cônicas (elipse, hipérbole, parábola, circunferência). Assim, pode-se afirmar corretamente que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

913Q10208 | Pedagogia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

No que se refere à avaliação escolar e às suas implicações pedagógicas, julgue o próximo item.

A diferença fundamental entre a avaliação somativa e a formativa não está nos propósitos de cada uma delas, mas sim no momento da realização: a primeira ocorre ao final; e a segunda, ao longo do processo.
  1. ✂️
  2. ✂️

914Q5124 | Enfermagem, Professor, SEED PR, UFPR

No que diz respeito à composição da Comissão de Ética de Enfermagem, é correto afirmar que deverá ser composta por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

915Q11028 | Química, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

A lei de velocidade de uma reação de decaimento nuclear corresponde a uma equação diferencial que relaciona a variação das concentrações das espécies com o tempo. Considerando uma reação de primeira ordem, a fração que decaiu da espécie radioativa após um período de três meias-vidas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

916Q387633 | Educação Artística, Professor, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Quando o compositor cria uma obra musical necessita grafá-la, registrá-la sobre um papel, escrevendo uma série de símbolos. Essa escrita da música, manuscrita ou impressa é chamada de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

917Q327265 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, FCC

Atenção: Considere a situação abaixo para responder às questões de números 21 a 35.

Em uma Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo/HTPC, os professores discutiam que o direito de toda criança à educação implica uma série de desafios para os sistemas escolares e suas escolas. Uma professora recém-formada, que pela primeira vez estava atuando em sala de aula, pediu às colegas mais experientes que esclarecessem alguns aspectos que para ela não eram claros. Disse que iria colocar uma série de questões e que ficaria grata se pudesse contar com a resposta das colegas.

Ensinar crianças com deficiências físicas/neuromotoras, de um modo geral, não requer revisões drásticas de currículo. Em sala de aula, para facilitar a aprendizagem desses alunos, pode-se ter

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

918Q382593 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

O emprego de tecnologias da informação e da comunicação (TIC) tem ocupado um papel cada vez mais relevante nas práticas pedagógicas, como no ensino de biologia. Considerando as diferentes tecnologias disponíveis e o seu papel no processo ensino-aprendizagem, julgue os itens que se seguem. No ensino de biologia, para visualizar o funcionamento de mecanismos biológicos propostos nos livros didáticos, o emprego de animações por computação gráfica ou de filmes tem sido importante fonte de informações e exemplificações para relacionar os assuntos abordados em sala de aula ao cotidiano da sociedade.
  1. ✂️
  2. ✂️

919Q390289 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Considere a seguinte proposição: “Para superar a escola vazia de conhecimentos significativos, é necessário que os docentes alcancem um domínio complexo daqueles conteúdos que têm de ensinar, sob pena de se limitarem ao domínio da forma sem conteúdo”. CAIMI, Flávi. O que precisa saber um professor de história? História & Ensino, Londrina, v. 21, n. 2, jul./dez. 2015, p.112-3. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/ view/23853 O que se espera do professor de história em relação ao domínio complexo do conteúdo é que ele
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

920Q5123 | Enfermagem, Professor, SEED PR, UFPR

Sobre o exercício profissional da Enfermagem, é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.