Início

Questões de Concursos Professor

Resolva questões de Professor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


921Q326168 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Dos itens abaixo:

I- As adaptações na temporalidade dizem respeito à alteração no tempo previsto para a realização das atividades.

II- As adaptações na temporalidade não dizem respeito à alteração no tempo previsto para a realização dos conteúdos.

III- As adaptações na temporalidade dizem respeito ao período para alcançar determinados objetivos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

922Q471958 | Educação Física, Professor, SEED SE, FCC

O padrão de movimento "receber" utilizado na troca de passes em basquetebol, futebol, voleibol, handebol requer uma habilidade com ênfase no aspecto

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

923Q10195 | Pedagogia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

A respeito de planejamento escolar, julgue o item que se segue.

O planejamento de ensino deve ser articulado, por isso os níveis de abrangência favorecem apenas uma análise organizacional e não devem delimitar o seu universo de forma específica.
  1. ✂️
  2. ✂️

924Q325620 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

Na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde ? CIF (2004), afirma-se que fatores ambientais, de natureza física, social e atitudinal, podem constituir barreiras ou obstáculos à funcionalidade de uma pessoa com deficiência.

As “barreiras atitudinais” referem-se a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

925Q380291 | Biologia, Biologia molecular, Professor, SEDUC PE, IPAD

As duas cadeias de dexorribonucleotídeos que formam uma molécula de DNA se mantêm unidas por meio de uma ponte de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

926Q324807 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

O protagonismo juvenil encontra na escola um espaço para iniciação na vida pública. Uma das formas de exercício deste protagonismo são as assembléias de classe, que se configuram, segundo Sayão e Aquino (2004), como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

927Q340441 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Em uma cidade onde circulam os jornais Correio da Manhã e Jornal da Tarde, foi feita uma pesquisa com 1.000 moradores. A pesquisa constatou que 450 dos entrevistados assinam apenas o Correio da Manhã, 400 assinam o Jornal da Tarde, 100 assinam os dois jornais e o restante não assina nenhum dos 2 jornais. Nessa situação, escolhendo-se ao acaso um dos entrevistados, a probabilidade de ele

assinar apenas o Jornal da Tarde é igual a 0,3.

  1. ✂️
  2. ✂️

928Q328693 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde ? CIF (2004) tem por base uma abordagem biopsicossocial que oferece uma visão coerente das diferentes dimensões de saúde sob uma perspectiva biológica, individual e social. Na CIF, o termo funcionalidade refere-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

929Q328450 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

Vieira in Ferreira e Aguiar (2001) analisa a Função Social da Escola no contexto da sociedade globalizada e do desenvolvimento científico e tecnológico. Com base nesses estudos, analise as afirmativas a seguir, indicando V (verdadeiro) e F (falso)

( ) No contexto da sociedade globalizada e do desenvolvimento científico e tecnológico, a Função Social da Escola é redimensionada, na medida em que se questionam os conteúdos, os métodos, a avaliação, a relação professor-aluno, a qualidade do ensino e a questão da Gestão Escolar.

( ) Na sociedade atual, a difusão do conhecimento em rede e o uso de Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação poderão constituir-se em mais um mecanismo de exclusão social.

( ) Através da Gestão Democrática das Escolas, o Estado possibilita a autonomia e a descentralização das ações, não sendo mais de responsabilidade direta ou indireta do poder público, Federal, Estadual e Municipal a gestão pedagógica e financeira.

( ) O sistema educacional brasileiro, através do MEC, tem dado ênfase às ações de políticas voltadas para o ensino fundamental, o ensino médio e o profissional.

( ) Cabe, exclusivamente, às escolas responder pela gestão pedagógica, financeira, tecnológica e de recursos humanos, de forma autônoma, envolvendo os diversos segmentos: pais, alunos, professores e comunidade escolar com base nos princípios da gestão democrática.

Indique a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

930Q352004 | Artes, Dança, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Na linguagem específica da dança, considerando os processos de ensino e aprendizagem, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

931Q481805 | Geografia, Urbanização, Professor, SEDUC PA, FADESP

O mundo de hoje, substancialmente urbano, dá origem a um modo de vida que ultrapassa os contornos e a estrutura espacial da cidade e chega ao campo, dando-lhe uma nova configuração. O Brasil não escapa a esse fenômeno. Como conseqüência da expansão urbana no Brasil, ocorre(m)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

933Q10112 | História e Geografia de Estados e Municípios, Professor, SEE AC, FUNCAB

Mesmo com toda expansão econômica, principalmente da agropecuária, o estado do Acre mantém 89% do seu território coberto por florestas, segundo Zoneamento Ecológico- Econômico de 2004.A paisagem típica da Floresta Amazônica, é composta por ecossistema com elevada biodiversidade, formada por vegetação densa e com árvores de grande porte. Contudo, existem biomas no Brasil com paisagens naturais semelhantes. O Bioma que possui a maior semelhança com a Amazônia em relação à paisagem natural da vegetação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

935Q12191 | Pedagogia, Professor, Prefeitura de Maria Helena PR, FAFIPA

Sobre as disposições acerca da Educação Básica apresentadas na Lei nº. 9.394/96, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

936Q389097 | História, Mato Grosso MT, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Em meio a muitos atos de violência, um episódio sangrento notabilizou-se na história de Mato Grosso. Trata-se da rusga, nome pelo qual ficaram conhecidos os sangrentos acontecimentos de 30 de maio de 1834, quando

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

937Q383229 | Biologia, Genética, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Atente para as seguintes afirmações em relação ao código genético:

I. Códons específicos são usados para iniciar e finalizar as cadeias polipeptídicas.

II. Com poucas exceções, os códons têm o mesmo significado nos seres vivos.

III. O código genético é constituído de trinucleotídeos.

É correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

938Q388608 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

"A guerra constitui um claro exemplo de como a História, sem ser arbitrária, é um trabalho de criação que pode servir a vários fins. Na versão tradicional da historiografia brasileira, o conflito resultou da megalomania e dos planos expansionistas do ditador paraguaio Solano López."

Assinale a alternativa que interpreta corretamente a Guerra do Paraguai.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

939Q591621 | Química, Reações, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Indicador químico é uma substância que muda de cor conforme a acidez do meio em estudo. Considerando a seguinte reação química: HInd + H2O ? H3O+ + Ind–, é correto afirmar que, quando algumas gotas de moléculas de ácidos orgânicos fracos são adicionadas a um meio ácido dessa reação,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

940Q336173 | Matemática, Equações Exponenciais, Professor, SME RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

A dosagem mínima para certo medicamento ter eficácia é de 8 mg no organismo de uma pessoa com certa doença. Sabe-se que t horas depois de ministrados Mo mg deste medicamento, a quantidade residual em mg do mesmo é dada pela lei rt M =Mo . 2-rt . Para um certo paciente, foram ministrados 128 mg deste medicamento às 8 horas da manhã e, 4 horas depois, verificou-se que a quantidade residual era 16 mg. Para que o medicamento mantenha sua eficácia, a nova dose deve ser ministrada no seguinte horário:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.