Início

Questões de Concursos Professor

Resolva questões de Professor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


941Q336173 | Matemática, Equações Exponenciais, Professor, SME RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

A dosagem mínima para certo medicamento ter eficácia é de 8 mg no organismo de uma pessoa com certa doença. Sabe-se que t horas depois de ministrados Mo mg deste medicamento, a quantidade residual em mg do mesmo é dada pela lei rt M =Mo . 2-rt . Para um certo paciente, foram ministrados 128 mg deste medicamento às 8 horas da manhã e, 4 horas depois, verificou-se que a quantidade residual era 16 mg. Para que o medicamento mantenha sua eficácia, a nova dose deve ser ministrada no seguinte horário:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

942Q321345 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Uma menina de aproximadamente 9 meses está sentada no chão, com uma série de objetos em volta. De repente, encontra uma bola colorida. Depois de pegá-la, estende seu braço em direção ao menino que está sentado à sua frente. O menino estende também as mãos na direção da menina, mas, ao invés de pegar a bola, avança mais um pouco a mão e puxa seu cabelo.

Essa atitude demonstra que as crianças:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

943Q320102 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Nas "Adaptações Curriculares Significativas", consta no quesito "Metodologia e Organização didática":

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

944Q325758 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

Atualmente, acionadores de computadores utilizados com pessoas com severo comprometimento motor respondem a movimentos por contato ou pressão muito sutis. No caso de uma pessoa que ficou tetraplégica por acidente de carro, com esmagamento das vértebras C 5 a C 6, pode ser indicado o acionador por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

945Q390330 | História, História Geral, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

A expansão do islamismo na Tunísia, no Marrocos, na Espanha, em Cabul e Samarcanda foi efetuada no califado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

946Q382731 | Biologia, Práticas Laboratoriais, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito de microscopia, julgue os itens que se seguem. O microscópio óptico, também chamado de microscópio de luz, possibilitou o descobrimento de células e a elaboração da teoria de que todos os seres vivos são constituídos por células.
  1. ✂️
  2. ✂️

947Q5977 | Pedagogia, Professor, Prefeitura de Salvador BA, CESGRANRIO

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a atuação com as crianças deve promover articulações entre os seus universos e o patrimônio cultural socialmente reconhecido. A partir dessa fundamentação legal, o currículo na Educação Infantil deve levar em conta, principalmente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

948Q10140 | Biologia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

O Grupo de Comunidades Bentônicas, da Universidade Federal de Alagoas, identificou organismos da fauna de invertebrados considerados, atualmente, endêmicos das áreas de recife brasileiras e novas espécies, cuja localidade-tipo é o litoral de Alagoas. Entre elas constam a esponja Mycale alagoana e os briozoários Vasigynella ovicellata, Beania correiae, Bugula alba, Bugula bowiei e Bugula gnoma. Briozoários são pequenos animais invertebrados que formam colônias em pedras e sedimentos no mar. A coordenadora da pesquisa destaca que, mesmo após duas décadas de estudos, apenas 50% da fauna dos invertebrados nos ecossistemas recifais foi identificada, o que comprova a vastidão da biodiversidade marinha em Alagoas. De acordo com a coordenadora, os principais invertebrados presentes nos recifes são esponjas, corais, moluscos, poliquetas, crustáceos, briozoários, equinodermos e ascídias. Internet:

< www.alagoas24horas.com.br > (com adaptações).

Considerando as informações apresentadas no texto acima, julgue os itens subsequentes.

Os crustáceos, como lagostas e camarões, são animais invertebrados que apresentam segmentação corporal (metameria).
  1. ✂️
  2. ✂️

949Q595103 | Química, Elementos Químicos, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Um estudante administrou a eletrólise de sulfato de sódio aquoso usando eletrodos inertes e ao final identificou os produtos como hidrogênio
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

950Q475891 | Farmácia, Analise Clínica, Professor, Prefeitura de São Paulo SP, VUNESP

Sobre as doenças hematológicas que podem ser diagnosticadas pela técnica de eletroforese de hemoglobinas, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

951Q387584 | Educação Artística, Professor, SME RJ, FJG

Uma avaliação consistente deve ser transparente, participativa, propiciando a discussão de regras e critérios com clareza, a partir dos campos conceituais que subsidiam o trabalho em arte. Dentre outros, em Artes Cênicas, pode-se avaliar o aluno com base no seguinte pressuposto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

952Q481037 | Geografia, Problemas e Catástrofes Ambientais, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

As conseqüências do desmatamento de florestas tropicais, como vem ocorrendo no Brasil, incluem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

953Q351800 | Artes, História das Artes Cênicas, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Acerca do teatro brasileiro, que, em seus diversos movimentos e momentos históricos, estabelece relação com a história do Brasil, expressando os contextos de sua produção, julgue os itens de 111 a 114.

A proposta do teatro produzido por José de Anchieta era estabelecer uma contraposição ao projeto político-religioso dos jesuítas no Brasil colônia, por meio de autos que incitavam os indígenas a se rebelarem contra o projeto das missões jesuíticas.

  1. ✂️
  2. ✂️

954Q5976 | Pedagogia, Professor, Prefeitura de Salvador BA, CESGRANRIO

Um gestor educacional de uma escola pública municipal quer propor modificações no currículo de sua escola. Para tal, deve necessariamente levar em conta os seguintes documentos legislativos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

955Q10123 | Pedagogia, Professor, SEE AC, FUNCAB

O ainda não saber é fronteira, um entre-lugar (Bhabha, op. cit.), espaço/tempo intervalar, onde o novo se configura; revela a negociação entre o e o , anunciando conhecimentos em processo de construção e/ou conhecimentos que se mostram possíveis e/ou necessários.(...) Refletindo sobre este pensamento que, de acordo com Esteban, no texto de sua autoria: Avaliar: ato tecido pelas imprecisões do cotidiano , coloca em diálogo o e o tecendo novos conhecimentos e propondo o como alternativa ao antagonismo entre saber e não saber, podemos enxergar a avaliação como prática de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

956Q328196 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Professor, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

Sobre a gestão democrática da escola, analise as afirmativas abaixo, indicando V(verdadeira) ou F(falsa).

( ) Democratizar a educação, também, implica considerar que novas modalidades de tecnicismo começam a se configurar, facilitadas pela presença do computador na vida de um grande contingente de crianças, mas não de todas, o que pode vir a constituir-se como um mecanismo adicional de exclusão social. A gestão tecnológica deve ser incluída no processo de gestão democrática da escola.

( ) A discussão sobre autonomia da Escola e gestão democrática passa pela definição de responsabilidades do poder público: Municipal, Estadual e Federal e dos atores envolvidos no processo educativo: gestores, professores, famílias, alunos e comunidade.

( ) O debate nacional e o internacional sobre a democratização da educação têm colocado o foco sobre o vínculo sistêmico entre educação, conhecimento e desenvolvimento e a ênfase no ensino fundamental e médio, no profissional e no desenvolvimento tecnológico.

( ) Os novos padrões de gestão educacional fortalecem a gestão e ampliam a autonomia através do compromisso na elaboração e implementação do Projeto Político-Pedagógico da escola.

( ) O foco na escola leva o estado a definir ações de políticas educacionais voltadas à gestão democrática, autonomia escolar, ao financiamento da educação e melhoria da qualidade do ensino, relacionando a aprendizagem de certas habilidades e conteúdos com vistas à inclusão social.

Assinale a alternativa que contém a seqüência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

957Q385099 | Biologia, Genética, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

As legislações que versam sobre o ensino de ciências e biologia destacam um ensino pautado na importância das aprendizagens. Por isso conceitos como letramento científico, aprendizagem significativa, contextualização e transposição didática são alguns dos aspectos importantes dos documentos oficias. Em relação a esses conceitos, analise as afirmativas abaixo.

I. O trabalho que transforma um objeto de saber em um objeto de ensino é chamado de transposição didática. Para Yves Chevallard este conceito diz respeito a um saber a ensinar, que sofre, a partir de então transformações que vão torná-lo apto a ocupar um lugar de objeto de ensino.

II. Quando os conhecimentos, realidades e vivências prévias dos alunos são considerados como ponto de partida para o ensino, tem-se a contextualização. Nesse caso, o ensino da biologia fará sentido para o aluno e a compreensão dos processos e fenômenos biológicos será favorecida.

III. O letramento científico é um conceito que envolve a capacidade de compreender e interpretar o mundo natural, social e tecnológico, mas também de transformá-lo com base nos aportes teóricos e processuais da ciência.

IV. A aprendizagem significativa implica a aquisição de um vocabulário básico de conceitos científicos, a compreensão da natureza do método científico e a compreensão do impacto da ciência e da tecnologia sobre os indivíduos e a sociedade.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

958Q379775 | Biologia, Genética, Professor, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

        Considere que José tenha sangue do tipo AB, e seu genótipo seja IA  IB ; considere, ainda, que Maria tenha sangue do tipo A, e seu genótipo seja IAi. Com base nessas informações, julgue os itens subseqüentes.

José pode doar sangue para Maria, mas ela não pode doar sangue para José.

  1. ✂️
  2. ✂️

959Q388750 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Prefeitura de Garanhuns PE, UPE UPENET IAUPE

Segundo o Historiador Eric Hobsbawm.

I. "A destruição do passado, ou melhor, dos mecanismos sociais que vinculam nossa experiência pessoal à das gerações passadas é um dos fenômenos mais característicos e lúgubres do final do século XX."

II. "Os jovens de hoje crescem numa espécie de presente contínuo, com grande relação orgânica com o passado público da época em que vivem, originando uma geração saudosista."

III. "Ser membro da consciência humana é situar-se com relação a seu passado, passado este que é uma dimensão permanente da consciência humana, um componente inevitável das instituições, valores e padrões da sociedade."

IV. "Os historiadores, cujo ofício é lembrar o que os outros esquecem, tornam-se mais importantes que nunca no fim do segundo milênio."

Estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

960Q484755 | Geografia, Geopolítica, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito ao Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), julgue os itens de 112 a 115.

O Tratado de Assunção, assinado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, definiu, em 1991, a formação do bloco econômico embasado nos princípios de uma união aduaneira, que se baseia em eliminação progressiva das tarifas de alfândegas entre países-membros.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.