Início

Questões de Concursos Professor

Resolva questões de Professor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


961Q38629 | Pedagogia, Professor, IFSP

De acordo com a Lei nº 9.394, de 1996, a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

962Q11027 | Química, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Rochas contendo silicatos alcalinos podem reagir com o dióxido de carbono com a finalidade de produzir carbonatos sólidos insolúveis que poderiam ser enterrados no solo, minimizando a disponibilidade desse gás no ambiente e do ácido carbônico nos oceanos. Um método indireto pode utilizar as reações:

                        Mg2 SiO4 + 4HCl → 2MgCl 2 + 2H2 O + SiO2
                        MgCl 2 + H2 CO3 → MgCO3 + 2HCl

Nesse processo, a quantidade de silicato de magnésio (em toneladas) necessária para reagir completamente com 6,2 toneladas de ácido carbônico é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

963Q847386 | Geografia, Astronomia, Professor, AMEOSC, 2020

Em setembro de 2020 pesquisadores da Europa e dos Estados Unidos anunciaram que encontraram possíveis sinais de vida em Vênus. Estes sinais são decorrentes de que descoberta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

964Q473133 | Educação Física, Professor, SEDUC PA, FADESP

De acordo com o American College of Sports Medicine (ACSM), se as pessoas que levam uma vida sedentária possuíssem um estilo de vida mais ativo, praticando regularmente atividade física, haveria um enorme bem-estar individual e benefícios para o (a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

965Q472445 | Educação Física, Professor, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Acerca dos princípios básicos da atividade física para a manutenção da saúde, julgue os próximos itens.

O exercício físico, praticado esporadicamente, previne a incidência de doenças cardiovasculares e diminui o estresse.

  1. ✂️
  2. ✂️

966Q10133 | Biologia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Do ponto de vista metabólico, o cérebro humano é um órgão dispendioso, pois ele é o responsável por 20% do gasto total de energia, embora represente apenas 2% do peso total do corpo. A evolução para cérebros cada vez maiores é uma tendência marcante em toda a ordem dos primatas, o que culminou na espécie humana, cujo cérebro tem um volume desproporcional em relação ao tamanho do corpo.

F.M. Salzano. DNA: e eu com isso?
Oficina de textos, 2005 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens que se seguem.

Considerando-se o conceito de ancestralidade comum, que é um pressuposto da teoria darwinista, é correto afirmar que os seres humanos compartilham ancestrais com chimpanzés, gorilas e orangotangos.
  1. ✂️
  2. ✂️

968Q322073 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Assinale a alternativa correta. Segundo Perrenoud:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

969Q10178 | Legislação Federal, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue o item subsequentes, com base nos instrumentos legais que dispõem acerca da educação brasileira, considerando que CF corresponde à Constituição Federal de 1988 e LDB, à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Condições para acesso e permanência na escola pública ou privada, independentemente do local de residência do aluno, constitui um direito assegurado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
  1. ✂️
  2. ✂️

970Q389336 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A exploração da terra foi a base econômica da colonização do Brasil. Passada a fase extrativista, a cana-deaçúcar tornou-se a atividade principal. Centrada particularmente em áreas do litoral nordestino, a agroindústria açucareira atraiu capitais europeus, consolidou a estrutura latifundiária e a escravidão, além de ter gerado uma sociedade predominantemente patriarcal e excludente. Ao declínio do açúcar seguiu-se a mineração no século XVIII, dando início à transferência do eixo econômico e político para o Centro-Sul da colônia, processo que se aprofundaria com a emergência do café, no século seguinte, como a principal riqueza do país. No século XX, a economia brasileira se transformou. Sob o impacto da Crise de 1929 e dos efeitos da Segunda Guerra Mundial (1939-45), o país lançou-se à industrialização, esforço que, iniciado na Era Vargas (1930-45), não mais foi interrompido, especialmente ao longo dos governos de Vargas (1951-54), de JK (1956-61) e em parte do ciclo militar (1964-85).

A partir dessas informações, entendidas como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos a aspectos da história econômica brasileira e mundial.

A transferência da capital da colônia para o Rio de Janeiro foi um sinal de que a mineração começara a esvaziar econômica e politicamente o Nordeste.
  1. ✂️
  2. ✂️

971Q390369 | História, História Geral, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

De modo geral a ideia de império tem sido relacionada à conquista de ampla extensão territorial, entretanto ela sofre alterações no decorrer do tempo. No que tange à definição de império no decorrer da história, analise as seguintes afirmações.

I. Os romanos atribuíam o título de imperator aos seus comandantes vitoriosos: em Roma, após Augusto, instaurou-se um regime que de fato é do tipo monárquico, o termo imperador indicava o indivíduo que comanda o Estado.

II. Império no período medieval indica um tipo de monarquia que, devido à ampla extensão territorial, lembrando o antigo império romano, objetiva diferenciar-se de outras monarquias conduzidas por um rei. No sistema feudal, o imperador era o soberano à que todos os outros soberanos se submetiam.

III. Napoleão utilizou o título de imperador. Assim, o termo tem uma conotação militar, o imperador é o comandante do exército, o conquistador do império com explícita diferenciação em relação ao rei.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

972Q11001 | Física, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Analise as afirmativas abaixo.

1ª- Em uma trajetória curvilínea, o módulo do vetor velocidade média é menor que o módulo da velocidade escalar média correspondente ao mesmo intervalo de tempo.

2ª- Quando dois móveis percorrem distâncias desiguais em intervalos de tempos iguais, o que percorreu a menor distância mudou de posição mais lentamente.

Considerando o conteúdo das duas afirmativas e a existência ou não de uma relação entre elas, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

973Q320534 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, SEMEC PI, FCC

Só se erra quando se busca conhecer.

O erro, numa concepção de educação sócio-construtivista, é visto como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

974Q390467 | História, História Geral, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

No que tange à luta dos movimentos negros americanos contra a discriminação racial, analise as seguintes afirmações:

I. A partir da metade dos anos de 1950 nasceu um movimento que efetuou uma série de boicotes contra todas as formas de discriminação racial.

II. No decorrer da década de 1960 as ações se radicalizaram, uma das razões foi o assassinato de Malcom X em uma manifestação no ano de 1965.

III. Martin Luther King, liderou o grupo radical dos Panteras Negras e foi assassinado no ano de 1968.

É correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

975Q794978 | Filosofia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Conforme o § 261 de “Os Princípios da Filosofia do Direito” Hegel afirma que: “Em face do direito privado e do interesse particular, da família e da sociedade civil, o Estado é, por um lado, necessidade exterior e poder superior (...) por outro lado, é para eles fim imanente (...)”

A partir da compreensão do Estado hegeliano como “realidade em acto da ideia moral objetiva” considere o que se afirma a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) Esta relação, sociedade civil–estado, expõe uma antinomia sem solução.

( ) Os interesses da sociedade civil estão resguardados pelo Estado como seu fim imanente.

( ) O Estado impede a efetivação dos interesses da sociedade civil.

( ) O Estado sintetiza, na totalidade, os objetivos particulares da sociedade civil.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

976Q10104 | Geografia, Professor, SEE AC, FUNCAB

“Ao mesmo tempo que os salários dos trabalhadores industriais tendema baixar, verifica- se, ainda que com menor ímpeto, uma imigração de gente pobre proveniente de áreas rurais modernas, de áreas rurais tradicionais e de outras áreas urbanas. As grandes cidades são propícias a receber e acolher gente pobre e lhes oferecer alguma espécie de ocupação (não propriamente empregos). Mas as grandes cidades também criam gente pobre: a extrema variedade de capitais nelas presentes, tanto fixos como variáveis, assegura a possibilidade de uma extrema variedade do trabalho.”(SANTOS, Milton & SILVEIRA, María Laura. Brasil: território e Sociedade no início do século XXI. Ed Record,RJ e SP, 2001, p. 286).
Segundo Milton Santos, podemos distinguir, nas grandes cidades, o seguinte modo de vida:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

977Q481982 | Geografia, Urbanização, Professor, SEE SP, VUNESP

Em uma cidade hipotética, o preço de um terreno pode variar em função:

I. de seu tamanho;
II. de sua localização em relação à área central, serviços e equipamentos de infra-estrutura;
III. das características socioeconômicas de sua vizinhança.

Dessa forma, pode-se considerar que o espaço geográfico apresenta-se, ao mesmo tempo, como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

978Q323303 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor, Secretaria de Estado de Educação SP, CESGRANRIO

A participação da sociedade civil nas decisões públicas é um indicativo do processo de democratização que o Brasil vem atravessando, o que pode ser verificado no campo da educação. A descentralização do poder público, produto da transição democrática, pode encobrir, contudo, uma relação autoritária, especialmente em contexto de políticas neoliberais, porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

979Q10999 | Física, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Sabe-se que 1 mol de qualquer substância possui (aproximadamente) 6.1023 moléculas. Colocam-se 18g de água em um recipiente aberto. Decorrido algum tempo, verifica-se que, por evaporação, ¼ das moléculas passou da fase líquida para a fase gasosa.
Consequentemente, a ordem de grandeza do número de moléculas que resta na fase líquida é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.