Início

Questões de Concursos Professor 40 Horas

Resolva questões de Professor 40 Horas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q990717 | Farmácia, Legislação Federal, Professor 40 Horas, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Os medicamentos trazodona, zolpidem e midazolam pertencem, respectivamente, às seguintes listas da Portaria 344/98:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q990875 | Odontologia, Professor 40 Horas, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Na dentística, a cavidade preparada em um dente pode ser denominada de acordo com o número de faces em que ocorre. Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q989924 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Professor 40 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Considere os aspectos fonéticos e fonológicos da linguagem escrita. Dentre as opções, identifique aquela que expressa corretamente a relação entre fonemas e grafemas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q989931 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor 40 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Considerando os métodos e técnicas de alfabetização, avalie as alternativas abaixo e assinale a CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q989683 | Medicina, Professor 40 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Sobre Meningoencefalites, avalie as afirmações abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS.

1. (__) A presença de rigidez de nuca, fotofobia e alterações do estado mental são sinais patognomônicos de meningoencefalite.
2. (__) O diagnóstico de meningoencefalite bacteriana deve ser confirmado exclusivamente por meio de tomografia computadorizada.
3. (__) O tratamento empírico inicial para meningoencefalite deve incluir antibióticos de amplo espectro e, dependendo da suspeita clínica, antivirais.

A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q989698 | Medicina, Professor 40 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Acerca das distrofias, julgue as frases abaixo.

I. A desnutrição proteico-calórica é mais comum em países com alto índice de desenvolvimento econômico.
II. O raquitismo carencial é resultante da deficiência de vitamina D, cálcio ou fosfato.
III. O tratamento da desnutrição protéico-calórica inclui a reintrodução gradual de nutrientes para evitar a síndrome de realimentação.


Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q992297 | Odontologia, Odontologia PréClínica, Professor 40 Horas, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Leia a descrição do local de bloqueio abaixo:

“Ele pode ser bloqueado ao emergir do canal incisivo. Como ponto de referência, temos a papila incisiva, que recobre o canal justamente na emergência do nervo. Recomenda-se a deposição de 0,4 mℓ do anestésico na área-alvo, com a agulha inclinada, lateralmente à papila, devido à menor sensibilidade à dor quando comparada à anestesia diretamente sobre a papila incisiva.”

O local de bloquei descrito refere-se ao nervo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q990774 | Fonoaudiologia, Professor 40 Horas, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Leia as afirmativas abaixo.

Compete ao fonoaudiólogo que presta assistência fonoaudiológica ao trabalhador:


I – Emitir laudos, pareceres e relatórios circunstanciados sobre os agravos relacionados com o trabalho ou limitações dele resultantes que afetem habilidades do trabalhador na área da comunicação.
II – Sugerir em caso de desencadeamento ou de agravamento de quadro clínico fonoaudiológico, o afastamento ou readaptação das funções laborais por tempo determinado.
III – Notificar o Sistema Único de Saúde, através do Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN), os agravos de notificação compulsória, relacionados à saúde do trabalhador, associados aos distúrbios fonoaudiológicos.
IV - Estabelecer relação saúde-trabalho-doença entre os transtornos fonoaudiológicos e as atividades do trabalhador, considerando apenas a história clínica e ocupacional atual.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q990856 | Saúde Pública, Professor 40 Horas, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

As vacinas funcionam a partir de diferentes mecanismos, todos com o mesmo objetivo de desenvolver uma resposta imunológica eficiente no organismo dos vacinados. Um desses mecanismos, utiliza fragmentos do patógeno como elemento fundamental da substância. Qual o nome desse tipo de vacina?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q990876 | Odontologia, Professor 40 Horas, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Os preparos cavitários podem ser classificados de acordo com a forma e a extensão das cavidades. Analise a descrição abaixo:

“Cavidades confinadas no interior da estrutura dentária, como se fosse uma caixa aberta superiormente (sem tampa). Exemplos: cavidade de classe I oclusal, classe V vestibular, classe II composta MO ou DO, e complexas MOD, sem redução cuspídea.”

Essa descrição refere ao preparo tipo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q987593 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor 40 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Considerando as estratégias de ensino, especificamente os métodos de alfabetização, a alternativa que indica qual afirmação é CORRETA acerca do Método Global é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q990776 | Psicologia, Professor 40 Horas, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Considere com atenção as informações a seguir.

I- O puerpério é considerado o momento de maior vulnerabilidade psíquica da mulher.
II- A gravidez é considerada o momento de maior vulnerabilidade psíquica da mulher.
III- O Ministério da Saúde, com base em diretrizes contidas na Política Nacional de Atenção Básica e na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, instituiu um protocolo de atendimento ao puerpério.
IV- A chamada Consulta Puerperal, realizada na Atenção Básica, deve estar voltada à checagem da saúde e condições do bebê.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q990879 | Odontologia, Professor 40 Horas, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Na dentística, segundo a classificação de Black, as cavidades preparadas nas faces proximais dos incisivos e caninos, sem remoção do ângulo incisal são chamadas de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q987595 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor 40 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Considerando a relação entre letramento e literatura infantil, assinale a alternativa que indica qual abordagem pedagógica é mais eficaz para promover a compreensão crítica da criança em relação às narrativas literárias.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q987598 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Professor 40 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Dentro do contexto da compreensão do uso de jogos e brincadeiras na educação, assinale a alternativa que indica qual abordagem pedagógica fundamenta-se na ideia de que as atividades lúdicas são essenciais para o desenvolvimento integral da criança, promovendo a construção do conhecimento de forma prazerosa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q987610 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor 40 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

No contexto educacional, assinale a alternativa que indica qual é uma das principais vantagens do uso do Google Classroom em conjunto com o Google Drive:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q989936 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor 40 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Assinale a alternativa que indica corretamente qual é uma crítica comum às abordagens tradicionais de alfabetização, àluzdas tendências atuais sobre alfabetização e habilidades preditoras.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q990725 | Farmácia, Professor 40 Horas, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

É diretriz geral da Assistência Farmacêutica na Atenção Básica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q992815 | Medicina, Professor 40 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

No que concerne à infecções sexualmente transmissíveis, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q990775 | Saúde Pública, Professor 40 Horas, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Em consonância com a Portaria nº 635/2023, que institui incentivo financeiro federal de implantação e custeio para as equipes Multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde, podemos afirmar que a equipe Multiprofissional Estratégica - eMulti Estratégica, deve atender ao seguinte requisito:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.