Questões de Concursos Professor 40 Horas

Resolva questões de Professor 40 Horas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q990779 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Professor 40 Horas, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

A redução de danos quanto ao uso de álcool e outras drogas é uma estratégia de cuidado em saúde e saúde mental que, em linhas gerais, objetiva:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q990876 | Odontologia, Professor 40 Horas, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Os preparos cavitários podem ser classificados de acordo com a forma e a extensão das cavidades. Analise a descrição abaixo:

“Cavidades confinadas no interior da estrutura dentária, como se fosse uma caixa aberta superiormente (sem tampa). Exemplos: cavidade de classe I oclusal, classe V vestibular, classe II composta MO ou DO, e complexas MOD, sem redução cuspídea.”

Essa descrição refere ao preparo tipo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q987603 | Pedagogia, Vygotsky, Professor 40 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Considerando o desenvolvimento da linguagem em crianças, identifique a alternativa CORRETA em relação ao papel da teoria sociocultural de Lev Vygotsky.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q992297 | Odontologia, Odontologia PréClínica, Professor 40 Horas, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Leia a descrição do local de bloqueio abaixo:

“Ele pode ser bloqueado ao emergir do canal incisivo. Como ponto de referência, temos a papila incisiva, que recobre o canal justamente na emergência do nervo. Recomenda-se a deposição de 0,4 mℓ do anestésico na área-alvo, com a agulha inclinada, lateralmente à papila, devido à menor sensibilidade à dor quando comparada à anestesia diretamente sobre a papila incisiva.”

O local de bloquei descrito refere-se ao nervo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q990774 | Fonoaudiologia, Professor 40 Horas, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Leia as afirmativas abaixo.

Compete ao fonoaudiólogo que presta assistência fonoaudiológica ao trabalhador:


I – Emitir laudos, pareceres e relatórios circunstanciados sobre os agravos relacionados com o trabalho ou limitações dele resultantes que afetem habilidades do trabalhador na área da comunicação.
II – Sugerir em caso de desencadeamento ou de agravamento de quadro clínico fonoaudiológico, o afastamento ou readaptação das funções laborais por tempo determinado.
III – Notificar o Sistema Único de Saúde, através do Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN), os agravos de notificação compulsória, relacionados à saúde do trabalhador, associados aos distúrbios fonoaudiológicos.
IV - Estabelecer relação saúde-trabalho-doença entre os transtornos fonoaudiológicos e as atividades do trabalhador, considerando apenas a história clínica e ocupacional atual.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q990788 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Professor 40 Horas, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Aponte a alternativa que representa um desafio à escuta clínica do sujeito nas práticas em saúde mental:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q987594 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor 40 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Diante das diversas abordagens de alfabetização, assinale a alternativa que indica qual característica fundamental do Método Fônico o distingue dos demais métodos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q987604 | Pedagogia, Piaget, Professor 40 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

No estágio operatório formal, conforme proposto por Jean Piaget em sua teoria do desenvolvimento cognitivo, a alternativa que indica qual característica representa uma capacidade distintiva que os adolescentes adquirem nessa fase é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q989933 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor 40 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Em relação às práticas pedagógicas em alfabetização, avalie as alternativas abaixo e assinale a CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q992247 | Psicologia, Psicologia Hospitalar, Professor 40 Horas, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

São sintomas neurológicos/mentais comuns nos relatos de pessoas que vivenciaram a COVID 19 e/ou vivenciam os agravos provocados pela COVID longa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q989689 | Medicina, Professor 40 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Considere a seguinte situação abaixo:

Um homem de 65 anos apresenta-se ao consultório com dificuldade urinária, jato urinário fraco e aumento da frequência noturna. O exame de toque retal revelou uma próstata aumentada de tamanho, porém, com superfície lisa. O PSA sérico é de 3,5 ng/mL. Considerando a situação descrita, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q992300 | Odontologia, Professor 40 Horas, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Sobre a anestesia paraperióstica, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q992817 | Medicina, Professor 40 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Sobre as lesões elementares da pele, marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q992819 | Medicina, Professor 40 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Considere a seguinte situação: Um paciente apresenta episódios recorrentes de hematomas espontâneos e sangramentos prolongados após procedimentos dentários. Exames laboratoriais indicam um tempo de protrombina prolongado, mas o tempo de tromboplastina parcial está dentro dos limites normais. Considerando a situação descrita, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q990785 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas, Professor 40 Horas, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

A Política Nacional de Humanização visa efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, promovendo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q990880 | Odontologia, Professor 40 Horas, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Segundo os princípios do preparo cavitário descritos por Black em 1908, a forma de conveniência é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q987605 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor 40 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Ao considerar os programas de alfabetização, assinale a alternativa que indica qual abordagem destaca a importância de ensinar a leitura e escrita de forma integrada, baseada em atividades significativas e no contexto social da criança:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q989935 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor 40 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Ao considerar as tendências sobre alfabetização e habilidades preditoras, analise as alternativas abaixo e assinale a CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q989681 | Medicina, Professor 40 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Acerca da interpretação de sinais e sintomas em clínica médica, julgue as frases abaixo.

I. Dor torácica pleurítica e hemoptise podem ser sinais de embolia pulmonar.
II. Icterícia é um sinal específico de doença hepática.
III. A presença de rigidez de nuca é específica para diagnóstico de meningite.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q990715 | Farmácia, Legislação Federal, Professor 40 Horas, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

São medicamentos presentes na lista C5 da Portaria 344/98:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.