Questões de Concursos Professor 5a a 8a Série

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21Q321953 | Pedagogia, Professor 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Considerando o fato de que o ensino fundamental no Brasil é direito público subjetivo, julgue os itens a seguir à luz da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

O direito à educação, assegurado como direito social, aplicase inclusive àqueles que não tiveram acesso ao ensino fundamental na idade escolar recomendada.

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22Q324283 | Pedagogia, Professor 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Considerando o fato de que o ensino fundamental no Brasil é direito público subjetivo, julgue os itens a seguir à luz da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Alimentação escolar e assistência à saúde do educando são programas suplementares que integram o direito de acesso ao ensino fundamental obrigatório e gratuito.

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23Q809406 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

A Constituição Federal de 1988 e a LDB estabeleceram os primeiros parâmetros curriculares para a educação básica. Acerca desses parâmetros, julgue os itens subseqüentes.

Os conhecimentos pertinentes à Sociologia e Filosofia são componentes curriculares obrigatórios a partir do segundo ciclo do ensino fundamental.

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24Q325826 | Pedagogia, Professor 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Os currículos escolares são elaborados com o objetivo de possibilitar a aquisição de conhecimentos por parte do alunado. Nesse sentido, a estruturação dos currículos intenta atender ao paradigma científico. Análises curriculares demonstram suposições básicas embutidas na construção dos currículos tradicionais. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

Os conteúdos das ciências exatas e naturais são organizados, nos currículos tradicionais, de forma a configurar o conhecimento das leis empiricamente testáveis.

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25Q327875 | Pedagogia, Professor 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Os currículos escolares são elaborados com o objetivo de possibilitar a aquisição de conhecimentos por parte do alunado. Nesse sentido, a estruturação dos currículos intenta atender ao paradigma científico. Análises curriculares demonstram suposições básicas embutidas na construção dos currículos tradicionais. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

Toda estrutura curricular apresenta o que a teoria crítica chama de currículo oculto: o conjunto de normas, valores e crenças não declarados, mas transmitidos aos estudantes por intermédio do conteúdo formal das disciplinas e pelas relações sociais que acontecem entre os segmentos que compõem a comunidade escolar.

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26Q324297 | Pedagogia, Professor 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

O sistema de ensino de determinado estado federado brasileiro estabeleceu em seu planejamento educacional: finalidade: desenvolver-se em uma sociedade em constante

processo de mudança;

objetivo (grande): proteger o meio ambiente;

objetivo (médio): conhecer os principais agentes de poluição ambiental;

objetivo (pequeno): recolher na natureza cinco provas concretas de poluição.

avaliação: constatar mudanças comportamentais nos alunos em relação à preservação ambiental.

Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens seguintes.

Os métodos e técnicas empregados para realizar a finalidade e os objetivos propostos no modelo hipotético devem garantir a rotina pedagógica a fim de propiciar a aprendizagem.

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27Q320220 | Pedagogia, Professor 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir a respeito do projeto político-pedagógico da escola e da educação continuada dos profissionais da escola.

O processo de formação continuada dos profissionais da escola compromissada com a construção do projeto políticopedagógico não se deve limitar aos conteúdos curriculares, mas estender a temas como cidadania, gestão democrática, avaliação, metodologia de pesquisa e ensino, novas tecnologias de ensino, entre outras que a localidade possa exigir.

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28Q326633 | Pedagogia, Professor 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Considerando o fato de que o ensino fundamental no Brasil é direito público subjetivo, julgue os itens a seguir à luz da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Direito público subjetivo significa o direito de cada sujeito, de cada indivíduo e de cada cidadão brasileiro.

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29Q427509 | Direito Constitucional, Municípios, Professor 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

A Constituição Federal de 1988 consagrou o Brasil como uma República Federativa. A LDB organizou o sistema nacional de ensino de acordo com o federalismo. A respeito da organização educacional brasileira, julgue os itens seguintes.

Os municípios podem atuar em todos os níveis de ensino, desde que atendam primeiramente às necessidades de sua área de competência e com recursos acima dos percentuais mínimos vinculados pela Constituição Federal à manutenção e desenvolvimento do ensino.

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30Q324598 | Pedagogia, Professor 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Os currículos escolares são elaborados com o objetivo de possibilitar a aquisição de conhecimentos por parte do alunado. Nesse sentido, a estruturação dos currículos intenta atender ao paradigma científico. Análises curriculares demonstram suposições básicas embutidas na construção dos currículos tradicionais. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

Nas ciências humanas e sociais, os conteúdos curriculares tradicionais estão indissociavelmente ligados ao questionamento dos julgamentos de valor, dos padrões de moralidade e das questões referentes à natureza da liberdade e do controle.

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