Início

Questões de Concursos Professor Adjunto I

Resolva questões de Professor Adjunto I comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


11Q324306 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Em relação ao desenvolvimento da linguagem escrita, analise as assertivas abaixo.

I. A criança tem uma história, uma origem fora da escola. Esta história de cada indivíduo tem grande peso no desenvolvimento da escrita, e também, no do ser humano como um todo. II. Todos os períodos vivenciados pela criança servirão de base para formação de um ser que se completa a cada dia. III. Brincar, desenhar e jogar, por vezes podem atrapalhar a aplicação de atividades importantes. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q325937 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

No âmbito escolar, a educação da matemática é vista como uma linguagem capaz de

I. traduzir a realidade e estabelecer suas diferenças. II. envolver os alunos com atividades matemáticas que educam nas quais, ao manipulá-las, eles construam a aprendizagem de forma significativa. III. atuar como um instrumento disciplinador e excludente. IV. levar o aluno a aprender, fazendo com que o objeto da aprendizagem seja agradável e divertido. É correto o que está contido em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q321811 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

O MEC disponibiliza para os educadores da Educação Infantil, alguns materiais, entre os quais,

I. um volume relativo ao âmbito de experiência “Conhecimento de Mundo”, que contém seis documentos referentes aos eixos de trabalho orientados para a construção das diferentes linguagens pelas crianças. II. os objetos de conhecimento: Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática. III. o exemplar do professor, para que este possa utilizá-lo como instrumento de trabalho cotidiano, consultá-lo, fazer anotações e discuti-lo com seus parceiros e/ou com os familiares das crianças usuárias das instituições. IV. uma cartilha inovadora e muito funcional com dicas de como alfabetizar no método tradicional. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q319085 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

É correto afirmar que o Professor deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q323918 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Em relação aos jogos e às brincadeiras no desenvolvimento da imaginação e da criatividade, analise as assertivas abaixo.

I. Os jogos devem ser trabalhados partindo sempre da curiosidade dos alunos e deixando-os livres. II. O brincar deve ser direcionado, seguindo uma linha de aprendizagem para o alcance de objetivos. III. O brincar deve ser utilizado ao fim da aula, como uma maneira de distrair e descansar as crianças, uma vez que o conteúdo já foi exposto ao longo do dia. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q329103 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

É sabido que o contexto sócio-histórico em que _____________ está inserido(a) é de grande importância no entendimento sobre a _______________ e posteriormente o entendimento das relações entre cuidado e educação. O problema em questão é entender qual a relação existente no binômio cuidar-educar e o que este implica para se obter uma ____________ na Educação Infantil, sabendo que nos primeiros anos de vida é de extrema importância o desenvolvimento dos aspectos físico, ____________, afetivo e emocional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q322080 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

O trabalho do Professor de Educação Infantil deve ser orientado pelo princípio básico de procurar proporcionar à criança o desenvolvimento da autonomia, ou seja, a capacidade de construir as suas próprias regras e meios de ação,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q327281 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Vista em um sentido mais restrito, a Educação Infantil

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q328054 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Para que se possa atingir os objetivos na Educação Infantil, é necessário selecionar conteúdos que auxiliem o desenvolvimento de capacidades. Em relação a esse assunto, analise as assertivas abaixo.

I. As capacidades podem ser de ordem física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social. II. As capacidades de ordem física estão associadas à possibilidade de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, ao autoconhecimento, ao uso do corpo na expressão das emoções e ao deslocamento com segurança. III. As capacidades de ordem cognitiva estão associadas ao desenvolvimento dos recursos para pensar e ao uso e apropriação de formas de representação e comunicação envolvendo resolução de problemas. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q816085 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

O Professor de Educação Infantil tem o Referencial Curricular Nacional (RCN) para a Educação Infantil referente às creches, entidades equivalentes e pré-escolas, que integra a série de documentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais elaborados pelo Ministério da Educação e do Desporto, atendendo às determinações da LDBEN, que estabelece

I. pela primeira vez na história do Brasil, que a Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica. II. considerar a busca por uma ação integrada que incorpore às atividades educativas os cuidados essenciais das crianças e suas brincadeiras; dessa forma, o RCN pretende apontar metas de qualidade que contribuam para que as crianças tenham um desenvolvimento integral de suas identidades. III. que os alunos não são capazes de crescer como cidadãos, nem contribuir para a sociedade e ter uma vida feliz se não frequentarem escolas privadas. É correto o que está contido em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

21Q327096 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

O educador deve propiciar um ambiente acolhedor e adequado ao ato de ler, para isso, ele deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q320922 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

O(A) _____________ tem direito a uma educação de base e não mais a uma prévia ___________________, como antes era denominado de pré-escola; o termo “Educação Infantil” aparece denotando a importância desta ________. A criança é vista como sujeito de direito social, e não apenas como uma promessa de _______________, tem-se que pensar na criança no presente, na sua condição de criança, pois estas são peças fundamentais no processo de troca, interação e transformação da sociedade, uma vez que são atores sociais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q320903 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Deve-se considerar que as crianças são diferentes entre si e que cada uma possui um ritmo de aprendizagem. Por isso, o professor deve estar preparado para propiciar a elas uma educação baseada na condição de aprendizagem de cada uma, considerando-as singulares e com características próprias. Portanto, o grande desafio da Educação Infantil e de seus profissionais é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q329044 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Estudo feito pelo Movimento Todos pela Educação aponta que 3,8 milhões de crianças e jovens entre 4 e 17 anos estavam fora da escola em 2010. Na década (2000-2010), entretanto, houve um aumento de 9,2% na taxa de acesso à escola, segundo o estudo De Olho nas Metas 2011, divulgado na terça-feira, 07/02/12. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a região que registrou o maior aumento na frequência ao sistema de ensino, com crescimento de 14,2%, o que possibilitou o atendimento de 87,8% das crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos e a região que teve o menor avanço na década, expansão de 8%.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q815811 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Assinale a alternativa que apresenta o processo de desenvolvimento da Educação Infantil no Brasil.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q326069 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

No que se refere à avaliação, considera-se que não se trata de avaliar a criança, mas sim as situações de aprendizagens que lhes foram oferecidas. Em relação à avaliação, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q326768 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Em relação ao princípio da adoção da gestão democrática nas escolas públicas, pode-se afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q809353 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre a legislação federal que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Os objetivos da formação básica, definidos para a Educação Infantil, prolongam–se durante os anos iniciais do Ensino Fundamental. ( ) A escola deve adotar estratégias para desenvolver o letramento emocional, social e ecológico do estudante. ( ) O Ensino Fundamental é organizado em duas fases, compreendendo 4 (quatro) anos iniciais e 5 (cinco) anos finais. ( ) A Educação Infantil tem por objetivo o desenvolvimento da criança especificamente em seus aspectos físico, afetivo e social.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q323489 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

É correto afirmar que, em uma sala de leitura,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q323825 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Em relação ao movimento como objeto de conhecimento na Educação Infantil, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A criança pequena utiliza seus gestos e movimentos para apoiar seu pensamento, como se este se projetasse em suas posturas. O movimento é uma linguagem, que comunica estados, sensações, ideias: o corpo fala. Assim, é importante que na Educação Infantil o professor possa organizar situações e atividades em que as crianças possam conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo. ( ) No fazer pedagógico da Educação Infantil, devem ser contempladas as diferentes linguagens que a criança utiliza para a apropriação e construção de conhecimentos. Entre essas linguagens destaca-se o movimento do seu corpo. ( ) O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.