Questões de Concursos Professor Adjunto I

Resolva questões de Professor Adjunto I comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q1034950 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Professor Adjunto I, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Analise as diretrizes a seguir levando em consideração o que dispõe a Lei nº 16.279/16, que aprova o Plano Estadual de Educação de São Paulo (PEE/SP) e dá outras providências.

I. Promoção humanística, científica, cultural e tecnológica do Estado e do País.
II. Preparação para os exames de avaliação nacionais de caráter seletivo.
III. Promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade étnico-racial e à sustentabilidade socioambiental.

Integra o PEE/SP o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1044678 | Direito da Criança e do Adolescente, Direitos Fundamentais no Eca, Professor Adjunto I, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

De acordo com o Art. 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente, para que crianças e adolescentes gozem do direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, devem ser assegurados

I. o direito de organização e participação em entidades estudantis.
II. o direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.
III. o direito de ser respeitado por seus educadores.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1034951 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Professor Adjunto I, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Sobre as tecnologias aplicadas à educação, assinale a afirmativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1044679 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Adjunto I, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A educação especial e o atendimento educacional especializado são regulados pelo Decreto nº 7.611/2011.

De acordo com o que dispõe a resolução, assinale a afirmativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1044680 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Adjunto I, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

De acordo com a Base Nacional Curricular Comum - BNCC, ao longo do Ensino Fundamental – Anos Finais, os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, sobretudo devido à necessidade de se apropriarem das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos relacionados às áreas.

Tendo em vista essa maior especialização, nos vários componentes curriculares, é importante
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1034953 | Noções de Informática, Redes de Computadores, Professor Adjunto I, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Principais dicas de segurança na internet para todos

De crianças a avós e profissionais, as ameaças online podem afetar qualquer pessoa. Conhecer as regras da internet deve ser uma prioridade.

(https://www.avast.com/pt-br/c-internet-safety-tips)



A esse respeito, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) VPN - Virtual Private Network é uma ferramenta que cria uma conexão de rede privada entre dispositivos por meio da Internet e são usadas para transmitir dados de forma segura e anônima em redes públicas.
( ) As conexões Wi-Fi gratuitas geralmente são criptografadas e, portanto, cibercriminosos não poderão ver o que os usuários conectados estão fazendo.
( ) Quando os criminosos virtuais induzem alguém a revelar informações sigilosas, como senhas e números de identidade, essa prática recebe o nome de phishing.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1034954 | Noções de Informática, Ferramentas de Reuniões e Comunicações On Line, Professor Adjunto I, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

O Google Workspace (GWS) vem revolucionando as rotinas corporativas dos mais variados setores, entre eles o das instituições de ensino. Assim como qualquer ferramenta baseada em nuvem, sua ideia é permitir que os profissionais sejam produtivos de qualquer lugar, com o apoio de tecnologias eficientes e seguras.
(Fonte: https://santodigital.com.br/conheca-5-ferramentas-do-google-para-usardentro-da-sala-de-aula)

A respeito dessas ferramentas, avalie as afirmativas a seguir.

I. O Google Meet permite a realização de videoconferências, o que pode se tornar um recurso precioso em sala de aula, enriquecendo o ensinoe trazendo para o aluno a experiência prática de pessoas de fora da instituição.
II. O Google Sala de Aula é uma ferramenta feita especificamente para atender às necessidades de uma turma; permite que os professores criem, com poucos cliques, um ambiente virtual onde os alunos recebem tarefas, comunicados e materiais.
III. O Google Calendar é uma das ferramentas que melhor podem ser aplicadas ao dia a dia da instituição como um todo — neste caso, nem precisando se restringir a somente a sala de aula; sua funcionalidade é um calendário digital conectado à conta Google onde podem ser registrados compromissos, encontros, aulas síncronas, entregas de trabalho entre outros.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q321811 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

O MEC disponibiliza para os educadores da Educação Infantil, alguns materiais, entre os quais,

I. um volume relativo ao âmbito de experiência “Conhecimento de Mundo”, que contém seis documentos referentes aos eixos de trabalho orientados para a construção das diferentes linguagens pelas crianças. II. os objetos de conhecimento: Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática. III. o exemplar do professor, para que este possa utilizá-lo como instrumento de trabalho cotidiano, consultá-lo, fazer anotações e discuti-lo com seus parceiros e/ou com os familiares das crianças usuárias das instituições. IV. uma cartilha inovadora e muito funcional com dicas de como alfabetizar no método tradicional. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q322080 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

O trabalho do Professor de Educação Infantil deve ser orientado pelo princípio básico de procurar proporcionar à criança o desenvolvimento da autonomia, ou seja, a capacidade de construir as suas próprias regras e meios de ação,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q324896 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

É correto afirmar que um ambiente alfabetizador

I. é aquele em que há uma cultura letrada, com livros, textos digitais ou em papel, um mundo de escritos que circulam socialmente. A comunidade que usa a todo momento esses escritos, que faz circular as ideias que eles contêm, é chamada alfabetizadora. II. não é somente aquele que contém material escrito, mas aquele em que diversos gêneros textuais estão presentes e sendo usados, dentro de uma função comunicativa, ou seja, o uso tem de ser efetivo. III. é aquele que se exige muita dedicação, inovação e criatividade do educador, para promover a aprendizagem dos alunos, e convivam com diversas formas de leitura e escrita. É correto o que está contido em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q327971 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Analise as assertivas abaixo em relação às principais tendências pedagógicas na prática escolar do Brasil:

I. acentua a primazia dos conteúdos estudados no seu confronto com as realidades sociais. II. concebe o papel da escola como preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições. III. admite o princípio da aprendizagem significativa. De acordo com José Carlos Libâneo, em “Democratização da Escola Pública”, assinale a alternativa que define corretamente a tendência pedagógica descrita.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q328492 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

As escolas infantis no Brasil sofreram, no decorrer dos tempos, diferentes mudanças em suas funções. Em relação a esse assunto, analise as assertivas abaixo.

I. Essas diferenças passaram pelo assistencialismo, pela custódia e pela privação cultural até a função educativa. II. Do ponto de vista histórico, houve um avanço significativo da legislação quando esta reconheceu a criança como cidadã, como sujeito de direitos, inclusive o direito à educação de qualidade desde o nascimento. III. A Educação Infantil obteve um grande avanço com a promulgação da Constituição Federal de 1988, em que o Estado passou a ter como dever garantir educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças de até 5 anos. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q319791 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Considerando-se as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças de 0 (zero) a 6 (seis) anos, a qualidade das experiências oferecidas que podem contribuir para o exercício da cidadania devem estar embasadas em determinados princípios educativos. Em relação a esse assunto, analise as assertivas abaixo.

I. As crianças devem ser consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas etc.

II. As crianças têm o direito de brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil.

III. É importante o acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, a fim de ampliar o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, aos afetos, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética.

IV. É fundamental a socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q323633 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

Educar significa propiciar situações de cuidado, brincadeira e ____________________ orientadas, de forma que possa __________________ para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal de ser e estar com os outros em uma atitude básica de _______________, respeito e confiança e o acesso pela criança aos _________________ mais amplos da realidade social e cultural.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q325937 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

No âmbito escolar, a educação da matemática é vista como uma linguagem capaz de

I. traduzir a realidade e estabelecer suas diferenças. II. envolver os alunos com atividades matemáticas que educam nas quais, ao manipulá-las, eles construam a aprendizagem de forma significativa. III. atuar como um instrumento disciplinador e excludente. IV. levar o aluno a aprender, fazendo com que o objeto da aprendizagem seja agradável e divertido. É correto o que está contido em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q325426 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

É preciso que a Educação Infantil oportunize a manipulação de objetos como um recurso indispensável para a compreensão e construção do número, como expressão de quantidade e de numeral como indicação de número. Em relação a esse assunto, analise as assertivas abaixo.

I. A criança, inicialmente, precisa interagir com os objetos, estabelecer relações entre eles, em função de suas qualidades (relação de semelhanças e diferenças) e qualificar coleções para, posteriormente, ser capaz de realizar a operação mental que parte das noções ou proposições simples para as mais complexas ou das partes para o todo, que permitem a consolidação da estrutura do número. II. A criança, inicialmente, não precisa utilizar os números para não se confundir enquanto ainda não está completamente apta a trabalhar com eles. III. A criança, inicialmente, deve entender que o número é alguma coisa que cada ser humano constrói através da criação e coordenação das relações. IV. Esta afirmação permite perceber que os alunos não precisam tanto de respostas aprendidas e de memorização, mas, sim, de flexibilidade operatória de seus esquemas de assimilação. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q323918 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Em relação aos jogos e às brincadeiras no desenvolvimento da imaginação e da criatividade, analise as assertivas abaixo.

I. Os jogos devem ser trabalhados partindo sempre da curiosidade dos alunos e deixando-os livres. II. O brincar deve ser direcionado, seguindo uma linha de aprendizagem para o alcance de objetivos. III. O brincar deve ser utilizado ao fim da aula, como uma maneira de distrair e descansar as crianças, uma vez que o conteúdo já foi exposto ao longo do dia. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q329044 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Estudo feito pelo Movimento Todos pela Educação aponta que 3,8 milhões de crianças e jovens entre 4 e 17 anos estavam fora da escola em 2010. Na década (2000-2010), entretanto, houve um aumento de 9,2% na taxa de acesso à escola, segundo o estudo De Olho nas Metas 2011, divulgado na terça-feira, 07/02/12. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a região que registrou o maior aumento na frequência ao sistema de ensino, com crescimento de 14,2%, o que possibilitou o atendimento de 87,8% das crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos e a região que teve o menor avanço na década, expansão de 8%.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q319085 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

É correto afirmar que o Professor deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.