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Questões de Concursos Professor Adjunto I

Resolva questões de Professor Adjunto I comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


31Q326088 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre as lições esposadas por Jean Piaget, em relação ao desenvolvimento infantil, é incorreto afirmar que o autor

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32Q324827 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Na Educação Infantil, para que o educando tenha um ensino adequado, é necessário oferecer um ambiente voltado ao atendimento institucional à criança pequena, além de proporcionar aos alunos conhecimento e criticidade em um contexto interdisciplinar, envolvendo temas voltados para a sua realidade, alicerçando, assim, sua aprendizagem, desenvolvimento crítico e participativo. Em relação a esse assunto, é correto afirmar que

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33Q323050 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Para se organizar o cotidiano das crianças da Educação Infantil é necessário, antes de tudo,

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34Q321469 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A musicalização é um processo de educação musical que visa a

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35Q322207 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Algumas das estratégias usadas para ensinar leitura também ajudam as crianças a escrever, que é o outro componente da alfabetização. Em relação a essas estratégias, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O ensino das associações de som-símbolo ajuda as crianças a aprenderem a soletrar e a ler. Naturalmente, a boa escrita é muito mais do que apenas soletrar; ela requer instrução e prática, assim como a leitura. ( ) As crianças precisam aprender sobre técnicas de escrita, como fazer resumos e desenvolver parágrafos, a fim de se tornarem boas escritoras. ( ) Para serem boas escritoras, as crianças precisam aprender sobre a mecânica da língua, tal como gramática e usos adequados de palavras, bem como sobre editar o trabalho escrito seu e de outros.
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36Q1044678 | Direito da Criança e do Adolescente, Direitos Fundamentais no Eca, Professor Adjunto I, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

De acordo com o Art. 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente, para que crianças e adolescentes gozem do direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, devem ser assegurados

I. o direito de organização e participação em entidades estudantis.
II. o direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.
III. o direito de ser respeitado por seus educadores.

Está correto o que se afirma em
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37Q1038681 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Adjunto I, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Leia o trecho a seguir.

A pedagogia no século XX é reestruturada e renovada no que se refere ao seu plano teórico [...], fazendo, assim, surgir um novo modelo pedagógico onde a filosofia e a ciência, principalmente como pesquisa experimental ganham espaço. Portanto, a educação nova consiste em uma corrente que trata de mudar o rumo da educação tradicional, intelectualista e livresca, dandolhe sentido vivo e ativo.
LUZURIAG. (1987).

Sobre a tendência nomeada no texto como educação nova, assinale a afirmativa incorreta.
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38Q1044680 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Adjunto I, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

De acordo com a Base Nacional Curricular Comum - BNCC, ao longo do Ensino Fundamental – Anos Finais, os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, sobretudo devido à necessidade de se apropriarem das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos relacionados às áreas.

Tendo em vista essa maior especialização, nos vários componentes curriculares, é importante
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39Q1044665 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Adjunto I, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Leia o texto a seguir.

A construção da inteligência se dá, portanto, em etapas sucessivas, com complexidades crescentes, encadeadas umas às outras, necessitando de estruturas orgânicas, de experiências do sujeito sobre o meio físico e social, de interações e da capacidade interna de assimilar e acomodar conhecimentos, visando a compensações do sujeito em resposta aos desafios e perturbações que a realidade (interna e externa) imponha.
XAVIER e NUNES. (2015).

Com base no que afirmam as autoras, assinale a afirmativa incorreta.
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40Q1044677 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Adjunto I, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A Resolução nº 7/2010 fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos.

Assinale a opção que indica o fundamento maior dessas diretrizes.
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41Q1034948 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Adjunto I, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Com base nos objetivos do Compromisso definidos no Decreto nº 11.556/23, que instituiu o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, analise as afirmativas a seguir.

I. Implementar políticas, programas e ações para que as crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do segundo ano do ensino fundamental.
II. Promover medidas para a recomposição da aprendizagem, com foco na alfabetização e na ampliação e no aprofundamento das competências em leitura e escrita, priorizando as que não alcançaram os padrões adequados de alfabetização até o segundo ano do ensino fundamental.
III. Desenvolver os processos de alfabetização e letramento dentro da idade certa, com base em evidências científicas.

Está correto o que se afirma em
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42Q1044674 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Professor Adjunto I, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Sobre planejamento no âmbito da educação escolar, analise as afirmativas a seguir.

I. Objetivos, conteúdo, metodologia e avaliação constituem elementos estruturantes do planejamento de ações de ensino.
II. Os objetivos podem ser categorizados em gerais e específicos.
III. Os objetivos específicos expressam propósitos mais amplos acerca da função da educação.
IV. A avaliação da aprendizagem está diretamente imbricada com os objetivos, mas não faz parte da metodologia de ensino.

Está correto o que se afirma em
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43Q1034954 | Informática, Ferramentas de Reuniões e Comunicações On Line, Professor Adjunto I, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

O Google Workspace (GWS) vem revolucionando as rotinas corporativas dos mais variados setores, entre eles o das instituições de ensino. Assim como qualquer ferramenta baseada em nuvem, sua ideia é permitir que os profissionais sejam produtivos de qualquer lugar, com o apoio de tecnologias eficientes e seguras.
(Fonte: https://santodigital.com.br/conheca-5-ferramentas-do-google-para-usardentro-da-sala-de-aula)

A respeito dessas ferramentas, avalie as afirmativas a seguir.

I. O Google Meet permite a realização de videoconferências, o que pode se tornar um recurso precioso em sala de aula, enriquecendo o ensinoe trazendo para o aluno a experiência prática de pessoas de fora da instituição.
II. O Google Sala de Aula é uma ferramenta feita especificamente para atender às necessidades de uma turma; permite que os professores criem, com poucos cliques, um ambiente virtual onde os alunos recebem tarefas, comunicados e materiais.
III. O Google Calendar é uma das ferramentas que melhor podem ser aplicadas ao dia a dia da instituição como um todo — neste caso, nem precisando se restringir a somente a sala de aula; sua funcionalidade é um calendário digital conectado à conta Google onde podem ser registrados compromissos, encontros, aulas síncronas, entregas de trabalho entre outros.

Está correto o que se afirma em
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44Q1044667 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Adjunto I, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Leia o texto a seguir.

O projeto político-pedagógico elaborado apenas por especialistas não consegue representar os anseios da comunidade escolar, por isso ele deve ser entendido como um processo que inclui as discussões sobre a comunidade local, as prioridades e os objetivos de cada escola e os problemas que precisam ser superados, por meio da criação de práticas pedagógicas coletivas e da corresponsabilidade de todos os membros da comunidade escolar.
MEC. (2004).

Na elaboração do projeto político-pedagógico, devem ser considerados os fatores a seguir.

I. A experiência acumulada pelos profissionais da educação de cada escola.
II. A cultura da comunidade e os currículos locais.
III. Uma bibliografia especializada, as normas e diretrizes do sistema de ensino.

Está correto o que se afirma em
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45Q1044675 | Direito Constitucional, Educação, Professor Adjunto I, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

O Art. 208, caput, da Constituição Federal/1988 dispõe que: o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de

I. progressiva universalização do ensino médio gratuito.
II. atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.
III. educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças de até 5 (cinco) anos de idade.

Está correto o que se afirma em
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46Q1034949 | Legislação Estadual, Constituição do Estado de São Paulo, Professor Adjunto I, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

O Art. 238 da Constituição do Estado de São Paulo dispõe que a lei organizará o Sistema de Ensino do Estado de São Paulo, levando em conta o princípio da
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47Q1044669 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Professor Adjunto I, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Sobre a educação inclusiva, considerando o que dispõe a Lei nº 13.146/2015, assinale a afirmativa correta.
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48Q1038682 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Leia o fragmento a seguir.

Alguns responderão que a educação é responsável pela direção da sociedade, na medida em que ela é capaz de direcionar a vida social, salvando-a da situação em que se encontra; um segundo grupo entende que a educação reproduz a sociedade como ela está; há um terceiro grupo de pedagogos e teóricos da educação que compreendem a educação como uma instância mediadora de uma forma de entender e viver a sociedade. Para estes a educação nem salva nem reproduz a sociedade, mas pode e deve servir de meio para a efetivação de uma concepção de sociedade.
LUCKESI. (1994).

O autor classificou essas três concepções de educação, respectivamente, como
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49Q1044666 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor Adjunto I, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Leia o trecho a seguir.

O ato de avaliar a aprendizagem na escola se expressa como uma investigação da qualidade dos resultados obtidos, portanto, resulta num conhecimento do desempenho do educando individual, assim como de sua turma, coletivamente.
LUCKESI. (2017).

Sobre a avaliação da aprendizagem, analise as afirmativas a seguir.

I. O avaliador deve coletar dados conforme as variáveis que compõem o seu objeto de estudo, atendo-se primeiramente ao que foi planejado.
II. A avaliação é a aliada necessária das soluções a serem gerenciadas, tendo em vista a obtenção dos resultados desejados e necessários.
III. Alterações na prática avaliativa sempre produzem falhas nos resultados da aprendizagem.

Está correto o que se afirma em
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50Q1044670 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Adjunto I, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Leia os fragmentos a seguir.

Um código de ética, em linhas gerais, é um instrumento normativo – mas também constitutivo de princípios e de diretrizes –, que institucionaliza as orientações éticas que se devem evidenciar no exercício profissional.
VEIGA e ARAÚJO. (2007).

Cabe ressaltar que na organização de um código de ética é necessário que se trace sua base filosófica.
SILVA, ISHII e KRASILCHIK. (2022).

No caso dos professores, tal base envolve as relações
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