Questões de Concursos Professor Adjunto I

Resolva questões de Professor Adjunto I comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q326768 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Em relação ao princípio da adoção da gestão democrática nas escolas públicas, pode-se afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q327281 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Vista em um sentido mais restrito, a Educação Infantil

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q328054 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Para que se possa atingir os objetivos na Educação Infantil, é necessário selecionar conteúdos que auxiliem o desenvolvimento de capacidades. Em relação a esse assunto, analise as assertivas abaixo.

I. As capacidades podem ser de ordem física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social. II. As capacidades de ordem física estão associadas à possibilidade de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, ao autoconhecimento, ao uso do corpo na expressão das emoções e ao deslocamento com segurança. III. As capacidades de ordem cognitiva estão associadas ao desenvolvimento dos recursos para pensar e ao uso e apropriação de formas de representação e comunicação envolvendo resolução de problemas. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q320903 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Deve-se considerar que as crianças são diferentes entre si e que cada uma possui um ritmo de aprendizagem. Por isso, o professor deve estar preparado para propiciar a elas uma educação baseada na condição de aprendizagem de cada uma, considerando-as singulares e com características próprias. Portanto, o grande desafio da Educação Infantil e de seus profissionais é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q809353 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre a legislação federal que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Os objetivos da formação básica, definidos para a Educação Infantil, prolongam–se durante os anos iniciais do Ensino Fundamental. ( ) A escola deve adotar estratégias para desenvolver o letramento emocional, social e ecológico do estudante. ( ) O Ensino Fundamental é organizado em duas fases, compreendendo 4 (quatro) anos iniciais e 5 (cinco) anos finais. ( ) A Educação Infantil tem por objetivo o desenvolvimento da criança especificamente em seus aspectos físico, afetivo e social.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q324750 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A fala é o principal instrumento de comunicação das crianças com os professores e seus colegas. Porém, é recente como um conteúdo na Educação Infantil. Todos precisam saber se expressar e usar a linguagem em variadas situações comunicativas: conversas, entrevistas, seminários, ao telefone etc. Para desenvolver a comunicação oral desde cedo, é importante

I. diversificar os assuntos tratados em sala de aula. II. fazer um rodízio para que todos falem em uma roda de conversa. Mostrar textos para aqueles que ainda não sabem ler convencionalmente e ler para eles. Fotos e ilustrações também são de grande ajuda. III. discutir sobre uma reportagem, um fato recente ou até sobre um texto científico. Trazer outras pessoas para bater papo também ajuda. É correto o que está contido em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q329103 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

É sabido que o contexto sócio-histórico em que _____________ está inserido(a) é de grande importância no entendimento sobre a _______________ e posteriormente o entendimento das relações entre cuidado e educação. O problema em questão é entender qual a relação existente no binômio cuidar-educar e o que este implica para se obter uma ____________ na Educação Infantil, sabendo que nos primeiros anos de vida é de extrema importância o desenvolvimento dos aspectos físico, ____________, afetivo e emocional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q320922 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

O(A) _____________ tem direito a uma educação de base e não mais a uma prévia ___________________, como antes era denominado de pré-escola; o termo “Educação Infantil” aparece denotando a importância desta ________. A criança é vista como sujeito de direito social, e não apenas como uma promessa de _______________, tem-se que pensar na criança no presente, na sua condição de criança, pois estas são peças fundamentais no processo de troca, interação e transformação da sociedade, uma vez que são atores sociais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q322207 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Algumas das estratégias usadas para ensinar leitura também ajudam as crianças a escrever, que é o outro componente da alfabetização. Em relação a essas estratégias, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O ensino das associações de som-símbolo ajuda as crianças a aprenderem a soletrar e a ler. Naturalmente, a boa escrita é muito mais do que apenas soletrar; ela requer instrução e prática, assim como a leitura. ( ) As crianças precisam aprender sobre técnicas de escrita, como fazer resumos e desenvolver parágrafos, a fim de se tornarem boas escritoras. ( ) Para serem boas escritoras, as crianças precisam aprender sobre a mecânica da língua, tal como gramática e usos adequados de palavras, bem como sobre editar o trabalho escrito seu e de outros.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q323489 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

É correto afirmar que, em uma sala de leitura,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q326069 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

No que se refere à avaliação, considera-se que não se trata de avaliar a criança, mas sim as situações de aprendizagens que lhes foram oferecidas. Em relação à avaliação, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q327096 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

O educador deve propiciar um ambiente acolhedor e adequado ao ato de ler, para isso, ele deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q321469 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A musicalização é um processo de educação musical que visa a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q815811 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Assinale a alternativa que apresenta o processo de desenvolvimento da Educação Infantil no Brasil.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q326088 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre as lições esposadas por Jean Piaget, em relação ao desenvolvimento infantil, é incorreto afirmar que o autor

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q324306 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Em relação ao desenvolvimento da linguagem escrita, analise as assertivas abaixo.

I. A criança tem uma história, uma origem fora da escola. Esta história de cada indivíduo tem grande peso no desenvolvimento da escrita, e também, no do ser humano como um todo. II. Todos os períodos vivenciados pela criança servirão de base para formação de um ser que se completa a cada dia. III. Brincar, desenhar e jogar, por vezes podem atrapalhar a aplicação de atividades importantes. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q816085 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

O Professor de Educação Infantil tem o Referencial Curricular Nacional (RCN) para a Educação Infantil referente às creches, entidades equivalentes e pré-escolas, que integra a série de documentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais elaborados pelo Ministério da Educação e do Desporto, atendendo às determinações da LDBEN, que estabelece

I. pela primeira vez na história do Brasil, que a Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica. II. considerar a busca por uma ação integrada que incorpore às atividades educativas os cuidados essenciais das crianças e suas brincadeiras; dessa forma, o RCN pretende apontar metas de qualidade que contribuam para que as crianças tenham um desenvolvimento integral de suas identidades. III. que os alunos não são capazes de crescer como cidadãos, nem contribuir para a sociedade e ter uma vida feliz se não frequentarem escolas privadas. É correto o que está contido em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q324827 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Na Educação Infantil, para que o educando tenha um ensino adequado, é necessário oferecer um ambiente voltado ao atendimento institucional à criança pequena, além de proporcionar aos alunos conhecimento e criticidade em um contexto interdisciplinar, envolvendo temas voltados para a sua realidade, alicerçando, assim, sua aprendizagem, desenvolvimento crítico e participativo. Em relação a esse assunto, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q326628 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A construção do conhecimento lógico-matemático se faz a partir da vivência da criança, aliada às situações de desafio que lhe são colocadas na escola e em casa. Sem dúvida, o jogo é um aliado importante nesta construção. Assinale a alternativa que apresenta os estímulos que este conhecimento oferece.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q323050 | Pedagogia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Para se organizar o cotidiano das crianças da Educação Infantil é necessário, antes de tudo,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.