Início Questões de Concursos Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2 Resolva questões de Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2 Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 21Q323697 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCNo contexto da política brasileira para a infância, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil são: ✂️ a) importante contribuição para as instituições de Educação Infantil e têm como função sugerir aspectos que serão definidos autonomamente por creches e pré-escolas. ✂️ b) assim como o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, referência para o trabalho de planejamento do professor junto a um grupo de crianças. ✂️ c) mandatórias para todas as instituições com crianças de 0 a 6 anos e visam orientar, com base em princípios éticos, políticos e estéticos, a proposta pedagógica dessas instituições. ✂️ d) um documento nacional que esclarece sobre a participação da família, da comunidade e da creche na educação e cuidado infantil, seus direitos e deveres. ✂️ e) um currículo definido em nível federal que objetiva unificar e controlar o atendimento, a educação e a avaliação das crianças de creches e pré-escolas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 22Q327715 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCA presença da linguagem musical na educação infantil tem a finalidade de ✂️ a) dar suporte à formação de hábitos, atitudes e comportamentos. ✂️ b) transmitir tradições do contexto em que as crianças estão inseridas, por meio de sua presença nas festas e comemorações. ✂️ c) auxiliar na memorização de conteúdos matemáticos e lingüísticos. ✂️ d) promover o desenvolvimento rítmico e psicomotor, necessários à alfabetização e ao desenvolvimento da imagem corporal. ✂️ e) desenvolver a percepção e conhecimento das possibilidades e qualidades expressivas dos sons e a criatividade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 23Q324904 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCTendo como fundamento a noção de zona de desenvolvimento proximal de Vygotsky, ao planejar uma situação pedagógica, o professor deve: ✂️ a) partir do que as crianças já conhecem e planejar ações que as possibilitem, com o seu apoio ou de outras crianças, realizar novas atividades propostas. ✂️ b) avaliar o que falta nas capacidades cognitivas de suas crianças para poder propor atividades que desenvolvam essas capacidades. ✂️ c) planejar situações para que espontaneamente as crianças desenvolvam suas habilidades. ✂️ d) identificar o potencial que suas crianças trazem e estimulá-los, não ultrapassando seus limites. ✂️ e) estruturar situações na rotina para que com a repetição regular destas as crianças memorizem e aprendam os conteúdos propostos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 24Q324416 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCUma professora de Educação Infantil presencia a reação de uma criança, ao cair, xingar: Chão feio!. Tendo em vista a teoria piagetiana, uma compreensão possível desta situação pela professora é que esta criança: ✂️ a) alcançou a capacidade de reversibilidade, mas não a de realismo. ✂️ b) ainda é muito imatura emocionalmente. ✂️ c) não é capaz de operar ações mentais. ✂️ d) evidencia o animismo característico de seu pensamento. ✂️ e) está restrita às suas sensações e ações motoras. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 25Q327604 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCA partir das análises e comparações realizadas pela pesquisadora Ana Lúcia G. de Faria, em seu livro Educação Pré-Escolar e Cultura, sobre os Parques Infantis propostos por Mário de Andrade na década de 30, e as atuais EMEIs do município de São Paulo, é correto afirmar que: ✂️ a) as propostas das EMEIs atuais representam uma evolução aprimorada daquelas realizadas por Mário de Andrade para os Parques Infantis. ✂️ b) as propostas das EMEIs atuais devem corrigir a falha que existia nos Parques Infantis, onde Mário de Andrade defendia o ócio. ✂️ c) nos primeiros Parques Infantis não havia escolarização e a brincadeira, a expressão artística e as manifestações culturais eram valorizadas, o que quase não ocorre nas EMEIs atuais. ✂️ d) nas EMEIs atuais não há escolarização e a brincadeira e a expressão artística são valorizadas, o que não havia nos Parques Infantis. ✂️ e) tanto as atuais EMEIs quanto os Parques Infantis representam e representaram importantes espaços para a escolarização inicial das crianças. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 26Q322542 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCAs condutas que melhor favorecem o acolhimento à criança nova na escola durante seu período de adaptação são: ✂️ a) permitir que a mãe permaneça com a criança nos primeiros dias; pegar a criança no colo quando chora; pedir informações e orientações da mãe sobre a vida da criança; flexibilizar a rotina e as regras para essa criança; permitir que a criança traga um brinquedo de casa. ✂️ b) deixar a cargo do familiar responsável pela adaptação a realização das atividades com a criança até que esta conheça o ambiente e possa ir começando a se acostumar com a educadora; pedir informações e orientações da mãe sobre a vida da criança; flexibilizar a rotina e as regras para essa criança; permitir que a criança traga um brinquedo de casa. ✂️ c) não permitir que pais e/ou familiares fiquem na instituição para que não criem uma situação de ansiedade para a criança; pedir informações detalhadas e orientações da mãe sobre a vida da criança; pegar a criança no colo quando chora; elaborar um plano rígido de estadia da criança obedecendo a um crescente número de horas. ✂️ d) permitir que a mãe permaneça com a criança nos primeiros dias; pegar a criança no colo quando chora; tentar no decorrer desse período por meio da realização das atividades ir conhecendo os hábitos da criança; não alterar a rotina e as regras da instituição; não permitir desde o início que a criança traga brinquedos de casa. ✂️ e) permitir que a mãe permaneça com a criança nos primeiros dias; não pegar a criança no colo quando chora; pedir informações e orientações da mãe sobre a vida da criança; passar para a mãe a rotina e as regras da instituição para atender essa criança; não permitir desde o início que a criança traga brinquedos de casa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 27Q325903 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCO professor de Educação Infantil preocupado com observar, escutar e aprender com a criança entende que o choro e as manifestações de medo, insegurança, raiva e tristeza da criança são expressões: ✂️ a) de sofrimento que, por isso, devem ser evitadas ou minimizadas na experiência escolar. ✂️ b) que a criança tem o direito de vivenciar da mesma forma que as relacionadas à alegria, à curiosidade e ao prazer. ✂️ c) que devem ser estimuladas de forma a fortalecer a criança para enfrentar as violências sociais. ✂️ d) sobre as quais o professor não tem poder de intervir a não ser para dar algum apoio afetivo à criança nesses momentos. ✂️ e) que alimentam a agressividade entre as crianças e, por isso, deve-se impedir que elas ocorram. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 28Q326582 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCA inclusão das crianças com necessidades educativas especiais no contexto das instituições de Educação Infantil ✂️ a) atende a princípios políticos dos direitos e deveres da cidadania definidos no âmbito do ordenamento legal da educação nacional. ✂️ b) atende, principalmente, à necessidade das crianças especiais, que não tinham nas instituições destinadas a elas um atendimento de qualidade. ✂️ c) não respeita o professor pois, na maioria dos casos, estas crianças precisam de professores de educação especial. ✂️ d) constitui uma situação insustentável dentro de creches e pré-escolas, devido a não participação dos familiares no atendimento a essas crianças. ✂️ e) atende a uma ausência nas políticas públicas em propiciar espaços, diferentes dos regulares, para as crianças em situações especiais de aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 29Q328968 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCUm grupo de crianças de 4 anos está envolvido em uma brincadeira com bonecas. A professora responsável pelo grupo observa que a boneca de cor negra não foi escolhida e inicia o seguinte diálogo com uma das crianças: Profª: Por que você não escolheu aquela boneca? Criança: Porque ela é feia. Profª: E por que ela é feia? Criança (passando a mão no próprio braço): Por causa da cor. A partir desse diálogo, o encaminhamento da professora que atenderia a princípios éticos e políticos que fundamentam as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil seria: ✂️ a) deixar a questão em suspenso e não dizer nada pois a própria criança deve resolver sozinha. ✂️ b) possibilitar espaços de diálogo, acolhimento e respeito à identidade de cada pessoa no contexto coletivo. ✂️ c) informar as crianças que, na sociedade atual, todos devem encontrar meios de dar chances especiais aos negros. ✂️ d) concordar com a criança e não fazer da questão um problema. ✂️ e) retirar a boneca negra da sala de forma a evitar futuras situações constrangedoras. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 30Q328128 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCA professora Ana trabalha com crianças de 4 anos. Em seu grupo, entrou recentemente uma criança que tem se manifestado com freqüência através de comportamentos e expressões agressivas tanto com ela, quanto com as demais crianças. Corre no bairro a fama de que essa criança tem problemas porque o seu pai está preso e sua mãe lhe dá pouca atenção. Qual a melhor maneira da professora Ana ajudar essa criança? ✂️ a) Chamar sua mãe para tentar convencê-la de que a criança precisa de um psicólogo e orientá-la sobre como encaminhar a criança a esse profissional. ✂️ b) Tentar compensar a carência afetiva da criança em sala de aula, dando-lhe carinho e ajudando as demais crianças a terem paciência com ela. ✂️ c) Procurar se aproximar da mãe e da criança, para conhecê-las melhor e poder definir sua forma de atuar. ✂️ d) Chamar sua mãe e orientá-la sobre as necessidades de seu filho e sobre como ela deve agir para ele se tornar menos agressivo. ✂️ e) Solicitar junto à direção da escola providências para que tanto a criança quanto sua mãe sejam encaminhadas a um atendimento psicológico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 31Q325820 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCA organização de "cantinhos" realizada pelo professor na instituição de Educação Infantil fundamenta-se na idéia de planejar espaços ✂️ a) separados para as crianças objetivando, principalmente, diminuir as brigas. ✂️ b) fixos durante o ano, que seguem um sistema de rodízio entre as diversas turmas, facilitando o trabalho do professor com a arrumação das salas, de forma que ele possa se dedicar a objetivos pedagógicos de maior prioridade. ✂️ c) semelhantes aos de casa, por exemplo, o quarto, a sala e a cozinha adaptados às necessidades infantis, de forma que a criança aprenda e se prepare para atividades cotidianas da vida adulta. ✂️ d) diversos que tornem a instituição de Educação Infantil mais adequada à infância, tirando ao máximo a aparência do cotidiano escolar. ✂️ e) que favoreçam a autonomia, dando condições para que as crianças possam buscar menos a atenção do adulto, ao mesmo tempo em que ampliam a rede de interações com seus pares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 32Q323404 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCPara Vygotsky, o processo de aprendizagem acontece, principalmente: ✂️ a) a partir da maturação das informações do código genético que influencia diferentemente o desenvolvimento, conforme a faixa etária. ✂️ b) pela forte influência do meio sobre o indivíduo que molda paulatinamente a personalidade da criança. ✂️ c) na interação social, sobretudo com pessoas mais experientes que possibilitam, assim, à criança avançar no seu desenvolvimento. ✂️ d) decorrente do desenvolvimento dos esquemas motores e das capacidades cognitivas. ✂️ e) a depender da capacidade volitiva da criança, o que pode variar de uma para a outra. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 33Q327083 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCDo ponto de vista da promoção, na educação infantil, da construção das identidades das crianças a partir das interações que ocorrem entre elas, o contato com crianças que apresentam necessidades especiais é considerado como ✂️ a) uma oportunidade das crianças com necessidades especiais aprenderem com as crianças normais, que são mais habilitadas e podem oferecer modelos de ações mais adequadas àquelas. ✂️ b) a maneira mais eficaz de ensinar as crianças normais a respeitarem os direitos e ajudarem as crianças com necessidades especiais a realizarem as mesmas atividades que aquelas realizam. ✂️ c) um grande desafio para todas as crianças e uma experiência que tem resultado no desenvolvimento da solidariedade entre elas e no respeito às diferenças. ✂️ d) interessante, desde que as crianças com necessidades especiais apresentem um nível de desenvolvimento equivalente ao das crianças normais, independente de sua idade, para acompanhar as atividades que são propostas. ✂️ e) indesejável, pois o professor precisa optar por dar mais atenção às crianças com necessidades especiais ou às crianças normais, sendo que sempre faltará atenção a alguma delas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 34Q326512 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCQuando se fala que a escola de educação infantil deve compartilhar com as famílias a educação das crianças e criar formas de participação das mesmas na vida escolar, podemos dizer que a maneira mais importante de promover essa participação é: ✂️ a) chamar os familiares para executarem trabalhos na escola, como forma de conhecerem e valorizarem o trabalho dos professores. ✂️ b) abrir canais de comunicação entre pais e profissionais da escola de forma que eles possam participar das decisões sobre a vida escolar de seus filhos. ✂️ c) organizar reuniões e palestras de orientação sobre temas relacionados à educação das crianças para ensinar aos pais. ✂️ d) manter as famílias informadas sobre as decisões tomadas, projetos desenvolvidos e resultado das avaliações da escola sobre as crianças. ✂️ e) abrir espaços para que os familiares organizem as festas e eventos da escola, pois esse trabalho estará associado ao prazer e à afetividade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 35Q325036 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCA legislação educacional brasileira, especificamente a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, entendem a criança enquanto ✂️ a) futuro cidadão em desenvolvimento que, portanto, deve ter uma educação de qualidade garantida para que possa inserir-se com sucesso em seu meio social. ✂️ b) pessoa que demanda e merece cuidados de sua família, mas, que, devido a necessidade de seus pais trabalharem, tem o direito garantido pela Constituição Federal a um lugar de guarda. ✂️ c) pessoa em desenvolvimento que, em caso de famílias necessitadas, deve receber cuidados institucionais que supram essa carência, em termos físicos, nutricionais, educativos e emocionais. ✂️ d) sujeito de direitos, cidadão em processo, pessoa completa em uma fase especial de desenvolvimento, que tem o direito à educação e ao cuidado garantidos desde o nascimento. ✂️ e) indivíduo que tem direitos e deveres, mas que a família não tem educado efetivamente para que venha a ser cidadão cumpridor de seus deveres, devendo o Estado assumir essa educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 36Q323065 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCPara definir as finalidades de um programa para a primeira infância, segundo a abordagem construcionista social, há que se fazer opções ✂️ a) do nível socioeconômico das crianças que serão atendidas. ✂️ b) do método pedagógico de ensino-aprendizagem a ser implementado. ✂️ c) de valores éticos e políticos a serem respeitados pelo programa. ✂️ d) sobre os conhecimentos gerais ou locais que serão transmitidos às crianças. ✂️ e) entre a participação, ou não, das famílias e comunidade no programa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 37Q320182 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCNos modelos mais valorizados de educação infantil, tais como os encontrados na Itália e na Suécia, busca-se encarar a criança como ✂️ a) um ator, ativo e criativo, cidadão com potenciais, direitos e responsabilidades. ✂️ b) vulnerável, mas com potencial para, no futuro, fazer uma sociedade melhor. ✂️ c) passiva, incompleta e maleável. ✂️ d) um ser que necessita basicamente de afeto materno para se desenvolver. ✂️ e) um ser que necessita de um técnico qualificado que a direcionará para a vida adulta. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 38Q324193 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCNa sociedade contemporânea, pode-se considerar que uma das funções das instituições de Educação Infantil é ✂️ a) compensar para a criança pequena possíveis carências nutricionais, educacionais, emocionais e cognitivas que as famílias não têm conseguido suprir. ✂️ b) estimular a criança pequena nos aspectos motores e cognitivos do desenvolvimento, principalmente, no que diz respeito à alfabetização, exigência do Ensino Fundamental. ✂️ c) exercer a função de guarda das crianças, levando-se em conta que as atuais condições socioeconômicas do país têm tirado dos pais a oportunidade de cuidar de seus filhos. ✂️ d) dar oportunidade para que as crianças possam se desenvolver espontaneamente, em um lugar mais seguro que a rua. ✂️ e) compartilhar com a família responsabilidades de cuidado e educação da criança, colaborando com a promoção da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 39Q328442 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCPode-se dizer que, no contexto da instituição de Educação Infantil, a socialização da criança pequena acontece, principalmente: ✂️ a) por meio da participação nos jogos sociais que caracterizam o contexto da instituição. ✂️ b) na devida atenção dada pela professora ao ensino das regras de conduta social. ✂️ c) na ausência da ação familiar, responsável por esta educação. ✂️ d) na observação e imitação dos modelos que os educadores lhe apresentam intencionalmente. ✂️ e) na etapa devida do seu desenvolvimento moral que deve ser respeitada pela instituição. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 40Q326854 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCO professor está planejando a realização de um projeto voltado à investigação sobre a água, junto a um grupo de crianças de 6 anos. A forma de planejamento mais coerente com os princípios de uma pedagogia das relações é ✂️ a) apresentar a proposta para o grupo todo e permitir que cada criança dê sua contribuição individual à execução do projeto, conforme seus interesses e capacidades. ✂️ b) dividir as crianças em pequenos grupos e apresentar as etapas que todos eles deverão executar sobre o projeto para chegarem aos mesmos resultados. ✂️ c) auxiliar as crianças a se dividirem em pequenos grupos e orientar cada um deles conforme seus interesses, sendo que cada grupo poderá chegar a um resultado diferente. ✂️ d) apresentar a proposta e definir as etapas que cada criança deve executar individualmente para obter os mesmos resultados de todos. ✂️ e) desenvolver aulas expositivas sobre o assunto, executando demonstrações de experiências científicas que podem ser feitas com a água. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
21Q323697 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCNo contexto da política brasileira para a infância, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil são: ✂️ a) importante contribuição para as instituições de Educação Infantil e têm como função sugerir aspectos que serão definidos autonomamente por creches e pré-escolas. ✂️ b) assim como o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, referência para o trabalho de planejamento do professor junto a um grupo de crianças. ✂️ c) mandatórias para todas as instituições com crianças de 0 a 6 anos e visam orientar, com base em princípios éticos, políticos e estéticos, a proposta pedagógica dessas instituições. ✂️ d) um documento nacional que esclarece sobre a participação da família, da comunidade e da creche na educação e cuidado infantil, seus direitos e deveres. ✂️ e) um currículo definido em nível federal que objetiva unificar e controlar o atendimento, a educação e a avaliação das crianças de creches e pré-escolas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
22Q327715 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCA presença da linguagem musical na educação infantil tem a finalidade de ✂️ a) dar suporte à formação de hábitos, atitudes e comportamentos. ✂️ b) transmitir tradições do contexto em que as crianças estão inseridas, por meio de sua presença nas festas e comemorações. ✂️ c) auxiliar na memorização de conteúdos matemáticos e lingüísticos. ✂️ d) promover o desenvolvimento rítmico e psicomotor, necessários à alfabetização e ao desenvolvimento da imagem corporal. ✂️ e) desenvolver a percepção e conhecimento das possibilidades e qualidades expressivas dos sons e a criatividade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
23Q324904 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCTendo como fundamento a noção de zona de desenvolvimento proximal de Vygotsky, ao planejar uma situação pedagógica, o professor deve: ✂️ a) partir do que as crianças já conhecem e planejar ações que as possibilitem, com o seu apoio ou de outras crianças, realizar novas atividades propostas. ✂️ b) avaliar o que falta nas capacidades cognitivas de suas crianças para poder propor atividades que desenvolvam essas capacidades. ✂️ c) planejar situações para que espontaneamente as crianças desenvolvam suas habilidades. ✂️ d) identificar o potencial que suas crianças trazem e estimulá-los, não ultrapassando seus limites. ✂️ e) estruturar situações na rotina para que com a repetição regular destas as crianças memorizem e aprendam os conteúdos propostos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
24Q324416 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCUma professora de Educação Infantil presencia a reação de uma criança, ao cair, xingar: Chão feio!. Tendo em vista a teoria piagetiana, uma compreensão possível desta situação pela professora é que esta criança: ✂️ a) alcançou a capacidade de reversibilidade, mas não a de realismo. ✂️ b) ainda é muito imatura emocionalmente. ✂️ c) não é capaz de operar ações mentais. ✂️ d) evidencia o animismo característico de seu pensamento. ✂️ e) está restrita às suas sensações e ações motoras. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
25Q327604 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCA partir das análises e comparações realizadas pela pesquisadora Ana Lúcia G. de Faria, em seu livro Educação Pré-Escolar e Cultura, sobre os Parques Infantis propostos por Mário de Andrade na década de 30, e as atuais EMEIs do município de São Paulo, é correto afirmar que: ✂️ a) as propostas das EMEIs atuais representam uma evolução aprimorada daquelas realizadas por Mário de Andrade para os Parques Infantis. ✂️ b) as propostas das EMEIs atuais devem corrigir a falha que existia nos Parques Infantis, onde Mário de Andrade defendia o ócio. ✂️ c) nos primeiros Parques Infantis não havia escolarização e a brincadeira, a expressão artística e as manifestações culturais eram valorizadas, o que quase não ocorre nas EMEIs atuais. ✂️ d) nas EMEIs atuais não há escolarização e a brincadeira e a expressão artística são valorizadas, o que não havia nos Parques Infantis. ✂️ e) tanto as atuais EMEIs quanto os Parques Infantis representam e representaram importantes espaços para a escolarização inicial das crianças. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
26Q322542 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCAs condutas que melhor favorecem o acolhimento à criança nova na escola durante seu período de adaptação são: ✂️ a) permitir que a mãe permaneça com a criança nos primeiros dias; pegar a criança no colo quando chora; pedir informações e orientações da mãe sobre a vida da criança; flexibilizar a rotina e as regras para essa criança; permitir que a criança traga um brinquedo de casa. ✂️ b) deixar a cargo do familiar responsável pela adaptação a realização das atividades com a criança até que esta conheça o ambiente e possa ir começando a se acostumar com a educadora; pedir informações e orientações da mãe sobre a vida da criança; flexibilizar a rotina e as regras para essa criança; permitir que a criança traga um brinquedo de casa. ✂️ c) não permitir que pais e/ou familiares fiquem na instituição para que não criem uma situação de ansiedade para a criança; pedir informações detalhadas e orientações da mãe sobre a vida da criança; pegar a criança no colo quando chora; elaborar um plano rígido de estadia da criança obedecendo a um crescente número de horas. ✂️ d) permitir que a mãe permaneça com a criança nos primeiros dias; pegar a criança no colo quando chora; tentar no decorrer desse período por meio da realização das atividades ir conhecendo os hábitos da criança; não alterar a rotina e as regras da instituição; não permitir desde o início que a criança traga brinquedos de casa. ✂️ e) permitir que a mãe permaneça com a criança nos primeiros dias; não pegar a criança no colo quando chora; pedir informações e orientações da mãe sobre a vida da criança; passar para a mãe a rotina e as regras da instituição para atender essa criança; não permitir desde o início que a criança traga brinquedos de casa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
27Q325903 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCO professor de Educação Infantil preocupado com observar, escutar e aprender com a criança entende que o choro e as manifestações de medo, insegurança, raiva e tristeza da criança são expressões: ✂️ a) de sofrimento que, por isso, devem ser evitadas ou minimizadas na experiência escolar. ✂️ b) que a criança tem o direito de vivenciar da mesma forma que as relacionadas à alegria, à curiosidade e ao prazer. ✂️ c) que devem ser estimuladas de forma a fortalecer a criança para enfrentar as violências sociais. ✂️ d) sobre as quais o professor não tem poder de intervir a não ser para dar algum apoio afetivo à criança nesses momentos. ✂️ e) que alimentam a agressividade entre as crianças e, por isso, deve-se impedir que elas ocorram. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
28Q326582 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCA inclusão das crianças com necessidades educativas especiais no contexto das instituições de Educação Infantil ✂️ a) atende a princípios políticos dos direitos e deveres da cidadania definidos no âmbito do ordenamento legal da educação nacional. ✂️ b) atende, principalmente, à necessidade das crianças especiais, que não tinham nas instituições destinadas a elas um atendimento de qualidade. ✂️ c) não respeita o professor pois, na maioria dos casos, estas crianças precisam de professores de educação especial. ✂️ d) constitui uma situação insustentável dentro de creches e pré-escolas, devido a não participação dos familiares no atendimento a essas crianças. ✂️ e) atende a uma ausência nas políticas públicas em propiciar espaços, diferentes dos regulares, para as crianças em situações especiais de aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
29Q328968 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCUm grupo de crianças de 4 anos está envolvido em uma brincadeira com bonecas. A professora responsável pelo grupo observa que a boneca de cor negra não foi escolhida e inicia o seguinte diálogo com uma das crianças: Profª: Por que você não escolheu aquela boneca? Criança: Porque ela é feia. Profª: E por que ela é feia? Criança (passando a mão no próprio braço): Por causa da cor. A partir desse diálogo, o encaminhamento da professora que atenderia a princípios éticos e políticos que fundamentam as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil seria: ✂️ a) deixar a questão em suspenso e não dizer nada pois a própria criança deve resolver sozinha. ✂️ b) possibilitar espaços de diálogo, acolhimento e respeito à identidade de cada pessoa no contexto coletivo. ✂️ c) informar as crianças que, na sociedade atual, todos devem encontrar meios de dar chances especiais aos negros. ✂️ d) concordar com a criança e não fazer da questão um problema. ✂️ e) retirar a boneca negra da sala de forma a evitar futuras situações constrangedoras. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
30Q328128 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCA professora Ana trabalha com crianças de 4 anos. Em seu grupo, entrou recentemente uma criança que tem se manifestado com freqüência através de comportamentos e expressões agressivas tanto com ela, quanto com as demais crianças. Corre no bairro a fama de que essa criança tem problemas porque o seu pai está preso e sua mãe lhe dá pouca atenção. Qual a melhor maneira da professora Ana ajudar essa criança? ✂️ a) Chamar sua mãe para tentar convencê-la de que a criança precisa de um psicólogo e orientá-la sobre como encaminhar a criança a esse profissional. ✂️ b) Tentar compensar a carência afetiva da criança em sala de aula, dando-lhe carinho e ajudando as demais crianças a terem paciência com ela. ✂️ c) Procurar se aproximar da mãe e da criança, para conhecê-las melhor e poder definir sua forma de atuar. ✂️ d) Chamar sua mãe e orientá-la sobre as necessidades de seu filho e sobre como ela deve agir para ele se tornar menos agressivo. ✂️ e) Solicitar junto à direção da escola providências para que tanto a criança quanto sua mãe sejam encaminhadas a um atendimento psicológico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
31Q325820 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCA organização de "cantinhos" realizada pelo professor na instituição de Educação Infantil fundamenta-se na idéia de planejar espaços ✂️ a) separados para as crianças objetivando, principalmente, diminuir as brigas. ✂️ b) fixos durante o ano, que seguem um sistema de rodízio entre as diversas turmas, facilitando o trabalho do professor com a arrumação das salas, de forma que ele possa se dedicar a objetivos pedagógicos de maior prioridade. ✂️ c) semelhantes aos de casa, por exemplo, o quarto, a sala e a cozinha adaptados às necessidades infantis, de forma que a criança aprenda e se prepare para atividades cotidianas da vida adulta. ✂️ d) diversos que tornem a instituição de Educação Infantil mais adequada à infância, tirando ao máximo a aparência do cotidiano escolar. ✂️ e) que favoreçam a autonomia, dando condições para que as crianças possam buscar menos a atenção do adulto, ao mesmo tempo em que ampliam a rede de interações com seus pares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
32Q323404 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCPara Vygotsky, o processo de aprendizagem acontece, principalmente: ✂️ a) a partir da maturação das informações do código genético que influencia diferentemente o desenvolvimento, conforme a faixa etária. ✂️ b) pela forte influência do meio sobre o indivíduo que molda paulatinamente a personalidade da criança. ✂️ c) na interação social, sobretudo com pessoas mais experientes que possibilitam, assim, à criança avançar no seu desenvolvimento. ✂️ d) decorrente do desenvolvimento dos esquemas motores e das capacidades cognitivas. ✂️ e) a depender da capacidade volitiva da criança, o que pode variar de uma para a outra. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
33Q327083 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCDo ponto de vista da promoção, na educação infantil, da construção das identidades das crianças a partir das interações que ocorrem entre elas, o contato com crianças que apresentam necessidades especiais é considerado como ✂️ a) uma oportunidade das crianças com necessidades especiais aprenderem com as crianças normais, que são mais habilitadas e podem oferecer modelos de ações mais adequadas àquelas. ✂️ b) a maneira mais eficaz de ensinar as crianças normais a respeitarem os direitos e ajudarem as crianças com necessidades especiais a realizarem as mesmas atividades que aquelas realizam. ✂️ c) um grande desafio para todas as crianças e uma experiência que tem resultado no desenvolvimento da solidariedade entre elas e no respeito às diferenças. ✂️ d) interessante, desde que as crianças com necessidades especiais apresentem um nível de desenvolvimento equivalente ao das crianças normais, independente de sua idade, para acompanhar as atividades que são propostas. ✂️ e) indesejável, pois o professor precisa optar por dar mais atenção às crianças com necessidades especiais ou às crianças normais, sendo que sempre faltará atenção a alguma delas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
34Q326512 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCQuando se fala que a escola de educação infantil deve compartilhar com as famílias a educação das crianças e criar formas de participação das mesmas na vida escolar, podemos dizer que a maneira mais importante de promover essa participação é: ✂️ a) chamar os familiares para executarem trabalhos na escola, como forma de conhecerem e valorizarem o trabalho dos professores. ✂️ b) abrir canais de comunicação entre pais e profissionais da escola de forma que eles possam participar das decisões sobre a vida escolar de seus filhos. ✂️ c) organizar reuniões e palestras de orientação sobre temas relacionados à educação das crianças para ensinar aos pais. ✂️ d) manter as famílias informadas sobre as decisões tomadas, projetos desenvolvidos e resultado das avaliações da escola sobre as crianças. ✂️ e) abrir espaços para que os familiares organizem as festas e eventos da escola, pois esse trabalho estará associado ao prazer e à afetividade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
35Q325036 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCA legislação educacional brasileira, especificamente a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, entendem a criança enquanto ✂️ a) futuro cidadão em desenvolvimento que, portanto, deve ter uma educação de qualidade garantida para que possa inserir-se com sucesso em seu meio social. ✂️ b) pessoa que demanda e merece cuidados de sua família, mas, que, devido a necessidade de seus pais trabalharem, tem o direito garantido pela Constituição Federal a um lugar de guarda. ✂️ c) pessoa em desenvolvimento que, em caso de famílias necessitadas, deve receber cuidados institucionais que supram essa carência, em termos físicos, nutricionais, educativos e emocionais. ✂️ d) sujeito de direitos, cidadão em processo, pessoa completa em uma fase especial de desenvolvimento, que tem o direito à educação e ao cuidado garantidos desde o nascimento. ✂️ e) indivíduo que tem direitos e deveres, mas que a família não tem educado efetivamente para que venha a ser cidadão cumpridor de seus deveres, devendo o Estado assumir essa educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
36Q323065 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCPara definir as finalidades de um programa para a primeira infância, segundo a abordagem construcionista social, há que se fazer opções ✂️ a) do nível socioeconômico das crianças que serão atendidas. ✂️ b) do método pedagógico de ensino-aprendizagem a ser implementado. ✂️ c) de valores éticos e políticos a serem respeitados pelo programa. ✂️ d) sobre os conhecimentos gerais ou locais que serão transmitidos às crianças. ✂️ e) entre a participação, ou não, das famílias e comunidade no programa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
37Q320182 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCNos modelos mais valorizados de educação infantil, tais como os encontrados na Itália e na Suécia, busca-se encarar a criança como ✂️ a) um ator, ativo e criativo, cidadão com potenciais, direitos e responsabilidades. ✂️ b) vulnerável, mas com potencial para, no futuro, fazer uma sociedade melhor. ✂️ c) passiva, incompleta e maleável. ✂️ d) um ser que necessita basicamente de afeto materno para se desenvolver. ✂️ e) um ser que necessita de um técnico qualificado que a direcionará para a vida adulta. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
38Q324193 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCNa sociedade contemporânea, pode-se considerar que uma das funções das instituições de Educação Infantil é ✂️ a) compensar para a criança pequena possíveis carências nutricionais, educacionais, emocionais e cognitivas que as famílias não têm conseguido suprir. ✂️ b) estimular a criança pequena nos aspectos motores e cognitivos do desenvolvimento, principalmente, no que diz respeito à alfabetização, exigência do Ensino Fundamental. ✂️ c) exercer a função de guarda das crianças, levando-se em conta que as atuais condições socioeconômicas do país têm tirado dos pais a oportunidade de cuidar de seus filhos. ✂️ d) dar oportunidade para que as crianças possam se desenvolver espontaneamente, em um lugar mais seguro que a rua. ✂️ e) compartilhar com a família responsabilidades de cuidado e educação da criança, colaborando com a promoção da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
39Q328442 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCPode-se dizer que, no contexto da instituição de Educação Infantil, a socialização da criança pequena acontece, principalmente: ✂️ a) por meio da participação nos jogos sociais que caracterizam o contexto da instituição. ✂️ b) na devida atenção dada pela professora ao ensino das regras de conduta social. ✂️ c) na ausência da ação familiar, responsável por esta educação. ✂️ d) na observação e imitação dos modelos que os educadores lhe apresentam intencionalmente. ✂️ e) na etapa devida do seu desenvolvimento moral que deve ser respeitada pela instituição. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
40Q326854 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCO professor está planejando a realização de um projeto voltado à investigação sobre a água, junto a um grupo de crianças de 6 anos. A forma de planejamento mais coerente com os princípios de uma pedagogia das relações é ✂️ a) apresentar a proposta para o grupo todo e permitir que cada criança dê sua contribuição individual à execução do projeto, conforme seus interesses e capacidades. ✂️ b) dividir as crianças em pequenos grupos e apresentar as etapas que todos eles deverão executar sobre o projeto para chegarem aos mesmos resultados. ✂️ c) auxiliar as crianças a se dividirem em pequenos grupos e orientar cada um deles conforme seus interesses, sendo que cada grupo poderá chegar a um resultado diferente. ✂️ d) apresentar a proposta e definir as etapas que cada criança deve executar individualmente para obter os mesmos resultados de todos. ✂️ e) desenvolver aulas expositivas sobre o assunto, executando demonstrações de experiências científicas que podem ser feitas com a água. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro