Questões de Concursos Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2

Resolva questões de Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q323697 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

No contexto da política brasileira para a infância, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q327715 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

A presença da linguagem musical na educação infantil tem a finalidade de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q324416 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

Uma professora de Educação Infantil presencia a reação de uma criança, ao cair, xingar: Chão feio!. Tendo em vista a teoria piagetiana, uma compreensão possível desta situação pela professora é que esta criança:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q327604 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

A partir das análises e comparações realizadas pela pesquisadora Ana Lúcia G. de Faria, em seu livro Educação Pré-Escolar e Cultura, sobre os Parques Infantis propostos por Mário de Andrade na década de 30, e as atuais EMEIs do município de São Paulo, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q322542 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

As condutas que melhor favorecem o acolhimento à criança nova na escola durante seu período de adaptação são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q324904 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

Tendo como fundamento a noção de zona de desenvolvimento proximal de Vygotsky, ao planejar uma situação pedagógica, o professor deve:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q326582 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

A inclusão das crianças com necessidades educativas especiais no contexto das instituições de Educação Infantil

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q328128 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

A professora Ana trabalha com crianças de 4 anos. Em seu grupo, entrou recentemente uma criança que tem se manifestado com freqüência através de comportamentos e expressões agressivas tanto com ela, quanto com as demais crianças. Corre no bairro a fama de que essa criança tem problemas porque o seu pai está preso e sua mãe lhe dá pouca atenção. Qual a melhor maneira da professora Ana ajudar essa criança?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q328968 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

Um grupo de crianças de 4 anos está envolvido em uma brincadeira com bonecas. A professora responsável pelo grupo observa que a boneca de cor negra não foi escolhida e inicia o seguinte diálogo com uma das crianças:

Profª: Por que você não escolheu aquela boneca?

Criança: Porque ela é feia.

Profª: E por que ela é feia?

Criança (passando a mão no próprio braço): Por causa da cor.

A partir desse diálogo, o encaminhamento da professora que atenderia a princípios éticos e políticos que fundamentam as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil seria:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q325903 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

O professor de Educação Infantil preocupado com observar, escutar e aprender com a criança entende que o choro e as manifestações de medo, insegurança, raiva e tristeza da criança são expressões:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.