Questões de Concursos Professor Adjunto de Ensino Fundamental

Resolva questões de Professor Adjunto de Ensino Fundamental comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q351756 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Sobre arte e tecnologia, é INCORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q481754 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Ainda nos dias atuais, para o conhecimento da dinâmica populacional, os estudos sobre população utilizam-se de dados referentes

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q333721 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A autora Delia Lerner de Zunino, em seu livro A matemática na escola: aqui e agora, critica a inconveniência de uma conhecida concepção de ensino e aprendizagem em Matemática. Em qual das afirmações NÃO são apontadas características da concepção criticada pela autora?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q351501 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Sobre a recepção nas ambientações artísticas do tipo performances, happenings e instalações, pode-se afirmar que o receptor está diante de obras que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q381756 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A disputa entre Galileu Galilei e a Igreja mantém-se como um dos símbolos históricos do conflito entre razão e dogma, ciência e fé. Em 1992, o Papa João Paulo II proferiu a declaração à Academia Pontifícia de Ciências, reconhecendo o erro cometido 359 anos antes, quando Galileu foi forçado a retratar-se e a viver confinado por desafiar os ensinamentos da Igreja Católica Romana, os quais baseavam-se no

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q352033 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Considere as afirmações abaixo.

I. Permite o registro para que a execução de uma peça musical possa ser corrigida, aperfeiçoada e executada.

II. Serve como apoio para a repetição e execução de obras musicais.

III. Torna a música mais compreensível, ao apresentar o seu lado matemático, ajudando a perceber sua estrutura e organização.

IV. Auxilia no ouvir e acompanhamento musical consciente.

Trata-se de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q351750 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Ela envolve um tipo de conhecer, que é um apreender o mundo externo junto com o mundo interno, e ainda envolve, concomitantemente, um interpretar aquilo que está sendo apreendido. Tudo se passa ao mesmo tempo.

O texto acima de Fayga Ostrower refere-se a alguns aspectos da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q482394 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Em geografia, o conceito de metrópole apresenta dentre outras as seguintes características:

I. Forte crescimento que expande a cidade, formando um espaço conurbado, complexo mas muito integrado.

II. A existência de uma rede de infra-estrutura viária que garante fluxos de circulação de veículos constantes e rápidos.

III. Forte dinamismo das paisagens que traz como conseqüência constante substituição de construções antigas e de centros históricos.

IV. Grande mancha urbana com várias administrações político-administrativas autônomas.

Estão corretas SOMENTE as características

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q380735 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Sobre a importância das atividades experimentais no ensino de Ciências, fizeram-se as seguintes afirmações:

I. Permitem comprovar ou completar os assuntos desenvolvidos nas aulas teóricas.

II. Permitem que os alunos desenvolveram a habilidade de formular hipóteses com base em observações experimentais.

III. Preparam os alunos para serem futuros cientistas, desde que o laboratório seja bem equipado.

É correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q481989 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A observação é particularmente necessária na aprendizagem de Geografia, pois produz motivações a partir da problematização do real observado e conseqüentemente, possibilita a construção do conhecimento.

(Adaptado de Cavalcanti, L. S. Geografia, Escola e Construção de Conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998)

Na Geografia, como dimensão aparente da realidade, constitui um objeto inicial de observação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q339207 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Leia as afirmações abaixo relativas ao sorteio de um único fogão.

I. 100 pessoas participam do sorteio.

II. Uma única pessoa será sorteada

III. Todos os participantes têm igual probabilidade de ganhar o fogão.

Supondo verdadeiras as afirmações I e II e falsa a afirmação III, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q332052 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Para representar um número natural qualquer podemos utilizar a letra n. Para representar um número natural ímpar qualquer podemos utilizar a notação 2n + 1. Sendo assim, o resultado de (2n + 1)2 sempre será, para qualquer n, um número

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q331471 | Matemática, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

"Tenho capacidade e talentos muito restritos. Nenhum para as Ciências Naturais, nenhum para a Matemática, nada para as coisas quantitativas."

A citação acima, de Sigmund Freud, pai da psicanálise, foi retirada da página 21, da 5ª edição do livro Matemática e Língua Materna, de Nilson José Machado. Nessa obra, o autor discute uma série de "mal entendidos fundamentais" na maneira de conceber competências em Matemática, e utiliza a citação de Freud para discutir uma identificação indevida entre

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q333062 | Matemática, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

O problema: "Quantos quilos de semente de grama são necessários para semear um terreno de forma retangular com 15 m de largura por 32 m de comprimento, observando a recomendação de aplicar 1 quilo de semente por 16 m2 de terreno?"

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q352257 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Da proposta pedagógica de Viola Spolin para a aprendizagem do teatro, é válido dizer que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q481544 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Cavalcanti (1998), com base em Raffestin (1993), entende que o conceito de território, na Geografia atual, deva ir além da visão predominante na Geografia Tradicional, que o considera um atributo do Estado-Nação. Em um nova perspectiva, o território deve ser entendido como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q381100 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Ao se analisar um livro didático para o ensino de Ciências, um critério importante a ser considerado para sua seleção é que ele

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q351712 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A Semiótica, ou a ciência dos signos, considera todos os fenômenos culturais como fenômenos de comunicação e como processo de significação que requerem uma interpretação por parte do destinatário.

Pode-se afirmar que:

I. A arte é uma linguagem com códigos específicos.

II. A arte é linguagem somente quando o objeto artístico possui qualidades estéticas que geram a comunicação com o público.

III. O processo comunicativo da arte se dá a partir das ressonâncias do efeito estético no espectador apenas quando conjugado com as analogias construídas.

É correto APENAS

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q480959 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

O espaço vital para a sobrevivência humana é claramente delimitado. Grigoriev, em 1968, denominou-o estrato geográfico terrestre e o definiu como espaço limitado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q352228 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Em Jogos Teatrais, o estudo de Ingrid Dormien Koudela focaliza aspectos epistemológicos do ensino do teatro, enfatizando as relações entre a metodologia de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.