Questões de Concursos Professor Adjunto de Ensino Fundamental

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101Q389067 | História, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Na concepção do historiador Fernando A. Novais, em Portugal e Brasil na crise do antigo sistema colonial, a formação social do Brasil colonial tinha intrínsecas relações com o regime de trabalho compulsório imposto pelo colonizador. Para ele, essa formação social fazia parte de um modo de produção que se organizava

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102Q485358 | Inglês, Interpretação de Texto, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Alguns resultados de levantamentos concluem que boa parte dos professores de inglês estrutura seu programa de ensino a partir de exercícios que ensinam os alunos sobre a gramática normativa. Este tipo de programa

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103Q482340 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

O mapa é uma representação que conserva relações precisas com a superfície da Terra, como a proporção e a projeção no plano. Na iniciação cartográfica, essas noções podem ser trabalhadas através de uma atividade na qual o aluno construa

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104Q486061 | Inglês, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Na aula de língua estrangeira, os alunos não devem se valer exclusivamente do professor para "dirigir" seu aprendizado. Eles precisam também "aprender a aprender": descobrir suas características próprias como aprendizes, verificar os pontos em que têm problemas e como podem encontrar ajuda.

Essa proposta educacional pode promover as condições para o desenvolvimento das

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105Q482604 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Atualmente, um dos principais aspectos da urbanização brasileira refere-se ao crescimento da maioria das regiões metropolitanas. Dentre os fatores que explicam esse fenômeno destacase, provavelmente,

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106Q481572 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Dentre as causas do crescente desequilíbrio regional Sudeste-Nordeste no Brasil, a partir da década de 1950, pode-se destacar

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107Q351766 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Ana Mae Barbosa propõe, em A imagem no ensino de arte, a comparação entre 2 obras da iconografia artística brasileira. A primeira explora o contraste de cores chapadas e a segunda, a multiplicidade de nuanças de uma mesma cor. Ela se refere à obras dos seguintes artistas:

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108Q485486 | Inglês, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

No ensino da língua inglesa, "information gap activities" são atividades nas quais os aprendizes

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109Q352247 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Ilustre personalidade, estudioso de sua história sem deixar de lado o seu interesse pelo ensino através da arte. Também esteve no Brasil, influenciando o percurso do ensino de arte. Foi ele:

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110Q481734 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Sistematizada e oficializada pelo sistema de ensino a partir da segunda metade do século XIX, a Geografia de Ratzel e La Blache era a ciência

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111Q481256 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

De acordo com a Resolução CNE/CEB no 1 de 05/07/2000, a identidade própria da Educação de Jovens Adultos - EJA - considerará as situações, os perfis dos estudantes, as faixas etárias e a contextualização das Diretrizes Curriculares Nacionais na proposição de um modelo pedagógico próprio que assegure, dentre outras,

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112Q352011 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Segundo Prevost, citado por Lúcia Santaella, Brecht adota de todas as culturas, de preferência as culturas dominadas, reprimidas – não apenas de Roma, do Japão e da China, das tradições populares, mas ainda das tradições eruditas, da Bíblia e do romance policial. Se as técnicas, meios e processos não são neutros, Brecht pensa que podem ser neutralizados para, reutilizados num contexto diferente, serem investidos de significações novas. Naturalmente que esta reutilização exige uma manipulação rigorosa; as técnicas subtraídas do seu contexto original devem ser cuidadosamente desmontadas e reconstituídas e é precisamente esta operação, no sentido etimológico do termo, que merece o estudo mais paciente e pormenorizado. É essa, porém, uma das lições mais interessantes de Brecht…

Quando se utilizam obras de Picasso, Van Gogh, Monet, Tarsila e Portinari para releituras, pode-se dizer que

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113Q331792 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Vamos definir problemas de pesquisa aberta como sendo aqueles em cujo enunciado não há uma estratégia implícita para resolvê-los, nem operações imediatas. Demonstrações de teoremas enquadram-se nessa categoria, assim como questões do tipo "encontre todos...". Leia os problemas:

I. Quais são os números naturais que têm um número ímpar de fatores?

II. Quantos triângulos diferentes, de lados de medidas inteiras, podem ser construídos de modo que o lado maior tenha 5 cm de comprimento? 6 cm? n centímetros?

III. Uma bolsa com moedas de 5, 10 e 25 centavos contém 435 moedas no valor de R$ 43,45 . Há três vezes mais moedas de 10 do que de 25. Quantas moedas de cada tipo estão na bolsa?

IV. Imagine n armários, todos fechados, e n pessoas. Suponha que a primeira pessoa passe e abra todos os armários. Depois, passe uma segunda pessoa e feche um armário sim e o outro não, começando pelo número 2. A terceira pessoa, então, passa e altera o estados das portas dos armários, de três em três, começando pelo número 3 (isto é, se este está aberto, ela o fecha, e vice-versa). Se esse procedimento continuar até que todas as n pessoas passem, quais dentre as portas ficarão abertas?

Com respeito a esses problemas, é INCORRETO afirmar que

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114Q389784 | História, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Os impressionantes problemas sociais e econômicos do capitalismo na Era da Catástrofe aparentemente sumiram. A economia do mundo ocidental entrou em sua Era de Ouro. A democracia política ocidental, apoiada por uma extraordinária melhora na vida material, ficou estável. Para Hobsbawm, estas soluções, pelo menos por décadas, resultaram da

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115Q481191 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Redução do peso de insumos e produtos, novos materiais, novos processos produtivos, padronização de produtos e processos, possibilidade de controle à distância da produção, via evolução nas comunicações, telemática, informática (...)

 (Azzoni, C. A. Formação sócio-espacial metropolitana: novas tendências ou novas evidências? In: O Novo Brasil Urbano. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1995, p. 299)

As condições descritas no texto têm sido responsáveis, dentre outros fatores,

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116Q482486 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Cavalcanti (1998) apresenta uma discussão teórico-metodológica sobre o conceito de lugar na ciência geográfica. Uma das perspectivas por ela abordada é a concepção histórico-dialética que afirma que o lugar

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117Q380749 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

As afirmações abaixo referem-se aos dias e noites.

I. A sucessão dos dias e das noites é um fenômeno que permite comprovar a rotação de um planeta sobre si mesmo.

II. Em tempos de lua cheia, vemos do nosso planeta um disco completamente iluminado: é toda a parte da Lua onde é dia, ou seja, na parte oculta do globo lunar é noite.

III. A Lua é um astro que produz luz, o que permite identificar cada uma de suas fases.

É correto o que se afirma APENAS em

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118Q379752 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Ler e escrever é um compromisso também da área de ciências naturais porque a escola deve

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119Q482718 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Segundo Geiger (1995), a cidade mundial caracteriza-se dentre outros aspectos, pela

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120Q351650 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Dentre os conteúdos específicos do ensino de dança, há dois processos que mais permitem aos alunos experimentar, sentir, articular e pensar a dança como criadores e sujeitos do mundo. São eles:

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