Questões de Concursos Professor Adjunto de Ensino Fundamental

Resolva questões de Professor Adjunto de Ensino Fundamental comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

141Q485651 | Inglês, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Segundo a abordagem comunicativa, ao ensinar uma língua estrangeira o professor deve inicialmente considerar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q389720 | História, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Considere a frase.

A máquina libertou o capital da opressão do trabalho.

(Buret, De la Misère, 1840. In: Michelle Perrot. Os Excluídos da História. Trad. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1988. p. 23)

Identifique as afirmações que estão em consonância com a idéia contida na frase.

I. A perfeição do trabalho que se obtém com a nova máquina será um estímulo a se fazer melhor e o operário finalmente entenderá que, quando as máquinas substituem em todos os sentidos o trabalho do homem, produz melhor e mais barato do que ele.

II. O surgimento da máquina a vapor libertou os �operários de ofícios� de suas péssimas condições de trabalho, fato que, ao elevar sua auto-estima, estimulou sua promoção a postos de engenharia mecânica, e, portanto, de sua valorização profissional.

III. O que está em jogo não é apenas o emprego e sim o controle: controle das matérias primas, controle dos produtos em qualidade e quantidade, controle dos ritmos e dos homens.

IV. Os operários adquiriram maior liberdade com o advento da máquina, quando puderam, inclusive, dispor do tempo indispensável para intensificar sua organização sindical e a formação de partidos dos trabalhadores.

É correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q485347 | Inglês, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A proposta da interdisciplinaridade no ensino de inglês

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q486157 | Inglês, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Tendo em vista novas conceituações sobre a relação entre língua e cultura, propõe-se que o ensino de inglês

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q380725 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Os educadores Paulo Freire e George Snyders, em muitas de suas obras, defendem práticas educativas baseadas na abordagem temática. Nessa abordagem, a conceituação científica

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q379417 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A discussão a respeito das noções de tempo e de sua natureza tem ocupado muitos cientistas. Discute-se se o tempo seria absoluto ou relacional e como medir com precisão o tempo real, entre outras questões. Há, no entanto, alguns consensos como, por exemplo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q485871 | Inglês, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A respeito da formação de professores, as orientações pedagógicas da atualidade defendem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q380075 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

As informações abaixo referem-se à Floresta Amazônica.

I. O solo da Floresta Amazônica é pouco profundo e é formado, principalmente, por argila e areia.

II. A fertilidade do solo da Floresta depende da queda de folhas, ramos e frutos que vão formar o húmus.

III. As chuvas freqüentes na região conseguem arrastar para longe a camada de húmus.

É correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q379580 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Os agrotóxicos organoclorados

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q351994 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

O estudo das músicas de diferentes povos é denominado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q352140 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Para Luigi Pareyson, em seu livro Problemas da Estética: ler significa executar, e executar significa fazer com que a obra viva de sua própria vida, torná-la presente na plenitude da sua realidade sensível e espiritual. Pareyson distingue três aspectos da execução: a decifração, a mediação e a realização. Este último aspecto exige que o leitor de uma obra de arte:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q351899 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Em A língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte, as autoras propõem a nutrição estética com o objetivo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

153Q389744 | História, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Conforme Alfredo Bosi, em Dialética da colonização, nos últimos decênios do Império no Brasil, as tendências progressistas circulam pelo Partido Liberal e pelo Republicano, mas não coincidem perfeitamente nem com um nem com outro. Houve resistências conservadoras, e até escravistas, em ambos os grêmios. Para esse autor, a história desse novo liberalismo, pode ser apreendida na relação que se faz entre a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q485753 | Inglês, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

No ensino de língua estrangeira em contexto escolar, uma das formas de aplicação do conceito de zona de desenvolvimento proximal, de Vygotsky, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q482216 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Em meados do século XX, geógrafos franceses, como Pierre George, põem em questão a noção de modo de vida desenvolvida por Vidal de La Blache. Em contraposição a este conceito, argumentava-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q381661 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Um pesticida foi derramado acidentalmente em um lago. Alguns meses depois, os organismos da comunidade que apresentavam maior concentração da substância eram

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

157Q380073 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Mycobacterium tuberculosis é a espécie causadora da tuberculose, e atualmente há cepas dessa bactéria que não morrem com o uso dos medicamentos conhecidos. Isso se deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q352102 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Considere as premissas abaixo.

I. Um objeto de pesquisa e estudo.

II. Uma seqüência de situações de aprendizagem.

III. A utilização dos códigos da linguagem da arte.

IV. O ato de desvelar/ampliar.

Para as autoras Martins, Picosque & Guerra, são premissas para um processo de ensino-aprendizagem em arte sob a ótica de projetos em ação o contido em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q379543 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Para justificar porque ensinar ciências na escola fundamental, fizeram-se as afirmações abaixo.

I. É dever social do sistema escolar garantir o acesso ao conhecimento científico para o conjunto da população.

II. As crianças têm o direito de aprender ciências.

III. É obrigação do sistema escolar apresentar o conhecimento científico para as crianças que sejam capazes de aprender.

IV. O conhecimento científico tem relevante valor social.

É correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

160Q379173 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

As afirmações abaixo relacionam-se ao meio ambiente e aos seres vivos.

I. O petróleo derramado acidentalmente nos mares e rios forma extensas manchas que dificultam ou bloqueiam a passagem de luz e impedem a troca de gases entre o ar e a água, prejudicando, portanto, os vegetais e animais aquáticos.

II. Pássaros que se alimentam de vegetais, em áreas de extenso uso do DDT, chegam a botar ovos com casca tão fina que se quebram sob o peso do animal que vai chocá-los, levando a uma diminuição da densidade populacional dessas aves.

III. O mercúrio é um metal líquido usado no garimpo para a extração do ouro e seus resíduos são lançados nos rios, o que oferece um risco muito grande aos seres vivos que o ingerem acidentalmente.

IV. O homem está interferindo cada vez mais no ciclo do CO2 através da utilização de combustíveis fósseis e queimadas, aumentando com isso o teor de dióxido de carbono na atmosfera e causando, portanto, a destruição progressiva da camada de ozônio.

É correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.