Questões de Concursos Professor Adjunto de Ensino Fundamental

Resolva questões de Professor Adjunto de Ensino Fundamental comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q388697 | História, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

O filme Carlota Joaquina mostra uma versão sobre o contexto histórico que culminou com a independência do Brasil. Nesse contexto, o filme destaca

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q481792 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Segundo Almeida (2001), determinados desenhos de representações do espaço, feitos por alunos de 4a e 5a séries, podem ser considerados como �mapas de crianças�. Porém, esses desenhos apresentam importantes diferenças em relação ao mapa, que é uma representação de outra ordem, na qual

I. usam-se simbologias com convenções ou da semiologia gráfica.

II. os objetos são reduzidos por comparação e situados uns em relação aos outros.

III. prevalece a representação pictórica, com predomínio de equivalentes analógicas.

IV. a superfície terrestre é projetada sobre um plano usando-se projeção cartográfica.

Estão corretos SOMENTE

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q481445 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Uma análise comparativa do ambiente de grandes cidades de países desenvolvidos e subdesenvolvidos permite concluir que, nesses últimos, os problemas ambientais urbanos são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q482074 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Considere as afirmações sobre os mapas.

I. Os mapas resultam da redução da área representada, a qual é definida por uma proporção expressa na escala.

II. Os mapas são produzidos a partir da definição de uma malha de coordenadas que garantem a localização precisa de qualquer ponto da Terra.

III. No mapa, podem aparecer diversas perspectivas; assim pode-se observar objetos rebatidos, desdobrados, vistos a 90° ou a 45°.

IV. O mapa admite o uso de convenções ou representações pictóricas com predomínio de equivalentes analógicos.

Estão corretas SOMENTE as características

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q352061 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Em seu livro O sentido da arte, Herbert Read faz algumas conexões entre diversos artistas, pois acredita que os valores extremos da arte transcendem do indivíduo, da época e da circunstância. Identifique as conexões propostas entre:

I. Hyeronimus Bosch

II. Sesshu

III. Salvador Dali

IV. Jackson Pollock

V. Pierre Soulages

VI. Turner

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q381905 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A epistemologia é a área da filosofia que estuda a questão do conhecimento. Analise os pontos de vista apresentados abaixo.

I. O pensamento é a fonte principal do conhecimento humano.

II. Existem idéias que são inatas, independentes de qualquer experiência anterior.

III. O conhecimento válido é aquele proveniente da experiência sensível.

As concepções epistemológicas presentes, respectivamente, em I, II e III são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q381954 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

No ensino de Ciências predomina o aspecto intelectual dos conteúdos e das atividades tradicionais, ocorrendo acentuada preocupação com o ler e o responder questões ao lado da memorização de informações científicas ensinadas pelo professor. A afirmação que apoia esta crítica é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q388546 | História, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Ao trabalhar em sala de aula o filme Carlota Joaquina – a princesa do Brasil, dirigido por Carla Camurati, o professor deve explicitar aos seus alunos que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q351785 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Sem o olhar fecundador do artista, a matéria é inerte e muda: apenas aquele olhar formativo desperta-a para a vida da arte. Os problemas técnicos não se impõem ao artista, mas é ele quem sabe fazê-los nascer da matéria que lhe foi entregue pela tradição; a técnica, de per si, só forma o artesão, mas é o artista quem sabe torná-la capaz de mostrar a arte; a matéria pode ser resistência, obstáculo, causa de malogro, e é o artista quem sabe fazer dela uma ocasião, um veículo, uma garantia de êxito.

Este pensamento de Luigi Pareyson, reflete-se no pensamento dos estudiosos contemporâneos do ensino de arte que afirmam:

I. A exploração dos materiais é uma ação pedagógica necessária.

II. É necessário atribuir significados à matéria, pois ela também dá suporte à poética do artista.

III. A técnica pode refletir o contexto sócio-histórico-cultural de quando foi utilizada, e sua compreensão facilita perceber o significado das rupturas.

IV. Conhecer o processo de criação do artista permite perceber não somente sua poética pessoal, suas temáticas, as influências estilísticas, mas também o modo como enfrentou a resistência das matérias que escolheu para trabalhar.

É correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q481693 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Em seu texto sobre a leitura e a escrita na geografia, Kaercher (2000) introduz a expressão alfabetização geográfica que, segundo o autor, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q339652 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Uma multiplicação pode ser efetuada para resolver um problema que envolva raciocínio combinatório. Qual dentre as alternativas seguintes mostra uma multiplicação que resolve o problema "Dois automóveis diferentes chegam a um estacionamento que possui 6 vagas individuais livres. De quantas maneiras diferentes os automóveis poderão ocupar duas dessas vagas?"

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q485682 | Inglês, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Uma diferença entre metodologias tradicionais e abordagens atuais para o ensino de línguas estrangeiras é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q381389 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Em 1992, o Brasil sediou a segunda conferência da ONU sobre o ambiente, a Eco-92, realizada no Rio de Janeiro. O principal tema da conferência foi o Desenvolvimento Sustentável. A partir daí essa expressão, vem sendo, paulatinamente, incorporada ao vocabulário. Seu significado é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q481084 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Penteado (1991) sugere que o professor deva se utilizar de conceitos referentes a fenômenos concretos para montar situações de aprendizagem. Para que isso ocorra o professor deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q331754 | Matemática, Geometria, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

No livro Os elementos, escrito por Euclides no século III a .C., há a seguinte definição para a reta:

"Linha reta é aquela, que está posta igualmente entre as suas extremidades."

Observando o estudo da geometria contemporânea, podemos dizer que essa definição:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q482864 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Para Reichwald Jr. (2000), o exercício de análise geográfica deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q482519 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Considere o texto e às afirmações abaixo.

... as escolas (...) devem contribuir para a constituição de identidades afirmativas, persistentes e capazes de protagonizar ações autônomas e solidárias em relação a conhecimentos e valores indispensáveis à vida cidadã.

I. Deve-se reconhecer que as aprendizagens são constituídas pela interação dos processos de conhecimento com os de linguagem e os afetivos.

II. As metodologias de trabalho em sala de aula devem privilegiar os conteúdos conceituais em detrimento dos procedimentais.

III. As relações entre alunos, professores e demais participantes do ambiente escolar devem ser expressas através de múltiplas formas de diálogo.

Segundo a Resolução CNE/CEB no 2, de 07/04/1998, está correto SOMENTE o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q388174 | História, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Na sala de aula, um aluno questiona o professor se o estudo da história da mulher tem importância para a sociedade. Baseado nos fundamentos das novas diretrizes curriculares nacionais, o professor deve responder que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q379913 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A era geológica atual também é chamada de Era dos Mamíferos devido à extraordinária diversidade desses animais que habitam florestas, desertos, prados e oceanos do planeta.

Uma explicação para esse sucesso é a seguinte:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q352376 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Para Ingrid Dormien Koudela, o jogo teatral não constitui uma estrutura na evolução do jogo na criança e deve ser compreendido como jogo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.