Questões de Concursos Professor Adjunto de Ensino Fundamental

Resolva questões de Professor Adjunto de Ensino Fundamental comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q380990 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

No século XIX, Gregor Mendel realizou experimentos cruzando variedades de ervilhas e analisou estatisticamente os resultados obtidos. Um estudante atribuiu a ele as seguintes conclusões:

I. Para cada característica estudada por Mendel, as células possuem dois "fatores hereditários".

II. Os "fatores hereditários" existem aos pares nos seres vivos e se segregam na formação dos gametas.

III. Os fatores hereditários correspondem a genes alelos de cromossomos homólogos e segregam-se na meiose.

É correto o que o estudante afirmou em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q352053 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A cor é um elemento básico da linguagem visual. Para Herbert Read há 4 modos de empregá-la.

I. Natural

II. Heráldico

III. Harmônico

IV. Puro

a. Emprega-se a cor pela sua significação simbólica - utilizada por crianças e por artistas até o fim do século XV.

b. O artista regula a cor numa escala limitada com um tom dominante, preocupando-se com valores tonais e a intensidade relativa que as várias cores possuem em relação à luz -Delacroix e Ingres, por exemplo.

c. É extremamente raro na História da Arte, presente em Constable e Turner, por exemplo.

d. A cor é usada por si própria, como apelo sensorial mais direto, como em Cézane ou Matisse.

Relacione corretamente cada modo com as obras de artistas citados.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q352130 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Considere as frases abaixo.

I. ...ao seguir certos rumos a fim de configurar uma matéria, o próprio homem com isso se configura.

II. A arte é um tal fazer que, enquanto faz, inventa o por fazer e o modo de fazer.

Os autores dessas frases são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q485924 | Inglês, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A perspectiva teórica de Vygotsky sobre o desenvolvimento cognitivo do indivíduo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q378849 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Thomas Kuhn, em sua obra A estrutura das Revoluções Científicas, argumenta que a produção do conhecimento científico ocorre segundo paradigmas (padrões) compartilhados por comunidades de pesquisadores. Quando tais paradigmas já não dão conta da solução dos problemas, estabelece-se uma crise e os pesquisadores buscam outros paradigmas que possam solucioná-los. Kuhn sustenta que a comunidade passa a compartilhar o novo padrão, ocorrendo o que ele denomina "revolução científica", cuja característica mais marcante é a mudança na visão de mundo do cientista. O caráter cumulativo da ciência seria, então, uma característica apenas dos períodos de "ciência normal", isto é, quando a ciência evolui por acréscimo de novos conhecimentos, mediante a solução de problemas. De acordo com as argumentações de Kuhn, um exemplo de ciência normal seriam os conhecimentos adquiridos desde

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q351890 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Um processo de leitura da obra de arte que tem sido usado em alguns museus brasileiros defende uma leitura que segue os seguintes passos: descrever, analisar, interpretar, fundamentar e revelar. O teórico que propõe esse processo de leitura é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q351927 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Para Walter Benjamin, citado por Lúcia Santaella em (arte) & (cultura) equívocos do elitismo, o cinema é a forma de arte que corresponde à vida cada vez mais perigosa, destinada ao homem de hoje. A necessidade de se submeter a efeitos de choque constitui uma adaptação do homem aos perigos que o ameaçam. O cinema equivale a modificações profundas no aparelho receptivo, aquelas mesmas que vivem atualmente, no curso da existência privada, o primeiro transeunte surgido numa rua de grande cidade e, no curso da história, qualquer cidadão de um Estado contemporâneo. Partindo de sua idéia sobre cinema e pensando sobre o ensino de arte, o que Walter Benjamin poderia ter dito sobre a TV e a internet se tivesse vivido para vê-los?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q352207 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Considere as afirmações abaixo.

I. A música de concerto contemporânea explorou conscientemente dimensões do tempo que contestam a escuta linear, negam a repetição e questionam o pulso rítmico.

II. O canto gregoriano é uma música para ser cantada, em princípio, por vozes masculinas em uníssono, à capela, na caixa de ressonância da igreja, sem acompanhamento instrumental.

III. Em 1913 foi apresentada no Teatro dos Champs- Elisées a Sagração da Primavera, diante da revolta e assombramento da platéia. Seu compositor, que insistia que �temos um dever com a música: o de inventá-la� foi Igor Stravinski.

IV. O processo de aproximação entre a música moderna do Ocidente e a tradição modal do Oriente começou sutilmente com Debussy, que conheceu músicas chinesas, javanesas, indianas, vietnamitas na Feira Mundial de Paris, por ocasião do centenário da Revolução Francesa. É correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q486028 | Inglês, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Na visão interacional de leitura, que vê o leitor como reconstrutor do texto, o ato de leitura implica interação entre

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q482250 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

O filme Denise está chamando, de Hal Salwen, aborda aspectos relativos às recentes mudanças no trabalho nas sociedades capitalistas, como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q379201 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

As informações abaixo referem-se ao monóxido de carbono (CO).

I. A combustão incompleta dos compostos de carbono nos combustíveis e cigarros produz CO.

II. A carboxiemoglobina (COHb) impede o transporte de oxigênio pelo sangue e pode causar morte por asfixia.

III. O monóxido de carbono ativa a hemoglobina, forma a oxiemoglobina (O2Hb) e facilita as trocas gasosas na hematose.

É correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q351493 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Utilizar a arte para a reconstrução da biografia não implica,precisamente, o propósito ou a intenção de extrair a biografia das obras, coisa impossível e absurda, mas significa iluminar a biografia com as obras, o que não só é possível, mas é também oportuno e desejável.

Este pensamento de Pareyson enfatiza que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q380361 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

As diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o Ensino Fundamental e para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) estabelecem que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q334043 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Analisando a grande diversidade de respostas que diferentes crianças podem produzir frente ao mesmo problema, Delia Lerner Zunino, em seu livro Matemática na escola: aqui e agora, coloca a questão: Como fazer para que a diversidade constitua-se em um fator positivo para o aprendizado?

Segundo a autora, os três elementos da resposta geral a essa pergunta são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q387863 | História, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

O Conselho Nacional de Educação estabeleceu, no Parecer CNE/CEB nº 11/2000, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Analise as proposições abaixo sobre possíveis ações que o professor de história deveria levar em consideração de acordo com essas diretrizes.

I. É importante o professor reforçar para os seus alunos a visão dual sobre a realidade histórica brasileira  - "Dois Brasis", "oficial e real", "Casa Grande e Senzala", "o tradicional e o moderno", capital e interior, urbano e rural, cosmopolita e provinciano, litoral e sertão  como forma de estimular os jovens e adultos a exercerem um papel mais ativo na sociedade, visando sua ascensão econômica e social.

II. O professor poderia resgatar experiências históricas de seus próprios alunos, uma vez que muitos destes jovens e adultos, dentro da pluralidade e diversidade de regiões do país, dentro dos mais diferentes estratos sociais, desenvolveram uma rica cultura baseada na oralidade da qual nos dão prova, entre muitos outros, a literatura de cordel, o teatro popular, o cancioneiro regional, os repentistas, as festas populares, as festas religiosas e os registros de memória das culturas afro-brasileira e indígena.

III. O professor poderá analisar com seus alunos aspectos das condições políticas, socioeconômicas e culturais que impediram que grupos sociais fossem alijados dos direitos ao pleno exercício da cidadania, e que a sala de aula poderá tornar-se um instrumento de reparação desta realidade, dívida inscrita em nossa história social e na vida de tantos indivíduos.

IV. Um professor de história, engajado com as transformações socioeconômicas do seu tempo e do seu país, deve estimular seus alunos a adquirirem, neste "século do conhecimento", saberes aliados às competências que eles desenvolverão no mundo do trabalho; evitando, portanto, a visão critica sobre a realidade global que o cerca, enfatizando mais a vocação do

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q389202 | História, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Eric Hobsbawm, em Era dos Extremos, afirma que surgiu, na década de 1970, uma "nova divisão internacional do trabalho", baseada fundamentalmente na

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q485734 | Inglês, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Levar o aluno a reconhecer cognatos é um procedimento didático

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q485638 | Inglês, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

O aprendizado de um idioma estrangeiro demanda integração de uma grande variedade de habilidades, atividades e processos de raciocínio. No ensino comunicativo de línguas, a gramática

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q482728 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Considere as características abaixo atribuídas ao semiárido nordestino.

I. As chuvas são escassas e irregulares, com características de torrencialidade.

II. Nesta região são registradas as amplitudes térmicas mais baixas do país e um elevado déficit hídrico.

III. A presença da mancha semi-árida apresenta causas múltiplas e ainda não inteiramente explicadas.

IV. Graças à semi-aridez presente na região, há pequena diversidade na paisagem vegetal.

Estão corretas SOMENTE as características

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q380064 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Os estudos de emissão de luz ultravioleta de um tubo de raios catódicos, realizados por Rontgen, mostraram ao pesquisador que os raios emanados atravessavam objetos situados a alguns metros de distância. Essa descoberta tem aplicação nos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.