Questões de Concursos Professor Adjunto de Ensino Fundamental

Resolva questões de Professor Adjunto de Ensino Fundamental comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q351448 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

As formas como os leitores se aproximam da obra de arte têm sido alvo de pesquisas de poucos estudiosos, embora a percepção do desenvolvimento estético possa dar ao professor ferramentas para melhor interagir com seus alunos na busca da aprendizagem em arte. Dentre estes estudos, encontra-se uma pesquisa que afirma os seguintes estágios sequenciais: descritivo/narrativo, construtivo, classificativo, interpretativo e re-criativo. A autoria desta pesquisa é de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q482878 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Ao discutir o fenômeno da migração, Damiani (1998) apresenta as afirmações abaixo.

I. Tanto as migrações internacionais como as migrações internas comprovam o processo de expropriação e de exploração que marcam o desenvolvimento do capitalismo em países como o Brasil.

II. A migração rural-urbana, quando teve um caráter mais permanente criou a expectativa de que, na cidade, o migrante teria um emprego, que permanentemente, o reproduziria na condição de trabalhador.

III. Não há como associar a migração ao processo de desenvolvimento capitalista. O primeiro é um fenômeno demográfico; o segundo é eminentemente político e econômico. Está correto SOMENTE o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q338135 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Em A solução de problemas, Maria Del Puy Pérez Echeverría e Juan Ignácio Pozzo, descrevem os 4 passos necessários para a resolução de um problema, que, segundo eles, foram apresentados pelo matemático Polya, em 1945. A seqüência correta desses 4 passos é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q482140 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

O professor desenvolve um trabalho cartográfico a partir da maquete da sala de aula com os alunos de 5ª série. Estes observam a maquete sob a visão vertical e a desenham no papel. Ao final do trabalho, o professor observa que os desenhos formam dois grandes conjuntos:

I. os objetos desenhados aparecem dentro da sala de aula, mas apenas justapostos no espaço;

II. houve conservação de ponto de vista em objetos da mesma categoria (carteiras, por exemplo) ou em todo o desenho.

Assinale a alternativa que identifica, correta e respectivamente, as representações realizadas pelos alunos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q486024 | Inglês, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Numa aula que segue a abordagem comunicativa, levar os alunos a escrever diálogos em inglês

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q388954 | História, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Segundo Perry Anderson, na Antigüidade clássica a escravidão era o vínculo que unia cidade e campo, para o desmedido benefício da polis, pois ela

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q389111 | História, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Sobre o tema Leitura e Escrita na História, de Fernando Seffner, considere os itens abaixo.

I. A leitura de textos que estabeleçam correlação entre acontecimentos, em diferentes locais e tempos, possibilita ao aluno incorporar a história passada da humanidade em seu repertório de vida e na construção de sua vida social.

II. A leitura é também uma chave para a integração política do jovem, no sentido grego do termo, a integração à pólis, aos códigos de discussão da comunidade política. A leitura e a escrita constituem um caráter público para o indivíduo.

III. Os conhecimentos históricos podem servir de apoio na leitura de qualquer outra modalidade de texto, em qualquer outra área, na medida em que o texto é datado historicamente, vinculado a determinada visão de mundo ou conjuntura.

IV. As atividades de leitura e escrita associadas ao ensino de história devem possibilitar ao aluno elaborar seu projeto social a partir da análise de outros projetos. Fazer do aluno um agente social é ensiná-lo a reconhecer diferentes projetos sociais embutidos nas diferentes falas sociais, e ajudá-lo a construir sua trajetória a partir destes referenciais.

Para o autor é correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q338451 | Matemática, Geometria, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Estão corretamente identificadas possíveis transformações isométricas de serem realizadas com uma figura plana em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q380891 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Segundo Krasilchik, M., no período compreendido entre 1970 e 1980, as agressões ao ambiente, decorrentes do desenvolvimento, resultaram em crescimento do interesse pela educação ambiental e na agregação de mais um objetivo ao ensino de Ciências: o de fazer com que os alunos discutissem também as implicações sociais do desenvolvimento científico. De acordo com essa óptica, pode-se afirmar que, entre as metas do ensino, visou-se a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q381270 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Muitas vezes conceitos não são aprendidos pelos alunos ou o aprendizado fica muito aquém do esperado, apesar de o professor ter boa formação acadêmica, preparar a aula com esmero, explicar corretamente o conteúdo e o assunto ser interessante.

Para contornar o problema foram apresentadas as seguintes sugestões:

I. Levar os alunos a refletirem sobre suas experiências em relação ao assunto.

II. Utilizar metodologias diferenciadas para apresentar o conteúdo.

III. Levar em conta os diferentes comportamentos e formas de pensar dos alunos.

É correto o que se sugere em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q485860 | Inglês, Interpretação de Texto, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Numa visão bakhtiniana de linguagem, entende-se que hesitações (Well... Humm...) e pausas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q333869 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Considere as afirmações abaixo.

I. O aluno pode sempre chutar qualquer valor que encontrará, cedo ou tarde a resposta adequada.

II. É uma técnica que estimula a análise do problema, dos dados e dos resultados além de trazer a liberdade de fazer suposições.

III. Ajuda o aluno a selecionar as operações necessárias para resolver o problema e diminui a pressão de obter a resposta correta imediatamente.

Dentre essas afirmações, a adoção da estratégia aproximações sucessivas na resolução de um problema é justificada por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q387913 | História, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

No século XIX, alguns fatores passaram a influenciar o modo como os europeus abordavam os países da África setentrional. Dentre eles, segundo J. M. Mackenzie, pode ser destacado o que está afirmado em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q485503 | Inglês, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

No processo de aprendizagem da língua inglesa, segundo uma abordagem não-tradicional, o erro

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q380830 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

"Nos últimos vinte anos, através de pesquisa, tem-se legitimado e provado que os alunos não chegam em branco a cada nova situação de aprendizagem escolar, mas que possuem esquemas de conhecimentos prévios".

(Laura Fumagalli, In Didática das Ciências Naturais - cap. 1, pág. 22)

Segundo o texto

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q486022 | Inglês, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Pesquisas sobre a aquisição de vocabulário em língua estrangeira mostram que temos a tendência a aprender famílias de palavras, em vez de palavras isoladas, ou de fazer algum tipo de associação mental dessas palavras. Também temos a tendência a lembrar de palavras que precisamos usar ativamente com algum propósito específico ou que podemos associar a alguma ação ou pessoa. No processo de aquisição de vocabulário em língua inglesa, qual das atividades abaixo é condizente com essas descobertas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q351953 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Baseando-se em Huizinga, que mostrou o papel fundamental do elemento lúdico, o processo de criação em arte pode ser concebido como jogo, o que vale dizer que ele é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q389580 | História, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Michelle Perrot, em Os Excluídos da História, ao analisar o movimento ludita (luddismo) na França, do século XIX, conclui que as mulheres trabalhadoras

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q388856 | História, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

No livro História das mulheres no Brasil, organizado por Mary Del Priore, vários autores e autoras procuram reconstituir a trajetória histórica das mulheres. Analise as afirmações que refletem a visão de alguns desses autores sobre atuação da mulher brasileira, ao longo da história.

I. A mulher brasileira sempre foi discriminada no mundo do trabalho. No passado, elas podiam exercer apenas as funções do lar, de doméstica e de agricultora. Na atividade industrial, só foram admitidas como operárias por força da Consolidação das Leis do Trabalho, quando Getúlio Vargas reconheceu o direito de igualdade de sexo.

II. Até meados do século XX, ao contrário do que ocorria nos países europeus, o Código Penal Brasileiro não diferenciava os réus por sexo. A especificidade da legislação brasileira estava intimamente relacionada ao sistema escravista que igualava os sexos tanto na comercialização como na aplicação da punição aos escravos que praticavam delitos.

 III. As mulheres do século XIX eram excluídas de uma efetiva participação na sociedade, da possibilidade de ocuparem cargos públicos, de assegurarem dignamente sua própria sobrevivência e até mesmo impedidas de acesso à educação superior. Eram trancadas, fechadas dentro de casas ou sobrados, mocambos e senzalas, construídos por pais, maridos e senhores.

IV. O Brasil foi um dos últimos países do Ocidente a organizar o movimento feminista. Esse fato pode ser explicado em razão da grande atuação do movimento anarco-sindicalista nas lutas sociais. Até mesmo as mulheres anarquistas se recusaram a tratar da emancipação feminina, subordinando-a à idéia de emancipação de toda a classe operária.

É correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q485690 | Inglês, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

O ensino de língua inglesa na escola pública deve ter, dentre as várias funções, uma função social:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.