Questões de Concursos Professor Adjunto de Ensino Fundamental

Resolva questões de Professor Adjunto de Ensino Fundamental comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

81Q482671 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A denominação da Mata Atlântica abrange uma grande variedade de matas tropicais úmidas que ocorrem de forma sazonal nas regiões costeiras do Brasil.

Assinale a alternativa que expressa corretamente um dos mecanismos responsáveis pela ocorrência dessas formações vegetais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q482516 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

No Brasil, dentre os fatores que levaram à degradação ambiental, a partir dos anos de 1960, pode-se destacar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q485405 | Inglês, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

De acordo com as recentes metodologias, o desenvolvimento da habilidade de leitura em língua inglesa no ensino fundamental e médio

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q380741 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

É comum abordarem-se, na 4ª ou 5ª série do ensino fundamental, conteúdos como "Os alimentos", "Efeitos do vento" ou "As máquinas a vapor". O conceito envolvido nesses casos é a energia e, ao trabalhar com esses conteúdos, o professor

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q388049 | História, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Fernando A. Novais afirma que ocorreram no Brasil colonial, no século XVIII, pelos menos dois momentos de tomada de consciência da situação colonial, projetando-se a mudança e intentando-se a tomada do poder. Para o autor, nesses momentos ocorreram

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q381950 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Em 1879, Walter Flemming identificou, no núcleo das células, filamentos que, durante a divisão celular, se condensam e separam-se indo para os lados opostos, que se tornarão duas novas células idênticas. Flemming deu a esse processo o nome de mitose, fundando assim a citogenética. Os filamentos descritos e a fase de separação são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q481108 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

No Brasil, a introdução do grande capital no campo promoveu um intenso processo de modernização da agricultura brasileira responsável, dentre outros fatos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q337905 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Conhecimentos prévios são todos aqueles comportamentos (corretos ou incorretos) que cada sujeito possui e que adquiriu ao longo de sua vida na interação com o mundo que o cerca e com a escola. (POZO Juan Ignacio, em A solução de problemas)

Nas afirmações seguintes são apresentadas características, algumas corretas outras incorretas, dos chamados conhecimentos prévios.

I. São construções pessoais dos alunos.

II. São cientificamente coerentes.

III. Procuram mais a utilidade do que a verdade.

IV. São facilmente verbalizados por todos os alunos.

V. São, geralmente, estáveis e resistentes à mudança.

As características corretas são APENAS aquelas identificadas com as afirmações

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q387928 | História, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Em Passagens da antigüidade ao feudalismo, Perry Anderson afirma que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q352021 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

O modo de trabalhar o ensinar/aprender arte através de projetos tem uma dinâmica própria que poderá ser transformada e adequada às diferentes realidades de cada grupo de alunos, não se constituindo como método, mas como uma atitude pedagógica que envolve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q485982 | Inglês, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

O perfil de professor de língua inglesa enfatizado nos últimos 15 ou 20 anos é o de professor pesquisador e interativo. Qual das características abaixo NÃO se aplica a esse perfil?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q388990 | História, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Considere os itens abaixo sobre a Guerra Civil Espanhola, 1936-1939.

I. As disputas da década de 1930, travadas dentro dos Estados ou entre eles eram transnacionais. Em nenhuma parte foi isso mais evidente do que na Guerra Civil Espanhola, que se tornou a expressão exemplar desse confronto global.

II. O processo de radicalização política, com a formação e expansão de grupos anarquistas, socialistas e comunistas fortemente enraizados entre os trabalhadores da Europa Ocidental, foi iniciado na Guerra Civil Espanhola

III. A Guerra Civil Espanhola antecipou e moldou as forças que iriam, poucos anos depois da vitória de Franco, destruir o nazifascismo em alguns países da Europa.

IV. A Guerra Civil Espanhola antecipou a política da Segunda Guerra Mundial, aquela aliança única de frentes nacionais que ia de conservadores patriotas a revolucionários sociais, para a derrota do inimigo nacional e simultaneamente para a regeneração social.

V. A intervenção dos países aliados na Guerra Civil Espanhola impediu que os radicais de direita se consolidassem na Espanha na década de 1930 e fortaleceu o movimento fascista internacional.

Segundo Eric Hobsbawm, é correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q481458 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Um exemplo de danos ambientais provocados pela monocultura mecanizada é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q480935 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Considere as afirmações abaixo sobre a mata das araucárias.

I. Ocorre em solos pobres, em geral rasos e pedregosos.

II. Nas áreas mais baixas do relevo aparece em transição com as matas subtropicais.

III. De modo geral, é uma floresta homogênea.

IV. Constitui a formação vegetal que não sofre os efeitos da tropicalidade.

V. É encontrada em áreas de climas semi-úmidos com uma longa estação seca.

Estão corretas SOMENTE as afirmações

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q485624 | Inglês, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Segundo as abordagens recentes, a dinâmica em sala de aula para o ensino da leitura prevê

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q351801 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Em A educação do olhar no ensino de arte Lezi Jacques Fleiscchmann apresenta sua proposta pedagógica com a leitura por crianças do desenho fílmico Os 101 Dálmatas. A proposta aponta a possibilidade no ensino de arte de uma ação pedagógico-cultural que resulte

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q351480 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

"A criança aprende a formar seus próprios signos configuracionais principalmente por meio da observação do comportamento-de-fazer-signos-configuracionais de outras pessoas, por observar inicialmente que outras pessoas fazem desenhos, verificando a maneira pela qual são feitos, as razões pelas quais são feitos, as situações nas quais são feitos a variedade de signos configuracionais feitos e as diversas formas que os signos tomam em nossa cultura." Partindo desta premissa de Brent Wilson e Marjorie Wilson a respeito do comportamento do ato de desenhar, pode-se concluir que para os autores:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q486040 | Inglês, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A repetição de diálogos, exercícios orais e escritos de substituição e a escrita de diálogos são procedimentos condizentes com

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q380110 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Sobre o conhecimento científico e tecnológico é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q352245 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Ser contemporâneo de si mesmo é uma das lições que Ana Mae Barbosa ensina. Assim, o professor deve estar atento à vida que corre fora da escola, inclusive ao noticiário que nem sempre traz notícias felizes. A imprensa divulgou, recentemente, o falecimento da artista de intensa vitalidade criativa, pioneira do concretismo e neoconcretismo da arte brasileira:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.