Questões de Concursos Professor Auxiliar de Atividades de Ciências

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q994918 | Pedagogia, Lei n 9394 de 1996, Professor Auxiliar de Atividades de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

É de conhecimento que em 2003 a Lei Federal 10.639 altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) estabelecendo a obrigatoriedade no currículo, da temática de História e Cultura e Afro-Brasileira no âmbito de todo o currículo escolar. Orientando que os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira sejam ministrados, em especial em quais nas áreas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12 Q994923 | Pedagogia, Mídias, Professor Auxiliar de Atividades de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

No contexto atual é importante saber trabalhar com as mídias educomunicação e tecnologia na educação, dentro dessa proposta, Florianópolis aprovou em 2007, Carta de Florianópolis para Mídia-Educação pela Lei Municipal n.º 8623, de 2 de junho de 2011 com o objetivo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13 Q988624 | Direito Ambiental, Base Normativa Essencial, Professor Auxiliar de Atividades de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), a sustentabilidade é um dos 5 (cinco) eixos propostos para a compreensão do conhecimento científico, para trabalhar a Ciência da Natureza. Sobre sustentabilidade:

A sustentabilidade é tratada sob o aspecto da responsabilidade sobre o uso do ambiente, das interações de organismos com o ambiente e as _________ do uso de produtos tecnológicos nas mudanças climáticas e na saúde do ________. A aplicação do conhecimento científico para o desenvolvimento de ________ sociais sustentáveis, bem como as relações de consumo e disponibilidade de recursos naturais estão no cerne deste eixo.

As lacunas do texto são, respectivamente, corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14 Q988626 | Pedagogia, Educação de Jovens e Adultos ENCEJA E PROEJA Decretos e portarias, Professor Auxiliar de Atividades de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino voltada para pessoas que, por diversos motivos, não completaram o ensino básico na idade regular. São as três grandes funções da EJA explicitadas, também, na Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis de 2016.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15 Q994912 | Meio Ambiente, Professor Auxiliar de Atividades de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A educação ambiental é considerada de grande importância nos processos pelos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16 Q994916 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Professor Auxiliar de Atividades de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Lei de 06 de julho de 2015 n° 13.146, conhecida como a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, considera-se pessoa com deficiência aquela que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17 Q994922 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Professor Auxiliar de Atividades de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Um projeto interdisciplinar sobre mudanças climáticas pode envolver conhecimentos de Geografia, Ciências, Matemática e até Língua Portuguesa, em que os alunos trabalham de forma integrada para compreender as consequências, analisar dados, calcular impactos e comunicar.
Sobre interdisciplinaridade, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18 Q994920 | Meio Ambiente, Conceitos e Fundamentos do Desenvolvimento Sustentável, Professor Auxiliar de Atividades de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), a partir da compreensão do conhecimento científico, para trabalhar a Ciência da Natureza na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, são propostos 5 (cinco) eixos que guardam conhecimentos e relações próximas entre si. Correlacione as colunas, ligando cada item da COLUNA A EIXOS com sua descrição ou objetivo correspondente na COLUNA B.

Coluna A: EIXOS
1. Ambiente e Sustentabilidade;
2. O Planeta Terra e o Universo;
3. Biodiversidade;
4. Saúde e Bem-Estar e;
5. Materiais, Substâncias e Processos.

Coluna B: CONCEITOS
( ) O conhecimento sobre os órgãos e as funções do corpo humano também serão objeto deste eixo;
( ) Um sistema que envolve pessoas vivendo em comunidade e interagindo em relações econômicas de produção e consumo;
( ) Serão tratadas as funções vitais dos seres vivos, sua constituição e reprodução, bem como dos processos evolutivos;
( ) As formas como as atividades humanas de produção tecnológica afetam as características da atmosfera, da hidrosfera, da litosfera e da biosfera poderão ser exploradas por meio de exemplos concretos, como as mudanças climáticas;
( ) Os princípios físicos e químicos dos fenômenos naturais deverão ser enfocados pelos objetivos de ensino e aprendizagem deste eixo.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.