De acordo com a Política Nacional de Educação Especial,
na perspectiva da Educação Inclusiva (2008), para fins de
aplicação desta Lei, consideram-se:
( ) acessibilidade: possibilidade e condição de alcance
para utilização, com segurança e autonomia, de espaços,
mobiliários, equipamentos urbanos, edificações,
transportes, informação e comunicação, inclusive seus
sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e
instalações abertos ao público, de uso público ou privados
de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por
pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida;
( ) desenho universal: concepção de produtos, ambientes,
programas e serviços a serem usados por todas as pessoas,
sem necessidade de adaptação ou de projeto específico,
incluindo os recursos de tecnologia assistiva;
( ) tecnologia assistiva ou ajuda técnica: produtos,
equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias,
estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a
funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da
pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida,
visando à sua autonomia, independência, qualidade de
vida e inclusão social;
( ) barreiras: representam uma modalidade transversal
que transcorre todos os níveis de escolaridade, etapas e
modalidades, transformam anualmente de acordo com as
avaliações realizadas nos conselhos de classes e fórum
educacional.
Identifique as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F) e
assinale a alternativa que indica a sequência correta.
✂️ a) V – V – F – F ✂️ b) F – F – V – F ✂️ c) F – F – F – V ✂️ d) V – V – V – F ✂️ e) V – V – V – V