Questões de Concursos Professor Auxiliar de Tecnologia Educacional

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11 Q988672 | Pedagogia, Professor Auxiliar de Tecnologia Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), é necessário um currículo que vá além da perspectiva dos Componentes Curriculares e de suas grades, vivenciando a transversalidade do conhecimento, seja no ambiente escolar ou fora dele, mas sempre tendo presente que a especificidade do papel que cabe à escola na sociedade NÃO pode:
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12 Q988680 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Auxiliar de Tecnologia Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a contemporaneidade é fortemente marcada pelo desenvolvimento tecnológico. Além disso, grande parte das informações produzidas pela humanidade está armazenada digitalmente. Isso denota o quanto o mundo produtivo e o cotidiano estão sendo movidos por tecnologias digitais, situação que tende a se acentuar fortemente no futuro.
Sobre a contemporaneidade e o desenvolvimento tecnológico, analise as afirmativas e assinale alternativa correta.
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13 Q988666 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor Auxiliar de Tecnologia Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

O Núcleo de Tecnologia Municipal constituiu-se como espaço de formação continuada voltada para o uso pedagógico das TIC na educação, visando preparar professores/as e estudantes para atuarem criticamente com essas tecnologias, na abordagem do campo da Mídia-Educação. Como destacado no trecho:

“[...] estimular as diferentes formas de inserção da Mídi-aEducação na escola e na comunidade e fortalecer as redes de observação da produção cultural de mídia para a infância e a juventude e das experiências escolares” (FLORIANÓPOLIS, 2006).

Diante a afirmativa, qual objetivo a ser alcançado pela escola, visto que o avanço das tecnologias digitais institui novas formas de aprender e produzir conhecimento e, por consequência, novos modos de ensinar, envolvendo diferentes modalidades de linguagem?
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14 Q988671 | Pedagogia, Educação Especial, Professor Auxiliar de Tecnologia Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva (2008), para fins de aplicação desta Lei, consideram-se:


( ) acessibilidade: possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida;

( ) desenho universal: concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva;

( ) tecnologia assistiva ou ajuda técnica: produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social;

( ) barreiras: representam uma modalidade transversal que transcorre todos os níveis de escolaridade, etapas e modalidades, transformam anualmente de acordo com as avaliações realizadas nos conselhos de classes e fórum educacional.


Identifique as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F) e assinale a alternativa que indica a sequência correta.
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15 Q988669 | Pedagogia, Lei n 9394 de 1996, Professor Auxiliar de Tecnologia Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Art.62 que trata da formação de docentes, analise as afirmativas:

1. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de bacharelado;

2. A formação continuada e a capacitação dos profissionais de magistério poderão utilizar recursos e tecnologias de educação presencial;

3. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura plena.


Assinale a alternativa correta.
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16 Q988682 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Professor Auxiliar de Tecnologia Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A Mídia-Educação colabora para a compreensão das práticas culturais atuais, desenvolvendo ações que visam, ainda, proteger a infância e a juventude dos riscos e desafios trazidos pela internet. A contribuição que a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis destaca sobre a Mídia-Educação é:
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17 Q994964 | Pedagogia, Mídias, Professor Auxiliar de Tecnologia Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

O hipertexto ou a multimídia interativa adequam-se particularmente aos usos educativos. É bem conhecido o papel fundamental do envolvimento pessoal do aluno no processo de aprendizagem. O Hipertexto é a interconexão do texto mais imagem. Já a multimídia interativa, graças à sua dimensão reticular ou não linear, favorece uma atitude exploratória, ou mesmo lúdica, face ao material a ser assimilado. É, portanto, um instrumento bem adaptado a uma pedagogia:
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18 Q988674 | Pedagogia, Professor Auxiliar de Tecnologia Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Segundo retratado na Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Ministério da Educação (MEC) estudam estratégias conjuntas para integrar ações de popularização da ciência e letramento digital nas escolas de tempo integral em todo o Brasil.

Sobre o tema letramento analise as afirmativas abaixo.

1. O letramento digital não é um requisito para a inclusão digital no mundo atual;
2. O letramento digital é um requisito para o exercício da cidadania;
3. O letramento digital é substitutivo dos processos de ensino aprendizagem de alfabetização e letramento do ensino tradicional da educação básica.

Assinale a alternativa correta.
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19 Q994965 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor Auxiliar de Tecnologia Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A educomunicação é uma abordagem educacional que pode ser definida como a:
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20 Q988676 | Pedagogia, Educação Especial, Professor Auxiliar de Tecnologia Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, nos programas e serviços de habilitação e de reabilitação para a pessoa com deficiência, são garantidos:
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