Início Questões de Concursos Professor Bilíngue Resolva questões de Professor Bilíngue comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Professor Bilíngue Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 21Q1014398 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Bilíngue, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024Analise a citação abaixo: “Compreende o uso da Libras como língua natural dos surdos e, posteriormente, o aprendizado do português escrito, favorecendo o desenvolvimento linguístico e cultural dos surdos.” (Lodi, 2013). Essa citação refere-se a qual metodologia de ensino na educação de surdos? ✂️ a) Oralismo. ✂️ b) Letramento. ✂️ c) Bilinguismo. ✂️ d) Comunicação total. ✂️ e) Método escrito/bimodal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 22Q1014812 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Bilíngue, Prefeitura de Criciúma SC, FUNDATEC, 2024Considerando a perspectiva inclusiva da educação de pessoas com surdez, qual das seguintes alternativas descreve corretamente o conceito de bilinguismo? ✂️ a) Destaca a obrigatoriedade de o aluno utilizar apenas uma das línguas, seja Libras ou Língua Portuguesa, excluindo a liberdade de escolha linguística. ✂️ b) Enfatiza que os alunos com surdez devem se expressar apenas na Língua Portuguesa,desconsiderando a importância da Libras em sua comunicação e desenvolvimento. ✂️ c) Destaca a liberdade do aluno para se expressar em qualquer língua, seja em Libras ou em Língua Portuguesa, e participar ativamente de um ambiente escolar inclusivo que desafie seu pensamento e exercite suas habilidades perceptivo-cognitivas e sociais. ✂️ d) Enfatiza que os alunos com surdez devem utilizar exclusivamente a Língua Portuguesa, limitando sua participação em um ambiente escolar inclusivo e diversificado. ✂️ e) Prioriza o uso exclusivo da Libras como meio de comunicação e educação para os alunos com surdez, excluindo a Língua Portuguesa de seu desenvolvimento linguístico e educacional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 23Q1014815 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Professor Bilíngue, Prefeitura de Criciúma SC, FUNDATEC, 2024Qual das seguintes alternativas descreve corretamente o papel do Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais e Língua Portuguesa (TILS/LP)? ✂️ a) É responsável apenas pela tradução escrita de textos em Língua Portuguesa para língua de sinais. ✂️ b) Atua apenas na tradução de textos escritos em língua de sinais para Língua Portuguesa, sem intervenção em contextos de comunicação oral. ✂️ c) É responsável por mediar a comunicação entre usuários de língua de sinais e não usuários, em diversos contextos como reuniões, palestras e salas de aula. ✂️ d) Deve corrigir os usuários de língua de sinais quando eles cometem erros gramaticais durante a comunicação. ✂️ e) Não tem responsabilidade na tradução e interpretação de textos, sendo seu papel limitado ao ensino da língua de sinais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 24Q1018813 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Bilíngue, Prefeitura de Criciúma SC, FUNDATEC, 2024A inclusão de pessoas surdas na escola regular comum demanda buscar meios para beneficiar sua participação e aprendizagem, tanto na sala de aula quanto no Atendimento Educacional Especializado (AEE). De acordo com Dorziat (1998), o aperfeiçoamento da escola comum em favor de todos os alunos é primordial. A escola comum precisa implementar ações que tenham sentido para os alunos em geral e esse sentido deve poder ser compartilhado com os alunos com surdez. Sendo assim, assinale a alternativa correta. ✂️ a) A simples adoção da Língua de Sinais é suficiente para escolarizar o aluno com surdez. ✂️ b) Os professores não necessariamente precisam conhecer ou usar a Língua de Sinais para promover a inclusão de alunos com surdez. ✂️ c) A inclusão de pessoas com surdez na escola comum é um processo natural e não requer esforços adicionais por parte dos educadores. ✂️ d) A escola comum deve programar ações que tenham sentido para todos os alunos, incluindo aqueles com surdez. ✂️ e) Os alunos com ou sem surdez não se beneficiam de ambientes educacionais estimuladores ou desafiadores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 25Q1014813 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Bilíngue, Prefeitura de Criciúma SC, FUNDATEC, 2024Assinale a alternativa correta sobre as diferenças entre a Libras e a Língua Portuguesa. ✂️ a) A Libras é uma língua falada e escrita, e o Português é uma língua apenas falada. ✂️ b) A Libras tem uma gramática visual-espacial, enquanto o Português tem uma gramática predominantemente linear. ✂️ c) A Libras, como o próprio nome diz, Língua Brasileira de Sinais, é derivada do Português, enquanto o Português tem influências do Latim. ✂️ d) A Libras é composta por letras do alfabeto manual, enquanto o Português é composto por letras do alfabeto latino. ✂️ e) A Libras é uma língua universal, enquanto o Português é uma língua nacional e regional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 26Q1018814 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Bilíngue, Prefeitura de Criciúma SC, FUNDATEC, 2024Assinale a alternativa que descreve corretamente as características da comunicação total. ✂️ a) Busca promover a fluência em duas línguas: a língua de sinais e a língua oral, reconhecendo ambas como fundamentais para a comunicação e o desenvolvimento cognitivo. ✂️ b) Enfatiza o uso exclusivo da língua de sinais e da língua escrita sem incentivar o uso da língua oral. ✂️ c) Prioriza o desenvolvimento da fala e da leitura labial, com o objetivo de integrar a pessoa com surdez à comunidade ouvinte. ✂️ d) Baseia-se na ideia de que a pessoa com surdez deve adaptar-se exclusivamente à língua e à cultura da comunidade ouvinte, excluindo o uso da língua de sinais. ✂️ e) Busca proporcionar à pessoa com surdez um ambiente de aprendizagem que valoriza a comunicação visual e gestual, enfatizando a aquisição da língua oral na modalidade escrita. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 27Q1018815 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Bilíngue, Prefeitura de Criciúma SC, FUNDATEC, 2024Considerando o processo de organização do trabalho do AEE em Libras, qual das seguintes alternativas descreve corretamente uma das ações realizadas pelos professores e instrutores de Libras? ✂️ a) Recorrem apenas a dicionários especializados para encontrar sinais para termos científicos. ✂️ b) Caso não existam sinais para determinados termos científicos, eles são descartados do contexto em estudo. ✂️ c) Não consideram a estrutura linguística da língua ao criar novos termos científicos em Libras. ✂️ d) Os termos científicos em Libras são registrados apenas oralmente, sem a necessidade de documentação por escrito. ✂️ e) Avaliam a criação dos termos científicos em Libras a partir da estrutura linguística da língua, por analogia entre conceitos já existentes e por empréstimos lexicais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 28Q1018817 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Professor Bilíngue, Prefeitura de Criciúma SC, FUNDATEC, 2024Qual das seguintes alternativas descreve corretamente o papel do intérprete educacional, tradutor e intérprete de Libras e Língua Portuguesa? ✂️ a) Tem como principal função auxiliar os alunos surdos na realização de tarefas administrativas, como o preenchimento de documentos escolares. ✂️ b) Atua apenas nas aulas de Língua Portuguesa, facilitando a comunicação entre o professor ouvinte e os alunos surdos. ✂️ c) Deve interpretar apenas o que é dito em sala de aula, sem auxiliar os alunos surdos em outras situações do ambiente escolar. ✂️ d) Tem como objetivo garantir o acesso à informação e à comunicação dos alunos surdos, facilitando sua participação em todas as atividades escolares. ✂️ e) É responsável por corrigir a gramática e a ortografia dos alunos surdos durante as aulas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← Anterior
21Q1014398 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Bilíngue, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024Analise a citação abaixo: “Compreende o uso da Libras como língua natural dos surdos e, posteriormente, o aprendizado do português escrito, favorecendo o desenvolvimento linguístico e cultural dos surdos.” (Lodi, 2013). Essa citação refere-se a qual metodologia de ensino na educação de surdos? ✂️ a) Oralismo. ✂️ b) Letramento. ✂️ c) Bilinguismo. ✂️ d) Comunicação total. ✂️ e) Método escrito/bimodal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
22Q1014812 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Bilíngue, Prefeitura de Criciúma SC, FUNDATEC, 2024Considerando a perspectiva inclusiva da educação de pessoas com surdez, qual das seguintes alternativas descreve corretamente o conceito de bilinguismo? ✂️ a) Destaca a obrigatoriedade de o aluno utilizar apenas uma das línguas, seja Libras ou Língua Portuguesa, excluindo a liberdade de escolha linguística. ✂️ b) Enfatiza que os alunos com surdez devem se expressar apenas na Língua Portuguesa,desconsiderando a importância da Libras em sua comunicação e desenvolvimento. ✂️ c) Destaca a liberdade do aluno para se expressar em qualquer língua, seja em Libras ou em Língua Portuguesa, e participar ativamente de um ambiente escolar inclusivo que desafie seu pensamento e exercite suas habilidades perceptivo-cognitivas e sociais. ✂️ d) Enfatiza que os alunos com surdez devem utilizar exclusivamente a Língua Portuguesa, limitando sua participação em um ambiente escolar inclusivo e diversificado. ✂️ e) Prioriza o uso exclusivo da Libras como meio de comunicação e educação para os alunos com surdez, excluindo a Língua Portuguesa de seu desenvolvimento linguístico e educacional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
23Q1014815 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Professor Bilíngue, Prefeitura de Criciúma SC, FUNDATEC, 2024Qual das seguintes alternativas descreve corretamente o papel do Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais e Língua Portuguesa (TILS/LP)? ✂️ a) É responsável apenas pela tradução escrita de textos em Língua Portuguesa para língua de sinais. ✂️ b) Atua apenas na tradução de textos escritos em língua de sinais para Língua Portuguesa, sem intervenção em contextos de comunicação oral. ✂️ c) É responsável por mediar a comunicação entre usuários de língua de sinais e não usuários, em diversos contextos como reuniões, palestras e salas de aula. ✂️ d) Deve corrigir os usuários de língua de sinais quando eles cometem erros gramaticais durante a comunicação. ✂️ e) Não tem responsabilidade na tradução e interpretação de textos, sendo seu papel limitado ao ensino da língua de sinais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
24Q1018813 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Bilíngue, Prefeitura de Criciúma SC, FUNDATEC, 2024A inclusão de pessoas surdas na escola regular comum demanda buscar meios para beneficiar sua participação e aprendizagem, tanto na sala de aula quanto no Atendimento Educacional Especializado (AEE). De acordo com Dorziat (1998), o aperfeiçoamento da escola comum em favor de todos os alunos é primordial. A escola comum precisa implementar ações que tenham sentido para os alunos em geral e esse sentido deve poder ser compartilhado com os alunos com surdez. Sendo assim, assinale a alternativa correta. ✂️ a) A simples adoção da Língua de Sinais é suficiente para escolarizar o aluno com surdez. ✂️ b) Os professores não necessariamente precisam conhecer ou usar a Língua de Sinais para promover a inclusão de alunos com surdez. ✂️ c) A inclusão de pessoas com surdez na escola comum é um processo natural e não requer esforços adicionais por parte dos educadores. ✂️ d) A escola comum deve programar ações que tenham sentido para todos os alunos, incluindo aqueles com surdez. ✂️ e) Os alunos com ou sem surdez não se beneficiam de ambientes educacionais estimuladores ou desafiadores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
25Q1014813 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Bilíngue, Prefeitura de Criciúma SC, FUNDATEC, 2024Assinale a alternativa correta sobre as diferenças entre a Libras e a Língua Portuguesa. ✂️ a) A Libras é uma língua falada e escrita, e o Português é uma língua apenas falada. ✂️ b) A Libras tem uma gramática visual-espacial, enquanto o Português tem uma gramática predominantemente linear. ✂️ c) A Libras, como o próprio nome diz, Língua Brasileira de Sinais, é derivada do Português, enquanto o Português tem influências do Latim. ✂️ d) A Libras é composta por letras do alfabeto manual, enquanto o Português é composto por letras do alfabeto latino. ✂️ e) A Libras é uma língua universal, enquanto o Português é uma língua nacional e regional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
26Q1018814 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Bilíngue, Prefeitura de Criciúma SC, FUNDATEC, 2024Assinale a alternativa que descreve corretamente as características da comunicação total. ✂️ a) Busca promover a fluência em duas línguas: a língua de sinais e a língua oral, reconhecendo ambas como fundamentais para a comunicação e o desenvolvimento cognitivo. ✂️ b) Enfatiza o uso exclusivo da língua de sinais e da língua escrita sem incentivar o uso da língua oral. ✂️ c) Prioriza o desenvolvimento da fala e da leitura labial, com o objetivo de integrar a pessoa com surdez à comunidade ouvinte. ✂️ d) Baseia-se na ideia de que a pessoa com surdez deve adaptar-se exclusivamente à língua e à cultura da comunidade ouvinte, excluindo o uso da língua de sinais. ✂️ e) Busca proporcionar à pessoa com surdez um ambiente de aprendizagem que valoriza a comunicação visual e gestual, enfatizando a aquisição da língua oral na modalidade escrita. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
27Q1018815 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Bilíngue, Prefeitura de Criciúma SC, FUNDATEC, 2024Considerando o processo de organização do trabalho do AEE em Libras, qual das seguintes alternativas descreve corretamente uma das ações realizadas pelos professores e instrutores de Libras? ✂️ a) Recorrem apenas a dicionários especializados para encontrar sinais para termos científicos. ✂️ b) Caso não existam sinais para determinados termos científicos, eles são descartados do contexto em estudo. ✂️ c) Não consideram a estrutura linguística da língua ao criar novos termos científicos em Libras. ✂️ d) Os termos científicos em Libras são registrados apenas oralmente, sem a necessidade de documentação por escrito. ✂️ e) Avaliam a criação dos termos científicos em Libras a partir da estrutura linguística da língua, por analogia entre conceitos já existentes e por empréstimos lexicais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
28Q1018817 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Professor Bilíngue, Prefeitura de Criciúma SC, FUNDATEC, 2024Qual das seguintes alternativas descreve corretamente o papel do intérprete educacional, tradutor e intérprete de Libras e Língua Portuguesa? ✂️ a) Tem como principal função auxiliar os alunos surdos na realização de tarefas administrativas, como o preenchimento de documentos escolares. ✂️ b) Atua apenas nas aulas de Língua Portuguesa, facilitando a comunicação entre o professor ouvinte e os alunos surdos. ✂️ c) Deve interpretar apenas o que é dito em sala de aula, sem auxiliar os alunos surdos em outras situações do ambiente escolar. ✂️ d) Tem como objetivo garantir o acesso à informação e à comunicação dos alunos surdos, facilitando sua participação em todas as atividades escolares. ✂️ e) É responsável por corrigir a gramática e a ortografia dos alunos surdos durante as aulas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro