Início

Questões de Concursos Professor Biologia

Resolva questões de Professor Biologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


51Q228404 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJ

Observa-se que verduras temperadas com sal não devem ser preparadas com muita antecedência, pois acabam murchando. Isso acontece porque as células das verduras:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q220739 | Biologia, História das vacinas e dos antibióticos, Professor Biologia, IESDE

A descoberta do primeiro antibiótico da história foi feita por Alexander Fleming, em Londres, no ano de 1928 . Foi um acontecimento muito curioso que envolveu os seguintes organismos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q221498 | Biologia, História das vacinas e dos antibióticos, Professor Biologia, IESDE

Ao observar que bactérias não cresciam no mesmo meio de cultura onde estavam os fungos do gênero Penicillium, o escocês Alexander Fleming deduziu que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q224793 | Biologia, Doenças III, Professor Biologia, IESDE

A malária é uma doença causada por um protozoário. O sintoma mais clássico são febres periódicas. Assinale a alternativa que indica um dos possíveis protozoários causadores dessa doença:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q227911 | Biologia, Doenças III, Professor Biologia, IESDE

A ?solitária? é uma verminose bastante conhecida. Há dois tipos principais de vermes que causam essa doença. Aponte a alternativa que traz todas as afirmações corretas a respeito dessas duas variações de teníase.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q227896 | Biologia, Ciclo do carbono e oxigênio, Professor Biologia, IESDE

O ozônio (O3) é um importante componente da atmosfera que auxilia na manutenção da vida no planeta. A respeito dessa molécula e de sua degradação, assinale a alternativa que reúne todas as afirmações corretas:
I. O ozônio é produzido naturalmente, por meio da radiação solar.
II. O maior destruidor da camada de ozônio é o gás carbônico.
III. O buraco na camada de ozônio é um fenômeno natural, mas que foi intensificado por substâncias de uso industrial.
IV. É possível conter o aumento do buraco na camada de ozônio com a eliminação de determinadas substâncias, como o gás freon (CFC).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q222292 | Biologia, Epidemias e pandemias, Professor Biologia, IESDE

Casos recentes de epidemia de Ebola na África mostraram ao mundo como é difícil conter um quadro epidêmico. Entre as ações a serem realizadas para conter a epidemia estão:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q222298 | Biologia, Ciclo do carbono e oxigênio, Professor Biologia, IESDE

O ciclo do oxigênio envolve diferentes processos, muitas vezes também presentes no ciclo da água e do carbono. Aponte a alternativa que reúne fenômenos presentes no ciclo do oxigênio:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q223735 | Biologia, Epidemias e pandemias, Professor Biologia, IESDE

As epidemias e pandemias já ocorreram várias vezes na história da humanidade com doenças como cólera, gripe H1N1, peste negra, entre outras. Entre os fatores que ajudaram na contenção e redução dos números de casos, podemos citar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q221690 | Biologia, Ciclo da água, Professor Biologia, IESDE

A água é um recurso indispensável para a manutenção da vida. Além disso, ela também atua com enorme importância nos ecossistemas, em escala global. A respeito dessa importância mais abrangente, assinale a alternativa incorreta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

61Q225809 | Biologia, Ciclo da água, Professor Biologia, IESDE

Vários fenômenos podem ser relacionados ao ciclo da água. Alguns deles são biológicos e outros são estritamente ambientais. Aponte a alternativa que reúne um ou mais fenômenos não diretamente relacionado(s) ao ciclo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q227724 | Biologia, Epidemias e pandemias, Professor Biologia, IESDE

As epidemias e pandemias já ocorreram várias vezes na história da humanidade com doenças como cólera, gripe H1N1, peste negra, entre outras. Entre os fatores que ajudaram na contenção e redução dos números de casos, podemos citar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q227475 | Biologia, Doenças II, Professor Biologia, IESDE

A medicina já conhece milhares de doenças que acometem o ser humano. Algumas são causadas por vírus, outras por bactérias, protozoários, vermes e, ainda, outras têm origem genética. A alternativas a seguir reúnem 5 doenças. Assinale a única alternativa em que há apenas doenças causadas por vírus.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q220705 | Biologia, Ciclo do nitrogênio, Professor Biologia, IESDE

O ciclo do nitrogênio é um dos mais longos e complexos ciclos biogeoquímicos. Diversas moléculas fazem parte de seu trajeto. Assinale a alternativa que reúne apenas moléculas que façam parte desse ciclo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q223159 | Biologia, Ciclo da água, Professor Biologia, IESDE

As grandes massas de água (mares, lagos e lagoas, por exemplo) têm uma enorme importância para o seu ciclo. Com base em seus conhecimentos, assinale a alternativa incorreta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q222761 | Biologia, Ciclo da água, Professor Biologia, IESDE

Considere o seguinte trajeto percorrido por uma molécula de água: vem à superfície da terra na forma de chuva (I); é ingerida por um boi e eliminada do corpo desse animal na forma líquida (II); e, finalmente, após ser depositada no solo, ela retorna à atmosfera na forma de vapor (III). Assinale a alternativa que indica os processos possíveis, apontados por I, II e III:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q227347 | Biologia, Ciclo do carbono e oxigênio, Professor Biologia, IESDE

Ao acompanhar a trajetória de uma molécula de gás carbônico que está na atmosfera, a sequência possível seria a apresentada na alternativa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q225827 | Biologia, Ciclo do carbono e oxigênio, Professor Biologia, IESDE

Ao acompanhar a trajetória de uma molécula de gás carbônico que está na atmosfera, a sequência possível seria a apresentada na alternativa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q227943 | Biologia, Ciclo da água, Professor Biologia, IESDE

Considere o seguinte trajeto percorrido por uma molécula de água: vem à superfície da terra na forma de chuva (I); é ingerida por um boi e eliminada do corpo desse animal na forma líquida (II); e, finalmente, após ser depositada no solo, ela retorna à atmosfera na forma de vapor (III). Assinale a alternativa que indica os processos possíveis, apontados por I, II e III:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q226484 | Biologia, Ciclo do nitrogênio, Professor Biologia, IESDE

A fixação biológica do nitrogênio é uma das etapas mais importantes para o correto funcionamento desse ciclo. A respeito desse processo, assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.