Questões de Concursos Professor Biologia

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61Q227724 | Biologia, Epidemias e pandemias, Professor Biologia, IESDE

As epidemias e pandemias já ocorreram várias vezes na história da humanidade com doenças como cólera, gripe H1N1, peste negra, entre outras. Entre os fatores que ajudaram na contenção e redução dos números de casos, podemos citar:

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62Q223735 | Biologia, Epidemias e pandemias, Professor Biologia, IESDE

As epidemias e pandemias já ocorreram várias vezes na história da humanidade com doenças como cólera, gripe H1N1, peste negra, entre outras. Entre os fatores que ajudaram na contenção e redução dos números de casos, podemos citar:

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63Q227475 | Biologia, Doenças II, Professor Biologia, IESDE

A medicina já conhece milhares de doenças que acometem o ser humano. Algumas são causadas por vírus, outras por bactérias, protozoários, vermes e, ainda, outras têm origem genética. A alternativas a seguir reúnem 5 doenças. Assinale a única alternativa em que há apenas doenças causadas por vírus.

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64Q223159 | Biologia, Ciclo da água, Professor Biologia, IESDE

As grandes massas de água (mares, lagos e lagoas, por exemplo) têm uma enorme importância para o seu ciclo. Com base em seus conhecimentos, assinale a alternativa incorreta:

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65Q220705 | Biologia, Ciclo do nitrogênio, Professor Biologia, IESDE

O ciclo do nitrogênio é um dos mais longos e complexos ciclos biogeoquímicos. Diversas moléculas fazem parte de seu trajeto. Assinale a alternativa que reúne apenas moléculas que façam parte desse ciclo.

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66Q222761 | Biologia, Ciclo da água, Professor Biologia, IESDE

Considere o seguinte trajeto percorrido por uma molécula de água: vem à superfície da terra na forma de chuva (I); é ingerida por um boi e eliminada do corpo desse animal na forma líquida (II); e, finalmente, após ser depositada no solo, ela retorna à atmosfera na forma de vapor (III). Assinale a alternativa que indica os processos possíveis, apontados por I, II e III:

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67Q227347 | Biologia, Ciclo do carbono e oxigênio, Professor Biologia, IESDE

Ao acompanhar a trajetória de uma molécula de gás carbônico que está na atmosfera, a sequência possível seria a apresentada na alternativa:

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68Q228152 | Biologia, Professor Biologia, SEDUC SP, FGV

A partir da metade do século XIX, o crescimento exponencial da população humana se correlaciona com o crescimento, também exponencial, da produção e consumo de petróleo no mundo.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. A atual produção mundial de alimentos só é possível com o uso de grandes quantidades de fertilizantes e defensivos agrícolas.
II. O uso de derivados de petróleo na produção de alimentos não é uma estratégia sustentável, o que estabelece um limite ao crescimento da população humana.
III. Fertilizantes nitrogenados e a maioria dos pesticidas utilizados na agroindústria são derivados da indústria petroquímica.
Assinale:

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69Q227943 | Biologia, Ciclo da água, Professor Biologia, IESDE

Considere o seguinte trajeto percorrido por uma molécula de água: vem à superfície da terra na forma de chuva (I); é ingerida por um boi e eliminada do corpo desse animal na forma líquida (II); e, finalmente, após ser depositada no solo, ela retorna à atmosfera na forma de vapor (III). Assinale a alternativa que indica os processos possíveis, apontados por I, II e III:

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70Q225827 | Biologia, Ciclo do carbono e oxigênio, Professor Biologia, IESDE

Ao acompanhar a trajetória de uma molécula de gás carbônico que está na atmosfera, a sequência possível seria a apresentada na alternativa:

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71Q226484 | Biologia, Ciclo do nitrogênio, Professor Biologia, IESDE

A fixação biológica do nitrogênio é uma das etapas mais importantes para o correto funcionamento desse ciclo. A respeito desse processo, assinale a alternativa correta:

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72Q228173 | Biologia, Doenças III, Professor Biologia, IESDE

A esquistossomose é uma doença que acomete milhares de pessoas atualmente. Assinale a alternativa que relaciona o hospedeiro intermediário dessa doença e o local onde o parasita se concentra no corpo humano.

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73Q226440 | Biologia, Ciclo do carbono e oxigênio, Professor Biologia, IESDE

O ozônio (O3) é um importante componente da atmosfera que auxilia na manutenção da vida no planeta. A respeito dessa molécula e de sua degradação, assinale a alternativa que reúne todas as afirmações corretas:

I. O ozônio é produzido naturalmente, por meio da radiação solar.

II. O maior destruidor da camada de ozônio é o gás carbônico.

III. O buraco na camada de ozônio é um fenômeno natural, mas que foi intensificado por substâncias de uso industrial.

IV. É possível conter o aumento do buraco na camada de ozônio com a eliminação de determinadas substâncias, como o gás freon (CFC).

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74Q226848 | Biologia, História das vacinas e dos antibióticos, Professor Biologia, IESDE

Ao receber uma certa vacina, o organismo reage da seguinte forma:

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75Q226098 | Biologia, Doenças III, Professor Biologia, IESDE

A cisticercose é causada por:

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76Q227202 | Biologia, Ciclo do carbono e oxigênio, Professor Biologia, IESDE

O ciclo do carbono engloba a movimentação de diferentes moléculas. Assinale a alternativa que reúne algumas participantes desse ciclo:

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77Q223287 | Biologia, Doenças II, Professor Biologia, IESDE

A tuberculose é uma doença devastadora, já foi responsável pela morte de milhões de pessoas ao longo da história. Um dos desafios é evitar o contágio, que ocorre com certa facilidade. Assinale a alternativa que aponta corretamente uma das formas de contágio da tuberculose e o seu agente causador. Mycobacterium tuberculosis.

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78Q228554 | Biologia, Ciclo do nitrogênio, Professor Biologia, IESDE

O ciclo do nitrogênio é um dos mais longos e complexos ciclos biogeoquímicos. Diversas moléculas fazem parte de seu trajeto. Assinale a alternativa que reúne apenas moléculas que façam parte desse ciclo.

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79Q226257 | Biologia, Ciclo do nitrogênio, Professor Biologia, IESDE

O ciclo do nitrogênio é dividido em três etapas principais, caracterizadas por reações químicas específicas. Assinale a alternativa que reúne as afirmações corretas a respeito dessas etapas.

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80Q222961 | Biologia, Epidemias e pandemias, Professor Biologia, IESDE

Assinale a alternativa que apresenta pandemias que tiveram grande impacto na história da humanidade:

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