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Questões de Concursos Professor Biologia

Resolva questões de Professor Biologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


71Q228152 | Biologia, Professor Biologia, SEDUC SP, FGV

A partir da metade do século XIX, o crescimento exponencial da população humana se correlaciona com o crescimento, também exponencial, da produção e consumo de petróleo no mundo.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. A atual produção mundial de alimentos só é possível com o uso de grandes quantidades de fertilizantes e defensivos agrícolas.
II. O uso de derivados de petróleo na produção de alimentos não é uma estratégia sustentável, o que estabelece um limite ao crescimento da população humana.
III. Fertilizantes nitrogenados e a maioria dos pesticidas utilizados na agroindústria são derivados da indústria petroquímica.
Assinale:

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72Q228173 | Biologia, Doenças III, Professor Biologia, IESDE

A esquistossomose é uma doença que acomete milhares de pessoas atualmente. Assinale a alternativa que relaciona o hospedeiro intermediário dessa doença e o local onde o parasita se concentra no corpo humano.

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73Q226098 | Biologia, Doenças III, Professor Biologia, IESDE

A cisticercose é causada por:

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74Q226440 | Biologia, Ciclo do carbono e oxigênio, Professor Biologia, IESDE

O ozônio (O3) é um importante componente da atmosfera que auxilia na manutenção da vida no planeta. A respeito dessa molécula e de sua degradação, assinale a alternativa que reúne todas as afirmações corretas:

I. O ozônio é produzido naturalmente, por meio da radiação solar.

II. O maior destruidor da camada de ozônio é o gás carbônico.

III. O buraco na camada de ozônio é um fenômeno natural, mas que foi intensificado por substâncias de uso industrial.

IV. É possível conter o aumento do buraco na camada de ozônio com a eliminação de determinadas substâncias, como o gás freon (CFC).

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75Q223287 | Biologia, Doenças II, Professor Biologia, IESDE

A tuberculose é uma doença devastadora, já foi responsável pela morte de milhões de pessoas ao longo da história. Um dos desafios é evitar o contágio, que ocorre com certa facilidade. Assinale a alternativa que aponta corretamente uma das formas de contágio da tuberculose e o seu agente causador. Mycobacterium tuberculosis.

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76Q227202 | Biologia, Ciclo do carbono e oxigênio, Professor Biologia, IESDE

O ciclo do carbono engloba a movimentação de diferentes moléculas. Assinale a alternativa que reúne algumas participantes desse ciclo:

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77Q227970 | Biologia, Ciclo do nitrogênio, Professor Biologia, IESDE

Entre as estratégias de tratamento e adubação de solos usadas na agricultura, podemos citar as listadas abaixo. Assinale a única que pode ter relação direta com o ciclo do nitrogênio.

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78Q226257 | Biologia, Ciclo do nitrogênio, Professor Biologia, IESDE

O ciclo do nitrogênio é dividido em três etapas principais, caracterizadas por reações químicas específicas. Assinale a alternativa que reúne as afirmações corretas a respeito dessas etapas.

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79Q226848 | Biologia, História das vacinas e dos antibióticos, Professor Biologia, IESDE

Ao receber uma certa vacina, o organismo reage da seguinte forma:

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80Q228554 | Biologia, Ciclo do nitrogênio, Professor Biologia, IESDE

O ciclo do nitrogênio é um dos mais longos e complexos ciclos biogeoquímicos. Diversas moléculas fazem parte de seu trajeto. Assinale a alternativa que reúne apenas moléculas que façam parte desse ciclo.

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81Q221653 | Biologia, Ciclo da água, Professor Biologia, IESDE

O grande ciclo da água é identificado pela participação de seres vivos e seus processos biológicos. Com relação a esses processos, assinale a alternativa incorreta:

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82Q222961 | Biologia, Epidemias e pandemias, Professor Biologia, IESDE

Assinale a alternativa que apresenta pandemias que tiveram grande impacto na história da humanidade:

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83Q227152 | Biologia, Doenças II, Professor Biologia, IESDE

Associe a coluna da direita (nomes de bactérias causadoras de doenças) com a coluna da esquerda (doenças correspondentes). NOME DA BACTÉRIA NOME DA DOENÇA
(1) Clostridium tetani ( ) Sífilis
(2) Salmonellasp. ( ) Coqueluche
(3) Bordetellapertussis ( ) Tétano
(4) Leptospirainterrogans ( ) Leptospirose
(5) Treponema pallidum ( ) febre tifoide
(6) Corynebacteriumdiphteriae ( ) ?crupe?
A sequência correta é:

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84Q222576 | Biologia, História das vacinas e dos antibióticos, Professor Biologia, IESDE

É comum haver confusão entre os conceitos de vacina e soro. Certamente são duas categorias muito diferentes de substâncias, assim como suas formas de atuação. Assinale a alternativa com informações incorretas sobre vacinas ou soros.

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85Q223353 | Biologia, História das vacinas e dos antibióticos, Professor Biologia, IESDE

É comum haver confusão entre os conceitos de vacina e soro. Certamente são duas categorias muito diferentes de substâncias, assim como suas formas de atuação. Assinale a alternativa com informações incorretas sobre vacinas ou soros.

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86Q221091 | Biologia, Ciclo do nitrogênio, Professor Biologia, IESDE

O ciclo do nitrogênio é dividido em três etapas principais, caracterizadas por reações químicas específicas. Assinale a alternativa que reúne as afirmações corretas a respeito dessas etapas.

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87Q221721 | Biologia, Doenças III, Professor Biologia, IESDE

A cisticercose é causada por:

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88Q224533 | Biologia, Ciclo do carbono e oxigênio, Professor Biologia, IESDE

Entre os fenômenos relacionados ao ciclo do carbono, podemos citar o aquecimento global. Aponte a alternativa que relaciona corretamente o que se acredita ser a causa e o efeito do aquecimento global:

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89Q221243 | Biologia, Epidemias e pandemias, Professor Biologia, IESDE

As epidemias e pandemias já ocorreram várias vezes na história da humanidade com doenças como cólera, gripe H1N1, peste negra, entre outras. Entre os fatores que ajudaram na contenção e redução dos números de casos, podemos citar:

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90Q228574 | Biologia, Ciclo do carbono e oxigênio, Professor Biologia, IESDE

O ciclo do oxigênio envolve diferentes processos, muitas vezes também presentes no ciclo da água e do carbono. Aponte a alternativa que reúne fenômenos presentes no ciclo do oxigênio:

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