Questões de Concursos Professor Classe I Nível A

Resolva questões de Professor Classe I Nível A comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q474575 | Educação Física, Educação Física, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

O atletismo conta a história esportiva do homem no Planeta. É chamado de esporte base, porque sua prática corresponde a movimentos naturais do ser humano, tais como: correr, saltar, lançar. Não por acaso, a primeira competição esportiva de que se tem notícia foi uma corrida, nos jogos de 776 a.C., na cidade de Olímpia, na Grécia, que deram origem às Olimpíadas. A prova, chamada pelos gregos de “stadium”, tinha cerca de 200 metros e o vencedor, Coroebus, foi considerado o primeiro campeão olímpico da história. Na moderna definição, o atletismo é um esporte com provas de pista, de campo, provas combinadas, pedestrianismo, corridas em campo, corridas em montanha e marcha atlética. Pode-se inferir que são exemplos de provas combinadas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q384467 | Biologia, Ecologia, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

É comum nas florestas tropicais, sobre galhos de árvores, encontrar vistosas orquídeas e bromélias, que buscam a luminosidade acima do solo para se desenvolverem. De cores e formatos variados, essas plantas interagem com diversos tipos de animais. Espécies de bromélias servem de ninho para várias espécies de anfíbios que utilizam seus reservatórios de água para a incubação dos seus ovos. Esse tipo de relação, entre as bromélias e as árvores sobre a qual estas residem, evidencia um tipo de relação ecológica tipo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q794952 | Filosofia, Filosofia, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

A primeira função da “teoria dos ídolos” é a de tornar os homens conscientes das falsas noções que congestionam a sua mente e barram-lhes o caminho para a verdade. Sobre a “teoria dos ídolos” de Francis Bacon, analise as afirmativas a seguir.

I. Os ídolos da tribo são os homens quando procuram as ciências em seus pequenos mundos, não no mundo maior, que é idêntico para todos os homens. Portanto, esses ídolos perturbam o conhecimento, uma vez que mantêm o homem preso em preconceitos e singularidades.

II. Os ídolos da caverna se alicerçam na própria natureza humana e na própria família humana. Eles têm sua origem no próprio intelecto humano que mistura a natureza das coisas. Dessa forma, há uma confusão mental que, segundo Bacon, ocorre quando o intelecto sofre influência da nossa vontade e dos afetos, de modo a confundir a natureza das coisas com aquilo que projetamos delas.

III. Os ídolos do foro ou do mercado são ídolos que, através das palavras, penetram no intelecto. Provenientes do intercâmbio entre os homens, eles existem devido ao mau uso da fala. Como essa troca entre os homens se dá por meio da linguagem, esses ídolos existem devido a uma inadequada atribuição aos nomes.

IV. Os ídolos do teatro ocorrem pela adesão a diversas doutrinas filosóficas e por causa das péssimas regras de demonstração delas. Bacon chama assim porque considera que sistemas filosóficos foram preparados para serem representados. No entanto, esses sistemas estão a quem de conseguir atingir a verdade, e se manter preso a eles é distanciar-se da verdade. Para isso é necessário um novo método, deixando de permanecer nesse que nos mantém longe da verdade universal.

Estão corretas apenas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q474261 | Educação Física, Educação Física, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

“A abordagem ___________________ não se propõe a tratar da cultura nas aulas de educação física. Preocupa-se na análise dos aspectos do crescimento, do desenvolvimento e da aprendizagem. Dessa forma, os autores desta concepção definem como objetivo inicial para a educação física uma proposta voltada para a aquisição de habilidades motoras básicas e depois as habilidades complexas desenvolvidas pelos alunos.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q794473 | Filosofia, Filosofia, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

“A razão coloca-se predominantemente em função da fé, ou seja, a filosofia serve à teologia, para a interpretação da escritura (Exegese) ou para a construção doutrinária sistemática (dogmática). A pesquisa racional ‘autônoma’ deve ser vista no quadro do problema religioso da conversão dos infiéis, para quem é necessário propor a doutrina cristã com base em argumentação racional. Não basta crer: é preciso compreender a fé. E isso não se obtém somente interpretando os textos sacros ou mostrando suas possíveis implicações para vida individual e comunitária dos homens, mas também demonstrando com base na razão as verdades aceitas pela fé ou, pelo menos, a sua logicidade ou a sua não contraditoriedade com os princípios fundamentais da razão.”

(Reale, 1990. V 1. P 482.)

O fragmento anterior se insere diretamente no contexto da filosofia

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q384961 | Biologia, Ensino em Ciências e Biologia, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Nos PCNs, as competências e habilidades a serem desenvolvidas em Biologia apresentam intenções educativas que estão bem delimitadas em três áreas. Relacione adequadamente essas áreas às informações correspondentes.

1. Representação e comunicação.

2. Investigação e compreensão.

3. Contextualização sociocultural.

( ) Estabelecer relações entre parte e todo de um fenômeno ou processo biológico.

( ) Expressar dúvidas, ideias e conclusões acerca dos fenômenos biológicos.

( ) Reconhecer o ser humano como agente e paciente de transformações intencionais por ele produzidas no seu ambiente.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q795027 | Filosofia, Filosofia, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

“Aurélio Agostinho, o Santo Agostinho de Hipona, foi um importante bispo, cristão e teólogo. Nasceu na região norte da África em 354. Era filho de mãe que seguia o cristianismo, porém seu pai era pagão. Logo, em sua formação, teve importante influência do maniqueísmo.”

(Reale, 1990. V 1. P. 428-34.)

Sobre Santo Agostinho e seu pensamento, analise as afirmativas a seguir, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Apesar de Agostinho ter vivido uma experiência de conversão ao cristianismo, a fé sempre foi questão secundária em seu pensamento.

( ) O mal não é um ser, mas deficiência e privação do ser. Se o mal fosse uma substância, seria um bem.

( ) Agostinho organiza o mundo e a sociedade em uma unidade coletiva denominada Cidade de Deus, desconsiderando qualquer outra forma metafísica.

( ) Os bens finitos devem ser usados como meios e não serem transformados em objetos de fruição e deleite, como se fossem fins.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q794555 | Filosofia, Filosofia, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Sobre a filosofia de Thomas Hobbes, analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Foi altamente influenciado pela filosofia aristotélica e pela escolástica.

( ) Tentou explicar toda a realidade com base em apenas dois elementos: o corpo e o movimento.

( ) Os pressupostos que constituem a base da construção da sociedade e do Estado de Hobbes são fundamentalmente dois. Em primeiro lugar admite que, embora todos os bens sejam relativos, há, porém, entre eles um bem primeiro e originário, que constitui a vida e a sua conservação. Em segundo lugar, ele nega que existam justiça e injustiça naturais, já que, não existem valores absolutos, sustentando que os valores são frutos de convenções estabelecidas por nós mesmos e que, portanto, são cognoscíveis de modo perfeito e a priori, juntamente com tudo que delas deriva.

( ) O egoísmo e o convencionalismo são os pontos cardeais da nova ciência política, que, segundo Hobbes, pode se desdobrar como sistema dedutivo perfeito, assim como o da geometria euclidiana.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q794732 | Filosofia, Filosofia, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

“Karl Popper desenvolveu uma concepção própria da lógica e da metodologia da ciência. Sua principal contribuição consiste na formulação da noção de _____________________ como critério fundamental para a caracterização das teorias científicas, tentando, assim, superar o problema da impossibilidade da verificação definitiva de uma hipótese através do método indutivo encontrado na ciência. Assim, para Popper é a possibilidade de falsificar uma hipótese científica que permite a correção e o desenvolvimento das teorias científicas, e em última análise o progresso da ciência, embora nenhuma teoria possa jamais ser fundamentada de forma conclusiva. O conhecimento é, portanto, essencialmente conjetural, sendo impossível a certeza definitiva. É necessário, por isso, defender a liberdade de crítica e de experimentação.”

 (Japiassú, 2006:180.)

Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q321476 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Vygotsky reafirma a natureza histórica e social do ser humano, como ser concreto, autor e produtor de sua história. Assim, concebeu o desenvolvimento humano a partir de quatro planos genéticos: filogênese, ontogênese, sociogênese e microgênese. Eles são quatro aspectos do desenvolvimento, que estão inter-relacionados e constituem a origem de quem somos nós e de como nos tornamos humanos. Está INCORRETA a definição:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q390079 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Em 2018, a decretação do AI-5 (Ato Institucional número 5) completa 50 anos. Baixado em 13 de dezembro de 1968, assinado pelo general-presidente Arthur da Costa e Silva, o AI-5 fazia parte de uma estratégia da chamada “linha dura” do regime militar que se encontrava descontente com os rumos da política brasileira. Composto por 12 artigos que instauraram um regime de exceção ainda mais violento do que aquele que estava em vigor. A instauração do AI5 trouxe desdobramentos muito fortes no país, entre eles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q474152 | Educação Física, Educação Física, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Analise as características a seguir. ?

* Respeitar o universo cultural (do aluno), explorando a gama múltipla de possibilidades educativas de sua atividade lúdica espontânea e gradativamente propor tarefas cada vez mais complexas e desafiadoras com vista à construção do seu conhecimento. ?

* Opor-se às linhas tecnicistas, padronizadas e mecanicistas da educação física, buscando considerar as diferenças individuais e as experiências vividas pelos alunos em seu cotidiano. ?

* Construir o conhecimento a partir da interação do sujeito com o mundo, numa relação que extrapola o simples exercício de ensinar e aprender. ?

* Possibilitar maior integração com uma proposta pedagógica ampla e integrada da educação física nos primeiros anos da educação formal. ?

* Desconsiderar a especificidade da educação física.

As características apresentadas anteriormente fundamentam a proposta da educação física denominada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q795085 | Filosofia, Filosofia, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Descartes queria apresentar regras certas e fáceis que, sendo observadas exatamente por quem quer que seja, tornassem impossível tomar o falso por verdadeiro e, sem qualquer esforço mental inútil, mas aumentando sempre gradualmente a ciência, levando ao conhecimento verdadeiro de tudo o que se é capaz de conhecer. São regras do método de Descartes, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q386694 | Biologia, Práticas Laboratoriais, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

“Uma explosão em um laboratório na Escola Estadual Presidente Vargas, em Dourados, deixou uma pessoa ferida. O professor de biologia fazia experimentos com produtos químicos durante a aula quando aconteceu a explosão, segundo informações do boletim de ocorrência, registrado na diretoria da escola. O professor foi socorrido e encaminhado ao hospital e o local foi interditado por conta do risco de contaminação.”

Esse incidente, relatado pelo G1 de Mato Grosso do Sul, nos mostra o risco que professores e alunos podem correr se práticas laboratoriais não seguirem condutas adequadas de segurança. Qual situação descrita a seguir ajuda a prevenir da melhor forma os acidentes laboratoriais?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q389916 | História, História Geral, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Entre as décadas de 1960 e 1980, praticamente todos os países da América Latina passaram por experiências autoritárias, ditatoriais ou não, apoiadas pelos EUA, que se afirmaram politicamente com o discurso de repressão ao comunismo e manutenção da ordem social, política e econômica. Os governos militares puseram na clandestinidade o movimento operário, partidos socialistas, o movimento estudantil e toda forma de manifestação contrária à ordem vigente. Mesmo assim, movimentos esquerdistas surgiram em todo o continente, dentre os quais podemos destacar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q794459 | Filosofia, Filosofia, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

“Foi iniciador da filosofia da physis, pois foi o primeiro a afirmar a existência de um princípio originário único, causa de todas as coisas que existem, sustentando que esse princípio é a água.” A descrição anterior se refere a qual pensador?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q474129 | Educação Física, Educação Física, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Nos últimos anos percebe-se uma forte presença, no cenário da produção do conhecimento em Educação Física (EF), de estudos voltados para o desenvolvimento de uma teoria ou pedagogia. Dentre as diversas concepções, ganhou destaque a chamada “abordagem sistêmica”. Segundo essa teoria, a educação física deveria ser vista como sistema hierárquico aberto. Hierárquico porque interage com níveis superiores de determinação: o macrossocial, o sistema educacional e o escolar que, nesta ordem, influenciam do mais geral para o mais particular, até alcançar a própria educação física. Assim, o nível hierárquico mais inferior é o trinômio professor-aluno-conteúdo. Esta teoria foi fundamentada na obra “Educação Física e Sociedade”. O autor responsável pela construção e proposição da Teoria Sistêmica na educação física, a partir da obra citada, foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q794593 | Filosofia, Filosofia, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

As afirmativas a seguir tratam da tripartição da alma em Aristóteles. Analise-as.

I. É o princípio mais elementar da vida, ou seja, o princípio que governa e regula as atividades biológicas.

II. Os animais possuem sensações, apetites e movimentos.

III. É o pensamento e as operações a ele ligados, como a escolha racional.

Cada afirmativa anterior se relaciona, respectivamente, a qual parte?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q794896 | Filosofia, Filosofia, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

“Escora-se na certeza de que o desenvolvimento humano é mais do que uma maturação biológica e que, assim sendo, a aprendizagem se processa com base na integração entre o que a criança sabe de suas descobertas autônomas e as atividades que pode aprender graças à interação com objetos e pessoas que estão junto a essa criança. É a distância entre o nível de realização de um problema que uma pessoa pode alcançar atuando independentemente e o nível que efetivamente poderá alcançar com a ajuda de outra pessoa mais experiente.”

(Antunes, 2011:22.)

No contexto das teorias do desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem, o enunciado relaciona-se a qual conceito?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q486151 | Inglês, Interpretação de Texto, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

The item that does NOT describe a Communicative Language Teaching feature is:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.