Início

Questões de Concursos Professor Educação Básica III

Resolva questões de Professor Educação Básica III comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q472290 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

O desenvolvimento da cooperação deve ser tratado como um exercício fundamental para o aprimoramento das relações humanas em todas as suas dimensões e nos mais diversificados contextos. As aulas de Educação Física têm um importante papel nessa questão. Para tanto, é necessário que o professor tenha conhecimento do processo de formação dessa proposta e suas relações e divergências com a competição. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q473624 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

O compromisso da área da Educação Física com a formação cidadã demanda que o processo ensino-aprendizagem seja orientado, sobretudo, pelos seguintes princípios metodológicos:

I. reconhecimento e valorização das experiências e conhecimentos prévios dos alunos. II. consideração da diversidade cultural como ponto de partida para aceitar as diferenças. III. articulação coerente entre conteúdos, métodos e recursos didáticos. IV. integração teoria-prática. É correto o que está contido em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q472865 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Para se conseguir os resultados esperados em um programa de atividade física, a sobrecarga tem papel imprescindível. Sobre essa colocação, analise as assertivas abaixo.

I. Um dos pontos fundamentais da sobrecarga é atingir o limite superior de esforço. II. O ponto ideal de treinamento corresponde a uma carga física quando a intensidade e/ou volume são suficientes para provocar uma ativação do metabolismo energético ou plasmático da célula, em conjunto com a síntese de novas substâncias. III. A aplicação de novas cargas depende de alguns fatores. Entre eles, o período de restauração ampliada. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q471755 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Os Jogos Cooperativos, como processos facilitadores da integração da Consciência de Cooperação na ensinagem do Esporte, podem ser divididos em diferentes categorias. Sobre essas categorias, analise as assertivas abaixo.

I. Na categoria de “Jogos Cooperativos sem Perdedores”, dividem-se os participantes em dois ou mais grupos, sendo que os grupos têm um objetivo comum, e não há perdedores, o objetivo é atingido por todos. II. Na categoria de “Jogos de Inversão” é enfatizada a noção de interdependência, através da aproximação e troca de jogadores que começam em times diferentes. Conforme os jogos se desenvolvem, os jogadores vão mudando de lado, literalmente, colocando-se uns no lugar dos outros. III. Os jogos semicooperativos permitem diferentes possibilidades. Uma delas é a forma “todos passam, todos tocam”, na qual a bola deve ser passada por todos os jogadores do time, para que o ponto seja validado. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q473421 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Acerca da origem e evolução dos jogos cooperativos, analise as assertivas abaixo.

I. Os Jogos Cooperativos surgiram da preocupação com a excessiva valorização do esporte competitivo. II. Os Jogos Cooperativos foram criados com o objetivo de promover a autoestima, junto com o desenvolvimento de habilidades interpessoais positivas. III. Os Jogos Cooperativos são uma produção cultural muito recente. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q724227 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Energia, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Leia o trecho abaixo e assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

A Petrobras anunciou nesta sexta-feira, 03/02/12, a descoberta de uma nova acumulação de óleo e gás na Bacia do Solimões, _______________. Em comunicado ao mercado, a companhia informou que a reserva, localizada no Município de Coari, a 25km da província petrolífera de Urucu, indicou capacidade de produção diária de 1.400 barris de óleo de boa qualidade (41º API) e 45 mil m³ de gás, na Formação Juruá.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q473753 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Assinale a alternativa correta sobre os componentes da aptidão física relacionada à saúde.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q385027 | Biologia, Taxonomia, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Durante uma aula sobre organização dos seres vivos, o professor aborda a importância e a diferença dos tipos de reprodução entre os cinco reinos. Os seres vivos que apresentam menor frequência de reprodução sexuada pertencem ao reino

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q810291 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, em síntese, o conhecimento da arte envolve I. a experiência de fazer formas artísticas e tudo que entra em jogo nessa ação criadora: recursos pessoais, habilidades, pesquisa de materiais e técnicas, a relação entre perceber, imaginar e realizar um trabalho de arte. II. a experiência de fruir formas artísticas, utilizando informações e qualidades perceptivas e imaginativas para estabelecer um contato, uma conversa em que as formas signifiquem coisas em comum entre as pessoas, gerando um padrão. III. a experiência de refletir sobre a arte como objeto de conhecimento, no qual importam dados sobre a cultura em que o trabalho artístico foi realizado, a história da arte e os elementos e princípios formais que constituem a produção artística, tanto de artistas quanto dos próprios alunos. É correto o que está contido em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q472224 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Analise as assertivas abaixo sobre aptidão física e conceitos relacionados.

I. Atividade física pode ser compreendida como exercícios planejados e estruturados, objetivando o desenvolvimento da aptidão física. II. A aptidão física relacionada com a performance motora é relativa apenas ao esporte de alto rendimento. III. A aptidão cardiorrespiratória é um dos componentes da aptidão física relacionada com a saúde. IV. Os índices de gordura corporal e distribuição de gordura subcutânea fazem parte de um dos componentes da aptidão física. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q473715 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Analise as assertivas abaixo sobre Educação Física, saúde e qualidade de vida.

I. A Educação Física e a saúde possuem uma relação histórica, e conforme as discussões propostas acerca do tema se intensificam, percebe-se que o grau de relacionamento entre elas está fixo e estabelecido. II. A “Promoção da Saúde” considera a relação da Educação Física com a saúde, apesar de interpretar a última apenas como a ausência de doenças. III. A Aptidão Física Relacionada à Saúde (Health Related Fitness) estabelece uma relação entre a Educação Física e a saúde pela via da aptidão, priorizando parâmetros fisiológicos. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q471648 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

No processo de ensinagem cooperativa do esporte, algumas habilidades de relacionamento cooperativo devem ser aperfeiçoadas, entre as quais:

I. a possibilidade de vencer ou perder. II. celebrar os sucessos e insucessos em conjunto desfrutando de todo o processo do Jogo como um instante de encontro e realização humana. III. preservar um ambiente de alegria e descontração, favorecendo a tomada de decisão e iniciativa. IV. a consideração das conquistas coletivas em detrimento das individuais. Faz(em) parte das habilidades a ser(em) aperfeiçoadas o que está contido em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q472836 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Pode-se conceituar conteúdo como uma seleção de formas ou saberes culturais, conceitos, explicações, raciocínios, habilidades, linguagens, valores, crenças, sentimentos, atitudes, interesses modelos de conduta etc., cuja assimilação é considerada essencial para que se produza um desenvolvimento e uma socialização adequada ao aluno. É importante ressaltar que nem todos os saberes e formas culturais são suscetíveis de constarem como conteúdos curriculares, o que exige uma seleção rigorosa da escola. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q592401 | Química, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

São compostos orgânicos constituídos apenas de Carbono e Hidrogênio e formam uma gama de combustíveis. A definição se refere

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q473359 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre os princípios da atividade física, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A grande capacidade do organismo humano (órgãos, sistemas e tecidos), em se adaptar a cada nova carga de trabalho, exige que este seja exposto periodicamente a novos estímulos, a fim de que se atinjam ou aperfeiçoem os limites esperados (metabólicos e funcionais). Essa afirmação consiste no princípio da continuidade. ( ) O princípio da especificidade pressupõe que os benefícios do exercício físico são otimizados quando os programas são planejados para se adequarem às características, objetivos, capacidades e limitações específicas de cada participante (ou grupo). ( ) Uma das características do princípio da reversibilidade é que as adaptações metabólicas e funcionais induzidas pelos exercícios físicos tendem a retornar aos estados iniciais após a paralisação ou até mesmo as interrupções temporárias dos programas prescritos. ( ) Os principais parâmetros de controle do princípio da continuidade são volume e intensidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q471595 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Assinale a alternativa incorreta sobre a consciência da cooperação no esporte.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q544191 | Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Leia o texto abaixo para responder às questões 31 e 32.

O cientista italiano Evangelista Torricelli determinou o valor da pressão atmosférica com experimentos feitos com Mercúrio. Ele colocou o Mercúrio em um recipiente e em um tubo de 1 metro e tirou algumas conclusões.

De acordo com o texto, é possível afirmar que Torricelli concluiu que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q473206 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre a aptidão cardiorrespiratória, analise as assertivas abaixo.

I. Cabe ao sistema cardiorrespiratório fornecer elementos vitais ao organismo e eliminar os subprodutos das reações químicas celulares, como CO2 e ácido lático. II. A aptidão cardiorrespiratória é o funcionamento efetivo do coração e artérias. III. O Acidente Vascular Cerebral (popularmente conhecido como derrame) tem relação direta com uma aptidão cardiorrespiratória deficiente. IV. A baixa aptidão cardiorrespiratória pode resultar em fadiga prematura, baixa capacidade no trabalho e maior risco de doenças cardiovasculares. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q473768 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

As aulas de Educação Física são imprescindíveis na infância para o crescimento e desenvolvimento esperados para os alunos. Muitas escolas fornecem autorizações para o absenteísmo nas aulas, por diversos motivos. Um dos resultados desse processo é um desenvolvimento precário

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q471823 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Para a inserção da Educação Física nos projetos político-pedagógicos da escola, é necessário que se observem alguns princípios, entre eles as práticas corporais como linguagem. A este respeito, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.