Início

Questões de Concursos Professor Educação Básica III

Resolva questões de Professor Educação Básica III comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q473622 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

As abordagens distintas da Educação Física pressupõem ênfase em conteúdos e dimensões diferentes. Sobre as relações estabelecidas por essas abordagens com relação aos conteúdos, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q546669 | Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Leia o trecho abaixo para responder às questões 38 e 39.

“Basicamente, eletrizar um corpo significa tornar diferente o número de elétrons e prótons.”

Um corpo eletrizado positivamente teria

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q472524 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

O esporte pode assumir características bem distintas, dadas as suas diversas dimensões. Acerca desse assunto, analise as assertivas abaixo.

I. Dependendo do contexto, o esporte pode representar um instrumento de manipulação e alienação ou de simples reprodução dos valores (positivos e negativos) vigentes. II. O esporte tem natureza educacional, e pode ser um meio para estabelecer e manter um melhor relacionamento social. III. O esporte na escola objetiva, entre outras coisas, é ótimo em termos de rendimento, respeitando as características individuais. IV. O esporte-rendimento tem foco essencialmente no potencial das pessoas e enfatiza o processo. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q473673 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre os aspectos que sustentam a pedagogia proposta pelos Jogos Cooperativos, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q382986 | Biologia, Metodologia Científica, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Em uma palestra sobre as doenças sexualmente transmissíveis, o professor aborda as características e a etiologia de algumas DSTs. Entre os agentes bacterianos que podem ser citados, estão

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q545243 | Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Ao colocar dois corpos constituídos de substâncias diferentes e neutros em contato próximo, um deles irá ceder elétrons e o outro irá receber. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta o nome atribuído a esse processo de eletrização.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q472576 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Uma discussão de grande importância para os professores no processo ensino-aprendizagem é a diferença entre os enfoques de medida com referência a normas e com referência a critério. Acerca desses enfoques, analise as assertivas abaixo.

I. O enfoque na norma visa à seleção de alguns indivíduos de determinado grupo para classificá-los em ordem crescente de desempenho, para detectar quem são os melhores. II. O enfoque no critério é utilizado quando se deseja estimar o nível de desempenho do indivíduo em relação às suas potencialidades ou a algum padrão. III. A utilização de um enfoque ou de outro define se o professor parte de pressupostos de inclusão ou de exclusão. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q472271 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A aptidão musculoesquelética, muito importante na relação aptidão física e saúde, tem diversos meios de treinamento e diversos fatores que fazem parte dela. Não corresponde a um desses meios ou fatores

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q472889 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Os jogos cooperativos são defendidos como um dos conteúdos ideais a ser objeto das aulas de Educação Física. São motivos que sustentam essa vertente, exceto

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q483862 | Geografia, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Em uma aula sobre a origem do Universo, o professor aborda que, desde 2002, há um consenso em relação ao início da expansão do Universo. Cálculos retroativos realizados por astrônomos indicam que essa expansão tenha se iniciado há

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q472113 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Para o desenvolvimento dos conteúdos, o professor deve ter em mente três dimensões: a conceitual (1), a procedimental (2) e a atitudinal (3). Sendo assim, correlacione esses termos com os conceitos e conteúdos correspondentes na lista abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Vivenciar e adquirir alguns fundamentos básicos dos esportes, danças, ginásticas, lutas, capoeira. Por exemplo, praticar a ginga e a roda da capoeira. ( ) Reconhecer e valorizar atitudes não preconceituosas quanto aos níveis de habilidade, sexo, religião e outras. ( ) Os modos corretos da execução de vários exercícios e práticas corporais cotidianas, tais como levantar um objeto do chão, sentar-se em frente ao computador, realizar um exercício abdominal adequadamente etc. ( ) Observar as transformações pelas quais passou a sociedade em relação aos hábitos de vida (diminuição do trabalho corporal em função das novas tecnologias) e relacioná-las com as necessidades atuais de atividade física.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q594756 | Química, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

John Dalton criou uma teoria sobre a estrutura da matéria que, mais tarde, ficou conhecida como Teoria Atômica de Dalton. Nela, Dalton propõe que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q473487 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Assinale a alternativa incorreta acerca da importância do desenvolvimento perceptivo-motor na criança.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q473075 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Nos programas de atividades físicas voltados à promoção da saúde, devem-se privilegiar as atividades que utilizam a gordura como substrato energético, ou seja, esforços físicos de baixa a moderada intensidade durante um período de tempo prolongado, considerando que as gorduras representam o maior depósito de energia no organismo humano. Tal fato é fundamentado pelo princípio

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q806698 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q544882 | Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Leia o texto abaixo para responder às questões 31 e 32.

O cientista italiano Evangelista Torricelli determinou o valor da pressão atmosférica com experimentos feitos com Mercúrio. Ele colocou o Mercúrio em um recipiente e em um tubo de 1 metro e tirou algumas conclusões.

Segundo os experimentos de Torricelli, a pressão normal foi estipulada em nível do mar, onde a coluna de Mercúrio chega a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q594634 | Química, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Os metais pesados são extremamente tóxicos, afetando o sistema nervoso central, fígado e rins. Eles estão presentes em produtos usados no cotidiano, e seu descarte inadequado constitui sérios problemas ambientais. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta os elementos e suas respectivas fontes.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q472729 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Analise as assertivas abaixo acerca das habilidades motoras fundamentais.

I. As crianças possuem um potencial para estar no estágio amadurecido da maior parte das habilidades motoras fundamentais por volta dos seis anos de idade. II. A progressão para estágios amadurecidos de um padrão motor fundamental depende exclusivamente da prática. III. Há diferenças de desenvolvimento de padrões motores perceptíveis em crianças da mesma idade. Um dos resultados dessas diferenças pode ser a integração sensório-motora incompleta. IV. A estabilidade é o aspecto mais fundamental do aprendizado do movimento. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q545454 | Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Durante a explicação sobre os fundamentos de mecânica clássica, o professor exemplifica dizendo: “Quando estamos em um carro em movimento que faz uma frenagem repentina, nos sentimos como se fôssemos atirados para frente, pois nosso corpo tende a continuar em movimento”. É correto afirmar que este exemplo faz referência

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q471535 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Ao fazer uma análise crítica das práticas esportivas na escola, o que de imediato se percebe é que, tanto pela ação concreta de quem atua quanto pelo que se encontra registrado na literatura especializada no tema, há uma grande incongruência. Isso ocorre porque é uma tarefa complexa passar da teoria para a prática. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta uma ação válida para que se consiga aplicar a teoria da cultura corporal de movimento na prática diária de aula.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.