Início Questões de Concursos Professor Educação Básica III Resolva questões de Professor Educação Básica III comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Professor Educação Básica III Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 31Q594756 | Química, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROJohn Dalton criou uma teoria sobre a estrutura da matéria que, mais tarde, ficou conhecida como Teoria Atômica de Dalton. Nela, Dalton propõe que ✂️ a) toda matéria é formada por átomos. ✂️ b) os átomos são divisíveis, daí, um número elevado na natureza desses elementos. ✂️ c) a formação da matéria não se dá por associações entre átomos iguais. ✂️ d) a matéria é feita, simplesmente, de substâncias compostas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 32Q473487 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROAssinale a alternativa incorreta acerca da importância do desenvolvimento perceptivo-motor na criança. ✂️ a) Somente o desenvolvimento perceptivo-motor correto garantirá à criança uma concepção mais ajustada sobre o mundo externo que a rodeia. ✂️ b) Dificuldades de aprendizagem simbólica refletem em uma deficiente noção temporal, e podem ser ajustadas caso se foque na aprendizagem espacial para a organização do sistema sensório-motor da criança. ✂️ c) Qualquer aprendizagem escolar, quer se trate de leitura, escrita ou de cálculo é, fundamentalmente, um processo de relação perceptivo-motora. ✂️ d) Somente um pleno desenvolvimento preceptivo motor por parte da criança oferecerá condições para favorecer o amadurecimento e o depuramento de suas estruturas cognitivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 33Q483862 | Geografia, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROEm uma aula sobre a origem do Universo, o professor aborda que, desde 2002, há um consenso em relação ao início da expansão do Universo. Cálculos retroativos realizados por astrônomos indicam que essa expansão tenha se iniciado há ✂️ a) 5 bilhões de anos. ✂️ b) 11 bilhões de anos. ✂️ c) mais ou menos 13 e 14 bilhões de anos. ✂️ d) 800 milhões de anos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 34Q473075 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRONos programas de atividades físicas voltados à promoção da saúde, devem-se privilegiar as atividades que utilizam a gordura como substrato energético, ou seja, esforços físicos de baixa a moderada intensidade durante um período de tempo prolongado, considerando que as gorduras representam o maior depósito de energia no organismo humano. Tal fato é fundamentado pelo princípio ✂️ a) do treinamento aeróbio. ✂️ b) da individualidade. ✂️ c) da especificidade. ✂️ d) do treinamento contínuo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 35Q806698 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROSobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, é correto afirmar que ✂️ a) o acesso ao ensino fundamental é um direito público de caráter objetivo, podendo qualquer cidadão exigi-lo do Poder Público. ✂️ b) o atendimento aos educandos com necessidades especiais será laico e gratuito na rede pública e preferencialmente realizado em escolas especializadas. ✂️ c) os estabelecimentos de ensino têm a incumbência de elaborar sua proposta pedagógica, não detendo, contudo, plena autonomia na realização deste trabalho. ✂️ d) os Conselhos Estaduais de Educação, em colaboração com os Conselhos Municipais de Educação, estabelecerão as diretrizes para a Educação Infantil. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 36Q544882 | Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROLeia o texto abaixo para responder às questões 31 e 32. O cientista italiano Evangelista Torricelli determinou o valor da pressão atmosférica com experimentos feitos com Mercúrio. Ele colocou o Mercúrio em um recipiente e em um tubo de 1 metro e tirou algumas conclusões. Segundo os experimentos de Torricelli, a pressão normal foi estipulada em nível do mar, onde a coluna de Mercúrio chega a ✂️ a) 1,3atm. ✂️ b) 760mmHg. ✂️ c) 1000mmHg. ✂️ d) 1mmHg. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 37Q472729 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROAnalise as assertivas abaixo acerca das habilidades motoras fundamentais. I. As crianças possuem um potencial para estar no estágio amadurecido da maior parte das habilidades motoras fundamentais por volta dos seis anos de idade. II. A progressão para estágios amadurecidos de um padrão motor fundamental depende exclusivamente da prática. III. Há diferenças de desenvolvimento de padrões motores perceptíveis em crianças da mesma idade. Um dos resultados dessas diferenças pode ser a integração sensório-motora incompleta. IV. A estabilidade é o aspecto mais fundamental do aprendizado do movimento. É correto o que se afirma em ✂️ a) I, II, III e IV. ✂️ b) I, III e IV, apenas. ✂️ c) II e IV, apenas. ✂️ d) I e III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 38Q594634 | Química, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROOs metais pesados são extremamente tóxicos, afetando o sistema nervoso central, fígado e rins. Eles estão presentes em produtos usados no cotidiano, e seu descarte inadequado constitui sérios problemas ambientais. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta os elementos e suas respectivas fontes. ✂️ a) Sódio, Mercúrio e Cromo têm como fontes: pilhas e baterias. ✂️ b) Mercúrio, Cádmio e Chumbo têm como fontes: pilhas e baterias. ✂️ c) Chumbo, Cálcio, Mercúrio e Zinco têm como fontes: pilhas e baterias. ✂️ d) Hidrogênio, Cádmio e Chumbo têm como fontes: pilhas e baterias. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 39Q545454 | Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRODurante a explicação sobre os fundamentos de mecânica clássica, o professor exemplifica dizendo: “Quando estamos em um carro em movimento que faz uma frenagem repentina, nos sentimos como se fôssemos atirados para frente, pois nosso corpo tende a continuar em movimento”. É correto afirmar que este exemplo faz referência ✂️ a) ao Princípio da Dinâmica. ✂️ b) ao Princípio da Ação e Reação. ✂️ c) à 1ª Lei de Newton, chamada Lei da Inércia. ✂️ d) à 2ª Lei de Newton, que consiste na força proporcional ao produto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 40Q471535 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROAo fazer uma análise crítica das práticas esportivas na escola, o que de imediato se percebe é que, tanto pela ação concreta de quem atua quanto pelo que se encontra registrado na literatura especializada no tema, há uma grande incongruência. Isso ocorre porque é uma tarefa complexa passar da teoria para a prática. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta uma ação válida para que se consiga aplicar a teoria da cultura corporal de movimento na prática diária de aula. ✂️ a) O professor deve focar na aprendizagem esportiva com base nas movimentações técnicas específicas dos desportos. ✂️ b) O professor deve focar na aprendizagem de uma determinada prática exclusivamente à luz de sua regulamentação e de suas aplicações técnicas e táticas. ✂️ c) O professor deve mostrar que para o aluno se tornar tão bom quanto seu ídolo será preciso um sacrifício a mais, uma grande dedicação, e isso se dará se ela submeter-se a um rigoroso e criterioso programa de preparação. ✂️ d) O professor deve deixar a parte técnica em segundo plano, abordando a maior variabilidade possível de movimentos, regras e táticas, inspirando aos alunos o questionamento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 41Q592174 | Química, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROO cloreto de sódio é formado por um tipo de ligação em que há associação por atração eletrostática. Esse tipo de evento é resultado de uma ligação ✂️ a) metálica. ✂️ b) iônica. ✂️ c) covalente. ✂️ d) molecular. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 42Q473658 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROHá diversas metodologias para o ensino das práticas esportivas coletivas (PEC) nas escolas. Entre elas, destacam-se as formas centradas nas técnicas, no jogo formal e nos jogos condicionados. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta uma característica da forma centrada nos jogos condicionados. ✂️ a) O jogo é decomposto em elementos técnicos (passe, recepção, drible). ✂️ b) O jogo não é decomposto. ✂️ c) A técnica surge para responder à situação global não orientada. ✂️ d) Os princípios do jogo regulam a aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 43Q387220 | Biologia, Metodologia Científica, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRODoença sexualmente transmissível de grande prevalência entre adolescentes no Brasil e pode ser transmitida de formas invariáveis, assim como por meio do sexo oral. Trata-se de ✂️ a) gonorreia. ✂️ b) cancro mole. ✂️ c) donovanose. ✂️ d) hepatite B. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 44Q386255 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROPara o cálculo do método da “tabelinha”, deve-se lembrar que a maioria dos ciclos varia entre 28 e 31 dias. Logo, a mulher estará no seu período fértil ✂️ a) todos os dias do mês. ✂️ b) 1º e 5º dia do ciclo. ✂️ c) 2º ao 10º dia do ciclo. ✂️ d) 14º ao 16º dia do ciclo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 45Q817084 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROConsiderando as normas contidas no Estatuto da Criança e do Adolescente, analise assertivas abaixo. I. Os dirigentes das escolas deverão comunicar à autoridade policial local a ocorrência de maus-tratos contra alunos. II. Dada a sua incapacidade jurídica absoluta, a organização e participação em entidades estudantis é vedada aos menores de 12 anos. III. O professor que deixar de comunicar suspeita de maus-tratos à autoridade competente incorre em infração administrativa. IV. O Poder Público, no Ensino Fundamental, garantirá a matricula dos alunos em escolas próximas à sua residência ou transporte escolar gratuito. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, II e IV, apenas. ✂️ b) I e IV, apenas. ✂️ c) II e III, apenas. ✂️ d) III e IV, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 46Q544472 | Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROAo falar sobre os movimentos ondulatórios, o professor exemplifica, comentando sobre a onda que é criada quando se move uma corda, ao dar apenas um pulso. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta o nome deste tipo de onda. ✂️ a) Eletromagnética. ✂️ b) Mecânica. ✂️ c) Periódica. ✂️ d) Longitudinal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 47Q483883 | Geografia, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROA nomenclatura científica do tipo binominal é usada para nomear as espécies. Exemplo: Canis lupus e Canis familiaris. De acordo com esse tipo de nomenclatura, é correto afirmar que ✂️ a) o termo Canis é especifico para animais da mesma família. ✂️ b) o termo Canis é genérico (representa o gênero), já os termos lupus e familiaris são exclusivos e denominam as espécies. ✂️ c) os termos não representam o gênero e nem as espécies. ✂️ d) o termo Canis é comum à ordem desses animais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 48Q383169 | Biologia, Genética, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROO fenótipo é composto por determinadas características de um ser vivo, geneticamente especificadas e observadas, com ou sem métodos auxiliares. Neste sentido, assinale a alternativa que apresenta em características fenotípicas. ✂️ a) Cor dos olhos e cor da pele. ✂️ b) A determinação do sexo pelos cromossomos XX. ✂️ c) A determinação do sexo pelos cromossomos XY. ✂️ d) Os alelos dominantes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 49Q386621 | Biologia, Genética, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROA partir do genótipo de um indivíduo, é possível determinar o número de tipos de gametas que ele pode produzir. Se o indivíduo apresentar o genótipo Aa, BB e Cc, logo, ele terá ✂️ a) = 2 tipos de gametas. ✂️ b) = 16 tipos de gametas. ✂️ c) = 4 tipos de gametas. ✂️ d) = 64 tipos de gametas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 50Q546257 | Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROAnalise as assertivas abaixo, que fazem referência às classificações das ondas quanto aos seus modos de propagação. I. Transversais. II. Longitudinais. III. Mistas. IV. Tridimensional. É correto afirmar que se aplica aos modos de propagação o que está contido em ✂️ a) I, II e IV, apenas. ✂️ b) I e IV, apenas. ✂️ c) I, II, III e IV. ✂️ d) I, II e III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
31Q594756 | Química, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROJohn Dalton criou uma teoria sobre a estrutura da matéria que, mais tarde, ficou conhecida como Teoria Atômica de Dalton. Nela, Dalton propõe que ✂️ a) toda matéria é formada por átomos. ✂️ b) os átomos são divisíveis, daí, um número elevado na natureza desses elementos. ✂️ c) a formação da matéria não se dá por associações entre átomos iguais. ✂️ d) a matéria é feita, simplesmente, de substâncias compostas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
32Q473487 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROAssinale a alternativa incorreta acerca da importância do desenvolvimento perceptivo-motor na criança. ✂️ a) Somente o desenvolvimento perceptivo-motor correto garantirá à criança uma concepção mais ajustada sobre o mundo externo que a rodeia. ✂️ b) Dificuldades de aprendizagem simbólica refletem em uma deficiente noção temporal, e podem ser ajustadas caso se foque na aprendizagem espacial para a organização do sistema sensório-motor da criança. ✂️ c) Qualquer aprendizagem escolar, quer se trate de leitura, escrita ou de cálculo é, fundamentalmente, um processo de relação perceptivo-motora. ✂️ d) Somente um pleno desenvolvimento preceptivo motor por parte da criança oferecerá condições para favorecer o amadurecimento e o depuramento de suas estruturas cognitivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
33Q483862 | Geografia, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROEm uma aula sobre a origem do Universo, o professor aborda que, desde 2002, há um consenso em relação ao início da expansão do Universo. Cálculos retroativos realizados por astrônomos indicam que essa expansão tenha se iniciado há ✂️ a) 5 bilhões de anos. ✂️ b) 11 bilhões de anos. ✂️ c) mais ou menos 13 e 14 bilhões de anos. ✂️ d) 800 milhões de anos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
34Q473075 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRONos programas de atividades físicas voltados à promoção da saúde, devem-se privilegiar as atividades que utilizam a gordura como substrato energético, ou seja, esforços físicos de baixa a moderada intensidade durante um período de tempo prolongado, considerando que as gorduras representam o maior depósito de energia no organismo humano. Tal fato é fundamentado pelo princípio ✂️ a) do treinamento aeróbio. ✂️ b) da individualidade. ✂️ c) da especificidade. ✂️ d) do treinamento contínuo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
35Q806698 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROSobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, é correto afirmar que ✂️ a) o acesso ao ensino fundamental é um direito público de caráter objetivo, podendo qualquer cidadão exigi-lo do Poder Público. ✂️ b) o atendimento aos educandos com necessidades especiais será laico e gratuito na rede pública e preferencialmente realizado em escolas especializadas. ✂️ c) os estabelecimentos de ensino têm a incumbência de elaborar sua proposta pedagógica, não detendo, contudo, plena autonomia na realização deste trabalho. ✂️ d) os Conselhos Estaduais de Educação, em colaboração com os Conselhos Municipais de Educação, estabelecerão as diretrizes para a Educação Infantil. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
36Q544882 | Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROLeia o texto abaixo para responder às questões 31 e 32. O cientista italiano Evangelista Torricelli determinou o valor da pressão atmosférica com experimentos feitos com Mercúrio. Ele colocou o Mercúrio em um recipiente e em um tubo de 1 metro e tirou algumas conclusões. Segundo os experimentos de Torricelli, a pressão normal foi estipulada em nível do mar, onde a coluna de Mercúrio chega a ✂️ a) 1,3atm. ✂️ b) 760mmHg. ✂️ c) 1000mmHg. ✂️ d) 1mmHg. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
37Q472729 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROAnalise as assertivas abaixo acerca das habilidades motoras fundamentais. I. As crianças possuem um potencial para estar no estágio amadurecido da maior parte das habilidades motoras fundamentais por volta dos seis anos de idade. II. A progressão para estágios amadurecidos de um padrão motor fundamental depende exclusivamente da prática. III. Há diferenças de desenvolvimento de padrões motores perceptíveis em crianças da mesma idade. Um dos resultados dessas diferenças pode ser a integração sensório-motora incompleta. IV. A estabilidade é o aspecto mais fundamental do aprendizado do movimento. É correto o que se afirma em ✂️ a) I, II, III e IV. ✂️ b) I, III e IV, apenas. ✂️ c) II e IV, apenas. ✂️ d) I e III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
38Q594634 | Química, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROOs metais pesados são extremamente tóxicos, afetando o sistema nervoso central, fígado e rins. Eles estão presentes em produtos usados no cotidiano, e seu descarte inadequado constitui sérios problemas ambientais. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta os elementos e suas respectivas fontes. ✂️ a) Sódio, Mercúrio e Cromo têm como fontes: pilhas e baterias. ✂️ b) Mercúrio, Cádmio e Chumbo têm como fontes: pilhas e baterias. ✂️ c) Chumbo, Cálcio, Mercúrio e Zinco têm como fontes: pilhas e baterias. ✂️ d) Hidrogênio, Cádmio e Chumbo têm como fontes: pilhas e baterias. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
39Q545454 | Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRODurante a explicação sobre os fundamentos de mecânica clássica, o professor exemplifica dizendo: “Quando estamos em um carro em movimento que faz uma frenagem repentina, nos sentimos como se fôssemos atirados para frente, pois nosso corpo tende a continuar em movimento”. É correto afirmar que este exemplo faz referência ✂️ a) ao Princípio da Dinâmica. ✂️ b) ao Princípio da Ação e Reação. ✂️ c) à 1ª Lei de Newton, chamada Lei da Inércia. ✂️ d) à 2ª Lei de Newton, que consiste na força proporcional ao produto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
40Q471535 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROAo fazer uma análise crítica das práticas esportivas na escola, o que de imediato se percebe é que, tanto pela ação concreta de quem atua quanto pelo que se encontra registrado na literatura especializada no tema, há uma grande incongruência. Isso ocorre porque é uma tarefa complexa passar da teoria para a prática. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta uma ação válida para que se consiga aplicar a teoria da cultura corporal de movimento na prática diária de aula. ✂️ a) O professor deve focar na aprendizagem esportiva com base nas movimentações técnicas específicas dos desportos. ✂️ b) O professor deve focar na aprendizagem de uma determinada prática exclusivamente à luz de sua regulamentação e de suas aplicações técnicas e táticas. ✂️ c) O professor deve mostrar que para o aluno se tornar tão bom quanto seu ídolo será preciso um sacrifício a mais, uma grande dedicação, e isso se dará se ela submeter-se a um rigoroso e criterioso programa de preparação. ✂️ d) O professor deve deixar a parte técnica em segundo plano, abordando a maior variabilidade possível de movimentos, regras e táticas, inspirando aos alunos o questionamento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
41Q592174 | Química, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROO cloreto de sódio é formado por um tipo de ligação em que há associação por atração eletrostática. Esse tipo de evento é resultado de uma ligação ✂️ a) metálica. ✂️ b) iônica. ✂️ c) covalente. ✂️ d) molecular. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
42Q473658 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROHá diversas metodologias para o ensino das práticas esportivas coletivas (PEC) nas escolas. Entre elas, destacam-se as formas centradas nas técnicas, no jogo formal e nos jogos condicionados. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta uma característica da forma centrada nos jogos condicionados. ✂️ a) O jogo é decomposto em elementos técnicos (passe, recepção, drible). ✂️ b) O jogo não é decomposto. ✂️ c) A técnica surge para responder à situação global não orientada. ✂️ d) Os princípios do jogo regulam a aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
43Q387220 | Biologia, Metodologia Científica, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRODoença sexualmente transmissível de grande prevalência entre adolescentes no Brasil e pode ser transmitida de formas invariáveis, assim como por meio do sexo oral. Trata-se de ✂️ a) gonorreia. ✂️ b) cancro mole. ✂️ c) donovanose. ✂️ d) hepatite B. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
44Q386255 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROPara o cálculo do método da “tabelinha”, deve-se lembrar que a maioria dos ciclos varia entre 28 e 31 dias. Logo, a mulher estará no seu período fértil ✂️ a) todos os dias do mês. ✂️ b) 1º e 5º dia do ciclo. ✂️ c) 2º ao 10º dia do ciclo. ✂️ d) 14º ao 16º dia do ciclo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
45Q817084 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROConsiderando as normas contidas no Estatuto da Criança e do Adolescente, analise assertivas abaixo. I. Os dirigentes das escolas deverão comunicar à autoridade policial local a ocorrência de maus-tratos contra alunos. II. Dada a sua incapacidade jurídica absoluta, a organização e participação em entidades estudantis é vedada aos menores de 12 anos. III. O professor que deixar de comunicar suspeita de maus-tratos à autoridade competente incorre em infração administrativa. IV. O Poder Público, no Ensino Fundamental, garantirá a matricula dos alunos em escolas próximas à sua residência ou transporte escolar gratuito. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, II e IV, apenas. ✂️ b) I e IV, apenas. ✂️ c) II e III, apenas. ✂️ d) III e IV, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
46Q544472 | Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROAo falar sobre os movimentos ondulatórios, o professor exemplifica, comentando sobre a onda que é criada quando se move uma corda, ao dar apenas um pulso. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta o nome deste tipo de onda. ✂️ a) Eletromagnética. ✂️ b) Mecânica. ✂️ c) Periódica. ✂️ d) Longitudinal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
47Q483883 | Geografia, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROA nomenclatura científica do tipo binominal é usada para nomear as espécies. Exemplo: Canis lupus e Canis familiaris. De acordo com esse tipo de nomenclatura, é correto afirmar que ✂️ a) o termo Canis é especifico para animais da mesma família. ✂️ b) o termo Canis é genérico (representa o gênero), já os termos lupus e familiaris são exclusivos e denominam as espécies. ✂️ c) os termos não representam o gênero e nem as espécies. ✂️ d) o termo Canis é comum à ordem desses animais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
48Q383169 | Biologia, Genética, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROO fenótipo é composto por determinadas características de um ser vivo, geneticamente especificadas e observadas, com ou sem métodos auxiliares. Neste sentido, assinale a alternativa que apresenta em características fenotípicas. ✂️ a) Cor dos olhos e cor da pele. ✂️ b) A determinação do sexo pelos cromossomos XX. ✂️ c) A determinação do sexo pelos cromossomos XY. ✂️ d) Os alelos dominantes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
49Q386621 | Biologia, Genética, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROA partir do genótipo de um indivíduo, é possível determinar o número de tipos de gametas que ele pode produzir. Se o indivíduo apresentar o genótipo Aa, BB e Cc, logo, ele terá ✂️ a) = 2 tipos de gametas. ✂️ b) = 16 tipos de gametas. ✂️ c) = 4 tipos de gametas. ✂️ d) = 64 tipos de gametas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
50Q546257 | Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROAnalise as assertivas abaixo, que fazem referência às classificações das ondas quanto aos seus modos de propagação. I. Transversais. II. Longitudinais. III. Mistas. IV. Tridimensional. É correto afirmar que se aplica aos modos de propagação o que está contido em ✂️ a) I, II e IV, apenas. ✂️ b) I e IV, apenas. ✂️ c) I, II, III e IV. ✂️ d) I, II e III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro