Início

Questões de Concursos Professor Educação Básica III

Resolva questões de Professor Educação Básica III comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q592174 | Química, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

O cloreto de sódio é formado por um tipo de ligação em que há associação por atração eletrostática. Esse tipo de evento é resultado de uma ligação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q473658 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Há diversas metodologias para o ensino das práticas esportivas coletivas (PEC) nas escolas. Entre elas, destacam-se as formas centradas nas técnicas, no jogo formal e nos jogos condicionados. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta uma característica da forma centrada nos jogos condicionados.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q817084 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Considerando as normas contidas no Estatuto da Criança e do Adolescente, analise assertivas abaixo.

I. Os dirigentes das escolas deverão comunicar à autoridade policial local a ocorrência de maus-tratos contra alunos. II. Dada a sua incapacidade jurídica absoluta, a organização e participação em entidades estudantis é vedada aos menores de 12 anos. III. O professor que deixar de comunicar suspeita de maus-tratos à autoridade competente incorre em infração administrativa. IV. O Poder Público, no Ensino Fundamental, garantirá a matricula dos alunos em escolas próximas à sua residência ou transporte escolar gratuito. Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q386255 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Para o cálculo do método da “tabelinha”, deve-se lembrar que a maioria dos ciclos varia entre 28 e 31 dias. Logo, a mulher estará no seu período fértil

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q544472 | Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Ao falar sobre os movimentos ondulatórios, o professor exemplifica, comentando sobre a onda que é criada quando se move uma corda, ao dar apenas um pulso. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta o nome deste tipo de onda.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q383169 | Biologia, Genética, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

O fenótipo é composto por determinadas características de um ser vivo, geneticamente especificadas e observadas, com ou sem métodos auxiliares. Neste sentido, assinale a alternativa que apresenta em características fenotípicas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q483883 | Geografia, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A nomenclatura científica do tipo binominal é usada para nomear as espécies. Exemplo: Canis lupus e Canis familiaris. De acordo com esse tipo de nomenclatura, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q546257 | Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Analise as assertivas abaixo, que fazem referência às classificações das ondas quanto aos seus modos de propagação.

I. Transversais.

II. Longitudinais.

III. Mistas.

IV. Tridimensional.

É correto afirmar que se aplica aos modos de propagação o que está contido em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q809211 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

De acordo com os PCN, o Teatro como expressão e comunicação visa, entre outros, à(ao)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q384659 | Biologia, Microbiologia, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Para preparar uma aula prática sobre Reino Protista, o professor separará algumas lâminas para serem observadas em microscópios. No dia da aula, ele observa que uma das lâminas separadas não se enquadrava no conteúdo da matéria. Entre os exemplos abaixo, não seriam usadas nessa aula lâminas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q386621 | Biologia, Genética, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A partir do genótipo de um indivíduo, é possível determinar o número de tipos de gametas que ele pode produzir. Se o indivíduo apresentar o genótipo Aa, BB e Cc, logo, ele terá

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q471880 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Apoiados nas discussões que vinham ocorrendo nas áreas educacionais e na tentativa de romper com o modelo hegemônico do esporte/aptidão física praticado nas aulas de Educação Física, surgiu a abordagem crítico-superadora. Sobre a seleção de conteúdos proposta por essas abordagens, analise as assertivas abaixo.

I. A abordagem crítico-superadora propõe que se considere a relevância social dos conteúdos, sua contemporaneidade e sua adequação às características sociocognitivas dos alunos. II. A abordagem crítico-superadora especifica que é preciso fazer com que o aluno fuja dos conhecimentos do senso comum e opte pela compreensão do conhecimento científico, para ampliar o seu acervo de conhecimento. III. Quem opta pela abordagem crítico-superadora deve buscar evitar o ensino por etapas e adotar a simultaneidade na transmissão dos conteúdos, ou seja, os mesmos conteúdos devem ser trabalhados de maneira mais aprofundada ao longo das séries, sem a visão de pré-requisitos. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q722735 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Economia, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Leia o texto abaixo.

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, afirmou na terça-feira, 07/02/12, que o grupo quer a permanência de determinado país na zona do euro, apesar da crise da dívida pública que este país passa. As declarações vêm pouco depois de a comissária europeia de Agenda Digital, Neelie Kroes, dizer que não seria “nenhum drama” a saída deste país do grupo de países da moeda única. Assinale a alternativa que apresenta o país ao qual o texto se refere.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q473810 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sabe-se que a atividade física influencia o estatuto da saúde em adultos, o que gera a necessidade de promover estilos de vida fisicamente ativos. Por outro lado, não há a comprovação sobre a influência da prática de Atividade Física em crianças na diminuição do sedentarismo nas futuras gerações. Desta forma, a Educação Física Escolar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q385336 | Biologia, Metodologia Científica, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Além do controle da natalidade, alguns métodos minimizam o risco de contração de doenças sexualmente transmissíveis. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta um destes métodos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q485058 | Geografia, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Ao revelar que a convivência entre homens e grandes dinossauros não houve na realidade, o professor ainda afirma que este fato existiu é erroneamente mostrado na TV e em filmes de ficção científica. Sendo assim, pode-se afirmar que esta declaração está correta, pois

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q471393 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Os profissionais de Educação Física devem atentar para a atual necessidade social derivada da interrelação entre saúde e qualidade de vida. Partindo desse pressuposto, os programas de Educação Física com foco na qualidade de vida devem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q594155 | Química, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Termo utilizado para fazer a relação entre a quantidade de soluto e a quantidade de solvente em uma solução. Trata-se de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q545468 | Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Leia o trecho abaixo para responder às questões 38 e 39.

“Basicamente, eletrizar um corpo significa tornar diferente o número de elétrons e prótons.”

Pode-se definir a carga elétrica de um corpo pela reação Q= n.e , onde Q é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.