Início

Questões de Concursos Professor Educação Básica III

Resolva questões de Professor Educação Básica III comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


51Q809211 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

De acordo com os PCN, o Teatro como expressão e comunicação visa, entre outros, à(ao)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q471880 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Apoiados nas discussões que vinham ocorrendo nas áreas educacionais e na tentativa de romper com o modelo hegemônico do esporte/aptidão física praticado nas aulas de Educação Física, surgiu a abordagem crítico-superadora. Sobre a seleção de conteúdos proposta por essas abordagens, analise as assertivas abaixo.

I. A abordagem crítico-superadora propõe que se considere a relevância social dos conteúdos, sua contemporaneidade e sua adequação às características sociocognitivas dos alunos. II. A abordagem crítico-superadora especifica que é preciso fazer com que o aluno fuja dos conhecimentos do senso comum e opte pela compreensão do conhecimento científico, para ampliar o seu acervo de conhecimento. III. Quem opta pela abordagem crítico-superadora deve buscar evitar o ensino por etapas e adotar a simultaneidade na transmissão dos conteúdos, ou seja, os mesmos conteúdos devem ser trabalhados de maneira mais aprofundada ao longo das séries, sem a visão de pré-requisitos. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q384659 | Biologia, Microbiologia, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Para preparar uma aula prática sobre Reino Protista, o professor separará algumas lâminas para serem observadas em microscópios. No dia da aula, ele observa que uma das lâminas separadas não se enquadrava no conteúdo da matéria. Entre os exemplos abaixo, não seriam usadas nessa aula lâminas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q385336 | Biologia, Metodologia Científica, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Além do controle da natalidade, alguns métodos minimizam o risco de contração de doenças sexualmente transmissíveis. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta um destes métodos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q473810 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sabe-se que a atividade física influencia o estatuto da saúde em adultos, o que gera a necessidade de promover estilos de vida fisicamente ativos. Por outro lado, não há a comprovação sobre a influência da prática de Atividade Física em crianças na diminuição do sedentarismo nas futuras gerações. Desta forma, a Educação Física Escolar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q594155 | Química, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Termo utilizado para fazer a relação entre a quantidade de soluto e a quantidade de solvente em uma solução. Trata-se de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q722735 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Economia, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Leia o texto abaixo.

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, afirmou na terça-feira, 07/02/12, que o grupo quer a permanência de determinado país na zona do euro, apesar da crise da dívida pública que este país passa. As declarações vêm pouco depois de a comissária europeia de Agenda Digital, Neelie Kroes, dizer que não seria “nenhum drama” a saída deste país do grupo de países da moeda única. Assinale a alternativa que apresenta o país ao qual o texto se refere.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q485058 | Geografia, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Ao revelar que a convivência entre homens e grandes dinossauros não houve na realidade, o professor ainda afirma que este fato existiu é erroneamente mostrado na TV e em filmes de ficção científica. Sendo assim, pode-se afirmar que esta declaração está correta, pois

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q471393 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Os profissionais de Educação Física devem atentar para a atual necessidade social derivada da interrelação entre saúde e qualidade de vida. Partindo desse pressuposto, os programas de Educação Física com foco na qualidade de vida devem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q545468 | Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Leia o trecho abaixo para responder às questões 38 e 39.

“Basicamente, eletrizar um corpo significa tornar diferente o número de elétrons e prótons.”

Pode-se definir a carga elétrica de um corpo pela reação Q= n.e , onde Q é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

61Q383943 | Biologia, Metodologia Científica, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Na escola, a orientação sexual (OS) é uma ferramenta pedagógica que tem efeitos benéficos em outros enlaces sociais, assim como a saúde pública. Desta forma, pode-se afirmar que a OS é uma medida

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

62Q473024 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Todo tipo de exercício físico, para ser adequadamente prescrito e planejado, deve seguir os princípios da atividade física, a fim de obterem-se os efeitos desejados. Um desses princípios é o princípio da individualidade biológica, cuja definição estipula que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q473216 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Hoje o esporte é o conteúdo dominante na organização das aulas de Educação Física. Tal fato tem diversas consequências negativas no processo ensino-aprendizagem. Sobre as possibilidades de anular tais consequências, analise as assertivas abaixo.

I. O professor de Educação Física deve abordar o tema, mas o esporte deve estar a serviço da instituição esportiva, servindo apenas para difundir o esporte de rendimento. II. O próprio esporte deve ser transformado didático-pedagogicamente. III. Os significados dos movimentos esportivos devem permanecer, mas os sentidos individual e coletivo do esporte devem mudar. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q386030 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Os anticoncepcionais orais funcionam impedindo a ação de dois hormônios e, consequentemente, inibindo o amadurecimento dos ovócitos. Os hormônios afetados pelos anticoncepcionais são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q593062 | Química, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

As colunas da tabela periódica são denominadas em famílias ou grupos, sendo a última família (18) representada pelos gases nobres. Nesta família, é possível encontrar o elemento

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q816767 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre a avaliação de artes visuais, de acordo com os PCN, analise os critérios abaixo.

I. Criar formas artísticas demonstrando algum tipo de capacidade ou habilidade. II. Estabelecer relações com o trabalho de arte produzido por si e por outras pessoas sem discriminações estéticas, artísticas, étnicas e de gênero. III. Identificar alguns elementos da linguagem visual que se encontram em múltiplas realidades. IV. Reconhecer e apreciar vários trabalhos e objetos de arte por meio das próprias emoções, reflexões e conhecimentos. São critérios de avaliação, de acordo com os PCN, o que está contido em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q484890 | Geografia, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Nossos descendentes poderão aproveitar a vida na Terra por alguns bilhões de anos. Após este período, o Sol, como qualquer outra estrela, começará a se extinguir. Tal extinção acontecerá, em média, daqui a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q472960 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Acerca de termos-chave que o professor de Educação Física deve dominar sobre aprendizagem motora, analise as assertivas abaixo.

I. Habilidades motoras uma vez aprendidas podem ser influenciadas por fatores psicológicos, fisiológicos ou ambientais. II. Aprendizagem motora é o campo de investigação que estuda o comportamento motor (habilidades, padrões, generalizações motoras e capacidades físicas) em populações normais ou não em diferentes faixas etárias. III. A habilidade como indicador de qualidade de desempenho é uma expressão relacionada com o executante. Define o grau de competência subjetiva ou objetivamente determinada pelo nível de produtividade em torno de um desempenho esperado. IV. Habilidade motora é a qualidade geral do indivíduo relacionada com a execução de uma variedade de tarefas. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q594045 | Química, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Ao explicar as funções orgânicas, o professor inicia a aula falando sobre alguns elementos do dia a dia. Entre estes, estão incluídos, exceto

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q592060 | Química, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Na aula de Ciências, o professor explica que existem diferentes elementos na crosta terrestre e, cada um deles, em porcentagens distintas. Assinale a alternativa que apresenta os elementos presentes em maior porcentagem de volume e peso na crosta terrestre.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.