Início

Questões de Concursos Professor Educação Básica III

Resolva questões de Professor Educação Básica III comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q383943 | Biologia, Metodologia Científica, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Na escola, a orientação sexual (OS) é uma ferramenta pedagógica que tem efeitos benéficos em outros enlaces sociais, assim como a saúde pública. Desta forma, pode-se afirmar que a OS é uma medida

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

62Q473024 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Todo tipo de exercício físico, para ser adequadamente prescrito e planejado, deve seguir os princípios da atividade física, a fim de obterem-se os efeitos desejados. Um desses princípios é o princípio da individualidade biológica, cuja definição estipula que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q473216 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Hoje o esporte é o conteúdo dominante na organização das aulas de Educação Física. Tal fato tem diversas consequências negativas no processo ensino-aprendizagem. Sobre as possibilidades de anular tais consequências, analise as assertivas abaixo.

I. O professor de Educação Física deve abordar o tema, mas o esporte deve estar a serviço da instituição esportiva, servindo apenas para difundir o esporte de rendimento. II. O próprio esporte deve ser transformado didático-pedagogicamente. III. Os significados dos movimentos esportivos devem permanecer, mas os sentidos individual e coletivo do esporte devem mudar. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q386030 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Os anticoncepcionais orais funcionam impedindo a ação de dois hormônios e, consequentemente, inibindo o amadurecimento dos ovócitos. Os hormônios afetados pelos anticoncepcionais são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q816767 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre a avaliação de artes visuais, de acordo com os PCN, analise os critérios abaixo.

I. Criar formas artísticas demonstrando algum tipo de capacidade ou habilidade. II. Estabelecer relações com o trabalho de arte produzido por si e por outras pessoas sem discriminações estéticas, artísticas, étnicas e de gênero. III. Identificar alguns elementos da linguagem visual que se encontram em múltiplas realidades. IV. Reconhecer e apreciar vários trabalhos e objetos de arte por meio das próprias emoções, reflexões e conhecimentos. São critérios de avaliação, de acordo com os PCN, o que está contido em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q593062 | Química, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

As colunas da tabela periódica são denominadas em famílias ou grupos, sendo a última família (18) representada pelos gases nobres. Nesta família, é possível encontrar o elemento

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q472960 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Acerca de termos-chave que o professor de Educação Física deve dominar sobre aprendizagem motora, analise as assertivas abaixo.

I. Habilidades motoras uma vez aprendidas podem ser influenciadas por fatores psicológicos, fisiológicos ou ambientais. II. Aprendizagem motora é o campo de investigação que estuda o comportamento motor (habilidades, padrões, generalizações motoras e capacidades físicas) em populações normais ou não em diferentes faixas etárias. III. A habilidade como indicador de qualidade de desempenho é uma expressão relacionada com o executante. Define o grau de competência subjetiva ou objetivamente determinada pelo nível de produtividade em torno de um desempenho esperado. IV. Habilidade motora é a qualidade geral do indivíduo relacionada com a execução de uma variedade de tarefas. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q484890 | Geografia, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Nossos descendentes poderão aproveitar a vida na Terra por alguns bilhões de anos. Após este período, o Sol, como qualquer outra estrela, começará a se extinguir. Tal extinção acontecerá, em média, daqui a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q594045 | Química, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Ao explicar as funções orgânicas, o professor inicia a aula falando sobre alguns elementos do dia a dia. Entre estes, estão incluídos, exceto

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q592060 | Química, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Na aula de Ciências, o professor explica que existem diferentes elementos na crosta terrestre e, cada um deles, em porcentagens distintas. Assinale a alternativa que apresenta os elementos presentes em maior porcentagem de volume e peso na crosta terrestre.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q593028 | Química, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A forma biodisponível do Mercúrio que passa na cadeia alimentar, quando disperso no ambiente, consiste em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

72Q320134 | Pedagogia, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Encaminhamentos didáticos, como as apostilas preparadas, o desenho livre, os desenhos estereotipados para as crianças colorirem ou colagens pré-montadas empobrecem e enfraquecem o aprendizado do aluno. Assinale a alternativa que apresenta as atividades propostas na área de Arte.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q593651 | Química, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

No ciclo do Carbono, pode-se afirmar que as bactérias realizam a quimiossíntese, fabricam elementos a partir do CO2, e geram

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.