Início Questões de Concursos Professor Educação Básica III Resolva questões de Professor Educação Básica III comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Professor Educação Básica III Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 61Q383943 | Biologia, Metodologia Científica, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRONa escola, a orientação sexual (OS) é uma ferramenta pedagógica que tem efeitos benéficos em outros enlaces sociais, assim como a saúde pública. Desta forma, pode-se afirmar que a OS é uma medida ✂️ a) de prevenção terciária à saúde. ✂️ b) de prevenção secundária a saúde. ✂️ c) de prevenção primária à saúde. ✂️ d) de recuperação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 62Q473024 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROTodo tipo de exercício físico, para ser adequadamente prescrito e planejado, deve seguir os princípios da atividade física, a fim de obterem-se os efeitos desejados. Um desses princípios é o princípio da individualidade biológica, cuja definição estipula que ✂️ a) o mesmo tipo de exercício, na mesma intensidade, duração e frequência semanal, proporcionará diferentes efeitos, devido exclusivamente à genética do indivíduo. ✂️ b) o mesmo tipo de exercício, na mesma intensidade, duração e frequência semanal, proporcionará diferentes efeitos, devido exclusivamente a características individuais. ✂️ c) o programa de exercícios que foi excelente para determinada pessoa normalmente é contraindicado para outra. ✂️ d) os benefícios do exercício físico são otimizados quando os programas são planejados para se adequarem às características, objetivos, capacidades e limitações de cada participante. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 63Q473216 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROHoje o esporte é o conteúdo dominante na organização das aulas de Educação Física. Tal fato tem diversas consequências negativas no processo ensino-aprendizagem. Sobre as possibilidades de anular tais consequências, analise as assertivas abaixo. I. O professor de Educação Física deve abordar o tema, mas o esporte deve estar a serviço da instituição esportiva, servindo apenas para difundir o esporte de rendimento. II. O próprio esporte deve ser transformado didático-pedagogicamente. III. Os significados dos movimentos esportivos devem permanecer, mas os sentidos individual e coletivo do esporte devem mudar. É correto o que se afirma em ✂️ a) I e II, apenas. ✂️ b) II e III, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 64Q386030 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROOs anticoncepcionais orais funcionam impedindo a ação de dois hormônios e, consequentemente, inibindo o amadurecimento dos ovócitos. Os hormônios afetados pelos anticoncepcionais são ✂️ a) T3 e T4. ✂️ b) LH e T4. ✂️ c) LH e FSH. ✂️ d) Ocitocina. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 65Q816767 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROSobre a avaliação de artes visuais, de acordo com os PCN, analise os critérios abaixo. I. Criar formas artísticas demonstrando algum tipo de capacidade ou habilidade. II. Estabelecer relações com o trabalho de arte produzido por si e por outras pessoas sem discriminações estéticas, artísticas, étnicas e de gênero. III. Identificar alguns elementos da linguagem visual que se encontram em múltiplas realidades. IV. Reconhecer e apreciar vários trabalhos e objetos de arte por meio das próprias emoções, reflexões e conhecimentos. São critérios de avaliação, de acordo com os PCN, o que está contido em ✂️ a) II e III, apenas. ✂️ b) I e IV, apenas. ✂️ c) I, II, III e IV. ✂️ d) I, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 66Q593062 | Química, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROAs colunas da tabela periódica são denominadas em famílias ou grupos, sendo a última família (18) representada pelos gases nobres. Nesta família, é possível encontrar o elemento ✂️ a) hidrogênio. ✂️ b) hélio. ✂️ c) flúor. ✂️ d) cloro. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 67Q472960 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROAcerca de termos-chave que o professor de Educação Física deve dominar sobre aprendizagem motora, analise as assertivas abaixo. I. Habilidades motoras uma vez aprendidas podem ser influenciadas por fatores psicológicos, fisiológicos ou ambientais. II. Aprendizagem motora é o campo de investigação que estuda o comportamento motor (habilidades, padrões, generalizações motoras e capacidades físicas) em populações normais ou não em diferentes faixas etárias. III. A habilidade como indicador de qualidade de desempenho é uma expressão relacionada com o executante. Define o grau de competência subjetiva ou objetivamente determinada pelo nível de produtividade em torno de um desempenho esperado. IV. Habilidade motora é a qualidade geral do indivíduo relacionada com a execução de uma variedade de tarefas. É correto o que se afirma em ✂️ a) I, II, III e IV. ✂️ b) I e IV, apenas. ✂️ c) II e IV, apenas. ✂️ d) I e III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 68Q484890 | Geografia, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRONossos descendentes poderão aproveitar a vida na Terra por alguns bilhões de anos. Após este período, o Sol, como qualquer outra estrela, começará a se extinguir. Tal extinção acontecerá, em média, daqui a ✂️ a) 5 bilhões de anos. ✂️ b) 10 bilhões de anos. ✂️ c) 2 bilhões de anos. ✂️ d) 20 bilhões de anos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 69Q594045 | Química, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROAo explicar as funções orgânicas, o professor inicia a aula falando sobre alguns elementos do dia a dia. Entre estes, estão incluídos, exceto ✂️ a) acetona. ✂️ b) álcool. ✂️ c) ureia. ✂️ d) níquel. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 70Q592060 | Química, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRONa aula de Ciências, o professor explica que existem diferentes elementos na crosta terrestre e, cada um deles, em porcentagens distintas. Assinale a alternativa que apresenta os elementos presentes em maior porcentagem de volume e peso na crosta terrestre. ✂️ a) Sódio e Potássio. ✂️ b) Oxigênio e Nitrogênio. ✂️ c) Potássio e Magnésio. ✂️ d) Oxigênio e Silício. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 71Q593028 | Química, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROA forma biodisponível do Mercúrio que passa na cadeia alimentar, quando disperso no ambiente, consiste em ✂️ a) mercúrio metálico. ✂️ b) mercúrio livre. ✂️ c) íons mercuriais. ✂️ d) metilmercúrio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 72Q320134 | Pedagogia, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROEncaminhamentos didáticos, como as apostilas preparadas, o desenho livre, os desenhos estereotipados para as crianças colorirem ou colagens pré-montadas empobrecem e enfraquecem o aprendizado do aluno. Assinale a alternativa que apresenta as atividades propostas na área de Arte. ✂️ a) Desenhos prontos, xerocados ou mimeografados, a serem coloridos com cores escolhidas pelo próprio professor. ✂️ b) Proporcionar o conhecimento artístico. Desenvolver, exercitar a prática da expressão, da criatividade e da comunicação. ✂️ c) Modelagem em argila ou massa de modelar com o uso de forminhas e outras ferramentas que proporcionem um trabalho limpo e bem feito. ✂️ d) Cópias ou trabalhos de modelos prontos, como as colagens com formas pré-definidas e recortadas pelo próprio professor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 73Q593651 | Química, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRONo ciclo do Carbono, pode-se afirmar que as bactérias realizam a quimiossíntese, fabricam elementos a partir do CO2, e geram ✂️ a) álcoois. ✂️ b) ácidos inorgânicos. ✂️ c) açúcares. ✂️ d) hidroxilas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← Anterior
61Q383943 | Biologia, Metodologia Científica, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRONa escola, a orientação sexual (OS) é uma ferramenta pedagógica que tem efeitos benéficos em outros enlaces sociais, assim como a saúde pública. Desta forma, pode-se afirmar que a OS é uma medida ✂️ a) de prevenção terciária à saúde. ✂️ b) de prevenção secundária a saúde. ✂️ c) de prevenção primária à saúde. ✂️ d) de recuperação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
62Q473024 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROTodo tipo de exercício físico, para ser adequadamente prescrito e planejado, deve seguir os princípios da atividade física, a fim de obterem-se os efeitos desejados. Um desses princípios é o princípio da individualidade biológica, cuja definição estipula que ✂️ a) o mesmo tipo de exercício, na mesma intensidade, duração e frequência semanal, proporcionará diferentes efeitos, devido exclusivamente à genética do indivíduo. ✂️ b) o mesmo tipo de exercício, na mesma intensidade, duração e frequência semanal, proporcionará diferentes efeitos, devido exclusivamente a características individuais. ✂️ c) o programa de exercícios que foi excelente para determinada pessoa normalmente é contraindicado para outra. ✂️ d) os benefícios do exercício físico são otimizados quando os programas são planejados para se adequarem às características, objetivos, capacidades e limitações de cada participante. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
63Q473216 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROHoje o esporte é o conteúdo dominante na organização das aulas de Educação Física. Tal fato tem diversas consequências negativas no processo ensino-aprendizagem. Sobre as possibilidades de anular tais consequências, analise as assertivas abaixo. I. O professor de Educação Física deve abordar o tema, mas o esporte deve estar a serviço da instituição esportiva, servindo apenas para difundir o esporte de rendimento. II. O próprio esporte deve ser transformado didático-pedagogicamente. III. Os significados dos movimentos esportivos devem permanecer, mas os sentidos individual e coletivo do esporte devem mudar. É correto o que se afirma em ✂️ a) I e II, apenas. ✂️ b) II e III, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
64Q386030 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROOs anticoncepcionais orais funcionam impedindo a ação de dois hormônios e, consequentemente, inibindo o amadurecimento dos ovócitos. Os hormônios afetados pelos anticoncepcionais são ✂️ a) T3 e T4. ✂️ b) LH e T4. ✂️ c) LH e FSH. ✂️ d) Ocitocina. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
65Q816767 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROSobre a avaliação de artes visuais, de acordo com os PCN, analise os critérios abaixo. I. Criar formas artísticas demonstrando algum tipo de capacidade ou habilidade. II. Estabelecer relações com o trabalho de arte produzido por si e por outras pessoas sem discriminações estéticas, artísticas, étnicas e de gênero. III. Identificar alguns elementos da linguagem visual que se encontram em múltiplas realidades. IV. Reconhecer e apreciar vários trabalhos e objetos de arte por meio das próprias emoções, reflexões e conhecimentos. São critérios de avaliação, de acordo com os PCN, o que está contido em ✂️ a) II e III, apenas. ✂️ b) I e IV, apenas. ✂️ c) I, II, III e IV. ✂️ d) I, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
66Q593062 | Química, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROAs colunas da tabela periódica são denominadas em famílias ou grupos, sendo a última família (18) representada pelos gases nobres. Nesta família, é possível encontrar o elemento ✂️ a) hidrogênio. ✂️ b) hélio. ✂️ c) flúor. ✂️ d) cloro. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
67Q472960 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROAcerca de termos-chave que o professor de Educação Física deve dominar sobre aprendizagem motora, analise as assertivas abaixo. I. Habilidades motoras uma vez aprendidas podem ser influenciadas por fatores psicológicos, fisiológicos ou ambientais. II. Aprendizagem motora é o campo de investigação que estuda o comportamento motor (habilidades, padrões, generalizações motoras e capacidades físicas) em populações normais ou não em diferentes faixas etárias. III. A habilidade como indicador de qualidade de desempenho é uma expressão relacionada com o executante. Define o grau de competência subjetiva ou objetivamente determinada pelo nível de produtividade em torno de um desempenho esperado. IV. Habilidade motora é a qualidade geral do indivíduo relacionada com a execução de uma variedade de tarefas. É correto o que se afirma em ✂️ a) I, II, III e IV. ✂️ b) I e IV, apenas. ✂️ c) II e IV, apenas. ✂️ d) I e III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
68Q484890 | Geografia, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRONossos descendentes poderão aproveitar a vida na Terra por alguns bilhões de anos. Após este período, o Sol, como qualquer outra estrela, começará a se extinguir. Tal extinção acontecerá, em média, daqui a ✂️ a) 5 bilhões de anos. ✂️ b) 10 bilhões de anos. ✂️ c) 2 bilhões de anos. ✂️ d) 20 bilhões de anos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
69Q594045 | Química, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROAo explicar as funções orgânicas, o professor inicia a aula falando sobre alguns elementos do dia a dia. Entre estes, estão incluídos, exceto ✂️ a) acetona. ✂️ b) álcool. ✂️ c) ureia. ✂️ d) níquel. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
70Q592060 | Química, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRONa aula de Ciências, o professor explica que existem diferentes elementos na crosta terrestre e, cada um deles, em porcentagens distintas. Assinale a alternativa que apresenta os elementos presentes em maior porcentagem de volume e peso na crosta terrestre. ✂️ a) Sódio e Potássio. ✂️ b) Oxigênio e Nitrogênio. ✂️ c) Potássio e Magnésio. ✂️ d) Oxigênio e Silício. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
71Q593028 | Química, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROA forma biodisponível do Mercúrio que passa na cadeia alimentar, quando disperso no ambiente, consiste em ✂️ a) mercúrio metálico. ✂️ b) mercúrio livre. ✂️ c) íons mercuriais. ✂️ d) metilmercúrio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
72Q320134 | Pedagogia, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROEncaminhamentos didáticos, como as apostilas preparadas, o desenho livre, os desenhos estereotipados para as crianças colorirem ou colagens pré-montadas empobrecem e enfraquecem o aprendizado do aluno. Assinale a alternativa que apresenta as atividades propostas na área de Arte. ✂️ a) Desenhos prontos, xerocados ou mimeografados, a serem coloridos com cores escolhidas pelo próprio professor. ✂️ b) Proporcionar o conhecimento artístico. Desenvolver, exercitar a prática da expressão, da criatividade e da comunicação. ✂️ c) Modelagem em argila ou massa de modelar com o uso de forminhas e outras ferramentas que proporcionem um trabalho limpo e bem feito. ✂️ d) Cópias ou trabalhos de modelos prontos, como as colagens com formas pré-definidas e recortadas pelo próprio professor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
73Q593651 | Química, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRONo ciclo do Carbono, pode-se afirmar que as bactérias realizam a quimiossíntese, fabricam elementos a partir do CO2, e geram ✂️ a) álcoois. ✂️ b) ácidos inorgânicos. ✂️ c) açúcares. ✂️ d) hidroxilas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro