Questões de Concursos Professor Educação Especial

Resolva questões de Professor Educação Especial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1045544 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Professor Educação Especial, Prefeitura de Santo Hipólito MG, COTEC, 2024

Sobre o planejamento da prática docente na perspectiva de uma escola crítica, analise as afirmativas a seguir e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) O planejamento deve ser rigidamente estruturado, sem espaço para adaptações ou intervenções dos alunos.
( ) A prática docente deve incluir a reflexão crítica sobre os conteúdos e a realidade social dos alunos.
( ) O foco deve ser exclusivamente na transmissão de conteúdos, sem considerar as experiências prévias dos alunos.
( ) A avaliação deve ser utilizada como ferramenta para promover a melhoria contínua do processo de ensino-aprendizagem.
( ) O planejamento deve desconsiderar a diversidade cultural e social da turma, mantendo uma abordagem homogênea.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1045956 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Educação Especial, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

Assinale a alternativa correta sobre a concepção de currículo na perspectiva de uma escola inclusiva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1045954 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Educação Especial, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

Sobre o tema “educação e diversidade”, analise as assertivas abaixo:

I. A educação escolar, ao considerar a diversidade dos alunos como elemento essencial para a aprendizagem, atende às necessidades singulares de determinados alunos, analisa as possibilidades de aprendizagem de cada um e avalia a eficácia das medidas adotadas.
II. Diversidade é considerar não só as capacidades intelectuais e os conhecimentos de que o aluno dispõe, mas também seus interesses e motivações. Esse conjunto constitui a capacidade geral do aluno para aprendizagem em um determinado momento.
III. A escola, ao considerar a diversidade, tem como valor o respeito às diferenças e não o elogio à desigualdade. As diferenças não são obstáculos para o cumprimento da ação educativa, mas, ao contrário, fator de seu enriquecimento.
IV. No âmbito da sala de aula, o professor leva em conta fatores sociais, culturais e a história educativa de cada aluno, como também características pessoais de déficit sensorial, motor, mental ou psíquico, ou de superdotação intelectual.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1045952 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Professor Educação Especial, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

Sobre os desafios enfrentados para a efetivação da inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual no Brasil, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A ausência de formação continuada para professores pode comprometer a qualidade da educação inclusiva, dificultando a adoção de práticas pedagógicas adequadas.
( ) Os problemas relacionados às barreiras arquitetônicas e à falta de tecnologia assistiva, embora ainda estejam presentes em algumas escolas brasileiras, têm pouco impacto na permanência e na aprendizagem de alunos com deficiência intelectual.
( ) A legislação brasileira prevê serviços de apoio especializado, como o AEE, para garantir suporte pedagógico e acessibilidade aos alunos com deficiência intelectual.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1045962 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Educação Especial, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

A Educação Especial no Brasil passou por diversas fases e transformações. Sobre o tema, analise a sentença abaixo:

A Educação Especial no Brasil teve início com a fundação do Imperial Instituto dos Meninos Cegos em 1854, atual Instituto Benjamin Constant, que hoje é dedicado à educação de pessoas cegas, pessoas com surdo-cegueira e surdas (1ª parte). Durante o século XX, especialmente a partir da década de 1950, surgiram instituições públicas como as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs), que desempenharam um papel significativo no atendimento a pessoas com deficiência visual e auditiva (2ª parte). A Constituição Federal de 1988 e a LDB de 1996 reforçaram o direito à educação para todos, incluindo pessoas com necessidades especiais (3ª parte).

Quais partes estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1045964 | Medicina, Oftalmologia, Professor Educação Especial, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

Com base na legislação brasileira vigente e nas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), analise as assertivas abaixo a respeito dos critérios legais para a classificação da cegueira e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Considera-se pessoa com cegueira aquela cuja acuidade visual é igual ou inferior a 0,05 no melhor olho, mesmo com a melhor correção óptica possível.
( ) A classificação de cegueira não leva em consideração a utilização de correção óptica, como óculos ou lentes.
( ) Indivíduos com acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no melhor olho, com correção óptica, são legalmente enquadrados como pessoas com baixa visão, e não com cegueira.
( ) O campo visual também pode ser considerado na caracterização da cegueira, sendo este inferior a 10 graus no melhor olho.
( ) A acuidade visual de 0,1 no melhor olho, com correção, enquadra o indivíduo como pessoa com cegueira, de acordo com a legislação.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1045918 | Direito da Criança e do Adolescente, Lei N 13 431 de 2017, Professor Educação Especial, Prefeitura de Maravilha SC, Unoesc, 2024

Conforme a Lei nº 13.431, de 4 de abril de 2017 que estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência e altera a Lei nº 8.069, de 13dejulhode 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), em seu art. 7º escuta especializada é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q1045955 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Educação Especial, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

A Declaração de Salamanca (1994) estabelece diretrizes para a educação inclusiva. Com base nesse documento, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1045965 | Braille, Sistema Braille, Professor Educação Especial, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

Conforme o documento “Atendimento Educacional Especializado: Deficiência Visual” (2007), são sinais ou sintomas físicos característicos e condutas frequentes de alunos com baixa visão os abaixo citados, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1045966 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Educação Especial, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

Sobre o AEE para estudantes com deficiência visual, analise as assertivas abaixo:

I. Pelo vínculo já estabelecido com o estudante, é recomendável que, sempre que possível, um familiar permaneça na sala de aula para auxiliar o aluno com deficiência visual.
II. Algumas das habilidades recomendadas para o desenvolvimento de alunos cegos incluem a formação de hábitos e de postura, a destreza tátil, o sentido de orientação e o reconhecimento de desenhos, gráficos e maquetes em relevo.
III. Alunos cegos demoram mais para aprender do que os outros, pois a falta de visão interfere na capacidade intelectual e cognitiva.
IV. Ao trabalhar cores com alunos cegos, é indicado associá-las a elementos da natureza, aromas, notas musicais e outras simbologias presentes na experiência dos alunos.
V. Para alunos com baixa visão, ficar muito perto da televisão ou da tela do computador, assim como fazer esforço para enxergar o que está escrito no caderno ou no livro deve sempre ser evitado, pois tais ações podem prejudicar significativamente o resíduo visual.

Quais estão INCORRETAS?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1045923 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Educação Especial, Prefeitura de Maravilha SC, Unoesc, 2024

Considerada uma das mais recorrentes formas de preconceito contra pessoas com deficiência, o capacitismo é a discriminação ocorrida por meio de determinados tratamentos, formas de comunicação, práticas, barreiras físicas e arquitetônicas que impedem o pleno exercício da cidadania dessas pessoas. Ele é caracterizado, principalmente, quando se pressupõe que alguém é incapaz apenas pelo fato de possuir alguma deficiência. Analise as expressões:

I. “Fingir demência”.

II. “Não temos braço para fazer tudo isso”.

III. “Mais perdido que cego em tiroteio”.

IV. “Para de ser retardado”.

V. “Nem parece que você é uma pessoa com deficiência”.

VI. “A gente só recebe o fardo que consegue carregar”.

VII. “Mas como você faz as coisas tendo essa deficiência?”.

Considerando as afirmativas acima, são consideradas expressões capacitistas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q1045435 | Português, Interpretação de Textos, Professor Educação Especial, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Texto associado.

O texto seguinte servirá de base para responder a questão.


A 'epidemia' de miopia que atinge 1 em 3 crianças no mundo (mas ainda não é tão comum no Brasil)


A visão das crianças parece ter piorado nos últimos anos. Uma em cada três tem miopia ou é incapaz de ver claramente coisas à distância, sugere um levantamento global.


Os autores do trabalho avaliam que o isolamento relacionado à pandemia da COVID-19 teve um impacto negativo na visão, pois as crianças passaram mais tempo em telas — e menos tempo ao ar livre.


A miopia é uma preocupação global crescente de saúde, e deve afetar milhões de crianças até 2050, alerta o estudo.


As taxas mais altas da condição estão concentradas na Ásia — 85% das crianças no Japão e 73% na Coreia do Sul são míopes, com mais de 40% afetadas na China.


Paraguai e Uganda, com cerca de 1% de miopia entre o público infantil, tiveram alguns dos níveis mais baixos encontrados na pesquisa.


O Brasil também apresenta uma baixa frequência do quadro: 3% das crianças do país são míopes.


Vale ponderar que esse dado brasileiro vem de um único estudo, feito em 2013 na Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto, que avaliou 1.590 indivíduos de 10 a 15 anos na cidade de Gurupi, no Tocantins.


O levantamento internacional, publicado no British Journal of Ophthalmology, analisou pesquisas que envolveram mais de 5 milhões de crianças e adolescentes de 50 países em todos os continentes.


Os cálculos revelaram que os casos de miopia triplicaram entre 1990 e 2023.


E o aumento foi "particularmente notável" após a pandemia da COVID-19, segundo os autores.


A miopia geralmente começa durante os anos do Ensino Fundamental e tende a piorar até que o olho pare de crescer, por volta dos 20 anos de idade.


Existem fatores que aumentam o risco de desenvolver a condição — viver no Leste Asiático é um deles.


O quadro também está relacionado à genética e certas mutações que as crianças herdam de seus pais, mas há outros fatores que podem influenciar, como a idade muito jovem, por volta dos dois anos, em que as crianças vão para a escola em países como Singapura e Hong Kong.


Isso significa que esses jovens focam os olhos por mais tempo em livros e telas durante os primeiros anos de vida, o que tensiona os músculos oculares e pode levar à miopia, sugere a pesquisa.


Na África, onde a educação formal começa na idade deseis a oito anos, a incidência de miopia é cerca de um sétimo do que a verificada na Ásia.


Durante os momentos de lockdowns e isolamento da pandemia da COVID-19, quando milhões de pessoas tiveram que ficar em ambientes fechados por longos períodos, a visão de crianças e adolescentes foi prejudicada.


"Evidências recentes sugerem uma associação potencial entre a pandemia e a deterioração acelerada da visão entre jovens adultos", escrevem os pesquisadores.


Até 2050, a miopia pode afetar mais da metade dos adolescentes em todo o mundo, preveem os autores.


Ainda de acordo com o trabalho recém-publicado, meninas e mulheres jovens provavelmente terão taxas mais altas da condição do que indivíduos do sexo masculino porque tendem a passar menos tempo em atividades ao ar livre na escola e em casa à medida que crescem.


Além disso, o desenvolvimento das meninas, incluindo o período da puberdade, se inicia mais cedo, o que significa que elas tendem a ter miopia em uma idade mais precoce.


Embora a Ásia deva ter os índices mais altos da condição em comparação com todos os outros continentes até 2050, os países em desenvolvimento também podem chegar a 40% da população afetada pela miopia no futuro, estimam os pesquisadores.


Como posso proteger a visão do meu filho?


Para reduzir o risco de miopia, as crianças — especialmente aquelas que têm entre sete e nove anos — devem passar pelo menos duas horas ao ar livre todos os dias, sugerem especialistas em oftalmologia do Reino Unido.


A ciência ainda não descobriu se o fator mais preponderante aqui é a presença de luz solar natural, o exercício feito ao ar livre ou o fato de os olhos das crianças precisarem focar em objetos mais distantes durante essas atividades.


"Há algo em estar ao ar livre que traz um benefício real para as crianças", pontua o médico Daniel Hardiman-McCartney, consultor clínico do Colégio de Optometristas do Reino Unido.


Ele também recomenda que os pais levem os filhos para um exame oftalmológico entre os sete e os 10 anos, mesmo que a visão da criança tenha sido verificada em anos anteriores.


Os pais também devem ser avaliados, uma vez que a miopia é hereditária. Caso um dos progenitores seja míope, os filhos têm três vezes mais probabilidade de também desenvolver o quadro.


A miopia não tem cura, mas pode ser corrigida com óculos ou lentes de contato.


Além disso, lentes especiais podem retardar o desenvolvimento da miopia em crianças pequenas, ao estimular o olho a crescer de forma adequada. Noentanto, elas costumam ser caras.


Na Ásia, onde essas lentes especiais já são muito populares, salas de aula feitas de vidro, que mimetizam o aprendizado ao ar livre, também viraram uma das soluções para o problema.


https://www.bbc.com/portuguese/articles/c33vzkknmmno


De acordo com as informações do texto é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q1045958 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Educação Especial, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/1996, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A educação especial é uma modalidade independente da Educação Básica e, sempre que possível, deve ser oferecida separadamente da rede regular de ensino.
( ) O Poder Público deve garantir professores capacitados para o atendimento educacional especializado de alunos com deficiência.
( ) Assegura-se terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do Ensino Fundamental em virtude de suas deficiências e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados.
( ) Os sistemas de ensino devem assegurar aos estudantes com deficiência currículo idêntico ao dos demais alunos, sem adaptações ou flexibilizações, para não prejudicar o rendimento do aluno.
( ) A LDB determina que o AEE seja oferecido somente para o Ensino Fundamental - séries iniciais e finais e para o Ensino Médio.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1045948 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Educação Especial, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

A educação inclusiva baseia-se em princípios fundamentais que orientam as políticas e práticas pedagógicas. Nesse contexto, com o objetivo de aprimorar a aprendizagem e a participação de alunos com deficiência, o atendimento ao princípio da acessibilidade educacional implica a remoção de obstáculos:

I. Arquitetônicos.
II. Pedagógicos.
III. Comunicacionais.

Quais estão corretos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1045438 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado de Santa Catarina, Professor Educação Especial, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

A Marejada é uma festa popular de Itajaí marcada pela apresentação de produtos do mar através da culinária, das exposições e do folclore português.

Marque a alternativa que estabelece o significado do nome Marejada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q1045957 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Educação Especial, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

Em conformidade com as diretrizes da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC, 2008), assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1045963 | Arquitetura, Acessibilidade e Desenho Universal, Professor Educação Especial, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

50 - Sobre o Desenho Universal (DU) e sua aplicação no contexto brasileiro, analise as assertivas abaixo com base nos documentos legais e normativos do Brasil:

I. A Lei Brasileira de Inclusão estabelece o DU como uma concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva.
II. O DU é abordado na LDB apenas no contexto da Educação Superior, não sendo aplicável à Educação Básica.
III. O Plano Nacional de Educação incorpora muitos dos princípios do DU no que se refere à acessibilidade a espaços físicos e pedagógicos.
IV. O DU no Brasil está restrito à adaptação física de ambientes, sem considerar os métodos pedagógicos acessíveis e tecnologias assistivas.
V. A concepção e a implantação dos projetos arquitetônicos e urbanísticos devem atender aos princípios do DU, tendo como referências básicas as normas técnicas de acessibilidade da ABNT.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1045437 | Português, Interpretação de Textos, Professor Educação Especial, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Texto associado.

O texto seguinte servirá de base para responder a questão.


A 'epidemia' de miopia que atinge 1 em 3 crianças no mundo (mas ainda não é tão comum no Brasil)


A visão das crianças parece ter piorado nos últimos anos. Uma em cada três tem miopia ou é incapaz de ver claramente coisas à distância, sugere um levantamento global.


Os autores do trabalho avaliam que o isolamento relacionado à pandemia da COVID-19 teve um impacto negativo na visão, pois as crianças passaram mais tempo em telas — e menos tempo ao ar livre.


A miopia é uma preocupação global crescente de saúde, e deve afetar milhões de crianças até 2050, alerta o estudo.


As taxas mais altas da condição estão concentradas na Ásia — 85% das crianças no Japão e 73% na Coreia do Sul são míopes, com mais de 40% afetadas na China.


Paraguai e Uganda, com cerca de 1% de miopia entre o público infantil, tiveram alguns dos níveis mais baixos encontrados na pesquisa.


O Brasil também apresenta uma baixa frequência do quadro: 3% das crianças do país são míopes.


Vale ponderar que esse dado brasileiro vem de um único estudo, feito em 2013 na Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto, que avaliou 1.590 indivíduos de 10 a 15 anos na cidade de Gurupi, no Tocantins.


O levantamento internacional, publicado no British Journal of Ophthalmology, analisou pesquisas que envolveram mais de 5 milhões de crianças e adolescentes de 50 países em todos os continentes.


Os cálculos revelaram que os casos de miopia triplicaram entre 1990 e 2023.


E o aumento foi "particularmente notável" após a pandemia da COVID-19, segundo os autores.


A miopia geralmente começa durante os anos do Ensino Fundamental e tende a piorar até que o olho pare de crescer, por volta dos 20 anos de idade.


Existem fatores que aumentam o risco de desenvolver a condição — viver no Leste Asiático é um deles.


O quadro também está relacionado à genética e certas mutações que as crianças herdam de seus pais, mas há outros fatores que podem influenciar, como a idade muito jovem, por volta dos dois anos, em que as crianças vão para a escola em países como Singapura e Hong Kong.


Isso significa que esses jovens focam os olhos por mais tempo em livros e telas durante os primeiros anos de vida, o que tensiona os músculos oculares e pode levar à miopia, sugere a pesquisa.


Na África, onde a educação formal começa na idade deseis a oito anos, a incidência de miopia é cerca de um sétimo do que a verificada na Ásia.


Durante os momentos de lockdowns e isolamento da pandemia da COVID-19, quando milhões de pessoas tiveram que ficar em ambientes fechados por longos períodos, a visão de crianças e adolescentes foi prejudicada.


"Evidências recentes sugerem uma associação potencial entre a pandemia e a deterioração acelerada da visão entre jovens adultos", escrevem os pesquisadores.


Até 2050, a miopia pode afetar mais da metade dos adolescentes em todo o mundo, preveem os autores.


Ainda de acordo com o trabalho recém-publicado, meninas e mulheres jovens provavelmente terão taxas mais altas da condição do que indivíduos do sexo masculino porque tendem a passar menos tempo em atividades ao ar livre na escola e em casa à medida que crescem.


Além disso, o desenvolvimento das meninas, incluindo o período da puberdade, se inicia mais cedo, o que significa que elas tendem a ter miopia em uma idade mais precoce.


Embora a Ásia deva ter os índices mais altos da condição em comparação com todos os outros continentes até 2050, os países em desenvolvimento também podem chegar a 40% da população afetada pela miopia no futuro, estimam os pesquisadores.


Como posso proteger a visão do meu filho?


Para reduzir o risco de miopia, as crianças — especialmente aquelas que têm entre sete e nove anos — devem passar pelo menos duas horas ao ar livre todos os dias, sugerem especialistas em oftalmologia do Reino Unido.


A ciência ainda não descobriu se o fator mais preponderante aqui é a presença de luz solar natural, o exercício feito ao ar livre ou o fato de os olhos das crianças precisarem focar em objetos mais distantes durante essas atividades.


"Há algo em estar ao ar livre que traz um benefício real para as crianças", pontua o médico Daniel Hardiman-McCartney, consultor clínico do Colégio de Optometristas do Reino Unido.


Ele também recomenda que os pais levem os filhos para um exame oftalmológico entre os sete e os 10 anos, mesmo que a visão da criança tenha sido verificada em anos anteriores.


Os pais também devem ser avaliados, uma vez que a miopia é hereditária. Caso um dos progenitores seja míope, os filhos têm três vezes mais probabilidade de também desenvolver o quadro.


A miopia não tem cura, mas pode ser corrigida com óculos ou lentes de contato.


Além disso, lentes especiais podem retardar o desenvolvimento da miopia em crianças pequenas, ao estimular o olho a crescer de forma adequada. Noentanto, elas costumam ser caras.


Na Ásia, onde essas lentes especiais já são muito populares, salas de aula feitas de vidro, que mimetizam o aprendizado ao ar livre, também viraram uma das soluções para o problema.


https://www.bbc.com/portuguese/articles/c33vzkknmmno


A afirmação de que "há algo em estar ao ar livre que trazum benefício real para as crianças" sugere que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q1045951 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Educação Especial, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

Sobre práticas pedagógicas voltadas para alunos com deficiência intelectual, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A utilização de recursos visuais, materiais concretos e ensino estruturado contribui significativamente para a aprendizagem de alunos com deficiência intelectual.
( ) A individualização do ensino para alunos com deficiência intelectual é opcional, pois os estudantes devem avançar em um mesmo ritmo para garantir a progressão da turma como um todo.
( ) A interação social e o aprendizado colaborativo são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos com deficiência intelectual, favorecendo sua inclusão e autonomia.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1045442 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Educação Especial, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

A Lei nº 12.796/2013 alterou a Lei nº 9.394/1996 (LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), trazendo mudanças significativas em relação à educação infantil. Sobre as disposições atuais da LDB referentes à educação infantil, analise as afirmações abaixo:

I. A educação infantil passa a ser obrigatória a partir dos 4 anos de idade, garantindo-se a matrícula gratuita na escola pública próxima à residência da criança.

II. A avaliação na educação infantil deve ser realizada mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.

III. A carga horária mínima anual da educação infantil é de 800 horas, distribuídas por um mínimo de 200 dias de trabalho educacional.

Quais afirmações estão corretas de acordo com a LDB e suas alterações?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.