Questões de Concursos: Professor Educação Especial

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22 Q320148 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor Educação Especial, Secretaria de Estado de Educação AM, CESPE CEBRASPE

Acerca da organização do tempo e do espaço na educação infantil, julgue os itens subsequentes.

A rotina na educação infantil pode ser facilitadora ou cerceadora dos processos de aprendizagem, que são estabelecidos tão somente por meio de atividades coletivas.

23 Q805273 | Legislação e Decretos, Decreto n 5296 2004 Regulamenta as Leis nos 10048 2000, Professor Educação Especial, Secretaria de Estado de Educação AM, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao disposto na Lei Federal n.º 10.098/2000, julgue os itens que se seguem.

Nas áreas de estacionamento de veículos localizadas em espaços públicos, não há reserva de vagas para os veículos que transportem pessoas portadoras de deficiência com dificuldade de locomoção nem sinalização específica, segundo a Lei da Acessibilidade.

24 Q816887 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor Educação Especial, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Considerando o que dispõe a LDB sobre a educação especial, julgue os itens seguintes.

A LDB não trata expressamente da certificação da escolaridade de alunos com necessidades especiais que não atingirem o nível de exigência para a conclusão do ensino fundamental ou que frequentarem apenas serviços de educação especial.

25 Q325542 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor Educação Especial, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Com relação ao papel social da educação infantil, julgue os itens subsecutivos.

Para garantir um ambiente acolhedor, todos os conflitos entre as crianças devem ser eliminados, uma vez que a presença de conflitos dificulta a relação afetiva entre professor e aluno.

26 Q322771 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor Educação Especial, Secretaria de Estado de Educação AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, referentes à função social da alfabetização na atualidade.

O domínio da língua oficial do país tem estreita relação com a possibilidade de plena participação social, uma vez que garante aos alunos o acesso aos saberes linguísticos necessários para o exercício da cidadania.

27 Q807249 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor Educação Especial, Secretaria de Estado de Educação AM, CESPE CEBRASPE

Considerando o que dispõe a LDB sobre a educação especial, julgue os itens seguintes.

Os sistemas de ensino devem assegurar aos alunos com necessidades especiais professores com especialização adequada para o atendimento especializado e professores com capacitação específica para a integração desses alunos em classes comuns.

28 Q323574 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor Educação Especial, Secretaria de Estado de Educação AM, CESPE CEBRASPE

A respeito das formas de ensino e de avaliação no âmbito da educação especial, julgue os itens subsecutivos.

Os alunos com deficiência intelectual necessitam de escolas separadas das regulares e que ofereçam metodologias e material pedagógico apropriado para atender a essas limitações.

29 Q321231 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor Educação Especial, Secretaria de Estado de Educação AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, referentes à função social da alfabetização na atualidade.

Entre as funções da escola, inclui-se a relativa à promoção do letramento, por meio do qual os alunos tornam-se capazes de ler, interpretar e produzir diferentes tipos de textos nas mais variadas situações comunicativas. O domínio do letramento não representa, todavia, um diferencial nas relações interpessoais e na efetiva participação social.

30 Q806302 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor Educação Especial, Secretaria de Estado de Educação AM, CESPE CEBRASPE

Considerando o que dispõe a LDB sobre a educação especial, julgue os itens seguintes.

A LDB prevê a manutenção de classes, escolas ou serviços especializados para o atendimento de alunos que, em virtude de suas condições específicas, não puderem ser integrados nas classes comuns do ensino regular.

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