Questões de Concursos Professor Educação Especial Habilitação em Deficiência Visual

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1Q1045954 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Educação Especial Habilitação em Deficiência Visual, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

Sobre o tema “educação e diversidade”, analise as assertivas abaixo:

I. A educação escolar, ao considerar a diversidade dos alunos como elemento essencial para a aprendizagem, atende às necessidades singulares de determinados alunos, analisa as possibilidades de aprendizagem de cada um e avalia a eficácia das medidas adotadas.
II. Diversidade é considerar não só as capacidades intelectuais e os conhecimentos de que o aluno dispõe, mas também seus interesses e motivações. Esse conjunto constitui a capacidade geral do aluno para aprendizagem em um determinado momento.
III. A escola, ao considerar a diversidade, tem como valor o respeito às diferenças e não o elogio à desigualdade. As diferenças não são obstáculos para o cumprimento da ação educativa, mas, ao contrário, fator de seu enriquecimento.
IV. No âmbito da sala de aula, o professor leva em conta fatores sociais, culturais e a história educativa de cada aluno, como também características pessoais de déficit sensorial, motor, mental ou psíquico, ou de superdotação intelectual.

Quais estão corretas?
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2Q1045956 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Educação Especial Habilitação em Deficiência Visual, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

Assinale a alternativa correta sobre a concepção de currículo na perspectiva de uma escola inclusiva.
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3Q1045962 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Educação Especial Habilitação em Deficiência Visual, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

A Educação Especial no Brasil passou por diversas fases e transformações. Sobre o tema, analise a sentença abaixo:

A Educação Especial no Brasil teve início com a fundação do Imperial Instituto dos Meninos Cegos em 1854, atual Instituto Benjamin Constant, que hoje é dedicado à educação de pessoas cegas, pessoas com surdo-cegueira e surdas (1ª parte). Durante o século XX, especialmente a partir da década de 1950, surgiram instituições públicas como as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs), que desempenharam um papel significativo no atendimento a pessoas com deficiência visual e auditiva (2ª parte). A Constituição Federal de 1988 e a LDB de 1996 reforçaram o direito à educação para todos, incluindo pessoas com necessidades especiais (3ª parte).

Quais partes estão corretas?
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4Q1045965 | Braille, Sistema Braille, Professor Educação Especial Habilitação em Deficiência Visual, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

Conforme o documento “Atendimento Educacional Especializado: Deficiência Visual” (2007), são sinais ou sintomas físicos característicos e condutas frequentes de alunos com baixa visão os abaixo citados, EXCETO:
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5Q1045964 | Medicina, Oftalmologia, Professor Educação Especial Habilitação em Deficiência Visual, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

Com base na legislação brasileira vigente e nas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), analise as assertivas abaixo a respeito dos critérios legais para a classificação da cegueira e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Considera-se pessoa com cegueira aquela cuja acuidade visual é igual ou inferior a 0,05 no melhor olho, mesmo com a melhor correção óptica possível.
( ) A classificação de cegueira não leva em consideração a utilização de correção óptica, como óculos ou lentes.
( ) Indivíduos com acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no melhor olho, com correção óptica, são legalmente enquadrados como pessoas com baixa visão, e não com cegueira.
( ) O campo visual também pode ser considerado na caracterização da cegueira, sendo este inferior a 10 graus no melhor olho.
( ) A acuidade visual de 0,1 no melhor olho, com correção, enquadra o indivíduo como pessoa com cegueira, de acordo com a legislação.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
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6Q1045966 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Educação Especial Habilitação em Deficiência Visual, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

Sobre o AEE para estudantes com deficiência visual, analise as assertivas abaixo:

I. Pelo vínculo já estabelecido com o estudante, é recomendável que, sempre que possível, um familiar permaneça na sala de aula para auxiliar o aluno com deficiência visual.
II. Algumas das habilidades recomendadas para o desenvolvimento de alunos cegos incluem a formação de hábitos e de postura, a destreza tátil, o sentido de orientação e o reconhecimento de desenhos, gráficos e maquetes em relevo.
III. Alunos cegos demoram mais para aprender do que os outros, pois a falta de visão interfere na capacidade intelectual e cognitiva.
IV. Ao trabalhar cores com alunos cegos, é indicado associá-las a elementos da natureza, aromas, notas musicais e outras simbologias presentes na experiência dos alunos.
V. Para alunos com baixa visão, ficar muito perto da televisão ou da tela do computador, assim como fazer esforço para enxergar o que está escrito no caderno ou no livro deve sempre ser evitado, pois tais ações podem prejudicar significativamente o resíduo visual.

Quais estão INCORRETAS?
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7Q1045955 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Educação Especial Habilitação em Deficiência Visual, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

A Declaração de Salamanca (1994) estabelece diretrizes para a educação inclusiva. Com base nesse documento, assinale a alternativa INCORRETA.
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8Q1045958 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Educação Especial Habilitação em Deficiência Visual, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/1996, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A educação especial é uma modalidade independente da Educação Básica e, sempre que possível, deve ser oferecida separadamente da rede regular de ensino.
( ) O Poder Público deve garantir professores capacitados para o atendimento educacional especializado de alunos com deficiência.
( ) Assegura-se terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do Ensino Fundamental em virtude de suas deficiências e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados.
( ) Os sistemas de ensino devem assegurar aos estudantes com deficiência currículo idêntico ao dos demais alunos, sem adaptações ou flexibilizações, para não prejudicar o rendimento do aluno.
( ) A LDB determina que o AEE seja oferecido somente para o Ensino Fundamental - séries iniciais e finais e para o Ensino Médio.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
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9Q1045959 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor Educação Especial Habilitação em Deficiência Visual, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

O desenvolvimento infantil é um processo dinâmico e interdependente, no qual os aspectos biológico, emocional e cognitivo interagem para promover o crescimento integral da criança. Assinale a alternativa que melhor explica essa inter-relação no processo de desenvolvimento.
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10Q1045961 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Educação Especial Habilitação em Deficiência Visual, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC, 2008) e demais normativas vigentes, a caracterização das deficiências é essencial para garantir o AEE e o direito à educação inclusiva. Sobre os tipos de deficiência reconhecidos oficialmente no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.
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