Questões de Concursos Professor Educação Especial Habilitação em Deficiência Visual

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11Q1045960 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Educação Especial Habilitação em Deficiência Visual, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

“Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas” (Lei nº 13.146/2015, art. 2º). Sobre a avaliação da deficiência de acordo com a legislação vigente, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A avaliação considera os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo.
( ) Os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais são analisados no processo de avaliação da deficiência.
( ) A limitação no desempenho de atividades é um dos critérios considerados na avaliação.
( ) A restrição de participação também é levada em conta na avaliação da deficiência.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
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12Q1045963 | Arquitetura, Acessibilidade e Desenho Universal, Professor Educação Especial Habilitação em Deficiência Visual, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

50 - Sobre o Desenho Universal (DU) e sua aplicação no contexto brasileiro, analise as assertivas abaixo com base nos documentos legais e normativos do Brasil:

I. A Lei Brasileira de Inclusão estabelece o DU como uma concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva.
II. O DU é abordado na LDB apenas no contexto da Educação Superior, não sendo aplicável à Educação Básica.
III. O Plano Nacional de Educação incorpora muitos dos princípios do DU no que se refere à acessibilidade a espaços físicos e pedagógicos.
IV. O DU no Brasil está restrito à adaptação física de ambientes, sem considerar os métodos pedagógicos acessíveis e tecnologias assistivas.
V. A concepção e a implantação dos projetos arquitetônicos e urbanísticos devem atender aos princípios do DU, tendo como referências básicas as normas técnicas de acessibilidade da ABNT.

Quais estão corretas?
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13Q1045957 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Educação Especial Habilitação em Deficiência Visual, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

Em conformidade com as diretrizes da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC, 2008), assinale a alternativa INCORRETA.
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