Questões de Concursos Professor Educação Infantil

Resolva questões de Professor Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q887832 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024

Ao longo da Educação Básica, as aprendizagens essenciais definidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que consubstanciam, no âmbito pedagógico, os(as):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q887833 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024

São incumbências dos docentes, de acordo com o art. 13 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional:
1. Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento. 2. Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade. 3. Elaborar e cumprir a legislação educacional do seu sistema de ensino, bem como o regimentoescolar de sua instituição. 4. Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q887834 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024

A meta 1 do Plano Nacional de Educação tem como foco a universalização da Educação Infantil. Para tanto, propõe as seguintes estratégias:
I. Estimular o acesso à Educação Infantil em tempo integral, para todas as crianças de 0 a 6 anos, conforme estabelecido nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. II. Articular a oferta de matrículas gratuitas em creches certificadas como entidades beneficentes de assistência social na área de educação com a expansão da oferta na rede escolar pública. III. Priorizar o acesso à Educação Infantil e fomentar a oferta do atendimento educacional especializado complementar e suplementar aos(às) alunos(as) com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, assegurando a educação bilíngue para crianças surdas e a transversalidade da educação especial nessa etapa da educação básica.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q887835 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024

Sobre a organização da educação básica, o art. 23 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional dispõe que:
I. A escola poderá reclassificar os alunos, inclusive quando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no País e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais. II. É permitida a organização em séries anuais, períodos semestrais ou ciclos e fica vedada a organização através de alternância regular de períodos de estudos ou de grupos não seriados,com base na idade. III. O calendário escolar deverá adequar-se às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino, mesmo que com isso tenha que se reduzir o número de horas letivas previsto nesta Lei.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q887836 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024

Para a primeira etapa da Educação Básica, quais são os eixos estruturantes estabelecidos pela BNCC?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q887837 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024

Moran (2019) ressalta que, com as metodologias ativas, o conhecimento passa a ser construído em conjunto, por professor e aluno, de forma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q887838 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024

Segundo Vasconcellos (2012), o planejamento escolar deve partir da realidade. Assim, é preciso que haja o conhecimento do(s):
I. Contexto. II. Objeto de conhecimento. III. Sujeitos, professores e alunos.
Quais estão corretos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q887839 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024

Assinale a alternativa que apresenta uma das características do modelo de ensino híbrido denominado rotação por estações.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q887840 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024

Sobre a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q887841 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024

Sobre a Escola Nova, analise as assertivas a seguir:
I. Propunha uma educação popular e um ensino para todos. II. Se baseava nas ideias de participação ativa dos cidadãos na vida social e política. III. Defendia uma educação democrática e progressista.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q887842 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024

A Educação 3.0 apresenta como atributos:
I. Tecnologias educacionais. II. Centralismo docente. III. Pesquisa a partir de projetos.

Quais estão corretos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q887844 | Pedagogia, Vygotsky, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024

Para Vygotsky, o conceito de _________________ corresponde à distância entre o conhecimento atual de cada aprendiz e o nível de desenvolvimento mais próximo-superior, que ele pode alcançar com a mediação dos docentes e colegas (mediação e interação ativas).

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q887845 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024

De acordo com Bergmann (2018), na aprendizagem invertida, o tempo de sala de aula deve ser dedicado para:
I. Leitura. II. Aplicação. III. Análise. IV. Prática.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q887846 | Pedagogia, Luckesi, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024

Segundo Cipriano Luckesi (2011), o ponto de partida para a criação de um instrumento de coleta de dados da avaliação da aprendizagem é que esse seja produzido seguindo as regras da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q887847 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024

O brincar heurístico traz diversos benefícios para as crianças, incluindo:
I. Desenvolvimento cognitivo. II. Desenvolvimento motor. III. Estímulo à criatividade. IV. Desenvolvimento socioemocional.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q887848 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024

Qual é a importância da rotina para o desenvolvimento da criança na educação infantil?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q887849 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024

Quando se fala sobre a relação entre educar e cuidar na Educação Infantil, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q887850 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024

Em relação à importância do brincar na Educação Infantil, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) As crianças desenvolvem habilidades de linguagem quando brincam. ( ) Brincar ajuda as crianças a construírem uma compreensão de novos conceitos. ( ) Algumas brincadeiras, como vestir fantasias, criar personagens e encenações, são excelentes formas de expressar sentimentos com segurança, enquanto exploram e compreendem o mundo ao seu redor. ( ) Brincar contribui no desenvolvimento de habilidades motoras, pois envolve movimentos físicos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q887851 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024

Qual das seguintes alternativas melhor descreve a avaliação na Educação Infantil?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.