Questões de Concursos Professor Educação Infantil Resolva questões de Professor Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Professor Educação Infantil Ordenar por: Mais recentes Mais populares 🔥 Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q887832 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024Ao longo da Educação Básica, as aprendizagens essenciais definidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que consubstanciam, no âmbito pedagógico, os(as): ✂️ a) Conteúdos indispensáveis. ✂️ b) Ensinamentos docentes universais. ✂️ c) Exposições normativas de conceitos. ✂️ d) Pesquisas conceituais elementares. ✂️ e) Direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 2Q887833 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024São incumbências dos docentes, de acordo com o art. 13 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: 1. Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento. 2. Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade. 3. Elaborar e cumprir a legislação educacional do seu sistema de ensino, bem como o regimentoescolar de sua instituição. 4. Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino. O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é: ✂️ a) 06. ✂️ b) 07. ✂️ c) 08. ✂️ d) 09. ✂️ e) 10. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 3Q887834 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024A meta 1 do Plano Nacional de Educação tem como foco a universalização da Educação Infantil. Para tanto, propõe as seguintes estratégias: I. Estimular o acesso à Educação Infantil em tempo integral, para todas as crianças de 0 a 6 anos, conforme estabelecido nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. II. Articular a oferta de matrículas gratuitas em creches certificadas como entidades beneficentes de assistência social na área de educação com a expansão da oferta na rede escolar pública. III. Priorizar o acesso à Educação Infantil e fomentar a oferta do atendimento educacional especializado complementar e suplementar aos(às) alunos(as) com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, assegurando a educação bilíngue para crianças surdas e a transversalidade da educação especial nessa etapa da educação básica. Quais estão corretas? ✂️ a) Apenas I. ✂️ b) Apenas I e II. ✂️ c) Apenas I e III. ✂️ d) Apenas II e III. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 4Q887835 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024Sobre a organização da educação básica, o art. 23 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional dispõe que: I. A escola poderá reclassificar os alunos, inclusive quando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no País e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais. II. É permitida a organização em séries anuais, períodos semestrais ou ciclos e fica vedada a organização através de alternância regular de períodos de estudos ou de grupos não seriados,com base na idade. III. O calendário escolar deverá adequar-se às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino, mesmo que com isso tenha que se reduzir o número de horas letivas previsto nesta Lei. Quais estão corretas? ✂️ a) Apenas I. ✂️ b) Apenas II. ✂️ c) Apenas I e III. ✂️ d) Apenas II e III. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 5Q887836 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024Para a primeira etapa da Educação Básica, quais são os eixos estruturantes estabelecidos pela BNCC? ✂️ a) Afeto e ludicidade. ✂️ b) Cuidado e musicalidade. ✂️ c) Interações e brincadeira. ✂️ d) Sons e alfabetização. ✂️ e) Arte e cognição. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 6Q887837 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024Moran (2019) ressalta que, com as metodologias ativas, o conhecimento passa a ser construído em conjunto, por professor e aluno, de forma: ✂️ a) Hierarquizada. ✂️ b) Padronizada. ✂️ c) Evocativa. ✂️ d) Colaborativa. ✂️ e) Descritiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 7Q887838 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024Segundo Vasconcellos (2012), o planejamento escolar deve partir da realidade. Assim, é preciso que haja o conhecimento do(s): I. Contexto. II. Objeto de conhecimento. III. Sujeitos, professores e alunos. Quais estão corretos? ✂️ a) Apenas I. ✂️ b) Apenas II. ✂️ c) Apenas I e III. ✂️ d) Apenas II e III. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 8Q887839 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024Assinale a alternativa que apresenta uma das características do modelo de ensino híbrido denominado rotação por estações. ✂️ a) O planejamento é realizado de forma sequencial. ✂️ b) O foco de todo processo está no docente. ✂️ c) Respeito ao ritmo de aprendizagem de cada estudante. ✂️ d) Atividades realizadas de forma individual. ✂️ e) O livro didático é enfatizado como recurso didático. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 9Q887840 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024Sobre a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), é INCORRETO afirmar que: ✂️ a) Reduz a distância entre a teoria e a prática. ✂️ b) Coloca o aluno no papel de receptor de informações dos professores. ✂️ c) Tem como foco do processo de ensino-aprendizagem o aluno. ✂️ d) Estimula a leitura, o emprego do raciocínio lógico e as discussões. ✂️ e) Permite a interlocução entre as disciplinas e a troca de informações entre elas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 10Q887841 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024Sobre a Escola Nova, analise as assertivas a seguir: I. Propunha uma educação popular e um ensino para todos. II. Se baseava nas ideias de participação ativa dos cidadãos na vida social e política. III. Defendia uma educação democrática e progressista. Quais estão corretas? ✂️ a) Apenas I. ✂️ b) Apenas I e II. ✂️ c) Apenas I e III. ✂️ d) Apenas II e III. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 11Q887842 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024A Educação 3.0 apresenta como atributos: I. Tecnologias educacionais. II. Centralismo docente. III. Pesquisa a partir de projetos. Quais estão corretos? ✂️ a) Apenas I. ✂️ b) Apenas I e II. ✂️ c) Apenas I e III. ✂️ d) Apenas II e III. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 12Q887843 | Pedagogia, Pedagogia de Freinet, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024São atividades relacionadas à pedagogia de Freinet, EXCETO o(a): ✂️ a) Livro da vida. ✂️ b) Estudo dirigido. ✂️ c) Assembleia cooperativa. ✂️ d) Exposição ateliê. ✂️ e) Roda da conversa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 13Q887844 | Pedagogia, Vygotsky, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024Para Vygotsky, o conceito de _________________ corresponde à distância entre o conhecimento atual de cada aprendiz e o nível de desenvolvimento mais próximo-superior, que ele pode alcançar com a mediação dos docentes e colegas (mediação e interação ativas). Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima. ✂️ a) zona de desenvolvimento proximal ✂️ b) mediação assimétrica ✂️ c) interação dialógica ✂️ d) capacidade superior ✂️ e) movimento cognitivo Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 14Q887845 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024De acordo com Bergmann (2018), na aprendizagem invertida, o tempo de sala de aula deve ser dedicado para: I. Leitura. II. Aplicação. III. Análise. IV. Prática. Quais estão corretas? ✂️ a) Apenas I e II. ✂️ b) Apenas III e IV. ✂️ c) Apenas I, II e III. ✂️ d) Apenas II, III e IV ✂️ e) I, II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 15Q887846 | Pedagogia, Luckesi, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024Segundo Cipriano Luckesi (2011), o ponto de partida para a criação de um instrumento de coleta de dados da avaliação da aprendizagem é que esse seja produzido seguindo as regras da: ✂️ a) Metodologia científica. ✂️ b) Subjetividade coletiva. ✂️ c) Aleatoriedade dos conteúdos. ✂️ d) Homogeneidade de questões. ✂️ e) Facilidade dos conteúdos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 16Q887847 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024O brincar heurístico traz diversos benefícios para as crianças, incluindo: I. Desenvolvimento cognitivo. II. Desenvolvimento motor. III. Estímulo à criatividade. IV. Desenvolvimento socioemocional. Quais estão corretas? ✂️ a) Apenas I e II. ✂️ b) Apenas I e III. ✂️ c) Apenas II e IV. ✂️ d) Apenas I, II e III. ✂️ e) I, II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 17Q887848 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024Qual é a importância da rotina para o desenvolvimento da criança na educação infantil? ✂️ a) Não tem importância, pois limita a liberdade da criança. ✂️ b) Proporciona um ambiente seguro e previsível, ajudando a criança a entender o mundo ao seu redor. ✂️ c) Tem valor apenas para os professores, pois facilita o planejamento das atividades. ✂️ d) É prejudicial para a criança, pois impede a criatividade e a exploração. ✂️ e) Tem relevância apenas nos momentos das atividades dirigidas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 18Q887849 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024Quando se fala sobre a relação entre educar e cuidar na Educação Infantil, é correto afirmar que: ✂️ a) São processos separados e independentes na Educação Infantil. ✂️ b) Cuidar é mais importante do que educar. ✂️ c) Educar é mais importante do que cuidar. ✂️ d) São processos mútuos e igualmente importantes. ✂️ e) A Educação Infantil deve focar apenas em educar, enquanto o cuidar deve ser responsabilidade dos pais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 19Q887850 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024Em relação à importância do brincar na Educação Infantil, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) As crianças desenvolvem habilidades de linguagem quando brincam. ( ) Brincar ajuda as crianças a construírem uma compreensão de novos conceitos. ( ) Algumas brincadeiras, como vestir fantasias, criar personagens e encenações, são excelentes formas de expressar sentimentos com segurança, enquanto exploram e compreendem o mundo ao seu redor. ( ) Brincar contribui no desenvolvimento de habilidades motoras, pois envolve movimentos físicos. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: ✂️ a) V – V – F – F. ✂️ b) V – F – V – V. ✂️ c) V – V – V – V. ✂️ d) F – V – F – F. ✂️ e) F – F – V – V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 20Q887851 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024Qual das seguintes alternativas melhor descreve a avaliação na Educação Infantil? ✂️ a) É um processo contínuo que ajuda a entender o desenvolvimento da criança. ✂️ b) Se concentra apenas em medir o conhecimento das crianças. ✂️ c) É um processo pontual que ocorre no final do ano letivo. ✂️ d) É realizada apenas através de testes objetivos. ✂️ e) Deve ser evitado, para não estressar as crianças. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Salvar PDFPróximo →
1Q887832 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024Ao longo da Educação Básica, as aprendizagens essenciais definidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que consubstanciam, no âmbito pedagógico, os(as): ✂️ a) Conteúdos indispensáveis. ✂️ b) Ensinamentos docentes universais. ✂️ c) Exposições normativas de conceitos. ✂️ d) Pesquisas conceituais elementares. ✂️ e) Direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
2Q887833 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024São incumbências dos docentes, de acordo com o art. 13 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: 1. Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento. 2. Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade. 3. Elaborar e cumprir a legislação educacional do seu sistema de ensino, bem como o regimentoescolar de sua instituição. 4. Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino. O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é: ✂️ a) 06. ✂️ b) 07. ✂️ c) 08. ✂️ d) 09. ✂️ e) 10. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
3Q887834 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024A meta 1 do Plano Nacional de Educação tem como foco a universalização da Educação Infantil. Para tanto, propõe as seguintes estratégias: I. Estimular o acesso à Educação Infantil em tempo integral, para todas as crianças de 0 a 6 anos, conforme estabelecido nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. II. Articular a oferta de matrículas gratuitas em creches certificadas como entidades beneficentes de assistência social na área de educação com a expansão da oferta na rede escolar pública. III. Priorizar o acesso à Educação Infantil e fomentar a oferta do atendimento educacional especializado complementar e suplementar aos(às) alunos(as) com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, assegurando a educação bilíngue para crianças surdas e a transversalidade da educação especial nessa etapa da educação básica. Quais estão corretas? ✂️ a) Apenas I. ✂️ b) Apenas I e II. ✂️ c) Apenas I e III. ✂️ d) Apenas II e III. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
4Q887835 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024Sobre a organização da educação básica, o art. 23 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional dispõe que: I. A escola poderá reclassificar os alunos, inclusive quando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no País e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais. II. É permitida a organização em séries anuais, períodos semestrais ou ciclos e fica vedada a organização através de alternância regular de períodos de estudos ou de grupos não seriados,com base na idade. III. O calendário escolar deverá adequar-se às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino, mesmo que com isso tenha que se reduzir o número de horas letivas previsto nesta Lei. Quais estão corretas? ✂️ a) Apenas I. ✂️ b) Apenas II. ✂️ c) Apenas I e III. ✂️ d) Apenas II e III. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
5Q887836 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024Para a primeira etapa da Educação Básica, quais são os eixos estruturantes estabelecidos pela BNCC? ✂️ a) Afeto e ludicidade. ✂️ b) Cuidado e musicalidade. ✂️ c) Interações e brincadeira. ✂️ d) Sons e alfabetização. ✂️ e) Arte e cognição. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
6Q887837 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024Moran (2019) ressalta que, com as metodologias ativas, o conhecimento passa a ser construído em conjunto, por professor e aluno, de forma: ✂️ a) Hierarquizada. ✂️ b) Padronizada. ✂️ c) Evocativa. ✂️ d) Colaborativa. ✂️ e) Descritiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
7Q887838 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024Segundo Vasconcellos (2012), o planejamento escolar deve partir da realidade. Assim, é preciso que haja o conhecimento do(s): I. Contexto. II. Objeto de conhecimento. III. Sujeitos, professores e alunos. Quais estão corretos? ✂️ a) Apenas I. ✂️ b) Apenas II. ✂️ c) Apenas I e III. ✂️ d) Apenas II e III. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
8Q887839 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024Assinale a alternativa que apresenta uma das características do modelo de ensino híbrido denominado rotação por estações. ✂️ a) O planejamento é realizado de forma sequencial. ✂️ b) O foco de todo processo está no docente. ✂️ c) Respeito ao ritmo de aprendizagem de cada estudante. ✂️ d) Atividades realizadas de forma individual. ✂️ e) O livro didático é enfatizado como recurso didático. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
9Q887840 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024Sobre a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), é INCORRETO afirmar que: ✂️ a) Reduz a distância entre a teoria e a prática. ✂️ b) Coloca o aluno no papel de receptor de informações dos professores. ✂️ c) Tem como foco do processo de ensino-aprendizagem o aluno. ✂️ d) Estimula a leitura, o emprego do raciocínio lógico e as discussões. ✂️ e) Permite a interlocução entre as disciplinas e a troca de informações entre elas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
10Q887841 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024Sobre a Escola Nova, analise as assertivas a seguir: I. Propunha uma educação popular e um ensino para todos. II. Se baseava nas ideias de participação ativa dos cidadãos na vida social e política. III. Defendia uma educação democrática e progressista. Quais estão corretas? ✂️ a) Apenas I. ✂️ b) Apenas I e II. ✂️ c) Apenas I e III. ✂️ d) Apenas II e III. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
11Q887842 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024A Educação 3.0 apresenta como atributos: I. Tecnologias educacionais. II. Centralismo docente. III. Pesquisa a partir de projetos. Quais estão corretos? ✂️ a) Apenas I. ✂️ b) Apenas I e II. ✂️ c) Apenas I e III. ✂️ d) Apenas II e III. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
12Q887843 | Pedagogia, Pedagogia de Freinet, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024São atividades relacionadas à pedagogia de Freinet, EXCETO o(a): ✂️ a) Livro da vida. ✂️ b) Estudo dirigido. ✂️ c) Assembleia cooperativa. ✂️ d) Exposição ateliê. ✂️ e) Roda da conversa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
13Q887844 | Pedagogia, Vygotsky, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024Para Vygotsky, o conceito de _________________ corresponde à distância entre o conhecimento atual de cada aprendiz e o nível de desenvolvimento mais próximo-superior, que ele pode alcançar com a mediação dos docentes e colegas (mediação e interação ativas). Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima. ✂️ a) zona de desenvolvimento proximal ✂️ b) mediação assimétrica ✂️ c) interação dialógica ✂️ d) capacidade superior ✂️ e) movimento cognitivo Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
14Q887845 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024De acordo com Bergmann (2018), na aprendizagem invertida, o tempo de sala de aula deve ser dedicado para: I. Leitura. II. Aplicação. III. Análise. IV. Prática. Quais estão corretas? ✂️ a) Apenas I e II. ✂️ b) Apenas III e IV. ✂️ c) Apenas I, II e III. ✂️ d) Apenas II, III e IV ✂️ e) I, II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
15Q887846 | Pedagogia, Luckesi, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024Segundo Cipriano Luckesi (2011), o ponto de partida para a criação de um instrumento de coleta de dados da avaliação da aprendizagem é que esse seja produzido seguindo as regras da: ✂️ a) Metodologia científica. ✂️ b) Subjetividade coletiva. ✂️ c) Aleatoriedade dos conteúdos. ✂️ d) Homogeneidade de questões. ✂️ e) Facilidade dos conteúdos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
16Q887847 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024O brincar heurístico traz diversos benefícios para as crianças, incluindo: I. Desenvolvimento cognitivo. II. Desenvolvimento motor. III. Estímulo à criatividade. IV. Desenvolvimento socioemocional. Quais estão corretas? ✂️ a) Apenas I e II. ✂️ b) Apenas I e III. ✂️ c) Apenas II e IV. ✂️ d) Apenas I, II e III. ✂️ e) I, II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
17Q887848 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024Qual é a importância da rotina para o desenvolvimento da criança na educação infantil? ✂️ a) Não tem importância, pois limita a liberdade da criança. ✂️ b) Proporciona um ambiente seguro e previsível, ajudando a criança a entender o mundo ao seu redor. ✂️ c) Tem valor apenas para os professores, pois facilita o planejamento das atividades. ✂️ d) É prejudicial para a criança, pois impede a criatividade e a exploração. ✂️ e) Tem relevância apenas nos momentos das atividades dirigidas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
18Q887849 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024Quando se fala sobre a relação entre educar e cuidar na Educação Infantil, é correto afirmar que: ✂️ a) São processos separados e independentes na Educação Infantil. ✂️ b) Cuidar é mais importante do que educar. ✂️ c) Educar é mais importante do que cuidar. ✂️ d) São processos mútuos e igualmente importantes. ✂️ e) A Educação Infantil deve focar apenas em educar, enquanto o cuidar deve ser responsabilidade dos pais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
19Q887850 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024Em relação à importância do brincar na Educação Infantil, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) As crianças desenvolvem habilidades de linguagem quando brincam. ( ) Brincar ajuda as crianças a construírem uma compreensão de novos conceitos. ( ) Algumas brincadeiras, como vestir fantasias, criar personagens e encenações, são excelentes formas de expressar sentimentos com segurança, enquanto exploram e compreendem o mundo ao seu redor. ( ) Brincar contribui no desenvolvimento de habilidades motoras, pois envolve movimentos físicos. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: ✂️ a) V – V – F – F. ✂️ b) V – F – V – V. ✂️ c) V – V – V – V. ✂️ d) F – V – F – F. ✂️ e) F – F – V – V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
20Q887851 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024Qual das seguintes alternativas melhor descreve a avaliação na Educação Infantil? ✂️ a) É um processo contínuo que ajuda a entender o desenvolvimento da criança. ✂️ b) Se concentra apenas em medir o conhecimento das crianças. ✂️ c) É um processo pontual que ocorre no final do ano letivo. ✂️ d) É realizada apenas através de testes objetivos. ✂️ e) Deve ser evitado, para não estressar as crianças. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro