Questões de Concursos Professor Educação Infantil

Resolva questões de Professor Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q911407 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Qual das afirmações abaixo descreve qual é a função social da Educação Infantil, segundo a Referência Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q911408 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Como o ensino da arte e a ludicidade cooperam para o desenvolvimento de crianças na Educação Infantil?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q911409 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Jean Ovide Decroly foi um importante médico e pedagogo belga, cujas ideias influenciaram a educação progressiva. Desenvolveu o Método Decroly, alinhado na ideia de que a aprendizagem deve estar baseada nas necessidades e interesses naturais das crianças. Enfatizou também a importância do ambiente e das vivências reais no processo educacional, favorecendo a união dasdisciplinas e o aprendizado ativo e atuante. Em relação às suas exposições pedagógicas, marque a alternativa correta sendo, V para verdadeiro e F para falso.

( ) Decroly propôs que a educação deve ser centrada na memorização e repetição de conteúdo para assegurar a aprendizagem eficaz.

( ) A abordagem de Decroly enfatiza a importância do ambiente natural e das experiências concretas na aprendizagem das crianças.

( ) De acordo com Decroly, o ensino deve ser fragmentado, com foco em disciplinas isoladas para melhor compreensão dos alunos.

( ) Decroly acreditava que a avaliação escolar deve ser baseada em testes padronizados para medir o progresso dos alunos.

( ) A metodologia de Decroly rejeita o uso de atividades lúdicas no processo educativo, considerando-as irrelevantes para a aprendizagem.


Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q911410 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Segundo Libâneo, em seu livro "Didática", o planejamento do professor é essencial para a organização e efetividade do processo de ensino-aprendizagem. Ele defende que um bom planejamento permite ao educador estabelecer objetivos claros, selecionar conteúdos relevantes, definir métodos e estratégias didáticas adequadas e avaliar continuamente o progresso dos alunos. Sobre o planejamento do professor, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q911411 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

O Direito das Crianças Autistas na Educação Infantil garante que todas as crianças, independentemente de suas necessidades específicas, tenham acesso a uma educação inclusiva e de qualidade. Isso implica a adaptação do ambiente escolar, a formação de professores para lidar com as particularidades do Transtorno do Espectro Autista (TEA), e a implementação de estratégias pedagógicas. A legislação brasileira, como a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) e a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Lei nº 12.764/2012), reforça os direitos, assegurando a plena participação das crianças autistas no ambiente educacional, promovendo sua socialização, aprendizado e desenvolvimento integral. Com base nos direitos das crianças autistas na educação infantil, assinale as alternativas que estão de acordo com as práticas pedagógicas inclusivas:

I. As crianças autistas têm direito a uma educação inclusiva em salas de aula regulares, com adaptações curriculares quando necessário.

II. É obrigação das instituições de ensino infantil oferecerem profissionais de apoio especializados para auxiliar no desenvolvimento das crianças autistas.

III. As atividades devem ser exclusivamente adaptadas para as crianças autistas, sem a necessidade de integração com conteúdo abstrato e complexo.

IV. A formação continuada dos professores em educação inclusiva é essencial para garantir o atendimento adequado às crianças autistas.

V. A inclusão das crianças autistas na educação infantil não é obrigatória, podendo ser substituída por terapias em clínicas especializadas.

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q911412 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

O livro Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica (2018), de José Manuel Moran, explora como as tecnologias digitais podem transformar o processo de ensino e aprendizagem. Morananalisa o impacto das novas ferramentas tecnológicas na prática pedagógica, defendendo que essas tecnologias oferecem oportunidades para uma mediação mais dinâmica e interativa. Sobre o uso de mídias, comunicação e tecnologias na educação, analise as afirmativas abaixo:

I. As mídias digitais podem ser utilizadas para promover a personalização do ensino, permitindo que os alunos aprendam no seu próprio ritmo.

II. A comunicação mediada por tecnologia contribui significativamente para a colaboração entre alunos e professores no que tange a aprendizagem sobre meios de comunicação.

III. As tecnologias educacionais podem facilitar a inclusão de alunos com necessidades especiais, oferecendo recursos adaptados.

IV. O uso de mídias sociais em contextos educativos possui potencial para engajar os alunos em atividades de aprendizagem, bem como, para atividades de pesquisa e entretenimento que favorece o uso de celular nas aulas para encontrar respostas e soluções imediatas.

V. A formação continuada de professores em tecnologias educacionais é essencial para o sucesso da integração dessas ferramentas no ambiente escolar.


Assinale a correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q911413 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Qual é a melhor afirmação que descreve o papel da teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget na compreensão do processo de aprendizagem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q911414 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

No contexto das Políticas Educacionais de Educação Básica, a avaliação da aprendizagem assume um papel crucial. De acordo com as diretrizes atuais, identifique as afirmativas corretas sobre a avaliação da aprendizagem:

I. A avaliação formativa visa acompanhar o progresso do aluno e ajustar o ensino conforme necessário.

II. A avaliação diagnóstica é utilizada para identificar as dificuldades dos alunos antes do início de um novo ciclo de ensino.

III. A avaliação somativa é realizada ao final de um período de ensino para verificar a aprendizagem consolidada.

IV. A avaliação interna é preferível à avaliação externa, pois considera melhor o contexto individual de cada escola.

V. As avaliações padronizadas nacionais, como o SAEB, são importantes ferramentas para monitorar a qualidade da educação em nível macro. Identifique as assertivas corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q911415 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

A infância é uma fase crucial e singular na educação básica, caracterizada por suas próprias necessidades, capacidades e potencialidades. Diferente de uma mera preparação para a vida adulta, a infância deve ser valorizada como um período de desenvolvimento integral, onde as experiências, brincadeiras e interações sociais desempenham papéis fundamentais. As práticas pedagógicas devem respeitar e promover a autonomia, criatividade e individualidade das crianças, criando um ambiente acolhedor e estimulante que favoreça o crescimento emocional, cognitivo e social. Essa abordagem reconhece a infância como uma etapa essencial e distinta, com características próprias que requerem atenção e métodos educativos específicos. Sobre a infância e sua singularidade na educação básica, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q911416 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Os Direitos de Aprendizagem do aluno são garantias fundamentais que visam assegurar uma educação de qualidade e equitativa para todos os estudantes. Segundo as diretrizes atuais da pedagogia, qual dos seguintes princípios é essencial para o desenvolvimento integral do aluno?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q895977 | Pedagogia, Vygotsky, Professor Educação Infantil, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

A psicologia histórico-cultural, fundamentada principalmente nos estudos de Lev Vygotsky, oferece uma visão abrangente sobre o desenvolvimento humano e a apropriação do conhecimento. Esta abordagem enfatiza o papel da interação social e das ferramentas culturais no desenvolvimento cognitivo, particularmente na educação infantil. Na perspectiva da psicologia histórico-cultural, qual das afirmações apresenta o processo de desenvolvimento humano e apropriação do conhecimento na educação infantil?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q895978 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor Educação Infantil, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

O atendimento adequado à criança de zero a seis anos em termos de saúde, alimentação e higiene é crucial para seu desenvolvimento saudável e bem-estar. Profissionais da educação infantil devem estar cientes dos procedimentos corretos para garantirem um ambiente seguro e propício para o crescimento e a aprendizagem das crianças.
No cuidado com crianças de zero a seis anos, é essencial garantir uma ________ balanceada e adequada à idade, promover práticas regulares de ________ para prevenir doenças, e assegurar um ambiente de ________ limpo e seguro. Além disso, é fundamental realizar o ________ de saúde regular para monitorar o desenvolvimento da criança e providenciar ________ imediata em caso de emergências ou doenças.

Marque a opção que preenche CORRETA e respectivamente as lacunas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q895979 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

A Educação Infantil desempenha um papel fundamental no desenvolvimento integral das crianças, abrangendo aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais. Os objetivos da Educação Infantil vão além da preparação para o Ensino Fundamental, visando ao desenvolvimento de habilidades e competências essenciais nesta fase da vida. Qual afirmação apresenta os objetivos da Educação Infantil, conforme as diretrizes educacionais brasileiras?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q895980 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Professor Educação Infantil, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

A brincadeira de papéis sociais desempenha um papel significativo no desenvolvimento infantil, especialmente na formação da personalidade e na compreensão das dinâmicas sociais. Esta forma de brincadeira permite que as crianças experimentem diferentes papéis, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades sociais, cognitivas e emocionais. Analise as seguintes afirmativas sobre a brincadeira de papéis sociais e a formação da personalidade.

I. A brincadeira de papéis sociais é fundamental para o desenvolvimento da empatia, permitindo que as crianças se coloquem no lugar de outras pessoas.
II. Ao participarem de brincadeiras de papéis sociais, as crianças desenvolvem apenas habilidades de imitação, sem qualquer impacto na sua cognição ou personalidade.
III. Este tipo de brincadeira contribui para o desenvolvimento da linguagem e da capacidade de comunicação das crianças.
IV. A brincadeira de papéis sociais tem pouco ou nenhum efeito no desenvolvimento emocional e na capacidade de lidar com sentimentos.
V. Brincadeiras de papéis sociais oferecem oportunidades para as crianças aprenderem a negociar, resolver conflitos e colaborar com os outros.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q895981 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

Na Educação Infantil, o reconhecimento das diversas linguagens expressas pelas crianças é fundamental para o desenvolvimento integral. As linguagens incluem não apenas a fala e a escrita, mas também outras formas de expressão como o movimento, as artes visuais, a música e a interação com o meio. Considerando a importância das diversas linguagens no desenvolvimento da criança na Educação Infantil, qual das afirmativas descreve a abordagem adequada para trabalhar com essas linguagens?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q895982 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor Educação Infantil, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

A estimulação para a leitura é um aspecto fundamental na Educação Infantil. Essa atividade não apenas prepara as crianças para a alfabetização, mas também fomenta a imaginação, a criatividade e a capacidade de compreensão. Atividades de leitura devem ser atrativas, interativas e adequadas à faixa etária. Qual das seguintes opções representa uma atividade de estimulação eficaz para a leitura na Educação Infantil?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q895983 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Professor Educação Infantil, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

O atendimento a crianças na educação infantil que provém de ambientes pouco estimuladores do seu desenvolvimento cultural requer uma abordagem pedagógica especializada. Esta abordagem deve considerar a necessidade de enriquecer o ambiente educacional para compensar as possíveis deficiências do ambiente doméstico ou comunitário. Analise as seguintes afirmativas sobre o atendimento a estas crianças na Educação Infantil.

I. O ambiente educacional deve ser estruturado para oferecer estímulos culturais diversos, compensando a falta de estímulo no ambiente doméstico.
II. Crianças de ambientes pouco estimuladores não podem se beneficiar de atividades educacionais enriquecedoras, devido às limitações do seu contexto inicial.
III. A intervenção pedagógica deve incluir a colaboração com as famílias, visando promover práticas estimuladoras, também, no ambiente doméstico.
IV. A inclusão de recursos como livros, jogos e atividades artísticas é desnecessária para crianças provenientes de ambientes pouco estimuladores.
V. O papel do educador inclui a observação atenta para identificar as necessidades individuais de cada criança e adaptar as práticas pedagógicas de acordo.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q895984 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

A educação artística é uma ferramenta poderosa no desenvolvimento da criatividade infantil. Ela permite que as crianças expressem suas ideias e emoções, explore novas possibilidades e desenvolvam habilidades importantes, como pensamento crítico, resolução de problemas e inovação.

Na educação infantil, a educação artística deve ser empregada para ________, incentivando as crianças a ________ e a ________. Isso pode ser alcançado por meio de atividades como ________ e ________, que promovem a expressão livre e a experimentação.

Marque a opção que preenche CORRETA e respectivamente as lacunas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q895985 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Educação Infantil, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

A utilização de sucatas em atividades educativas representa um desafio à criatividade, incentivando as crianças a explorarem a reutilização de materiais e a desenvolverem sua imaginação e habilidades motoras. Essas atividades podem ser integradas em diversas áreas do conhecimento, contribuindo para uma educação ambiental consciente e criativa. Como o uso de sucatas pode ser efetivamente integrado em atividades pedagógicas na educação infantil, desafiando a criatividade das crianças?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q895986 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Professor Educação Infantil, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

O desenvolvimento das percepções e a formação de conceitos na infância são processos complexos e interconectados. Eles envolvem a capacidade de observar, interpretar e categorizar informações do ambiente, levando à formação de conceitos básicos e ao desenvolvimento cognitivo. Enumere os passos, de 1 a 5, no processo de formação de conceitos nas crianças, considerando o desenvolvimento das percepções.

( ) Classificação de objetos com base em características semelhantes.
( ) Uso da linguagem para nomear e descrever conceitos.
( ) Observação e exploração sensorial do ambiente.
( ) Desenvolvimento de habilidades de raciocínio abstrato e lógico.
( ) Formação de hipóteses e experimentação.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.