Questões de Concursos Professor Educação Infantil

Resolva questões de Professor Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q895987 | Pedagogia, Piaget, Professor Educação Infantil, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

Na teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget, o estágio do pensamento operacional concreto ocorre, aproximadamente, entre os 7 e 11 anos de idade. Nesta fase, as crianças começam a pensar logicamente sobre objetos concretos e são capazes de organizar suas ideias de maneira coerente. Propor situações estimuladoras que desafiem as crianças a pensarem e resolverem problemas é essencial para o desenvolvimento cognitivo nesta fase. Qual das seguintes atividades estimula o pensamento operacional concreto de crianças na fase indicada por Piaget?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q895988 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

A relação entre a criança e o meio social é um aspecto fundamental no desenvolvimento infantil. O meio social inclui a família, a escola, os colegas e a comunidade mais ampla, cada um contribuindo, de maneira única, para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança. Considerando a importância do meio social no desenvolvimento da criança, qual das seguintes afirmativas descreve o papel do meio social na Educação Infantil?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q895989 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Professor Educação Infantil, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

O ensino e a aprendizagem na Educação Infantil têm características específicas que os diferenciam de outras etapas educacionais. As finalidades, os objetivos, os conteúdos e as metodologias, nesta fase, são essenciais para o desenvolvimento integral das crianças. Assinale as seguintes afirmativas sobre ensino e aprendizagem na Educação Infantil e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) A Educação Infantil deve priorizar a preparação acadêmica para o Ensino Fundamental, com ênfase na alfabetização precoce e na matemática básica.
( ) Atividades lúdicas e o jogo simbólico são fundamentais na Educação Infantil, pois contribuem para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças.
( ) Os conteúdos na Educação Infantil devem ser estruturados rigidamente, seguindo um currículo formal e padronizado.
( ) A metodologia na Educação Infantil deve ser flexível e adaptada às necessidades e interesses das crianças, promovendo aprendizagens significativas.
( ) O desenvolvimento da autonomia e da autoestima das crianças é um dos objetivos centrais da Educação Infantil.

Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q895990 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor Educação Infantil, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

A introdução das Ciências na Educação Infantil é fundamental para despertar a curiosidade, o pensamento crítico e a compreensão do mundo natural nas crianças. Procedimentos didáticos adequados são essenciais para tornarem o aprendizado de ciências eficaz e significativo nesta fase. Qual dos seguintes procedimentos didáticos é adequado para ensinar Ciências na Educação Infantil?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q895991 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor Educação Infantil, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

A Educação Infantil desempenha um papel crucial no desenvolvimento integral das crianças. Além de proporcionar educação, ela também envolve o cuidado e o acolhimento, aspectos fundamentais para o bem-estar emocional e social das crianças. Esta fase da educação tem uma função social importante, preparando as crianças para um futuro acadêmico e social bem-sucedido. Qual das seguintes afirmações descreve a função social da Educação Infantil no contexto de educar, cuidar e acolher?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q895992 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Professor Educação Infantil, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

A linguagem desempenha um papel duplo no desenvolvimento infantil: ela é tanto um objeto de aprendizagem quanto um instrumento essencial para a aquisição de novos conhecimentos e habilidades. Na Educação Infantil, é importante reconhecer e utilizar a linguagem de maneira eficaz para facilitar o processo de aprendizagem.
Na Educação Infantil, o processo de aprender a linguagem e usar a linguagem como instrumento de aprendizagem envolve ________ e ________, permitindo que as crianças ________ e ________. Este processo é enriquecido por atividades que incluem ________.

Marque a opção que preenche CORRETA e respectivamente as lacunas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q895993 | Pedagogia, Piaget, Professor Educação Infantil, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

Segundo Jean Piaget, a formação da consciência moral e do espírito cívico em crianças é um processo evolutivo. Ele destaca a importância da interação social e das experiências vivenciadas pelas crianças para o desenvolvimento de um senso moral e de responsabilidade cívica. De acordo com Jean Piaget, qual das seguintes afirmações melhor representa a perspectiva sobre a consciência moral e o espírito cívico na infância?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q895994 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Professor Educação Infantil, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

O desenvolvimento do conceito de número nas crianças é um processo complexo que envolve a compreensão de quantidades, a habilidade de contar e o reconhecimento de números. Na Educação Infantil, é crucial adotar estratégias didáticas que promovam esse desenvolvimento de maneira lúdica e significativa. Qual das seguintes atividades é mais eficaz para promover a compreensão e o desenvolvimento do conceito de número em crianças na Educação Infantil?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q895995 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

A avaliação da aprendizagem na Educação Infantil é um processo contínuo e formativo, que visa compreender o desenvolvimento da criança em seus diversos aspectos, além de fornecer informações valiosas para o aprimoramento das práticas pedagógicas. Considerando a avaliação da aprendizagem como um processo contínuo e formativo na Educação Infantil, qual das seguintes alternativas apresenta uma abordagem eficaz?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q895996 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

A prática pedagógica na Educação Infantil é sustentada por princípios específicos que reconhecem a singularidade da infância. Estes princípios incluem a Pedagogia da Infância, que valoriza as experiências vividas pelas crianças, e a consideração das dimensões humanas no desenvolvimento infantil. Analise as seguintes afirmativas sobre os princípios que fundamentam a prática na Educação Infantil e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) A Pedagogia da Infância enfatiza a importância do brincar como meio fundamental de aprendizagem e expressão para a criança.
( ) O desenvolvimento cognitivo é o único foco da Educação Infantil, com menor relevância dada às dimensões emocionais e sociais.
( ) As experiências cotidianas das crianças são valorizadas, reconhecendo que a aprendizagem ocorre em diversos contextos, não apenas em atividades estruturadas.
( ) A educação infantil deve seguir um currículo rígido e uniforme, desconsiderando as necessidades e interesses individuais das crianças.
( ) O respeito pela individualidade da criança e a promoção de um ambiente acolhedor e seguro são aspectos centrais da prática educativa na Educação Infantil.

Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q915849 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Ângulo PR, Instituto UniFil, 2020

Na creche e na pré-escola, a formação pessoal e social da criança tem como finalidade desenvolver a criança integralmente, em seus aspectos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q915850 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Ângulo PR, Instituto UniFil, 2020

Ariés (1986) afirma que a criança era considerada “um adulto” em miniatura no período medieval, e hoje não é muito diferente. Vive um “faz-de-conta” que não oferece fatores positivos ao seu desenvolvimento. Nesse sentido é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q915851 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Ângulo PR, Instituto UniFil, 2020

Os significados da infância são construídos socialmente. Isto significa que esses significados nem sempre foram os mesmos e as modificações ocorreram e ocorrem por determinações culturais e mudanças estruturais ________________. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q915852 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Ângulo PR, Instituto UniFil, 2020

A Educação Infantil marca o começo do processo educacional e muitas vezes é o primeiro contato da criança com um espaço de socialização estruturado. O processo pedagógico nessa etapa acontece, sobretudo por meio de interações e brincadeiras, em que o aluno, junto a outros alunos e adultos, aprende e se desenvolve. Nesse sentido não é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q915853 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Ângulo PR, Instituto UniFil, 2020

A brincadeira é uma situação que leva a criança a um mundo imaginário, tendo o brinquedo como suporte dessa atividade ou brincadeira. Assinale a alternativa que não condiz com esse processo de ensino e aprendizagem.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q915854 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Ângulo PR, Instituto UniFil, 2020

A Educação Infantil tem como objetivo oferecer cuidado e educação a criança, mas nasceu com o papel de assistencialismo para atender às necessidades do sistema, que surgia com a Revolução Industrial. Mesmo sabendo dos aspectos negativos que o capitalismo acarreta na sociedade, como o individualismo, a mercadoria, a alienação, o educador que contemple a ludicidade em sua prática proporciona ao educando um desenvolvimento integral. Portanto, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q915855 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Ângulo PR, Instituto UniFil, 2020

No tocante à Educação Infantil, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de baixo para cima. 

( ) Na sala de aula, fatores como a lateralidade, organização e noção espacial, esquema corporal e até mesmo a estruturação espacial devem ser trabalhadas em prol do aluno. 

( ) As crianças ao brincar reproduzem situações concretas pondo-se no papel dos adultos, imitandoos e procurando entender o seu comportamento. 

( ) O jogo da brincadeira não favorece a concepção de ensino e aprendizagem para as crianças. 

( ) A utilização do jogo e da brincadeira não auxiliam a aprendizagem infantil. 

( ) A criança adquire experiência brincando, desenvolve a área afetiva, emocional, intelectual e social. 

( ) Na educação infantil, a avaliação está basicamente vinculada a provas, testes ou trabalhos a serem realizados para a obtenção de uma nota.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q319518 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Liberato Salzano RS, FUNDATEC

Em Kohan (2005), aparece nitidamente a relação da infância por meio da filosofia e da educação e, ao longo dos textos, transitam pensamentos dos mais diversos filósofos de diferentes períodos da história. Na obra, um dos assuntos de um capítulo é “O que significa aprender?”. De acordo com o autor, sobre esse tema, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q327213 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Liberato Salzano RS, FUNDATEC

O conteúdo educacional varia de uma sociedade para outra, de acordo com os fatores e interesses dos diversos segmentos sociais. Libâneo (2001) afirma que a pedagogia intervém na prática educativa dando-lhe sentido e condições organizativas e metodológicas, mostrando, assim, a intencionalidade como o traço mais característico da prática educativa. Sobre a intencionalidade, analise as assertivas abaixo:

I. É o fator que reduz drasticamente o poder do docente em relação ao espaço escolar e a sala de aula.

II. É a dimensão ética e normativa da prática educativa.

III. Obriga os educadores a considerarem os conteúdos culturais veiculados pela mídia.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q320072 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Liberato Salzano RS, FUNDATEC

Uma professora de Educação Infantil trabalha com uma turma de crianças da faixa etária de cinco anos. Em uma de suas aulas o seu objetivo é que cada criança faça um cartão para presentear a sua mãe no Dia das Mães. Para essa atividade, a professora distribui o material e, posteriormente, explica que os alunos devem prestar atenção para ver como ela faz o desenho escolhido por ela para, posteriormente, copiarem. Conforme Zabala (1998), é correto afirmar sobre essa situação que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.