Questões de Concursos Professor Educação Infantil

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61Q320613 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Liberato Salzano RS, FUNDATEC

Para Horn (2003), alguns aspectos revelam a concepção pedagógica do educador, quais sejam:

I. O modo como organiza materiais e móveis.

II. A forma como crianças e adultos ocupam esse espaço e como interagem.

III. O olhar do educador atento é sensível a todos os elementos que estão postos em uma sala de aula.

Quais estão corretas?

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62Q320366 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Liberato Salzano RS, FUNDATEC

O documento Coleção Proinfantil – Módulo III (2006) mostra que a trajetória da Educação Infantil vem se redefinindo ao longo das últimas décadas. Assinale a alternativa que evidencia uma das funções historicamente atribuídas à Educação Infantil.
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63Q329098 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Liberato Salzano RS, FUNDATEC

De acordo com o pensamento de Hoffmann (1998) em relação à avaliação na Educação Infantil, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Um dos princípios norteadores da avaliação mediadora para fundamentar a elaboração de registros de avaliação é o da complementariedade.

( ) A avaliação na Educação Infantil é justificada pela interação adulto/criança e não as certezas, os julgamentos e as afirmações inquestionáveis sobre o que ela é ou não capaz de fazer.

( ) Conceber a avaliação implica em conceber a criança que se avalia, sendo que essa é uma prática neutra.

( ) É possível uniformizar e padronizar o que se observa de cada uma das crianças de um grupo.

( ) O processo avaliativo mediador também pode entrar em sintonia com um planejamento rígido de atividades por um professor.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

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64Q325338 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Liberato Salzano RS, FUNDATEC

A história mostra que, durante muito tempo, não havia instituição que junto com a família ajudasse e compartilhasse no desenvolvimento da criança. O surgimento das instituições de Educação Infantil ocorreu, conforme afirma Craidy (2001), junto ao aparecimento do pensamento e da escola moderna. As creches e pré-escolas, por sua vez, surgem associadas ao trabalho materno fora de casa com a revolução industrial e, também, ao fato de que:

I. Muitas teorias da época se interessavam em descrever as crianças, sua natureza moral e as suas inclinações boas ou más.

II. Surgiram diversas ideias novas sobre a infância e o papel da criança na sociedade.

III. Desta maneira, haveria uma seleção das crianças conforme a classe social a que pertenciam.

Quais estão corretas?

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65Q321274 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Liberato Salzano RS, FUNDATEC

Das diferentes abordagens de Charlot (2000) sobre a relação com o saber, é INCORRETO afirmar que:
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66Q321810 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE

Uma instituição de Educação Infantil que respeita a criança tem como critérios, dentre outros, que ela:

1. tenha direito à brincadeira.

2. tenha direito ao contato com a natureza.

3. tenha direito a desenvolver sua curiosidade, imaginação e capacidade de expressão.

4. tenha direito a desenvolver sua identidade cultural, racial e religiosa.

5. tenha direito a uma especial atenção durante seu período de adaptação à creche.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

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67Q326687 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE

As crianças de 0 a 1 ano, com seus ritmos próprios, necessitam de espaços para engatinhar, rolar, ensaiar os primeiros passos, explorar materiais diversos, observar, brincar, tocar o outro, alimentar-se, tomar banho, repousar, dormir, satisfazendo, assim, suas necessidades essenciais.

De acordo com o documento Parâmetros básicos de infra-estrutura para instituições de educação infantil (Brasília : MEC, SEB, 2006), devem compor este ambiente:

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68Q324644 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE

As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade, pois foram levadas à luz graças aos movimentos sociais e filosóficos. Essas formaram a prática pedagógica do país. Pesquisadores do campo educacional apresentam reflexões a respeito das tendências pedagógicas e mostram que as principais tendências pedagógicas, usadas na educação brasileira, se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico.

Elas são:

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69Q820268 | Legislação Federal, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional vigente a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios:

1. Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.

2. Impossibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar.

3. Possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante decisão do gestor escolar.

 4. Aproveitamento de estudos concluídos com êxito.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

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70Q325684 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE

Na Educação Infantil o planejamento ainda é alvo de inúmeras pesquisas.

 Sob a ótica de pesquisas mais recentes sobre o tema, analise as seguintes afirmativas:

1. É importante que o professor seja aberto a fazer mudanças em seu planejamento quando surgirem outros interesses das crianças.

2. O planejamento na Educação Infantil deve ser inflexível, ou seja, não pode sofrer alterações na sua execução, sob pena de o professor não conseguir finalizar suas propostas pedagógicas.

3. Ao planejar, o professor aprende a observar o grupo de crianças de um modo que consegue perceber suas necessidades, os problemas e, consequentemente, buscar as causas que as originam.

4. O planejamento permite ao professor prever as necessidades das crianças, o que requer que ele tenha um olhar atento à realidade das mesmas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

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71Q319558 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE

As práticas pedagógicas, segundo o documento Diretrizes Curriculares ncionais para a Edicação Infantil (Brasília: MEC SEB, 2010), que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores:
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72Q320584 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE

Qual das tendências pedagógicas, dentre as listadas abaixo, apareceu no Brasil nos fins dos anos de 1970 e destaca a necessidade de focar os conteúdos no seu confronto com as realidades sociais?
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73Q329085 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE

A função de cuidar/educar como indissociável na Educação Infantil tem sido objeto de discussão em vários estudos. Embora seja um tema bastante debatido, algumas instituições ainda apresentam muitas dificuldades para assumir efetivamente esta função.

Deste modo, podemos considerar como indissociável o cuidar e educar quando:

1. ajudamos uma criança a tomar banho, vestir- -se, alimentar-se estabelecendo com ela uma boa relação afetiva. Estamos desenvolvendo aí um ato educativo que irá promover o seu pleno desenvolvimento como pessoa.

2. desenvolvemos a operacionalização de ações voltadas às satisfações mecânicas das necessidades básicas de alimentação, repouso e higiene da criança.

3. a rotina proporciona momentos para estreitar o contato interativo com a criança, nas conversas, nas brincadeiras, acolhendo-a nos braços, tocando seu corpo, embalando-a.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

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74Q325249 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE

No longo percurso da história do atendimento à infância, pesquisas e práticas vêm buscando afirmar a importância de se promover uma educação de qualidade para todas as crianças, o que envolve também a importância de uma infraestrutura adequada ao atendimento à criança.

De acordo com o documento Parâmetros básicos de infraestrutura para instituições de educação infantil (Brasília : MEC, SEB, 2006), é correto afirmar:

1. O espaço lúdico infantil deve ser dinâmico, vivo, “brincável”, explorável, transformável e acessível para todos.

2. O professor, junto com as crianças, prepara o ambiente da Educação Infantil, organiza-o a partir do que sabe que é bom e importante para o desenvolvimento de todos e incorpora os valores culturais das famílias em suas propostas pedagógicas.

3. A criança pode e deve propor, recriar e explorar o ambiente, modificando o que foi planejado.

4. A construção de uma unidade de Educação Infantil demanda planejamento e envolve os estudos de viabilidade, a definição das características ambientais e a elaboração do projeto arquitetônico, incluindo o projeto executivo, o detalhamento técnico e as especificações de materiais e acabamentos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

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75Q820113 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE

Consta no artigo 15 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação em vigor que os sistemas de ensino assegurarão às unidades escolares públicas de educação básica que os integram progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira, observadas:
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76Q322481 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE

Falar em processo de aprendizagem para Vigotski significa falar também em desenvolvimento da cultura. Para o referido autor: “No desenvolvimento cultural da criança cada função aparece em cena duas vezes, em dois planos, primeiro o social, depois o psicológico, primeiro entre pessoas como uma categoria interpsicológica, depois no interior da criança como uma categoria intrapsicológica”.

Vigotski denominou a ideia descrita acima como:

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77Q326578 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE

Com relação às teorias de aprendizagem, indique qual dos autores listados abaixo defende o pressuposto de que “toda função mental superior foi externa porque foi social antes de tornar-se interna, uma função estritamente mental; ela foi primeiramente uma relação social de duas pessoas”.
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78Q323508 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE

Acredita-se que ambientes variados podem favorecer diferentes tipos de interações e que o professor tem papel importante como organizador dos espaços onde ocorre o processo educacional.

Tal trabalho deve basear-se em:

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79Q322262 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE

Assim como os demais espaços da instituição de Educação Infantil, o espaço destinado à faixa etária de 0 a 1 ano deve ser concebido como local voltado para cuidar e educar crianças pequenas, incentivando o seu pleno desenvolvimento.

Recomenda-se que o espaço a elas destinado esteja situado em:

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80Q822257 | Legislação Federal, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE

Consta no artigo 3o do Estatuto da Criança e do Adolescente que a criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento:
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