Questões de Concursos Professor Educação Infantil

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81Q482341 | Geografia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Considerando-se a paisagem geográfica, como a parte visível do espaço, é CORRETO afirmar:
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82Q320045 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Em relação ao conhecimento do mundo natural e social, as novas discussões levam a concluir que, no campo da educação infantil, os melhores procedimentos didáticos em termos de favorecer a construção desse conhecimento são aqueles que

I. transformam a curiosidade e as perguntas trazidas pelas crianças em conhecimentos a serem explorados.

II. ampliam a compreensão das crianças sobre a vida em sociedade, graduando sempre os conteúdos de acordo com a complexidade que apresentam.

III. priorizam um trabalho materialmente acessível, concreto e próximo da criança.

Sobre o contido nos itens, pode-se afirmar que apenas

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83Q327734 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

35 As práticas de Artes Visuais na Educação Infantil nem sempre atentam para as contribuições mais recentes dos estudiosos sobre o assunto que enfatizam

I. a manifestação espontânea e auto-expressiva da criança na perspectiva de desenvolvimento do seu potencial criador, sem nenhuma intervenção do professor.

 II. a necessidade de proporcionar inicialmente à criança, com o auxílio do professor, a vivência de experiências com materiais alusivos à construção de desenhos e pinturas por meio da exploração sensorial e de sua utilização em diversas brincadeiras .

III. o uso dos trabalhos infantis para ilustrar e enfeitar a escola em datas comemorativas, com a intervenção e auxílio do professor, como proposta de desenvolvimento artístico das crianças.

É CORRETO o que se diz apenas

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84Q320830 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Na curta história da educação infantil no Brasil vem se observando o binômio também presente em outros níveis educacionais que deu origem às práticas educacionais: de um lado a orientação tradicional conservadora e de outro a orientação nova/liberal. Na tentativa de romper com esses modelos, pode-se dizer que uma escola ao adotar pressupostos para uma educação transformadora defende em seu projeto político-pedagógico, no tocante à formação pessoal e social da criança , que a infância:

I. é um tempo de preparação para a cidadania.

II. é um tempo de vivência de cidadania.

III. é um tempo que não tem identidade, um estágio de preparação para a vida adulta.

É CORRETO o que se expressa:

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85Q326210 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

O estudo da evolução das idéias pedagógicas no Brasil e de suas influências nas políticas e legislação educacional permite caracterizar os diversos momentos que marcaram a história da educação brasileira. Assim, é CORRETO afirmar que a década de 30 teve como um dos marcos característicos:
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86Q319565 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Pesquisas na área da linguagem vêm demonstrando que grande parte das crianças inicia o processo de elaboração de hipóteses sobre a escrita, antes mesmo de sua aprendizagem formal, pelo contato cotidiano que mantém com a linguagem escrita a partir de diferentes e usuais portadores de texto: embalagens, cartazes, revistas, placas de ônibus etc. Tal constatação contribui para a defesa e entendimento da aprendizagem da linguagem escrita como esforço de compreensão de um sistema de representação, levando as instituições de educação infantil a priorizar práticas pedagógicas

I. voltadas para o treinamento das habilidades responsáveis pelos aspectos figurativos da escrita: coordenação motora, discriminação visual e organização espacial.

II. voltadas para a mediação entre a oralidade e a escrita envolvendo tanto a participação das crianças em conversas cotidianas como a participação em situações mais formais de uso da linguagem.

III. centradas unicamente no aprendizado da linguagem escrita culta e formal.

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87Q324206 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Um dos importantes princípios definidos pela Constituição de 1988 foi a “gestão democrática do ensino público, na forma da lei.” A LDB (lei 9.394/96) referenda tal princípio. De acordo com esses preceitos legais, em relação à gestão escolar, analise as proposições abaixo:

I. A gestão escolar tem como objetivos essenciais planejar, organizar, dirigir e controlar os serviços necessários à educação que se desenvolve na escola.

II. É de competência exclusiva do diretor escolar estabelecer as diretrizes que nortearão o processo de elaboração do projeto político pedagógico.

III. A participação é o principal meio de assegurar a gestão democrática da escola, possibilitando o envolvimento de profissionais da educação e usuários do processo de tomada de decisão e funcionamento da organização escolar.

IV. A prática da participação, por si só, é suficiente para desenvolver ações necessárias para garantir a finalidade do ensino.

Estão CORRETAS:

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88Q319607 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Atentando para a abrangência do termo e para a importância dos recursos didáticos na Educação Infantil, julgue os itens apresentados abaixo como verdadeiros (V) ou falsos (F) e assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA.

( ) todo material didático usado pelo professor deve estar vinculado à proposta educativa que a escola pretende desenvolver e fazer parte do acervo escolar.

( ) as pessoas da comunidade, principalmente as mais idosas, quando vêm à escola compartilhar com as crianças os conhecimentos e informações que possuem sobre a comunidade local, podem ser consideradas recursos didáticos.

( ) os recursos didáticos não devem ser utilizados como centro da ação educativa e sim como instrumento de apoio com que podem contar professor e aluno no processo ensinoaprendizagem.

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89Q380794 | Biologia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

A goiaba, a manga, o girassol, o milho e o feijão são, respectivamente, exemplos de frutos do tipo:
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90Q320637 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

A música é uma das importantes formas de expressão humana o que justifica a sua presença no contexto da educação infantil como possibilidade de desenvolver a comunicação e expressão das crianças por meio dessa linguagem. Dentro dessa perspectiva, constituem-se orientações adequadas no trabalho com a música na pré-escola:

I. estabelecer relações diretas entre o gesto, o movimento corporal e os diferentes sons.

II. limitar o contato das crianças com o repertório musical infantil.

III. incluir na escuta musical, obras de música erudita, da música popular, do cancioneiro infantil e da música regional.

Pode-se afirmar que apenas

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91Q328074 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

O Projeto Político Pedagógico consolida-se num documento que detalha os objetivos e propósitos da escola, é a concretização da sua identidade. Segundo Gadotti, são pressupostos do Projeto Político Pedagógico:
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92Q320403 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

“(...) ela colocou os pratos e as colher na mesa (...)”

 “(...) eu vou comprar umas telha para conserta o telhado (...)”

Os trechos acima, extraídos de uma redação de aluno da 4ª série do Ensino Fundamental, apresentam casos que fogem ao que prescreve a Gramática Normativa, no que concerne à concordância nominal de número. No entanto, o aluno contempla plenamente a idéia de pluralidade no nível:

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93Q321689 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

O professor dificilmente poderá prever com antecedência o que acontecerá na sala de aula, considerando a complexidade da prática educativa, entretanto, não pode utilizar-se da improvisação. É preciso planejar sua ação docente na escola, tendo como principal elemento norteador:
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94Q388526 | História, Professor Educação Infantil, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

A forma que o crescimento econômico assumiu a partir da Revolução Industrial colocou em risco a sobrevivência humana, em razão do seu caráter predatório. Por isso, hoje se pensa em nova estratégia de crescimento que:
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95Q559023 | Informática, Internet Explorer, Professor Educação Infantil, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

“Usando o Internet Explorer 6, para definir a página atualmente aberta como a sua página inicial, clique em _______________ no menu _____________ e, em seguida, clique em _________________”.

Assinale a alternativa cujas expressões completam respectivamente e adequadamente o parágrafo acima.

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96Q389304 | História, Professor Educação Infantil, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

As sucessivas oligarquias que, a partir do século XIX, dominavam a sociedade maranhense, a despeito das disputas entre elas, podem ser designadas pelas seguintes características:
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97Q380860 | Biologia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Um animal apresenta as seguintes características: 

* simetria bilateral, protostômios, triblásticos e celomados. 

* presença de órgãos respiratórios especializados chamados brânquias. 

* sistema circulatório fechado.

Esse animal pode ser:

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98Q322241 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Os atuais estudos sobre desenvolvimento e aprendizagem da matemática permitiram reorientar a prática docente no sentido de buscar novos caminhos no trabalho com a criança na educação infantil, dentro do entendimento de que aprender é construir significados e atribuir sentidos. À luz dessa nova concepção de trabalho com a matemática, é CORRETO afirmar:
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99Q321987 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Cuidar e Educar constituem-se as funções da Educação Infantil. Considerando-se essas funções, analise os itens a seguir.

I. A creche e a pré-escola são locais onde alguns elementos ambientais, culturais e humanos são organizados especialmente para apoiar o processo de desenvolvimento da criança.

II. As condições que a educação infantil oferece para o desenvolvimento da criança deverão ser postas como complementação àquelas que a família lhes oferece.

 III. É tarefa exclusiva da creche e da pré-escola, promover o desenvolvimento integral da criança.

Pode-se afirmar que

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100Q324550 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

O professor, ao considerar que os conteúdos de ensino são apenas informações, princípios científicos e leis, estabelecidas e ordenadas numa seqüência lógica e psicológica, revela que os pressupostos teóricometodológicos que fundamentam a sua prática estão baseados na tendência pedagógica:
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