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Questões de Concursos Professor Ensino Fundamental Séries Finais

Resolva questões de Professor Ensino Fundamental Séries Finais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q321385 | Pedagogia, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Enquanto instituição social, a escola é sempre orientada pelo tipo de homem que deseja formar. Numa perspectiva progressista, tem a função de construir pela práxis uma nova relação humana, formar pessoas criativas, questionadoras, críticas, comprometidas com as mudanças e não com a reprodução de modelo. Nessa concepção, a avaliação da aprendizagem deve ser considerada principalmente como:
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42Q378530 | Biologia, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Assinale a opção na qual encontramos somente doenças causadas por bactérias.
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43Q351678 | Artes, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

“Eira e Beira” são termos técnicos atribuídos à tipologia de beirais de telhados que representam o perfeito acabamento arquitetural de qual estilo?
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44Q812575 | Legislação Federal, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Os Parâmetros Curriculares Nacionais do primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental têm seu trabalho estruturado no triplo eixo produção / fruição / reflexão. No terceiro e quarto ciclos é apenas acrescentado mais um eixo.

Marque a alternativa que apresenta esse eixo.

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45Q473752 | Educação Física, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Assinale a alternativa que apresenta orientações a serem seguidas pelo professor de Educação Física ao planejar atividades (aulas) com alunos portadores de necessidades educacionais especiais.
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46Q352093 | Artes, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Qual o médico e escritor maranhense, que foi também dramaturgo, autor dentre outras peças, de “Por causa de Inês”, encenada pelo grupo TEMA na década de 70 do século passado?
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47Q322637 | Pedagogia, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

A atual legislação brasileira prevê o atendimento dos alunos portadores de deficiências, na perspectiva da educação inclusiva, recomendando

I. a utilização das classes especiais na preparação dos alunos para sua integração na classe comum.

II. a oferta extraordinária dos serviços de educação especial em classes especiais, escolas especiais, classes hospitalares e em ambiente domiciliar.

III. a inclusão dos alunos preferencialmente em classes comuns das escolas, em todos os níveis, etapas e modalidades de educação e ensino.

É CORRETO o que se expressa

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48Q324971 | Pedagogia, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Necessários ao processo ensino-aprendizagem, devem refletir os pontos de chegada de educação escolar, sendo definidos a partir das necessidades dos educandos e dos compromissos técnico-políticos dos educadores. Estamos falando de:
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51Q351905 | Artes, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Ler uma obra de arte é um exercício que coloca em prática o contato da percepção com essa obra. O propósito do arte educador é estimular e despertar a atividade da leitura da obra através do processo classificatório. Diante das situações abaixo colocadas, faça a classificação de maneira ordenada e assinale a alternativa que apresenta a ordenação CORRETA.

( ) Refletir sobre o objeto, sobre suas emoções e sobre a experiência estética.

( ) Ver a obra como ela se expressa.

( ) Fazer leitura egocêntrica.

( ) Contextualizar as informações.

( ) Relacionar as partes com o todo.

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52Q814038 | Legislação Federal, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Sobre o novo paradigma do Ensino Religioso a partir da Lei 9.475/97, no que se refere aos sete novos enfoques na leitura do artigo 33 (Lei nº 9.394/96), examine as afirmativas a seguir.

I. O Ensino Religioso é parte integrante da formação básica do cidadão.

II. No Ensino Religioso são vedadas quaisquer formas de proselitismo.

III. O Ensino Religioso é disciplina de alguns sistemas de ensino.

IV. No Ensino Religioso é assegurado o respeito à diversidade cultural e religiosa do Brasil.

V. A entidade civil do Ensino Religioso é constituída por algumas denominações religiosas.

Pode-se afirmar que

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53Q472461 | Educação Física, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

A Educação Física tem passado por transformações significativas no que se refere ao seu planejamento pedagógico. Dentre as concepções adotadas, o professor que optar pela cultura corporal de movimento, deve contemplar elementos da cultura plural ancorados em:
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54Q352101 | Artes, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

A praça Maria Aragão, localizada na cidade de São Luís, é um espaço construído a partir de um projeto arquitetônico do ilustre Oscar Niemeyer, reconhecido nacional e internacionalmente. Assinale a característica que marca suas obras.
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55Q811513 | Legislação Federal, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Os PCNER foram elaborados em 1996 e orientaram a nova redação do artigo 33 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) n° 9.394/96 no ano de 1997. Conforme essa afirmação, assinale a alternativa que indica o responsável pela elaboração dos PCNER.
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56Q322738 | Pedagogia, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Segundo os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil “Educar significa propiciar situações de cuidado, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, ao conhecimento mais amplo da realidade social e cultural”. Dentro dessa perspectiva, examine os itens a seguir, julgue-os como verdadeiros (V) ou falsos (F) e assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA.

( ) O cuidar e o educar são indissociáveis, quando o educador está cuidando e ao mesmo tempo ele está educando.

( ) A creche e a pré-escola são locais onde alguns elementos ambientais, culturais e humanos são organizados especificamente para apoiar o processo de desenvolvimento da criança.

( ) As condições que a educação infantil oferece para o desenvolvimento da criança deverão ser postas como complementação àquelas que a família lhe oferece.

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57Q812528 | Legislação Federal, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Um dos avanços da LDB, Lei nº 9.394/96, foi, sem dúvida, o alargamento da concepção de Educação Básica que se reflete:

I. na ampliação do número de anos e etapas de escolarização.

II. na possibilidade de compensação mútua entre as suas etapas, de modo a suprir fragilidades e/ou dificuldades ocorridas nas etapas anteriores.

III. na integração entre as suas etapas e destas com a educação superior.

É CORRETO o que se diz:

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58Q812997 | Legislação Federal, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

O Ensino Religioso, a partir das concepções de religião e das leis de ensino no Brasil, apresenta diversas concepções, finalidades, entendimentos e enfoques. Nesse sentido, analise os itens a seguir.

I. Na Lei 4.024/61, a religião é concebida como reescolher, sua finalidade é fazer seguidores, o Ensino Religioso é entendido como religião = catequese / doutrinação e seu enfoque é centrado na idéia de uma verdade.

II. Na Lei 5.692/ 71, a religião é concebida como reeleger, sua finalidade é tornar as pessoas mais religiosas, o Ensino Religioso é entendido como vivência de valores (ética) e seu enfoque é centrado na idéia de evangelização.

III. Na Lei 9.394/96, a religião é concebida como reler, sua finalidade é reler o fenômeno religioso, o Ensino Religioso é entendido como área do conhecimento e seu enfoque é centrado na idéia de fenômeno religioso.

Conclui-se que

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59Q352227 | Artes, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Uma das grandes contribuições da cultura indígena para nossa sociedade atual é: ____________________ Marque a alternativa que completa CORRETAMENTE o texto acima.
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60Q818790 | Legislação Federal, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Considerando a nova redação do artigo 33 da LDBEN, assinale a opção que indica, CORRETAMENTE, os responsáveis pela regulamentação dos procedimentos para a definição dos conteúdos de ensino e pelo estabelecimento das normas para a habilitação e admissão dos professores de Ensino Religioso.
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