Questões de Concursos Professor I

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1Q326132 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

Para Délia Lerner, o desafio é formar praticantes da leitura e da escrita e não apenas sujeitos que possam “ decifrar “ o sistema de escrita. É formar leitores que saberão escolher o material escrito adequado para buscar a solução de problemas que devem enfrentar e não alunos capazes apenas de oralizar um texto selecionado por outro. É:

I- formar seres humanos críticos;

II- capazes de ler entrelinhas;

III- de assumir uma posição própria.

(LERNER, D. – LER E ESCREVER NA ESCOLA: o real, o possível e o necessário, Artmed, s/e, 2002 Porto Alegre, pág. 27)

Assinale a alternativa correta:

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2Q327730 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

Délia Lerner afirma:

(LERNER, D. – LER E ESCREVER NA ESCOLA: o real, o possível e o necessário, Artmed, s/e, 2002 Porto Alegre, pág. 73)

I- Ler é entrar em outros mundos possíveis;

II- É indagar a realidade para compreendê-la melhor;

III- É se distanciar do texto e assumir uma postura crítica;

IV- É tirar carta de cidadania no mundo da cultura escrita.

Assinale a alternativa correta:

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3Q324139 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

“A expressão corporal encontra-se implícita em toda ação desenvolvida por nosso corpo.Sendo um meio de comunicação com o exterior e com a gente mesmo, deve-se aprender a linguagem corporal, que é a base da........................................”

(ZABALA, A. – COMO TRABALHAR OS CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS EM AULA, Ed. Artmed, 2ª. Ed., Porto Alegre, 199, pág. 129)

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4Q323919 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

“O que implica aprender um conteúdo procedimental, é:”

(ZABALA, A. org. – COMO TRABALHAR OS CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS EM AULA, Ed. Artmed, 2ª. Ed., Porto Alegre, 199, pág. 14)

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5Q322456 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

“A finalidade da educação deve ser a de desenvolver a autonomia da criança.” (Piaget) citado por Kamii, K e que , segundo ele, é indissociavelmente.....

(KAMII, K. - A CRIANÇA E O NÚMERO, Ed. Papirus38a. Ed, 2010, Campinas, pág. 33)

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6Q326675 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

“As pessoas que acreditam que os conceitos numéricos devem ser ensinados através da transmissão, falham por não fazerem a distinção fundamental entre o conhecimento social e o lógico-matemático. No conhecimento lógicomatemático, a base fundamental do conhecimento é.......................”

(KAMII, K. - A CRIANÇA E O NÚMERO, Ed. Papirus 38a. Ed, 2010, Campinas, pág. 26)

Assinale a alternativa que finaliza corretamente o texto acima:

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7Q322517 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

“Recusar a identificação da figura do professor com a da tia não significa, de modo algum, diminuir ou menosprezar a figura da tia, da mesma forma como aceitar a identificação não traduz nenhuma valoração à lei. Significa, pelo contrário, retirar algo fundamental, o professor: sua responsabilidade profissional de que faz parte a exigência política por sua formação permanente. A recusa, a meu ver, se deve sobretudo a duas razões principais. De um lado, evitar uma compreensão distorcida da tarefa profissional da professora, de outro, desocultar a sombra ideológica repousando manhosamente na intimidade da falsa identificação. Identificar professora com tia, o que foi e vem sendo ainda enfatizado, sobretudo na rede privada em todo o país, quase como proclamar que professoras, como boas tias:”

I- não devem brigar, não devem rebelar-se, não devem fazer greve;

II- devem cuidar, dar carinho, substituir famílias desestruturadas;

III- não devem ensinar e sim cuidar e dar mais carinho;

IV- devem brigar, devem rebelar-se, devem fazer greve.

Assinale a alternativa correta:

(FREIRE, P – PROFESSORA SIM, TIA NÃO - ED. OLHO DÁGUA, S. PAULO, 1993)

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8Q433967 | Direito Constitucional, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

A Constituição Federal em seu artigo 205 diz que “ A educação, direito de todos e dever ...................................................., será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

Assinale a alternativa que completa corretamente e respectivamente os pontilhados acima.

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9Q322114 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

“Esta é uma das violências que o analfabetismo realiza – a de castrar o corpo consciente e falante de mulheres e de homens, proibindo-os de ler e de escrever, com o que se limitam na capacidade de, lendo o mundo, escrever sobre sua leitura dele e, ao fazê-la, repensar a própria leitura. Mesmo que não zere as milenar e socialmente criadas relações entre ..................., .......................... ...................., o analfabetismo as mutila e se constitui num obstáculo à assunção plena da cidadania. E as mutila porque, nas culturas letradas, interdita analfabetos e analfabetas de completar o ciclo das relações entre ...................., ........................ ........................., ao fechar a porta, nestas relações, ao lado necessário da linguagem escrita. É preciso não esquecer que há um movimento dinâmico entre ................, ......................., .......................do qual, se bem assumido, resulta uma crescente capacidade criadora de tal modo que, quanto mais vivemos integralmente esse movimento tanto mais nos tornamos sujeitos críticos do processo de conhecer, de ensinar, de aprender, de ler, de escrever, de estudar.”

(FREIRE,P – PROFESSORA SIM, TIA NÃO - ED. OLHO DÁGUA, S. PAULO, 1993, pág. 7)

Assinale a alternativa que completa corretamente os pontilhados acima:

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10Q443008 | Direito Constitucional, Família, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

Os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de (Constituição Federal, artigo 229, caput):
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11Q810860 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

A organização do novo Ensino Fundamental com nove anos de duração e, consequentemente da proposta pedagógica, implica na necessidade imprescindível de um debate aprofundado sobre essa proposta, sobre a formação de professores, sobre as condições de infra-estrutura e sobre os recursos didático-pedagógicos apropriados ao atendimento e o essencial:

(www.mec.gov.br/SEB 2007 - Ensino Fundamental de 9 anos: Orientações para a inclusão da criança de 6 anos de idade)

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12Q326580 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

“A função do professor é ensinar o aluno a aprender. Através de uma didática utilizada no ensino da matemática que estimule a criatividade, onde o aluno possa perceber que é como um edifício em construção, que necessita constantemente de adaptações e modificações.

Basear-se sempre na resolução de problemas, como é o princípio da própria matemática, sem pautar-se em definições e descrições de propriedades.

Além de resolver problemas, deve orientar o aluno no sentido..................”

(LERNER, D. – A DIDÁTICA DA MATEMÁTICA, s/ e, Porto Alegre,1996, pág. 73 com modificações)
Assinale a alternativa que finaliza corretamente o texto acima:

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13Q814786 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

O acesso ao ensino______________ é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidades de classe ou outra legalmente constituída, e , ainda, o Ministério Público, acionar o Poder Público para exigi-lo. (Lei Federal 9.394/96 artigo 5º, caput)

A alternativa que completa corretamente com uma palavra o tracejado acima, é :

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14Q322097 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

“Entre os resultados mais surpreendentes que obtivemos (através de diferentes situações experimentais) se situam aqueles que demonstram que as crianças elaboram_____________________, que não podem ser atribuídas à influência do meio ambiente.”

(FERREIRO, E. – REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO, 24ª. Ed., 2009, Ed. Cortez, S.Paulo, pág. 45)

Assinale a alternativa que contém a frase que completa corretamente a lacuna acima:

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15Q322190 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

“O que move as crianças é o esforço para acreditar que atrás das coisas que elas tem de aprender existe uma............ .

De certa maneira, aprender é, para elas, ter de reconstruir suas ideias lógicas a partir do confronto com a realidade.”

(WEISZ,T. – O DIÁLOGO ENTRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM, Ed. Ática, 2ª. Ed,13ª. reimpressão, S. Paulo, 2006, pág. 42)

Assinale a alternativa que completa corretamente os pontilhados acima:

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16Q319423 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

“Na escola a leitura é antes de mais nada um objeto de ensino. Para que também se transforme num objeto de aprendizagem, é necessário que tenha................”

(LERNER, D. – LER E ESCREVER NA ESCOLA: o real,o possível e o necessário, Artmed, s/e, 2002 Porto Alegre, pág. 79)

Assinale a alternativa que finaliza corretamente o texto acima:

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17Q321896 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

Leia o seguinte texto

PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA

“Estamos tão acostumados a considerar a aprendizagem da leitura e escrita como um processo de aprendizagem escolar que se torna difícil reconhecermos que o desenvolvimento da leitura e da escrita na criança começa muito antes da escolarização. Os educadores são os que têm maior dificuldade em aceitar isto. Não se trata simplesmente de aceitar, mas também de não ter medo de que seja assim.”

(FERREIRO, E. – REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO, 24ª. Ed., 2009, Ed. Cortez, S.Paulo, pág. 64)

Pelo exposto acima no texto, Ferreiro afirma ser possível a criança:

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18Q811727 | Legislação Federal, Lei 4320 1964, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

Os objetivos da ampliação do ensino fundamental para nove anos de duração são: (www.mec.gov.br/SEB 2007 - Ensino Fundamental de 9 anos: Orientações para a inclusão da criança de 6 anos de idade)

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19Q324184 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

“Os conteúdos procedimentais na área de _____________ , além de favorecerem processos de crescimento pessoal, objetivam dotar os alunos de habilidade que os ajudarão a ser práticos e competentes para interpretar e agir sobre aspectos ______________ do ambiente, conseguindo que os conhecimentos informais de cada criança se traduzam em ações funcionais e organizadas.”

(ZABALA, A. org.– COMO TRABALHAR OS CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS EM AULA,Ed. Artmed,2ª. Ed.,Porto Alegre, 199, pág. 165). 10 PROFESSOR I

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas acima:

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20Q819199 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

Sobre a equivalência entre o Ensino Fundamental de oito e o de nove anos, os sistemas de ensino e as escolas, nos limites de sua autonomia,têm a possibilidade de proceder às adequações que melhor atendam a determinados fins e objetivos do processo educacional, tais como: (www.mec.gov.br/SEB 2007 -Ensino Fundamental de 9 anos: Orientações para a inclusão da criança de 6 anos de idade)

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