Questões de Concursos Professor I

Resolva questões de Professor I comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q906817 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor I, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Em relação ao Plano Nacional de Educação, observam-se dez diretrizes. Abaixo, foram descritas algumas dessas diretrizes. Destaque a alternativa que não condiz completamente com o referido documento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q906802 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor I, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Sobre alfabetização e letramento, observe a ideia apresentada em cada enunciado a seguir e destaque a alternativa elaborada corretamente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q898293 | Pedagogia, Piaget, Professor I, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

Para Piaget, desenvolver-se é uma busca constante de equilíbrio, na tentativa de adaptar esquemas internos atuais a novas informações provindas do mundo externo. Esse ponto de equilíbrio na estrutura está intimamente ligado a dois mecanismos que atuam conjuntamente nos processos de aprendizagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q906799 | Informática, Microsoft Excel, Professor I, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Considerando as formulas presentes no Microsoft Excel, assinale a alternativa que descreve a expressão utilizada para retornar um número indicando o tipo de dados de um valor presente na tabela:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q906811 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor I, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Em conformidade com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, destaque a alternativa que vai de encontro a uma das características do referido documento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q906794 | Português, Formação das Palavras Composição, Professor I, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder às questões de 1 a 6.

As impressões digitais dos seus dedos são mais parecidas do que você pensa

A impressão digital de cada pessoa é única. O desenho que existe nos dedos depende não só do DNA do indivíduo, mas também de como o feto se mexeu dentro do útero durante a gestação. A movimentação das mãozinhas gera padrões únicos de elevação da pele. Nem gêmeos idênticos possuem a mesma digital – já que estavam em posições diferentes na barriga da mãe.

Até as digitais das nossas próprias mãos são diferentes entre si. A digital do seu dedão, por exemplo, é distinta da digital do seu indicador. Isso explica por que serviços de biometria só funcionam se você usa o mesmo dedo que cadastrou inicialmente.

Até agora, não haviam provas científicas de que as digitais de uma mesma pessoa tinham alguma semelhança entre si – ou se dedos vizinhos da mão poderiam ser tão diferentes quanto o seu indicador e o da Angelina Jolie.

Um estudo publicado no periódico Science Advances mostrou que as impressões digitais de uma mesma pessoa são mais semelhantes do que se imaginava. Pesquisadores da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, treinaram uma Inteligência Artificial (IA) para identificar se digitais pertenciam a pessoas diferentes ou a um mesmo indivíduo. O programa de computador acertou 77% das vezes.

Treinamento da IA

O primeiro passo foi treinar a rede neural. Nessa etapa, os pesquisadores “ensinam” a IA a reconhecer e distinguir padrões. O programa foi treinado com meio milhão de imagens de digitais fabricadas, que não são reais. Depois, os pesquisadores apresentaram 53.315 impressões digitais das mãos de indivíduos reais. Usando a tentativa e erro, a IA aprendeu a identificar quais digitais pertenciam à mesma pessoa, e quais eram de indivíduos diferentes.

Para testar o programa, os cientistas usaram digitais de outras 133 pessoas. A IA recebia três imagens: uma do “dedo âncora”, que seria comparado; uma de outro dedo, da mesma pessoa; e a terceira do dedo de uma outra pessoa. A máquina deveria dizer qual dos dois dedos pertenciam à mesma pessoa do “dedo âncora”. Caso não houvesse qualquer semelhança entre os dedos, a IA acertaria 50% das vezes, por pura sorte. Mas o sistema reconheceu um padrão entre os dedos de uma mesma pessoa, algo que até então tinha passado batido pelos cientistas. Isso fez com que a máquina acertasse 77% das vezes. A IA identificou que o centro da impressão digital é semelhante entre os dedos de uma mesma pessoa.

Possíveis usos

Segundo os autores, essa tecnologia poderia ser usada para comparar cenas de crime aparentemente desconexas entre si. Um criminoso pode deixar uma digital mais forte do dedo indicador em uma cena, e do polegar em outra. Usando os métodos de identificação tradicionais, não teria como dizer que as duas digitais pertencem à mesma pessoa. Mas tem um detalhe: o treinamento da IA foi feito com digitais colhidas diretamente das pessoas, o que torna a avaliação mais precisa. Quando tocamos em um corrimão, por exemplo, deixamos uma marca indireta (ou “latente”) da digital, o que abre margem para erros.

É mais provável que essa tecnologia seja usada fora do campo forense. Por exemplo, para que você possa abrir seu celular ou passar pela catraca da empresa usando qualquer dedo. No entanto, a maior contribuição do estudo foi mostrar que as digitais de uma mesma pessoa podem, sim, ser semelhantes – uma hipótese que os cientistas já cogitavam. Afinal, o desenho das digitais também é influenciado pelo material genético.

Cada um dos seus dedos tem uma digital única. Mas uma IA revelou pontos de semelhança entre elas – algo que não havia sido provado até então.

Revista Superinteressante. Adaptado.

Disponível em

<https://super.abril.com.br/tecnologia/as-impressoes-digitais-dos-seus-dedos-sao-mais-parecidas-do-que-voce-pensa>

A palavra apresentada a seguir, retirada do texto, que apresenta marcas que indicam derivação prefixal e flexão de gênero é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q906796 | Português, Morfologia, Professor I, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Nas sentenças a seguir, a conjunção ou locução em destaque é condicional apenas em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q898294 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor I, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

As atividades pedagógicas fora da sala de aula ampliam o aprendizado, proporcionando experiências práticas e contextos reais. Essas atividades são essenciais porque:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q906800 | Informática, Editor de Textos, Professor I, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

A guia Página Inicial do Microsoft Word apresenta funcionalidades como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q906803 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor I, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Para compreender a complexidade que caracteriza a concepção dos diferentes gêneros discursivos, é preciso saber discernir alguns conceitos. Assim, complete o enunciado abaixo com o termo corresponde:

_________________ corresponde à esfera de atividade humana e indica as instâncias discursivas, por exemplo o discurso religioso, o discurso político etc.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q906810 | Pedagogia, Piaget, Professor I, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Os jogos e as brincadeiras são fatores preponderantes para o desenvolvimento da criança. Inúmeros autores abordam sobre esse tema e tecem reflexões que clarificam essa relação. Tomando como parâmetro a visão piagetiana sobre os jogos simbólicos durante o segundo ano de vida, é falsa a seguinte afirmativa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q906816 | Pedagogia, Piaget, Professor I, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Há várias teorias e modelos que fundamentam os ciclos de aprendizagem. Um dos exemplos mais conhecidos é o Ciclo de Gibbs que é amplamente utilizado na área educacional. Segundo o Ciclo de Gibbs, a educação é desenvolvida em estágios descritos a seguir. Uma das alternativas não condiz com esse modelo, assinale-a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q898312 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor I, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

Considere o excerto abaixo:

"Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho."

Fonte: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
(LDB) - Lei nº 9.394/1996.

A LDB estabelece princípios para a organização do sistema educacional brasileiro. Um desses princípios refere-se à garantia de igualdade de condições de acesso e permanência na escola. Qual dos elementos abaixo representa uma ação concreta que promove a equidade no âmbito da Educação Básica, considerando a legislação vigente e políticas públicas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q906814 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor I, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental, o principal instrumento utilizado para avaliar o Ensino Fundamental em todo o país é o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica. São características desse sistema, afora:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q906818 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor I, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

A cada 2 (dois) anos, ao longo do período de vigência do Plano Nacional de Educação, quem é responsável por publicar estudos para aferir a evolução no cumprimento das metas estabelecidas no Anexo desta Lei?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q906807 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor I, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Os novos paradigmas na educação de alunos com deficiência rompem a barreira da integração em prol da construção de uma educação inclusiva. Nesse modelo, a aprendizagem é centrada em aspectos variados que se alternam, destacando-se os aspectos lógico, intuitivo, sensorial, social e afetivo dos alunos. Dentro dessa sistemática, percebe-se que nas práticas pedagógicas há o predomínio de alguns aspectos do conhecimento, destacados a seguir, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q906820 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor I, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Uma das formas de tratar a deficiência é por meio do modelo social da deficiência, sendo algumas de suas características destacadas a seguir, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q898291 | Pedagogia, Gestão de Projetos Educacionais, Professor I, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

Os projetos didáticos são atividades de ensino intencionais que incentivam o envolvimento dos alunos desde o planejamento até a socialização dos resultados. São úteis para o trabalho interdisciplinar, promovendo a articulação entre diferentes áreas do conhecimento e incentivando responsabilidade, autonomia, cooperação e liderança entre os alunos. Esses projetos seguem etapas organizadas, geralmente em formato de cronograma, com funções e prazos definidos para assegurar a resolução dos problemas propostos e a produção de um resultado final.
Em geral, as fases envolvidas na elaboração e execução do projeto didático envolvem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q906815 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor I, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

A permanência dos alunos na escola é apontada por Brasil (1998) como um dos grandes problemas a serem enfrentados por todos na educação brasileira: órgãos governamentais, comunidades e equipes escolares. As causas da não permanência são múltiplas, porém uma delas é apontada como fator que condiciona as demais, assinale-a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q898296 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor I, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

Para Henri Wallon, o desenvolvimento infantil é um processo complexo destacando que o desenvolvimento infantil é caracterizado pela:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.