Questões de Concursos: Professor I

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Professor I. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

61 Q898297 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor I, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

A obra de Vygotsky propõe que as funções superiores da consciência, como pensamento, linguagem e memória, são construídas pela interação social e histórica. Nesse sentido, o desenvolvimento infantil ocorre com base em instrumentos culturais e históricos que a criança usa para seu crescimento psicológico. Inicialmente dependente dos processos biológicos, a criança, ao interagir com o ambiente adulto, desenvolve funções psicológicas complexas que passam de processos externos (interpsíquicos) para internos (intrapsíquicos).
Nessa perspectiva teórica, a psicologia infantil é formada pela:

62 Q898301 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor I, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

Libâneo (1994) refere-se à didática da Escola Nova como uma Didática ativa, que se caracteriza pela direção da aprendizagem considerando o aluno como sujeito do processo educativo. Nesse contexto, o papel do professor é criar condições propícias para que o aluno, a partir de suas necessidades e interesses, possa buscar conhecimentos e desenvolver experiências de maneira autônoma.
A didática escolanovista é centrada:

63 Q898312 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor I, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

Considere o excerto abaixo:

"Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho."

Fonte: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
(LDB) - Lei nº 9.394/1996.

A LDB estabelece princípios para a organização do sistema educacional brasileiro. Um desses princípios refere-se à garantia de igualdade de condições de acesso e permanência na escola. Qual dos elementos abaixo representa uma ação concreta que promove a equidade no âmbito da Educação Básica, considerando a legislação vigente e políticas públicas?

64 Q906802 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor I, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Sobre alfabetização e letramento, observe a ideia apresentada em cada enunciado a seguir e destaque a alternativa elaborada corretamente.

65 Q906815 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor I, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

A permanência dos alunos na escola é apontada por Brasil (1998) como um dos grandes problemas a serem enfrentados por todos na educação brasileira: órgãos governamentais, comunidades e equipes escolares. As causas da não permanência são múltiplas, porém uma delas é apontada como fator que condiciona as demais, assinale-a:

66 Q898291 | Pedagogia, Gestão de Projetos Educacionais, Professor I, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

Os projetos didáticos são atividades de ensino intencionais que incentivam o envolvimento dos alunos desde o planejamento até a socialização dos resultados. São úteis para o trabalho interdisciplinar, promovendo a articulação entre diferentes áreas do conhecimento e incentivando responsabilidade, autonomia, cooperação e liderança entre os alunos. Esses projetos seguem etapas organizadas, geralmente em formato de cronograma, com funções e prazos definidos para assegurar a resolução dos problemas propostos e a produção de um resultado final.
Em geral, as fases envolvidas na elaboração e execução do projeto didático envolvem:

67 Q906804 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor I, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Ao longo de sua trajetória no planeta, a humanidade encontrou formas diferentes de comunicação. As sociedades se expressavam por meio da oralidade, de símbolos e de desenhos, até que a escrita surgiu. Onde foi instituído o alfabeto que era composto inicialmente apenas por letras maiúsculas?

68 Q898300 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Professor I, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

O brincar ajuda no desenvolvimento infantil, permitindo à criança expressar emoções e necessidades. É fundamental que o adulto observe e escute com atenção para compreendê-la.
Nesse contexto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I.É importante preencher o tempo da criança, saber explorar o momento da brincadeira, deixá-la refletir sobre sua realidade, não interrompê-la, dizer o modo certo de brincar.

PORQUE,

II.Cada criança tem seu jeito, seu modo, seu tempo, observar como está sendo a socialização com seus amigos, identificar a necessidade deles de saber, observar, questionar, pensar e compartilhar.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

69 Q906812 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor I, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, é necessário modificar a concepção de educação assistencialista que caracterizou por muito tempo a Educação Infantil. Das asserções seguintes, qual não traduz essa mudança de concepção, por contrariar as reflexões propostas?

70 Q906808 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor I, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Em relação às incumbências específicas dos docentes, de acordo com o artigo 13 da LDB, qual dos enunciados a seguir foi elaborado em conformidade literal com a referida lei?

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.