Questões de Concursos Professor I

Resolva questões de Professor I comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q906806 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor I, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Sobre a avaliação qualitativa, são verdadeiras as seguintes afirmativas, afora:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q906822 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Professor I, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é impertinente a seguinte afirmativa, por não traduzir a amplitude apresentada pelo referido estatuto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q898298 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Professor I, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

Com base na abordagem da análise linguística no ensino de língua portuguesa, considere as afirmações abaixo:

I.A análise linguística deve ser integrada às práticas de leitura e produção textual, com foco na reflexão sobre o funcionamento da língua em diferentes contextos discursivos.
II.A sistematização do código linguístico, embora necessária, não deve ser dissociada das situações concretas de uso da linguagem.
III.O ensino de gramática prescritiva é suficiente para desenvolver a competência leitora e escritora dos alunos, conforme a perspectiva defendida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
IV.A análise linguística contribui para a compreensão crítica dos textos e para a ampliação do repertório linguístico dos alunos, promovendo a autonomia no uso da língua.

Assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmações corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q898301 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor I, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

Libâneo (1994) refere-se à didática da Escola Nova como uma Didática ativa, que se caracteriza pela direção da aprendizagem considerando o aluno como sujeito do processo educativo. Nesse contexto, o papel do professor é criar condições propícias para que o aluno, a partir de suas necessidades e interesses, possa buscar conhecimentos e desenvolver experiências de maneira autônoma.
A didática escolanovista é centrada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q898297 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor I, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

A obra de Vygotsky propõe que as funções superiores da consciência, como pensamento, linguagem e memória, são construídas pela interação social e histórica. Nesse sentido, o desenvolvimento infantil ocorre com base em instrumentos culturais e históricos que a criança usa para seu crescimento psicológico. Inicialmente dependente dos processos biológicos, a criança, ao interagir com o ambiente adulto, desenvolve funções psicológicas complexas que passam de processos externos (interpsíquicos) para internos (intrapsíquicos).
Nessa perspectiva teórica, a psicologia infantil é formada pela:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q906795 | Português, Numerais, Professor I, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder às questões de 1 a 6.

As impressões digitais dos seus dedos são mais parecidas do que você pensa

A impressão digital de cada pessoa é única. O desenho que existe nos dedos depende não só do DNA do indivíduo, mas também de como o feto se mexeu dentro do útero durante a gestação. A movimentação das mãozinhas gera padrões únicos de elevação da pele. Nem gêmeos idênticos possuem a mesma digital – já que estavam em posições diferentes na barriga da mãe.

Até as digitais das nossas próprias mãos são diferentes entre si. A digital do seu dedão, por exemplo, é distinta da digital do seu indicador. Isso explica por que serviços de biometria só funcionam se você usa o mesmo dedo que cadastrou inicialmente.

Até agora, não haviam provas científicas de que as digitais de uma mesma pessoa tinham alguma semelhança entre si – ou se dedos vizinhos da mão poderiam ser tão diferentes quanto o seu indicador e o da Angelina Jolie.

Um estudo publicado no periódico Science Advances mostrou que as impressões digitais de uma mesma pessoa são mais semelhantes do que se imaginava. Pesquisadores da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, treinaram uma Inteligência Artificial (IA) para identificar se digitais pertenciam a pessoas diferentes ou a um mesmo indivíduo. O programa de computador acertou 77% das vezes.

Treinamento da IA

O primeiro passo foi treinar a rede neural. Nessa etapa, os pesquisadores “ensinam” a IA a reconhecer e distinguir padrões. O programa foi treinado com meio milhão de imagens de digitais fabricadas, que não são reais. Depois, os pesquisadores apresentaram 53.315 impressões digitais das mãos de indivíduos reais. Usando a tentativa e erro, a IA aprendeu a identificar quais digitais pertenciam à mesma pessoa, e quais eram de indivíduos diferentes.

Para testar o programa, os cientistas usaram digitais de outras 133 pessoas. A IA recebia três imagens: uma do “dedo âncora”, que seria comparado; uma de outro dedo, da mesma pessoa; e a terceira do dedo de uma outra pessoa. A máquina deveria dizer qual dos dois dedos pertenciam à mesma pessoa do “dedo âncora”. Caso não houvesse qualquer semelhança entre os dedos, a IA acertaria 50% das vezes, por pura sorte. Mas o sistema reconheceu um padrão entre os dedos de uma mesma pessoa, algo que até então tinha passado batido pelos cientistas. Isso fez com que a máquina acertasse 77% das vezes. A IA identificou que o centro da impressão digital é semelhante entre os dedos de uma mesma pessoa.

Possíveis usos

Segundo os autores, essa tecnologia poderia ser usada para comparar cenas de crime aparentemente desconexas entre si. Um criminoso pode deixar uma digital mais forte do dedo indicador em uma cena, e do polegar em outra. Usando os métodos de identificação tradicionais, não teria como dizer que as duas digitais pertencem à mesma pessoa. Mas tem um detalhe: o treinamento da IA foi feito com digitais colhidas diretamente das pessoas, o que torna a avaliação mais precisa. Quando tocamos em um corrimão, por exemplo, deixamos uma marca indireta (ou “latente”) da digital, o que abre margem para erros.

É mais provável que essa tecnologia seja usada fora do campo forense. Por exemplo, para que você possa abrir seu celular ou passar pela catraca da empresa usando qualquer dedo. No entanto, a maior contribuição do estudo foi mostrar que as digitais de uma mesma pessoa podem, sim, ser semelhantes – uma hipótese que os cientistas já cogitavam. Afinal, o desenho das digitais também é influenciado pelo material genético.

Cada um dos seus dedos tem uma digital única. Mas uma IA revelou pontos de semelhança entre elas – algo que não havia sido provado até então.

Revista Superinteressante. Adaptado.

Disponível em

<https://super.abril.com.br/tecnologia/as-impressoes-digitais-dos-seus-dedos-sao-mais-parecidas-do-que-voce-pensa>

Considere as sentenças a seguir, que ocorrem no texto:

I. O primeiro passo foi treinar a rede neural.

II. A IA recebia três imagens: uma do “dedo âncora”, que seria comparado; uma de outro dedo, da mesma pessoa; e a terceira do dedo de uma outra pessoa.

III. A máquina deveria dizer qual dos dois dedos pertenciam à mesma pessoa do “dedo âncora”.

Nas sentenças dadas, as palavras em destaque são classificadas gramaticalmente e respectivamente como numerais dos tipos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q906812 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor I, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, é necessário modificar a concepção de educação assistencialista que caracterizou por muito tempo a Educação Infantil. Das asserções seguintes, qual não traduz essa mudança de concepção, por contrariar as reflexões propostas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q898300 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Professor I, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

O brincar ajuda no desenvolvimento infantil, permitindo à criança expressar emoções e necessidades. É fundamental que o adulto observe e escute com atenção para compreendê-la.
Nesse contexto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I.É importante preencher o tempo da criança, saber explorar o momento da brincadeira, deixá-la refletir sobre sua realidade, não interrompê-la, dizer o modo certo de brincar.

PORQUE,

II.Cada criança tem seu jeito, seu modo, seu tempo, observar como está sendo a socialização com seus amigos, identificar a necessidade deles de saber, observar, questionar, pensar e compartilhar.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q898302 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Professor I, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

As propostas construtivistas renovaram a avaliação escolar, valorizando o aluno como protagonista do aprendizado e promovendo a autonomia. A avaliação ocorre em diferentes momentos e formatos (individual, em grupos) para ajustar o ensino às necessidades dos alunos e incluir a autoavaliação. Avaliar envolve olhar todo o processo, não só o resultado.
Para avaliar, é preciso eleger alguns instrumentos, visando basicamente a:

I.Realizar um diagnóstico inicial - identificar as construções já realizadas pelos discentes frente ao conhecimento a ser ensinado.
II.Realizar o acompanhamento das aprendizagens - perceber os encaminhamentos em prol do ensino que propiciaram boas aprendizagens, bem como os que não incorreram em sucesso, possibilitando revisão de estratégias didáticas.
III.Identificar a consolidação, ou não, das aprendizagens - analisar até que ponto as aprendizagens foram consolidadas e orientar novas ações.

Está CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q898292 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor I, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

Estudos sobre alfabetização e letramento destacam a importância desses processos para o desenvolvimento da leitura e escrita e para o uso competente dessas habilidades na vida social. Com base nos principais estudos sobre alfabetização e letramento, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q898299 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Professor I, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

O termo "progressista" refere-se às correntes pedagógicas que, baseadas em uma análise crítica das realidades sociais, defendem objetivos sociopolíticos para a educação. No entanto, em uma sociedade capitalista, a pedagogia progressista não se institucionaliza, sendo um instrumento de luta dos professores aliado a outras práticas sociais transformadoras.
A pedagogia progressista tem-se manifestado em três tendências:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

72Q898303 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Professor I, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

A escola deve ser vista como uma "preparação" para a vida, com a missão de formar cidadãos críticos e autônomos para o mundo. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q906804 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor I, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Ao longo de sua trajetória no planeta, a humanidade encontrou formas diferentes de comunicação. As sociedades se expressavam por meio da oralidade, de símbolos e de desenhos, até que a escrita surgiu. Onde foi instituído o alfabeto que era composto inicialmente apenas por letras maiúsculas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q898295 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor I, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

Atividades criativas e reflexivas em sala de aula são essenciais para a construção do conhecimento escolar e para a formação de cidadãos críticos e matematicamente letrados. O professor, nesse contexto, desempenha um papel estratégico ao propor ações pedagógicas que promovam a observação, a análise de informações e a conexão com as experiências cotidianas dos estudantes, avaliando também seus avanços.
Nesse contexto, é correto afirmar que o papel do professor não é apenas o de ensinar matemática ou qualquer outra disciplina, mas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q1078656 | Noções de Informática, Sistema Operacional, Professor I, Prefeitura de Várzea da Palma MG, COTEC, 2024

No sistema operacional Linux, é possível executar operações diversas diretamente na linha de comando (CLI), bastando digitar o comando na CLI e, em seguida, a interface processa aquela instrução e realiza o comando solicitado. Assinale a afirmativa a seguir que descreve a função do comando “PWD”:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q1080774 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Professor I, Prefeitura de Manhuaçu MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

Analise as afirmativas a seguir sobre a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O profissional de apoio escolar é uma pessoa, membro ou não da família, que, com ou sem remuneração, assiste ou presta cuidados básicos e essenciais à pessoa com deficiência no exercício de suas atividades diárias, excluídas as técnicas ou os procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas.

( ) É dever do poder público a oferta de educação bilíngue, em Libras como primeira língua e na modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas.

( ) Incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar a oferta de profissionais de apoio escolar.

( ) Incumbe à iniciativa privada o desenvolvimento de pesquisas voltadas para o desenvolvimento de novos métodos e técnicas pedagógicas, de materiais didáticos, de equipamentos e de recursos de tecnologia assistiva.


Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q906821 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor I, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Conforme o parágrafo I, do artigo 32 da LDB, quais são os meios básicos que possibilitam o desenvolvimento da capacidade de aprender?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q1026607 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, Professor I, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Observe a seguinte proposição:

“O atacante não jogou ou o time perdeu”

Indique a alternativa que contém a equivalente lógica dessa proposição:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q906808 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor I, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Em relação às incumbências específicas dos docentes, de acordo com o artigo 13 da LDB, qual dos enunciados a seguir foi elaborado em conformidade literal com a referida lei?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q1082514 | Noções de Informática, Correio Eletrônico Cliente de e Mail e Webmail, Professor I, Prefeitura de Cuparaque MG, Máxima, 2025

Sobre o tema e-mails, assinale a alternativa que NÃO apresenta uma ação que pode ser realizada após recebimento e leitura de um correio eletrônico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.