Atividades criativas e reflexivas em sala de aula são
essenciais para a construção do conhecimento escolar e
para a formação de cidadãos críticos e matematicamente
letrados. O professor, nesse contexto, desempenha um
papel estratégico ao propor ações pedagógicas que
promovam a observação, a análise de informações e a
conexão com as experiências cotidianas dos estudantes,
avaliando também seus avanços.
Nesse contexto, é correto afirmar que o papel do
professor não é apenas o de ensinar matemática ou
qualquer outra disciplina, mas:
a) O de conduzir o processo de ensino como uma tarefa
isolada, focada apenas na transmissão de saberes,
sem a necessidade de contextualização prática e
reflexiva.
b) O de apresentar conteúdos matemáticos
exclusivamente de forma técnica, priorizando a
reprodução mecânica dos conceitos pelos alunos.
c) O de tratar a temática que é de um lado objeto do
ensino e, do outro, a aprendizagem do aluno,
ajudando-o a reconhecer-se como arquiteto de sua
própria prática cognoscitiva.
d) O de garantir o cumprimento de um currículo rígido,
desconsiderando as particularidades das vivências
individuais e o ritmo de aprendizagem dos
estudantes.