Questões de Concursos Professor I e II Educação Física

Resolva questões de Professor I e II Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

11Q977035 | Pedagogia, Professor I e II Educação Física, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

A Lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) estabelece, em seu artigo 26, que os currículos da educação básica devem conter uma base nacional comum, complementada por uma parte diversificada, adaptada às características locais. Nesse contexto, a educação física é considerada componente curricular obrigatório, mas sua prática pode ser facultativa em determinadas situações. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e Fpara as falsas:

(__)A dispensa da prática de educação física é obrigatória para alunos com mais de trinta anos, independentemente de requerimento, sendo a escola responsável por retirá-los automaticamente das aulas práticas.
(__)Alunos que cumpram jornada de trabalho superior a seis horas diárias podem ser dispensados da prática da educação física, desde que apresentem justificativa formal à direção escolar.
(__)A obrigatoriedade da educação física está limitada ao ensino fundamental, podendo ser excluída dos currículos do ensino médio por decisão do sistema de ensino.
(__)A educação física, conforme a LDB, deve estar integrada à proposta pedagógica da escola e é obrigatória em toda a educação básica, com exceções expressamente previstas em lei.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q977036 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Professor I e II Educação Física, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

Durante a prática de atividades físicas, o organismo humano passa por adaptações fisiológicas que envolvem diferentes sistemas corporais. Entre esses processos estão os ajustes cardiorrespiratórios, metabólicos e térmicos que garantem a manutenção da homeostase. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__)A prática regular de exercícios físicos aeróbicos promove aumento da eficiência do sistema cardiorrespiratório, com elevação do volume sistólico e redução da frequência cardíaca de repouso.
(__)A produção de ácido lático durante o exercício ocorre predominantemente em condições aeróbicas, sendo resultado da oxidação completa da glicose nos tecidos musculares.
(__)A termorregulação durante o exercício é mantida pela ação de mecanismos como a vasoconstrição periférica e a redução da frequência respiratória, que limitam a perda de calor.
(__)A elevação da temperatura corporal durante o exercício ativa mecanismos de dissipação de calor, como a sudorese e a vasodilatação cutânea, essenciais para evitar a hipertermia.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q977037 | Português, Professor I e II Educação Física, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

Entrar no espaço muda o corpo humano — e, inicialmente, isso parece incrível.
Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cpq2329ex05o. adaptado

Assinale a alternativa correta quanto à nova pontuação sem alteração do sentido original da frase.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q977027 | Pedagogia, Professor I e II Educação Física, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

A gestão democrática na escola pública é um princípio previsto na legislação educacional brasileira e compreende a participação efetiva de todos os segmentos da comunidade escolar nos processos decisórios. Para sua concretização, são necessárias ações sistemáticas de integração entre escola, família e comunidade, bem como o fortalecimento de espaços colegiados. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.

I.A participação docente na gestão democrática escolar ocorre por meio de instâncias coletivas como conselhos escolares, reuniões pedagógicas e conselhos de classe, nos quais os professores contribuem com propostas, análises e decisões relativas ao processo de ensino e aprendizagem.
II.A função dos conselhos escolares restringe-se à deliberação sobre questões financeiras da unidade de ensino, sem interferência nos aspectos pedagógicos ou administrativos da gestão escolar.
III.A relação escola-família-comunidade, embora relevante, deve ser conduzida unicamente pelos gestores escolares, já que a participação dos demais atores tende a comprometer a autonomia administrativa da escola pública.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q977033 | Educação Física, Professor I e II Educação Física, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

O desenvolvimento das capacidades físicas é essencial tanto para a promoção da saúde quanto para o aprimoramento do desempenho motor em diferentes contextos. A prática pedagógica na Educação Física deve considerar a função de cada uma dessas capacidades, sua interdependência e os benefícios específicos que oferecem à aptidão física geral. Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir.

I.A resistência muscular localizada está diretamente associada à capacidade de realizar movimentos de alta intensidade por curtos períodos de tempo, sendo especialmente relevante em atividades que exigem explosão, como o salto em distância.
II.A força muscular é fundamental para ações cotidianas como carregar peso, empurrar objetos ou manter a postura corporal, sendo um componente essencial daaptidão física relacionada à saúde.
III.A velocidade, por ser uma capacidade voltada à execução de gestos motores simples, tem menor influência no desenvolvimento global da coordenação motora em atividades complexas.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q977034 | Educação Física, Professor I e II Educação Física, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

A Educação Física escolar desempenha papel fundamental na promoção do desenvolvimento psicomotor das crianças, envolvendo habilidades corporais que favorecem sua autonomia, expressão e aprendizagem. Esses componentes, articulados entre si, permitem a organização do esquema corporal e o aprimoramento de capacidades cognitivas e motoras. Sobre o tema, relacione corretamente os termos da Coluna A com as descrições da Coluna B.

Coluna A (termos):
1.Motricidade ampla.
2.Lateralidade.
3.Equilíbrio.

Coluna B (descrições):
(__)Capacidade de reconhecer e utilizar os lados do corpo de forma coordenada, facilitando a orientação espacial e a dominância lateral.
(__)Capacidade de realizar movimentos globais que envolvem grandes grupos musculares e consciência corporal, como correr, saltar ou dançar.
(__)Capacidade de manter e ajustar a postura do corpo, em repouso ou em movimento, diante de diferentes desafios motores.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência da associação correta dos itens acima, de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.