Início

Questões de Concursos Professor II

Resolva questões de Professor II comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q322838 | Pedagogia, Professor II, SEE SP, VUNESP

Responda às questões de números 21 a 25 com base no texto da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008).

A educação especial era fundamentada no conceito de normalidade/anormalidade, organizou-se tradicionalmente como atendimento educacional especializado substitutivo ao ensino comum, levando à criação de instituições especializadas, escolas especiais e classes especiais. Essa organização, fundamentada no conceito de normalidade/ anormalidade,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q328383 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Professor II, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017

O sistema educacional, ao longo da história, tem desempenhado um importante papel na evolução das sociedades, uma vez que prepara as gerações para os desafios evolutivos das nações. No contexto da formação de professores, têm sido produzidos saberes e conhecimentos sobre o planejamento da ação docente como espaço privilegiado para adequar a escola aos objetivos do desenvolvimento social. Assim, o planejamento constitui-se em um ato pedagógico fundado na necessidade de aproximar a escola das demandas da sociedade. São objetivos do planejamento pedagógico:

I. produzir planos escolares;

II. definir objetivos e metas do ensino;

III. estabelecer procedimentos de avaliação.

Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q386622 | Biologia, Resíduos sólidos, Professor II, SEE SP, VUNESP

Em uma sociedade de consumo como a nossa, é cada vez maior a produção de materiais que são descartados diariamente, trazendo uma série de problemas que interferem diretamente na qualidade de vida. O Decreto Estadual n.º 38.356/98, que regulamenta a Lei Estadual de Resíduos Sólidos n.º 9.921/93 (In: Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, 2003), estabelece um modelo de gestão que combina várias técnicas para o manejo dos diferentes componentes do fluxo de resíduos, e baseia-se em alguns princípios que visam a diminuição do desperdício, do volume de resíduos, proporcionam economia de recursos naturais e de energia, assim como reduzem a poluição do solo, da água e do ar.

Pode-se sintetizar esses princípios, na seguinte ordem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q320508 | Pedagogia, Professor II, SEE SP, VUNESP

O sistema sensorial mais importante que a pessoa cega possui para conhecer o mundo é o tato, que permite uma coleta de informação bastante precisa sobre os objetos próximos, mas é muito mais lento que a visão e, por isso,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q474650 | Espanhol, Gramática, Professor II, COPEVE UFAL, 2017

Dadas as seguintes frases,

- Llevo cinco años estudiando literatura comparada.

- Estuve tres meses viviendo en España.

- ¿Por qué andas saliendo con esas chicas?

- Mi madre está preparando nuestra cena.

é correto afirmar que todas são perífrases verbais de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q386789 | Biologia, Citologia, Professor II, SEE SP, VUNESP

Supondo-se que os ribossomos e o complexo golgiense de uma célula fossem suprimidos, sem prejuízo dos demais componentes, a primeira alteração, decorrente da função que exercem, seria a interrupção instantânea da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q474790 | Espanhol, Gramática, Professor II, COPEVE UFAL, 2017

O imperativo afirmativo é usado para:

I. dar instruções;

II. responder a pedidos;

III. dar ordens;

IV. fazer elogios.

Das afirmativas,

verifica-se que estão corretas apenas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q385873 | Biologia, Ensino em Ciências e Biologia, Professor II, SEE SP, FCC

Existem vários tipos de atividades práticas que podem ser realizados nas aulas de Ciências. Em aula, um professor mostra diante da classe o que acontece ao misturar água e óleo, em um recipiente, e água e açúcar, em outro. Essa prática constitui uma

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q341935 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Professor II, SEE SP, FCC

Leonardo e mais três amigos decidem ir ao cinema. Resolvem sentar-se numa fila que tem seis lugares seguidos disponíveis. De quantas maneiras diferentes podem ocupar os lugares disponíveis?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q471402 | Educação Física, Professor II, SEE SP, VUNESP

De acordo com Dartagnan Pinto Guedes (1999), quando o objetivo do professor de Educação Física é conscientizar os educandos sobre os níveis adequados de aptidão física relacionados à saúde e saber como identificá-los, é correto que ele ensine

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q338204 | Matemática, Equações Exponenciais, Professor II, SEE SP, FCC

Numa certa cultura, sob condições ideais, o número de bactérias cresce de tal forma que a taxa de crescimento, por hora, é proporcional ao número de bactérias presentes no início do intervalo considerado segundo a fórmula P = P0 . 3t, onde P0 representa o número de bactérias no início da contagem. Se após 4 horas havia 162 000 bactérias, o número de bactérias presentes no início da contagem era

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q472751 | Educação Física, Professor II, SEE SP, FCC

Quando, em uma escola, meninos e rapazes praticam alguma modalidade esportiva ainda considerada por alguns como feminina, ouvem muitas vezes comentários pejorativos e podem ser até mesmo alvo de brincadeiras pesadas. Esse tipo de situação representa uma

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q474806 | Espanhol, Gramática, Professor II, COPEVE UFAL, 2017

Qual alternativa apresenta apenas verbos irregulares no futuro simples do indicativo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q385981 | Biologia, Ensino em Ciências e Biologia, Professor II, SEE SP, VUNESP

A falta de conhecimentos científicos, muitas vezes, favorece ao professor trabalhar em uma perspectiva de ensino transmissiva, constituindo uma dificuldade para envolvimento em atividades inovadoras. É preciso atentar-se que conhecer o conteúdo da disciplina vai além do que muitos cursos de formação inicial costumam priorizar. Isso inclui

I. conhecer a história das Ciências, sobretudo como forma de associar os conhecimentos científicos que originaram a sua construção;

II. conhecer as orientações metodológicas empregadas na construção dos conhecimentos, dominando o método científico utilizado pelos cientistas para validação de teorias;

III. conhecer as interações entre Ciências/Tecnologia/ Sociedade, considerando-se a necessidade de tomada de decisões;

IV. conhecer alguns dos desenvolvimentos científicos recentes, para trabalhar uma visão dinâmica de Ciência, bem como adquirir conhecimentos de outras áreas relacionadas para trabalhar as interações entre diferentes campos;

V. estar preparado para aprofundar e adquirir novos conhecimentos, em função das mudanças curriculares, avanços científicos, questões propostas pelos alunos etc.

Está correto o contido em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q328034 | Pedagogia, Professor II, SEE SP, VUNESP

Na integração escolar, o aluno tem acesso às escolas por meio de um leque de possibilidades educacionais, que vai da sua inserção às salas de aula do ensino regular ao ensino especial. Para Mantoan, essa concepção de integração escolar é vista como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q328665 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor II, SEE SP, FCC

Atenção: Considere a situação abaixo para responder às questões de números 21 a 35.

Em uma Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo/HTPC, os professores discutiam que o direito de toda criança à educação implica uma série de desafios para os sistemas escolares e suas escolas. Uma professora recém-formada, que pela primeira vez estava atuando em sala de aula, pediu às colegas mais experientes que esclarecessem alguns aspectos que para ela não eram claros. Disse que iria colocar uma série de questões e que ficaria grata se pudesse contar com a resposta das colegas.

Eu escuto falar muito em escolas inclusivas. Há autores, como Sassaki, defensores da ideia de que a sociedade se adapte para incluir quem tem necessidades especiais e que essas pessoas, por sua vez, se preparem para assumir seus papéis na sociedade. Não seriam as pessoas com necessidades especiais que deveriam se adaptar à sociedade?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q472727 | Educação Física, Professor II, SEE SP, VUNESP

A maioria dos educadores entende que o jogo é uma coisa séria, apesar de ainda existir quem afirme que o jogo é brincadeira.

A seriedade do jogo encontra-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q545065 | Física, Professor II, SEE SP, FCC

De uma estação A, um trem de metrô parte do repouso com aceleração constante de 1,0 m/s2 até atingir 10 m/s; segue com esta velocidade por 1,0 minuto e, finalmente, freia com desaceleração constante de 2,0 m/s2, até sua chegada à estação B, onde para.

A distância entre as duas estações, em m, é de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q474889 | Espanhol, Gramática, Professor II, COPEVE UFAL, 2017

Qual alternativa apresenta lo como artigo neutro?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q385487 | Biologia, Evolução, Professor II, SEE SP, VUNESP

Um aluno perguntou a seu professor de Biologia o porquê de algumas pessoas terem menos pelos no corpo. O professor devolveu a pergunta solicitando que o estudante encontrasse uma possível justificativa. Então, o aprendiz respondeu que provavelmente isso acontece porque as pessoas não precisam dos pelos para se aquecer, pois existem as roupas que podem cumprir esse papel. O professor, ao ouvir essa resposta, pode utilizar para exemplificar a ideia evolucionista de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.