Início

Questões de Concursos Professor II

Resolva questões de Professor II comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q385680 | Biologia, Genética, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

A fenilcetonúria é caracterizada por uma doença genética recessiva hereditária. O organismo portador, por causa da homozigose do alelo alterado para esse gene, expressa má-formação ou mesmo ausência da enzima fenilalanina hidroxilase, que cataliza a conversão do aminoácido fenilalanina em tirosina, a partir do acréscimo de grupamento hidroxila (OH). Essa deficiência provoca distúrbios na síntese de proteínas, causada pela carência de tirosina e acúmulo de fenilalanina no organismo. Entre as implicações da concentração de fenilalanina, estão relacionados fatores de toxicidade devido à transformação deste aminoácido em: ácido fenil-pirúvico e ácido fenil-lático, substâncias tóxicas que provocam lesões nas células do sistema nervoso central, causando atraso no desenvolvimento psicomotor ( locomoção e comunicação) , hiperatividade e convulsões. O fenômeno que melhor explica as causas dessa doença é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

302Q484008 | Geografia, Problemas e Catástrofes Ambientais, Professor II, SEE SP, VUNESP

Segundo Daniel Huertas (2009, p. 148), essa prática assume proporções gigantescas na Amazônia. As terras devolutas são o grande alvo de apropriação indevida, proporcionada sobretudo pela ocupação jurídica de caráter irregular.

Trata-se da prática
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

303Q325626 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

O princípio do desempenho, base para a tradicional divisão de alunos por classes que orienta a homogeneidade, abala-se com a proposta da educação inclusiva. Isso implica não apenas incorporar nas classes regulares grupos minoritários antes segregados, mas também uma reflexão da própria escola sobre os objetos da educação, quanto aos indivíduos que ela almeja contribuir com a formação, questionando, sobretudo, a competição e a padronização destes. Nessa perspectiva, a educação inclusiva deve significar a busca pelo máximo desenvolvimento possível em todos os seus alunos, das capacidades:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

304Q321299 | Pedagogia, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Segundo Campbell (2009), “A cidadania plena só é alcançada quando o cidadão possui condições de exercer os seus direitos, e esta condição é dada pelo domínio da leitura e da escrita, que ainda lhe garante melhor qualidade de vida”.Aprender a ler e a escrever é direito de todo cidadão, pois só assim pode fazer valer sua opinião, só assim ele exerce papel social emseu Pais, e esta é uma questão de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

305Q545309 | Física, Professor II, SEE SP, FCC

Corrente elétrica pode ser definida como o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

306Q794949 | Filosofia, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

A Filosofia da Arte estuda as mudanças por que veio passando a arte desde a Antiguidade até os dias de hoje. Écorreto dizer que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

307Q483185 | Geografia, Economia, Professor II, SEE SP, VUNESP

Analisando a expansão dos transgênicos pelo mundo, Durand (2009) destaca o predomínio de algumas culturas, em especial,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

308Q544937 | Física, Professor II, SEE SP, VUNESP

Em alguns centros de ciências, é possível encontrar um experimento que consiste em uma longa mangueira de extremidades AB, capaz de retardar o som em breves intervalos de tempo. Assim, uma pessoa que emite o som na extremidade A o ouve após um pequeno intervalo de tempo, na extremidade B. Considerando que o som, ao se propagar pela mangueira, não é absorvido, que o intervalo de tempo para distinguir um som do outro é t e que a velocidade do som no ar é de 330 m/s, para que o experimento seja possível, basta que o comprimento AB da mangueira seja igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

309Q382892 | Biologia, Ecologia de populações, Professor II, SEE SP, FCC

Em regiões desenvolvidas, a taxa de natalidade (número de nascimentos por mil habitantes) na população humana caiu de 40 para 15 desde a metade do século XIX, mas permaneceu em 40 até a metade do século XX nas regiões em desenvolvimento. Apesar de estar em declínio, a taxa de natalidade em regiões em desenvolvimento corresponde ao dobro daquela para regiões desenvolvidas. No entanto, a taxa de mortalidade em regiões em desenvolvimento caiu dramaticamente desde a metade do século XX, chegando a patamares próximos aos de regiões desenvolvidas. Com isso,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

310Q324393 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor II, Prefeitura de Varginha MG, Reis amp Reis Auditores Associados

Nos últimos anos vem sendo discutidos os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso no Brasil. Leia o que o texto de ANDRADE logo abaixo diz a respeito;

“Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso e mais recentemente, as Diretrizes do Ensino Religioso do Estado do Paraná, tem encontrado no atual contexto social antigos e novos desafios. O ER, como área de conhecimento, tem a função de despertar no educando aspectos Transcendentes da existência, para a busca do sentido da vida, descobrindo seu “compromisso com o social, com a conscientização de ser parte de um todo” (ANDRADE, 1997, p. 129). Considere as afirmativas abaixo;

I-O autor considera o Ensino Religioso como necessário à formação do cidadão, verdade explicitada na expressão “compromisso com o social”.

II-O autor demostra que é preciso que os alunos tenham experiências espiritualizadas e transcendentais através do Ensino Religioso em sala de aula.

III-A expressão “busca do sentido da vida”, apresenta o Ensino religioso como um caminho para discussão do ponto de vista existencialista.

Marque a opção correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

311Q326212 | Pedagogia, Professor II, SEE SP, VUNESP

Com base na Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência, responda às questões de números 27 e 28.

De acordo com o referido documento, a pessoa com deficiência tem direito à educação como qualquer outra pessoa. Para a realização desse direito, os Estados Partes têm como compromisso assegurar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

312Q384342 | Biologia, Parasitologia, Professor II, SEE SP, FCC

A doença de Chagas é um sério problema de saúde na América Latina. Entre 25% e 30% dos pacientes infectados evoluem para a forma crônica, observando-se danos progressivos às células do miocárdio, frequentemente associados a um fenômeno de autoimunidade.

Está correto que na autoimunidade ocorre

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

313Q483511 | Geografia, Meio Ambiente, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

O novo Código Florestal é uma das principais discussões em escala nacional que sublinha a oposição entre práticas econômicas e práticas ambientais. No Brasil, todavia, existem claros exemplos oficiais da associação direta entre as práticas econômicas, ambientais e culturais, de forma a produzir um equilíbrio de forças. Essa prática oficial é exemplificada, principalmente, por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

314Q544834 | Física, Professor II, SEE SP, VUNESP

Uma máquina térmica, operando em ciclo entre dois reservatórios de calor, um mais quente e outro mais frio, transforma calor em trabalho. A respeito do calor recebido pela máquina, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

315Q812104 | Legislação Federal, Lei Complementar 1078 2008, Professor II, SEE SP, VUNESP

Com relação à Bonificação por Resultados (BR), analise as seguintes afirmações.

I. Não integra nem se incorpora aos vencimentos, salários, proventos ou pensões para nenhum efeito e não será considerada para cálculo de qualquer vantagem pecuniária ou benefício, não incidindo sobre a mesma os descontos previdenciários e de assistência médica.

II. É paga aos servidores em efetivo exercício na Secretaria da Educação, decorrente do cumprimento de metas previamente estabelecidas, visando à melhoria e ao aprimoramento da qualidade do ensino público.

III. Constitui prestação pecuniária eventual, desvinculada dos vencimentos ou do salário do servidor, que a perceberá de acordo com o cumprimento de metas fixadas pela Administração.

De acordo com a Lei Complementar n.º 1.078/2008, está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

316Q472341 | Educação Física, Professor II, SEE SP, FCC

As modalidades esportivas fazem parte do cotidiano dos alunos e estão nas ruas, escolas, clubes e nas matérias televisivas; no entanto, muitos alunos apresentam dificuldade para compreender e analisar, técnica e taticamente, uma partida de alguns esportes. Para superar isso, o professor pode

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

317Q480805 | Francês, Interpretação de Texto, Professor II, SEE SP, FCC

Atenção: As questões de números 33 a 36 referem-se ao texto Reflexões acerca da mudança de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas, de Ana Maria Ferreira Barcelos (In: Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Belo Horizonte, v. 7. n. 2, 2007).

Leia as afirmações abaixo:

I. A reflexão e a explicitação das crenças são fatores essenciais para que haja mudanças em relação a elas.

II. É preciso que haja uma desconstrução de algumas crenças para que outras possam ser incorporadas.

III. As crenças mais centrais de um indivíduo são baseadas em suas experiências atuais.

IV. Professores com muitos anos de experiência costumam ser menos resistentes a mudanças.

V. As crenças chamadas de “estimação” estão mais ligadas à identidade e à emoção de uma pessoa.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

318Q324992 | Pedagogia, Professor II, SEE SP, VUNESP

Segundo Skliar, (...) mais de cem anos de práticas enceguecidas pela tentativa de correção, normalização e pela violência institucional; instituições especiais que foram reguladas tanto pela caridade e pela beneficência, quanto pela cultura social vigente que requeria uma capacidade para controlar, separar e negar a existência da comunidade surda, da língua de sinais, das identidades surdas e das experiências visuais que determinam o conjunto de diferenças dos surdos em relação a qualquer outro grupo de sujeitos.

Esse texto denuncia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

319Q383879 | Biologia, Evolução, Professor II, SEE SP, FCC

É comum perceber que o termo “evolução” tem um significado de valor para os alunos, que, em geral, consideram as plantas menos evoluídas que os animais e o ser humano o mais evoluído de todos os seres vivos. Para que esta concepção ingênua passe para uma concepção mais “científica”, é importante

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

320Q474792 | Espanhol, Interpretação de Texto, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Los escritores latinoamericanos contemporáneos están realizando una síntesis, aprovechando las contribuciones culturales múltiples, las tensiones resultantes de esos encuentros conflictivos, las experiencias anteriores, con una voluntad de experimentación, pues:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.